ESEL - Dissertações de Mestrado
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Recent Submissions
- Vulnerabilidade da pessoa sob extracorporeal membrane oxygenation em ponte para transplante pulmonarPublication . Costa, Nuno Alexandre Pereira da; Henriques, Helga RafaelPara a pessoa com doença pulmonar crónica terminal, o transplante pulmonar constituí o último tratamento disponível para a sua condição. No entanto, a escassez de órgãos e a mortalidade das pessoas em lista de espera tem suscitado o interesse e aumento no uso da extracorporal membrane oxygenation (ECMO) como ponte para transplante pulmonar na pessoa que se encontra em situação crítica. A incerteza do transplante, a possibilidade de uso prolongado da ECMO e o risco de desenvolvimento de complicações evidenciam a vulnerabilidade experienciada pela pessoa em ponte para transplante pulmonar. Sendo a vulnerabilidade um fenómeno que desafia a prática de enfermagem, uma vez que a sua presença traduz implicações para a saúde e outcomes da pessoa, torna-se fundamental identificar e reconhecer a intervenção especializada de enfermagem com a finalidade de minimizar a vulnerabilidade da pessoa sob ECMO em ponte para transplante pulmonar, evidenciando-se a produção de conhecimento com a realização de uma revisão integrativa da literatura, e respetiva disseminação. Este percurso visou o cuidar de enfermagem sustentado na evidência científica, mas também norteado por referenciais teóricos de enfermagem, nomeadamente, na teoria Nursing as Caring e na teoria da Vigilância. O presente relatório concretiza o desenvolvimento de competências, segundo o modelo de Dreyfus aplicado à enfermagem por Benner, inerentes ao grau de mestre e enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de intervenção à pessoa em situação crítica, através da descrição, análise e reflexão crítica do percurso académico efetuado, sendo o mesmo alicerçado na metodologia de projeto, com foco em vivências nos contextos de estágio em serviço de urgência e unidades de cuidados intensivos. Encontrando-se a vulnerabilidade intrinsecamente ligada ao ato de cuidar, reitera-se a necessidade de sensibilizar as equipas de saúde para este fenómeno, como um dever ético e deontológico.
- Capacitação do idoso para o papel de cuidador do cônjuge dependente no domicílio :Publication . Almeida, Patrícia Alexandra Gonçalves de; Neves, Ana Paula Fernandes dasO envelhecimento da população, tanto em Portugal como no mundo, tem levado a um aumento significativo de famílias nucleares idosas que vivem sozinhas, dando origem à necessidade dos idosos cuidarem de idosos. Neste contexto, o Enfermeiro de Família desempenha um papel fundamental ao intervir nas famílias, na promoção da sua autonomia, independência e capacitação para uma transição saudável. Devido a pressões sociais e familiares, o idoso assume o papel de cuidador do cônjuge, enfrentando um processo complexo e multidimensional. A responsabilidade da gestão dos cuidados ao cônjuge interfere na qualidade de vida do idoso e pode resultar em sobrecarga física e emocional. Na maioria das vezes, as intervenções de enfermagem, focam-se apenas na doença do cônjuge dependente, negligenciando as dificuldades do cuidador idoso. O enfermeiro de família, devido à sua proximidade, atua como elo entre a família e os serviços de saúde/comunidade, oferecendo intervenções especializadas e adequadas para minimizar dúvidas/problemas comuns, incluindo a capacitação para aumentar o conhecimento, e por consequência promover uma transição saudável dos cuidadores familiares. Este projeto de intervenção em enfermagem, englobado no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), segue a metodologia de projeto, e propõe capacitar os idosos cuidadores, através de intervenções direcionadas às suas dificuldades, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e promover o bem-estar do casal idoso.
- Capacitação do cuidador familiar da pessoa em situação paliativa em fim de vida no domicílio :Publication . Gonçalves, Ana Luísa Neiva Faria; Sá, Eunice Maria Casimiro dos SantosGlobalmente, o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento populacional são resultado do aumento do número de pessoas com doenças crónicas e incuráveis, sendo o domicílio o local maioritariamente eleito para cuidados no fim de vida. Os Cuidados Paliativos visam aliviar o sofrimento e promover a qualidade de vida e a dignidade destas pessoas. A família, incluída na unidade de cuidados como recetora e parceira, enfrenta várias exigências, e as equipas de Cuidados Paliativos devem focar-se na sua capacitação para satisfação das necessidades de ambos. Surge assim a problemática: “Qual a intervenção do Enfermeiro Especialista na promoção da capacitação do Cuidador Familiar da Pessoa em Situação Paliativa em fim de vida, no domicílio?”, desenvolvendo-se um projeto formativo que visa identificar as necessidades e as intervenções de enfermagem para capacitar o cuidador familiar, e melhorar a qualidade dos cuidados prestados. O projeto seguiu a Metodologia de Trabalho de Projeto e incluiu um protocolo de Scoping Review para mapear as necessidades de cuidados de enfermagem dos cuidadores familiares, resultando na criação de uma grelha de observação dos mesmos para aplicação na prática. A partir do mapeamento da literatura e observação da prática, foram identificadas as necessidades destes cuidadores e desenvolvidas intervenções específicas de enfermagem para a sua capacitação. Um Guia de Orientação da Prática foi elaborado para facilitar esta capacitação pelas equipas de cuidados, centrado na família e na satisfação das necessidades multidimensionais perante défice de autocuidado. O presente relatório, inserido no 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, espelha o percurso realizado nos estágios (Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, e Equipa de Apoio Domiciliário) e no desenvolvimento do projeto formativo, bem como os seus resultados e contributos, através dos quais considero ter atingido a finalidade proposta e o desenvolvimento das competências específicas de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa e de Mestre.
- Cuidados centrados na família :Publication . Neves, Margarida Pedreira Pereira; Rodrigues, Joana Rita Guarda Da VendaAs famílias compõem uma unidade fundamental da sociedade e o contexto essencial para o desenvolvimento e bem-estar da criança. Não obstante, para que as crianças e os jovens cresçam e se desenvolvam num meio familiar adequado e bem-sucedido, revela-se preponderante que o exercício da parentalidade seja apoiado. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) por deter conhecimentos e habilidades especializados encontra-se numa posição privilegiada para intervir de forma holística e promotora do desenvolvimento de competências parentais, assentes no interesse superior da criança. A abordagem dos Cuidados Centrados na Família, o Modelo Touchpoint e a Teoria das Transições são alguns dos referenciais que suportam o presente Relatório. O percurso metodológico, decorrente da concretização do projeto realizado, teve como base a formação reflexiva e a aprendizagem experiencial, proveniente da realização dos vários estágios, suportada por referenciais e evidência científica, perspetivando a aquisição das competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e específicas de EEESIP, bem como as competências conceptuais, de análise e síntese própria do grau de mestre. Nos estágios foram implementadas atividades promotoras das competências parentais, da vinculação, dos cuidados culturalmente sensíveis e do cuidado à criança em situação de especial complexidade. A intervenção do EEESIP, ancorada na abordagem de CCF, acresce valor à melhoria da qualidade dos cuidados, bem como contribuiu para maximização da saúde das crianças e suas famílias, nomeadamente nas situações de especial complexidade ou em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem.
- Cuidar em enfermagem pediátrica :Publication . Fanha, Sara Duarte; Diogo, Paula Manuela JorgeO presente relatório visa destacar o desenvolvimento e a aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) ao longo do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com foco na necessidade de promover o bem-estar físico e emocional da criança e sua família, minimizando os stressores associados aos cuidados pediátricos. O brincar emerge como um catalisador essencial para promover a saúde da criança, especialmente durante a hospitalização e a realização de procedimentos dolorosos. Nesse sentido, o processo de aquisição de competências do EEESIP foi mediado pelo envolvimento ativo na promoção de estratégias não farmacológicas, como o brincar, com vista ao bem-estar físico e emocional das crianças e jovens, facilitando a interação entre os profissionais de saúde, crianças e suas famílias e visando maximizar a sua saúde. Este relatório tem como finalidade explicitar o percurso formativo desenvolvido, com base na melhor evidência científica e na análise crítica e reflexiva da prática de cuidados, apoiado na Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e alinhado com os princípios dos cuidados centrados na criança e na família, com a parceria de cuidados e os cuidados não traumáticos. Durante os estágios foram, realizadas atividades com foco no brincar, e identificadas estratégias predominantes e essenciais na promoção do bem-estar das crianças necessitadas de cuidados de saúde, com o objetivo de reduzir o “stress” associado aos procedimentos desconfortáveis/dolorosos e à hospitalização. O brincar, sendo intrínseco à existência humana, desempenha um papel fundamental, especialmente durante a infância, promovendo o desenvolvimento contínuo da criança e de estratégias de gestão emocional durante a hospitalização. A colaboração entre enfermeiros, crianças e suas famílias, impulsionada por uma abordagem especializada, fundamentada e humanizada dos cuidados, é essencial para maximizar a saúde e o bem-estar durante o processo de cuidar de enfermagem.
- Da neonatologia para casa :Publication . Montoito, Ana Isabel Morais; Marques, Sónia Isabel Pinela ColaçoA sobrevivência de Recém-Nascidos extremamente prematuros e gravemente doentes exige a sua hospitalização na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, o que conduz a implicações na vivência das transições para a parentalidade e do hospital para casa. Neste sentido, reconhecer as necessidades dos pais e dar-lhes resposta constituem intervenções chave para a facilitação da transição para a parentalidade e, consequentemente, da transição para casa, com reflexo positivo nos resultados em saúde da criança e família. Sendo que, a estruturação de programas de apoio a este processo pode ajudar a padronizar este cuidado, diminuindo a variabilidade e as omissões frequentemente existentes. O presente relatório tem como objetivos evidenciar as aprendizagens conseguidas nos diferentes contextos de estágio, através da exposição crítica e sustentada das atividades desenvolvidas e do seu contributo para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, perspetivando uma prática de enfermagem de excelência. A par do desenvolvimento de competências, investiu-se no estudo do fenómeno da transição do RN e sua família, da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais para a casa, com o objetivo de identificar terapêuticas de enfermagem facilitadoras da mesma e elaborar um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, que fundamente e uniformize o acesso a cuidados de excelência, com reflexo nos resultados de saúde da criança e família e na redução dos reinternamentos e recurso a serviços de urgência. Ao longo deste percurso académico e profissional, bem como na escrita do presente relatório, evidencia-se um cuidado de enfermagem sustentado na Teoria das Transições de Afaf Meleis, permeada pela filosofia de cuidados pediátricos, nomeadamente os Cuidados Centrados na Família, Cuidados Não Traumáticos e promotores do desenvolvimento. A metodologia mobilizada na consecução deste percurso foi a metodologia de projeto, com uma tónica predominantemente reflexiva e sustentada na investigação.
- A fragilidade na pessoa com doença renal crónica em hemodiálisePublication . Mateus, Mário Luis Alves; Henriques, Eunice MartinsO envelhecimento sociodemográfico traduz-se numa população cada vez mais idosa e que convive com Doenças Crónicas. A Doença Renal Crónica tem na Hemodiálise uma possibilidade de tratamento que não permite ao cliente a cura, mas prolonga o seu tempo de vida. Associado a este facto, a Fragilidade é uma síndrome multidimensional que predispõe a pessoa a efeitos adversos à sua saúde, sendo um problema comum nos clientes com doença renal crónica em Hemodiálise, com um impacto considerável na sua qualidade de vida. Tendo como ponto de partida esta problemática, desenvolveu-se um projeto de estágio em três contextos distintos – uma unidade hospitalar e duas unidades de hemodiálise, assente no objetivo de adquirir competências como enfermeiro mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirurgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica. Como metodologia, optou-se pela metodologia de trabalho de projeto. As principais teorias orientadoras dos cuidados prestados foram a Teoria das Transições (Meleis, et al., 2000) e o Modelo Integral da Fragilidade (Gobbens et al.,2010). Este percurso foi também guiado pelo modelo de aquisição de competências de Dreyfus (Benner, 2001). Como resultados das atividades realizadas salientam-se a aquisição de conhecimentos sobre a fragilidade na pessoa com doença renal crónica em hemodiálise, a aplicação dos modelos teóricos à prática clínica, a capacitação dos profissionais e a realização de uma revisão integrativa da literatura sobre os indicadores de fragilidade nesta população. As conclusões deste projeto revelam a intervenção do enfermeiro especialista como elemento diferenciador e fundamental na prestação de cuidados especializados na prevenção, diagnóstico e tratamento da Fragilidade na pessoa com Doença Renal Crónica em Hemodiálise, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de competências especializadas e de mestre.
- Promoção de hábitos familiares saudáveis nos adolescentes com excesso de peso :Publication . Matos, Piedade do Carmo Capinha Pereira de; Neves, Ana Paula Fernandes dasIntrodução: Este relatório descreve o desenvolvimento do perfil de competências especializadas em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, abordando a organização, estrutura e atividades formativas, incluindo a componente clínica e de pesquisa. O percurso ocorreu em contextos de Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente em Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidade de Saúde Familiar. Realizou-se um estudo académico e um projeto de intervenção em saúde familiar, sobre a promoção de hábitos familiares saudáveis, em adolescentes com excesso de peso. Objetivos: Cuidar das famílias em diferentes estágios do ciclo de vida e níveis de prevenção; liderar intervenções de enfermagem em saúde familiar e promover hábitos familiares saudáveis, em adolescentes com excesso de peso. Metodologia: Utilizou-se a metodologia de projeto para a elaboração do relatório e um estudo quantitativo descritivo transversal, para o desenvolvimento do estudo académico. Como referenciais teóricos de enfermagem, recorreu-se ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) e ao Modelo de Promoção de Saúde (MPS) de Nola Pender. Foram aplicados questionários sociodemográficos, de hábitos saudáveis da família e do adolescente, avaliação de conhecimentos e a Escala de Hábitos Alimentares (EHA). A amostra foi constituída por seis adolescentes e os seus familiares, com intervenções realizadas em consultas presenciais, por telefone e online. Resultados: A prática de Enfermagem especializada em Saúde Familiar, alicerçada em referenciais teóricos e operativos, permitiu compreender as necessidades das famílias e desenvolver intervenções adequadas para promoção da saúde. Conclusão: A prática clínica reflexiva e baseada em evidências é crucial para o desenvolvimento das competências de enfermagem especializada em saúde familiar e grau de mestre.
- Conciliação da conjugalidade e parentalidade desde a gravidez ao primeiro ano de vida :Publication . Jorge , Sandra Teresa Rasquinho Furtado; Brito, Maria Emília Campos deO processo de transição para a parentalidade pelas mudanças inerentes, tais como o reajustamento de papéis e aquisição de competências a vários níveis, condiciona o casal a fazer ajustamentos na relação, nomeadamente no âmbito da conjugalidade com o intuito de manter a satisfação conjugal, podendo causar vulnerabilidade e stress. Foi utilizada a metodologia de projeto e para a implementação do projeto de intervenção contribuíram os resultados da revisão scoping efetuada para mapear a evidência científica sobre o contributo do enfermeiro de família na conciliação da conjugalidade com a parentalidade, em contexto de cuidados de saúde primários. Este projeto visava a manutenção da satisfação conjugal face aos desafios e às alterações provocadas pelo nascimento do primeiro filho e pelos desafios da sociedade atual. Desenvolveu-se um estudo de investigação quantitativo, transversal e descritivo, envolvendo 4 famílias grávidas e 6 famílias com filhos únicos até ao primeiro ano de vida, cujos resultados permitiram identificar 2 famílias com nível intermédio de stress parental e verificar que em relação ao medo do parto, as famílias salientaram o medo das complicações e de perder o controlo como causa de maior stress. As famílias identificadas com maior vulnerabilidade foram acompanhadas, planeadas intervenções de enfermagem recorrendo ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar de Figueiredo que permitissem responder às dificuldades identificadas e após a implementação das intervenções, os resultados obtidos revelaram redução de stress parental, melhoria emocional, identificação e ativação da rede de apoio e melhoria na comunicação. Demonstrou-se assim a eficácia das intervenções de enfermagem de saúde familiar na promoção da capacitação familiar e do bem-estar familiar. Como consideração final reforça-se o papel que o enfermeiro de família pode assumir na capacitação das competências parentais durante os períodos de gravidez e pós-parto aliadas à satisfação conjugal. A clarificação do que está a ser vivenciado em cada momento foi observada como facilitadora da confiança parental, contribuindo para a diminuição da ansiedade.
- Vamos falar sobre o bullying :Publication . Lourenço , Sofia Nunes Mendes; Xavier, Sandra Maria MirandaIntrodução: O bullying pode ser contextualizado como um problema de saúde pública, pois para além das consequências para os intervenientes, tem impacto na sociedade em geral. Assim, considera-se prioritária a intervenção de enfermagem na prevenção e redução do bullying em crianças em idade escolar, pelo potencial para o seu desenvolvimento, envolvendo alunos, pais e professores, para maior efetividade dos resultados relativamente à prevenção do bullying. Como referencial teórico destaca-se o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, que possibilitou ancorar e sistematizar a avaliação diagnóstica e as intervenções de enfermagem. Objetivo: Contribuir para a capacitação de abordagens positivas e não violentas na prevenção e combate ao Bullying em crianças do 4° ano. Metodologia: A metodologia do planeamento em saúde foi utilizada, por se tratar de uma intervenção comunitária. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, descritivo e transversal, que permitiu caraterizar o fenómeno do bullying. Para o diagnóstico da situação foi utilizado o questionário Bullying - agressividade entre crianças no espaço escolar. A amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 28 crianças do 4º ano. O projeto decorreu na USP e UCC da ULSSJ, entre maio de 2023 e fevereiro de 2024. Resultados: As crianças que participaram no projeto na maioria eram do sexo masculino e, com idades entre os 9 e os 11 anos. Para a priorização recorreu-se a um painel de peritos em saúde escolar e, foram identificados os seguintes problemas, que ocorreram no 1º período: 71,4% dos alunos foi agredido; 45,9% das agressões ocorreram no recreio; e, 42,9% dos alunos agrediu outros colegas na escola. Conclusões: Da avaliação das intervenções implementadas, concluiu-se que houve aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, em resposta aos objetivos estabelecidos, que potencialmente poderão contribuir para relacionamentos entre pares positivos e não violentos.