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Apoiar a parentalidade durante a hospitalização da criança: Contributos do enfermeiro especialista

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O presente relatório, inserido no curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, pretende explicitar os objetivos, as atividades e as competências desenvolvidas ao longo do percurso formativo de estágio. Assente na metodologia reflexiva sobre a prática e na evidência científica, procura igualmente transparecer o contributo para a problemática em estudo. Partindo do pressuposto de que a parentalidade durante a hospitalização da criança tem implicações no processo de cuidado e na qualidade do mesmo, assim como na missão incontestável dos enfermeiros na sua defesa e promoção, surge a temática: Apoiar a Parentalidade durante a Hospitalização da Criança: Contributos do Enfermeiro Especialista. Sendo um fenómeno associado à mudança e vulnerabilidade no contexto da saúde, enquadra-se segundo a teoria das transições de Afaf Meleis, numa transição. O processo de cuidados de enfermagem à criança e família foi igualmente sustentado na filosofia dos cuidados centrados na família e nos cuidados não traumáticos. A hospitalização da criança, constitui quase sempre uma experiência complexa, acompanhada de mudanças no estado de saúde da criança e consequentemente no exercício da parentalidade. Estas mudanças, implicam que os pais sejam capazes de responder às novas necessidades impostas pela doença. O que, dependendo da duração e complexidade do processo de doença, pode implicar para os pais a adaptação à nova condição de saúde da criança e o desenvolvimento de novas competências no exercício do seu papel. Por conseguinte, a parceria e negociação de cuidados, a partilha de informação, o reconhecimento das necessidades e experiências parentais, figuram como promotores da qualidade dos cuidados. Terminado este percurso formativo, considero serem evidentes, a melhoria da qualidade dos cuidados prestados por mim à criança e sua família, assim como, os ganhos pessoais, com o desenvolvimento de competências na tomada de decisão, assim como na reflexão sobre a prática.
This report, inserted in the Master’s Degree in Nursing in the Specialization Area of Child Health and Pediatrics, aims to explain the objectives, activities and skills developed throughout the internship training path. Based on the reflective methodology on practice and scientific evidence, it also seeks to show the contribution to the problem under study. Based on the assumption that parenting during the child's hospitalization has implications in the care process and in its quality, as well as in the undeniable mission of nurses in its defence and promotion, the theme emerges: Supporting Parenting during the Child's Hospitalization: Contributions of the Specialist Nurse. Being a phenomenon associated with change and vulnerability in the context of health, it fits according to Afaf Meleis' theory of transitions, in a transition. The nursing care process for children and families was also based on the philosophy of family-centered care and non-traumatic care. The child's hospitalization is almost always a complex experience, accompanied by changes in the child's health status and, consequently, in the exercise of parenthood. These changes imply that parents are able to respond to the new needs imposed by the disease. This, depending on the duration and complexity of the disease process, may imply for parents to adapt to the child's new health condition and develop new skills in the exercise of their role. Therefore, the partnership and negotiation of care, the sharing of information, the recognition of parental needs and experiences, figure as promoters of the quality of care. At the end of this training path, I consider the improvement in the quality of care provided by me to the child and his family, as well as the personal gains, with the development of skills in decision-making, as well as in reflection on practice.

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Enfermagem pediátrica Parentalidade Hospitalização Criança Cuidados de enfermagem

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