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Repositório Comum

 

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Recent Submissions

A Participação das crianças em contexto de educação pré-escolar: Conceções de um grupo de educadoras de infância
Publication . Vasques, Nádia; Brito, Rita
A importância da participação das crianças tem ganho cada vez mais relevância nas abordagens educativas. Contudo, a correspondência entre o que se defende em teoria e o que se aplica na prática nem sempre é coerente. Ao longo da minha prática, como estudante estagiária, surgiram várias interrogações ao observar a participação das crianças nas rotinas do dia-a-dia em ambiente educativo. Perguntei-me se os profissionais teriam esta mesma perceção e, assim sendo, este trabalho surge a partir destas questões. O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como principal objetivo apresentar reflexões de educadoras de infância sobre a participação das crianças em contexto de educação pré escolar. O estudo visa compreender as suas perspetivas sobre a participação das crianças, de que forma a integram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Para tal, foram recolhidos dados empíricos junto de 15 educadoras, utilizando uma metodologia qualitativa, tendo os dados sido analisados através de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a importância atribuída à participação das crianças no contexto de educação pré-escolar, contudo, observam-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais.
Olhar o Jardim: A importância da observação no Ensino das Ciências no 1º CEB
Publication . Melo, Ana; Varandas, Ana
É indiscutível a importância do ensino de ciências e das atividades práticas nos dias de hoje. Desde os primeiros anos de escolaridade, o contexto educacional deve incentivar nos alunos o desenvolvimento de uma atitude científica e o interesse pela ciência, capacitando-os para resolver, no futuro, problemas do dia a dia. O presente estudo foi elaborado a partir do trabalho desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, o qual permitiu colocar em prática uma investigação-ação sobre a importância da observação na aprendizagem das ciências no 1.º CEB. O estudo destaca a observação como um método eficaz para estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos. Descreve como a observação sistemática de elementos naturais em espaços como hortas e jardins escolares pode fortalecer as capacidades de análise e investigação dos alunos, facilitando o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e o real. O estudo foi conduzido numa turma de 2º ano do 1º CEB, tendo sido implementadas atividades práticas de forma a incentivar a observação e promover a contextualização de conteúdos. Optou-se por um paradigma interpretativo, utilizando-se uma abordagem de investigação-ação, contando-se com os alunos da turma, a estagiária/investigadora e a professora titular como participantes. Os resultados mostraram que, após as atividades práticas, houve um aumento na capacidade dos alunos de identificar e descrever aspetos dos elementos naturais observados e relacioná-los mais facilmente com conteúdos abordados em sala de aula. O estudo conclui que as atividades práticas e a observação são ferramentas essenciais no ensino das ciências, promovendo a aprendizagem e promovendo a compreensão do ambiente natural.
Ver para "Crer" Conhecer
Publication . Belo, Carolina; Caiado, Fátima
As Artes Visuais desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, pois não só promovem competências específicas, entre as quais a sensibilidade estética e artística, como oferecem importantes experiências ao aluno através das suas metodologias de ensino muito particulares. O estudo escolhido foi “Ver para “crer” conhecer”, tem como objetivo provar a eficácia das Artes Visuais quando colocadas ao serviço do Estudo do Meio, contribuindo, este trabalho, com a criação de vinte e oito planificações onde se pode inferir o papel e contributos dos conteúdos, metodologias lúdicas e experienciais, no fundo do recurso às Artes Visuais, como um meio mais eficaz para a aquisição de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) na área de Estudo do Meio. O tema tomou forma durante o estágio realizado na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, ao observar que tanto o Estudo do Meio como as Artes Visuais, eram abordados com pouca frequência. Como objetivos de investigação e resultados pragmáticos, este trabalho final de mestrado: a) fornece planificações que estão em conformidade com dois manuais de Estudo do Meio de 2.ºano, atuais, e com os documentos orientadores das Aprendizagens Essenciais para as áreas de Estudo do Meio e de Artes Visuais; b) satisfaz, a necessidade de, ao integrar uma escola, poder de imediato implementar estas planificações; c) oferece a professores a possibilidade de as implementar, monitorizar e avaliar a eficácia à luz da orientações programáticas; d) demonstra uma didática que aborda o Estudo do Meio desde uma Educação pelas Artes, neste caso especifico, as Artes Visuais. Assim sendo, o objetivo reitor do presente trabalho serve essencialmente a necessidade de expor a importância das Artes Visuais na aprendizagem, em concreto, do Estudo do Meio
Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramática
Publication . Martins, Ana Catarina Agostinho; Roldão, Cristina
O estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da Expressão Dramática”. O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências interculturais nas crianças?” A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa. Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela observação participante, com as respetivas notas de campo durante o período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante; focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio. Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da educação intercultural.
Perspetiva dos diretores técnicos sobre a solidão das pessoas idosas em ERPI
Publication . Lima, Cláudia; Guedes, Joana
Introdução: A presente dissertação enquadra-se num projeto de investigação com o título: “Estratégias de intervenção no combate à solidão das pessoas idosas em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI): desafios atuais”. Este projeto é coordenado pelo Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Investigação Social (CLISSIS) da Universidade Lusíada, em parceria com o Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH- USP). Tem como principal finalidade contribuir para uma compreensão mais profunda das implicações da solidão no quotidiano dos idosos residentes em ERPI, assim como identificar as estratégias de intervenção no combate à solidão disponíveis nestas instituições. Metodologia: Para esta dissertação foi selecionada uma sub-amostra do projeto de investigação, considerando apenas os DTs de ERPIS existentes no Distrito de Braga. Os critérios de inclusão considerados foram os seguintes: 1) Instituição situada no distrito de Braga; 2) Possuir vertente de ERPI e 3) Disponibilidade de participação no estudo. Resultados: Da sub-amostra final com 44 inqueridos, verifica-se que a maioria dos DTs que responderam era do sexo feminino (93,2%), com uma idade média de 39 anos (dp= 6,4). O fator organizacional que foi considerado como extremamente importante para a explicação da solidão foi a existência de problemas de saúde mental (52,2%). Em relação ao fator exterior à instituição com mais peso na explicação da solidão foi a falta de qualidade das relações com a família (71,4%). A área de intervenção considerada mais importante para minimizar a solidão foi: Investir numa política de maior proximidade com as famílias (69,2%) e por fim, a área de formação referida com mais potencial para combater a solidão foi centrada nos Cuidados na demência (84,6%). Discussão: Este trabalho surge como um contributo à análise sobre os fatores associados à solidão em ERPI, tal como as áreas de intervenção/ formação tendo em conta a perspetiva dos DTs, o que permitirá contribuir para uma melhor intervenção junto dos idosos institucionalizados em ERPI.