Repositório Comum
The Repositório Comum is a repository intended for portuguese institutions in the national scientific system that do not have their own institutional repository, allowing them to give visibility to their scientific production, guarantee easy access to the scientific collection and preserve their production.
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Recent Submissions
O impacto da pandemia na Banca Digital
Publication . Gaio, Madalena Joyce Fernandes; Anunciação, Pedro Fernandes da
A transformação digital consiste na integração de tecnologias digitais nos processos organizacionais, que modificam fundamentalmente a operação das instituições e a entrega de valor aos clientes. No setor bancário, este processo de transformação é conhecido pela digitalização de operações como transferências, pagamentos e concessões de crédito, no desenvolvimento de canais digitais, como homebanking e aplicações móveis, e na adoção de novas tecnologias, como a inteligência artificial.
Estas mudanças têm permitido aos bancos otimizar a eficiência, personalizar serviços e responder às crescentes exigências de conveniência e segurança dos consumidores.A transformação digital decorria gradualmente em diversos setores, contudo a
pandemia de covid-19 veio contribuir para que este processo fosse acelerado, de forma significativa, redefinindo hábitos de consumo e estratégias operacionais das instituições financeiras. Com as restrições impostas pelo distanciamento social, pela mobilidade reduzida e pelo encerramento temporário de muitas agências físicas, os consumidores passaram a depender muito dos canais digitais para realizar operações como pagamentos, transferências, consultas de saldos e pedidos de crédito. Perante esta situação, os bancos enfrentaram o desafio de se adaptarem rapidamente a uma nova realidade, intensificando os investimentos nas plataformas digitais, em cibersegurança e na melhoria da experiência do cliente. Paralelamente, muitas instituições tiveram de reavaliar o modelo tradicional do atendimento presencial, optando pelo encerramento de algumas agências e reforçando o atendimento digital, acelerando assim uma transformação estrutural que trouxe maior acessibilidade e conveniência para os clientes. Este contexto de disrupção impulsionou a escolha do tema da presente dissertação: "Impacto da Pandemia na Banca Digital". Este estudo tem como objetivo analisar as mudanças provocadas pela pandemia, não apenas em termos tecnológicos,
mas também nas estratégias organizacionais e no comportamento dos consumidores. Tem também o foco em identificar os principais desafios enfrentados pelas instituições financeiras, como a necessidade de reforçar a cibersegurança, reduzir a dependência de agências físicas e implementar estratégias eficazes de atendimento digital. Com base em dados recolhidos através de entrevistas e análise de relatórios, o estudo oferece uma compreensão abrangente da forma como a pandemia acelerou a digitalização da banca em Portugal, explorando ainda o impacto destas mudanças no futuro do setor. Este trabalho contribui para a literatura sobre a digitalização no setor bancário e para o entendimento de como eventos disruptivos podem transformar o panorama financeiro, fornecendo insights valiosos para estratégias futuras.
Construir Pontes para a Autonomia
Publication . Oliveira, Inês; Oliveira, Madalena; Machado, Idalina
A autonomização de jovens em Acolhimento Residencial é uma questão de crescente
relevância social, dada a sua importância na transição para a vida adulta. Considerando a
especificidade das suas trajetórias, é fundamental adotar estratégias eficazes, adaptadas às
necessidades singulares dos jovens acolhidos e garantir um acompanhamento contínuo que
permita a sua integração plena na sociedade, reduzindo os riscos de exclusão social.
O presente estudo teve como objetivos a compreensão das perceções dos profissionais
sobre as estratégias de autonomia, bem como a identificação das práticas institucionais que
contribuem para o desenvolvimento de competências de vida e a análise do papel dos Planos
de Atividades para a preparação para a autonomização.
Metodologicamente, privilegiou-se uma abordagem mista, baseada na aplicação de um
inquérito por questionário, com questões abertas e outras fechadas, destinadas a profissionais
de Casas de Acolhimento em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Complementarmente,
procedeu-se à análise documental de 7 Planos de Atividades de Casas de Acolhimento, com o
intuito de obter uma visão abrangente das práticas adotadas nas Casas de Acolhimento
Residencial para Crianças e Jovens.
Os resultados evidenciaram que a promoção de autonomia assenta, sobretudo, na
aquisição de competências de vida diária, na gestão financeira e na integração social. No
entanto, foram identificadas fragilidades na articulação entre as equipas técnicas e famílias, bem
como dificuldades no acesso a recursos habitacionais e na empregabilidade após a saída do
acolhimento.
Apesar dos esforços das equipas das Casas de Acolhimento na promoção da autonomia,
persiste a necessidade de reforçar medidas de acompanhamento pós-acolhimento, assegurando
um suporte contínuo que facilite a sua transição para a vida independente.
Aprendizagens Integradoras em Educação Artística e História
Publication . Martins, Maria Alexandra Aragão e Pina; Vasconcelos, António; Pessoa, Ana Maria
O presente relatório de investigação advém no âmbito do término de um ciclo académico, o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. É o resultado de um projeto de intervenção pedagógica elaborado em contexto de sala de aula, numa turma de 4º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Esta intervenção assenta nas aprendizagens integradoras, mais especificamente nas áreas de intersecção entre Educação Artística e Estudo do Meio, abrangendo atividades dinâmicas e práticas, por forma a promover aprendizagens significativas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, seguindo os princípios da investigação-ação. No decorrer deste projeto, foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados como observação, registos fotográficos, análise de conteúdo e entrevistas aos alunos e alunas e à Professora titular de turma. Dos resultados da investigação é possível concluir que a aprendizagem não depende apenas da motivação e interesse dos/as alunos/as, mas também do fundamental papel que o/a professor/a desenvolve em sala e ainda a forma como o/a Professor/a dinamiza todo o processo de ensinoaprendizagem.
A importância do envolvimento dos utentes na definição e no desenvolvimento do plano de atividades de um Centro de Dia
Publication . Pinto, Pedro; Martins, Sónia
Book of Abstracts – 7th CiiEM International Congress: Empowering One Health to Reduce Social Vulnerabilities
Publication . Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz; Fernandes, Ana Isabel
In face of today’s complex global challenges — from climate change and pandemics to widening social inequalities — the One Health approach has emerged as a vital framework for building a more resilient, inclusive, and sustainable future. The 7th CiiEM International Congress, held under the theme “Empowering One Health to Reduce Social Vulnerabilities”, aimed to contribute meaningfully to this vision by fostering dialogue, showcasing cutting-edge research, and promoting cross-sector collaboration.
Held from 2 to 4 July 2025 in Caparica, Portugal, and organised by the Egas Moniz Center for Interdisciplinary Research (CiiEM), this edition brought together an interdisciplinary community of researchers, practitioners, and stakeholders united by a common purpose:
transforming science into societal impact.
The scientific programme was structured around several key themes that reflect both the urgency and the complexity of applying a One Health lens in today’s world. Topics ranged from the role of technological innovation in advancing biomedical research to the challenges of digital exclusion and equitable access to health-enabling technologies. Sessions also explored the intersection of urban planning and public health, highlighting how the design of our cities can support physical, mental, and environmental well-being. Other central themes included mental health and psychological resilience, sustainable food systems, antimicrobial resistance, and the
social dimensions of healthcare access.
By addressing these interdependent areas, the Congress aimed to promote scientific literacy, foster intersectoral collaboration, and support the translation of research into impactful policies and practices that reduce social vulnerabilities and strengthen community health. The Congress offered a rich platform for collaboration and innovation, supported by symposia, poster sessions, and fruitful networking opportunities. It welcomed over 200 participants, including 20 invited speakers, and featured around 130 scientific contributions — presented as oral or poster communications — selected through a rigorous peer-review process.