Repositório Comum
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Recent Submissions
A Participação das crianças em contexto de educação pré-escolar: Conceções de um grupo de educadoras de infância
Publication . Vasques, Nádia; Brito, Rita
A importância da participação das crianças tem ganho cada vez mais relevância nas
abordagens educativas. Contudo, a correspondência entre o que se defende em teoria e o
que se aplica na prática nem sempre é coerente.
Ao longo da minha prática, como estudante estagiária, surgiram várias interrogações ao
observar a participação das crianças nas rotinas do dia-a-dia em ambiente educativo.
Perguntei-me se os profissionais teriam esta mesma perceção e, assim sendo, este trabalho
surge a partir destas questões. O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado
em Educação Pré-Escolar e tem como principal objetivo apresentar reflexões de
educadoras de infância sobre a participação das crianças em contexto de educação pré escolar. O estudo visa compreender as suas perspetivas sobre a participação das crianças,
de que forma a integram na organização do ambiente educativo e que obstáculos
encontram a essa participação. Para tal, foram recolhidos dados empíricos junto de 15
educadoras, utilizando uma metodologia qualitativa, tendo os dados sido analisados
através de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a importância atribuída à
participação das crianças no contexto de educação pré-escolar, contudo, observam-se
diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais.
Olhar o Jardim: A importância da observação no Ensino das Ciências no 1º CEB
Publication . Melo, Ana; Varandas, Ana
É indiscutível a importância do ensino de ciências e das atividades práticas nos
dias de hoje. Desde os primeiros anos de escolaridade, o contexto educacional deve
incentivar nos alunos o desenvolvimento de uma atitude científica e o interesse pela
ciência, capacitando-os para resolver, no futuro, problemas do dia a dia.
O presente estudo foi elaborado a partir do trabalho desenvolvido durante a
prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado de Qualificação para
a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, o qual permitiu colocar em
prática uma investigação-ação sobre a importância da observação na aprendizagem das
ciências no 1.º CEB.
O estudo destaca a observação como um método eficaz para estimular a
curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos. Descreve como a observação
sistemática de elementos naturais em espaços como hortas e jardins escolares pode
fortalecer as capacidades de análise e investigação dos alunos, facilitando o
estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e o real. O estudo foi
conduzido numa turma de 2º ano do 1º CEB, tendo sido implementadas atividades
práticas de forma a incentivar a observação e promover a contextualização de
conteúdos. Optou-se por um paradigma interpretativo, utilizando-se uma abordagem
de investigação-ação, contando-se com os alunos da turma, a estagiária/investigadora
e a professora titular como participantes.
Os resultados mostraram que, após as atividades práticas, houve um aumento
na capacidade dos alunos de identificar e descrever aspetos dos elementos naturais
observados e relacioná-los mais facilmente com conteúdos abordados em sala de aula.
O estudo conclui que as atividades práticas e a observação são ferramentas
essenciais no ensino das ciências, promovendo a aprendizagem e promovendo a
compreensão do ambiente natural.
Ver para "Crer" Conhecer
Publication . Belo, Carolina; Caiado, Fátima
As Artes Visuais desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos alunos,
pois não só promovem competências específicas, entre as quais a sensibilidade estética
e artística, como oferecem importantes experiências ao aluno através das suas
metodologias de ensino muito particulares.
O estudo escolhido foi “Ver para “crer” conhecer”, tem como objetivo
provar a eficácia das Artes Visuais quando colocadas ao serviço do Estudo do Meio,
contribuindo, este trabalho, com a criação de vinte e oito planificações onde se pode
inferir o papel e contributos dos conteúdos, metodologias lúdicas e experienciais, no
fundo do recurso às Artes Visuais, como um meio mais eficaz para a aquisição de
competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) na área de Estudo do Meio. O
tema tomou forma durante o estágio realizado na Unidade Curricular de Prática
Pedagógica Supervisionada, no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, ao observar que tanto o Estudo do
Meio como as Artes Visuais, eram abordados com pouca frequência.
Como objetivos de investigação e resultados pragmáticos, este trabalho final de
mestrado: a) fornece planificações que estão em conformidade com dois manuais de
Estudo do Meio de 2.ºano, atuais, e com os documentos orientadores das Aprendizagens
Essenciais para as áreas de Estudo do Meio e de Artes Visuais; b) satisfaz, a necessidade
de, ao integrar uma escola, poder de imediato implementar estas planificações; c)
oferece a professores a possibilidade de as implementar, monitorizar e avaliar a eficácia
à luz da orientações programáticas; d) demonstra uma didática que aborda o Estudo do
Meio desde uma Educação pelas Artes, neste caso especifico, as Artes Visuais.
Assim sendo, o objetivo reitor do presente trabalho serve essencialmente a
necessidade de expor a importância das Artes Visuais na aprendizagem, em concreto, do Estudo do Meio
Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramática
Publication . Martins, Ana Catarina Agostinho; Roldão, Cristina
O estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a
prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem
como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da
Expressão Dramática”.
O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto
de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento
da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação
pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de
educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas
pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura
infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de
literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências
interculturais nas crianças?”
A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino
básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa.
Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela
observação participante, com as respetivas notas de campo durante o
período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante;
focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes
variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio.
Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde
realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo
da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções
pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da
literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da
educação intercultural.
Perspetiva dos diretores técnicos sobre a solidão das pessoas idosas em ERPI
Publication . Lima, Cláudia; Guedes, Joana
Introdução: A presente dissertação enquadra-se num projeto de investigação com o título:
“Estratégias de intervenção no combate à solidão das pessoas idosas em Estruturas
Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI): desafios atuais”. Este projeto é coordenado pelo
Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Investigação Social (CLISSIS) da
Universidade Lusíada, em parceria com o Instituto Superior de Serviço Social do Porto
(ISSSP) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-
USP). Tem como principal finalidade contribuir para uma compreensão mais profunda das
implicações da solidão no quotidiano dos idosos residentes em ERPI, assim como identificar
as estratégias de intervenção no combate à solidão disponíveis nestas instituições.
Metodologia: Para esta dissertação foi selecionada uma sub-amostra do projeto de
investigação, considerando apenas os DTs de ERPIS existentes no Distrito de Braga. Os
critérios de inclusão considerados foram os seguintes: 1) Instituição situada no distrito de
Braga; 2) Possuir vertente de ERPI e 3) Disponibilidade de participação no estudo.
Resultados: Da sub-amostra final com 44 inqueridos, verifica-se que a maioria dos DTs que
responderam era do sexo feminino (93,2%), com uma idade média de 39 anos (dp= 6,4).
O fator organizacional que foi considerado como extremamente importante para a explicação
da solidão foi a existência de problemas de saúde mental (52,2%). Em relação ao fator
exterior à instituição com mais peso na explicação da solidão foi a falta de qualidade das
relações com a família (71,4%). A área de intervenção considerada mais importante para
minimizar a solidão foi: Investir numa política de maior proximidade com as famílias
(69,2%) e por fim, a área de formação referida com mais potencial para combater a solidão
foi centrada nos Cuidados na demência (84,6%).
Discussão: Este trabalho surge como um contributo à análise sobre os fatores associados à
solidão em ERPI, tal como as áreas de intervenção/ formação tendo em conta a perspetiva dos
DTs, o que permitirá contribuir para uma melhor intervenção junto dos idosos
institucionalizados em ERPI.