Repository logo

Repositório Comum

 

The Repositório Comum is a repository intended for portuguese institutions in the national scientific system that do not have their own institutional repository, allowing them to give visibility to their scientific production, guarantee easy access to the scientific collection and preserve their production.

Contact us for more information!

Recent Submissions

Speed Control of an Experimental Pneumatic Engine
Publication . Pardelhas, João; Silva, Miguel; Mendonça, Luis; Baptista, Luis
Os Fatores que Explicam o Insucesso do Empreendedorismo em Portugal
Publication . Estrela, Hildegardo Baptista de Almeida; Pimentel, Luís
O empreendedorismo tem sido um campo relevante do desenvolvimento social no país e ao praticá-lo, é relevante proceder ao exame deste fenómeno e retirar novas conclusões no que respeita a este campo de investigação. Neste sentido, para o presente trabalho teve-se como objetivo identificar os fatores que explicam o insucesso de um negócio em Portugal. E como objetivos específicos: identificar os motivos mais importantes para o insucesso das start-ups em geral; determinar quais os indicadores a analisar que permitem distinguir entre casos de sucesso e insucesso, identificar se os fatores de insucesso identificados são predominantemente exógenos (dinâmicos, ligados ao meio e ao mercado) ou endógenos (por inexperiência e decisões erradas dos promotores); analisar de forma qualitativa, através de entrevista semiestruturada, os principais desafios enfrentados pelos empreendedores em Portugal e determinar como são efetuados os incentivos aos empreendedores. Para o nosso estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da aplicação de entrevistas a 10 participantes que já tiveram projetos de empreendedorismo em Portugal. Determinou-se que, os principais fatores que o empreendedor deve ter para iniciar um projeto empreendedorismo é ser verdadeiro, ter resiliência ao fracasso, ter sempre foco no que pretende, ser perspicaz para identificar previamente os fatores que poderão ser considerados menos eficazes. Isto porque, quando se consideram os fatores externos como os custos sociais, podem ser dramáticos ao nível profissional e individual, sendo a perceção de culpa o maior fator.
Implementação de Martech numa PME: um estudo de caso da implementação de Zoho CRM e Zoho SalesIQ na Imotelha Group
Publication . Lopes, Helder Edmilson Moreno; Lamas, Marco
O presente relatório explora o desafio da adoção de tecnologias de marketing por parte das PME, com especial foco nas ferramentas de CRM e Chat Automatizado. Para isso, foi realizado o presente estudo, que culmina com um plano de implementação das ferramentas Zoho CRM e Sales IQ na empresa Imotelha Group. Através de uma abordagem de estudo de caso, esta investigação analisa a Imotelha Group, uma PME que atua no sector da construção, com a finalidade de conhecer os seus objetivos e desafios, de modos a desenvolver um plano de implementação de tecnologias de marketing para dar respostas às mesmas. A investigação foi conduzida através de revisão de literatura, para se conhecer o estado da arte dos temas em estudo, uma entrevista ao CEO da empresa, para se conhecer os desafios e objetivos, entrevistas a profissionais de marketing experientes, para a recolher boas práticas e insights do mercado, e por último a realização de uma análise de necessidades, junto dos colaboradores da empresa, para se conhecer os processos e as ferramentas da empresa. O resultado da investigação foi aplicado no desenvolvimento de um plano de implementação das tecnologias Zoho CRM e SalesIQ na empresa Imotelha Group.
Power optimisation of both a high-speed counter and a retiming element for 2.4 GHz digital PLLs
Publication . Silva-Pereira, Marco; Vaz, J. Caldinhas
The power optimisation at circuit level of a high-speed counter and aretiming circuit aimed for ultra-low-power digital phase-locked-loops(PLLs) is presented. The high-speed counter topology is based on awell-known asynchronous type with a precise sampling phase genera-tor. Different types of custom true single-phase clock (TSPC) logicstyle are briefly revised and then strategically used. It is shown that aparticular TSPC flip-flop when operating as a retiming element canachieve optimal power efficiency. A prototype was fabricated in anearlier generation 0.13 μm CMOS technology and characterised witha 1 V supply. Measurements show a state-of-the-art power consump-tion of about 48 μW when operating with a 2.4 GHz input signal.
Vinhos portugueses: as motivações dos consumidores residentes em Portugal na compra de vinhos biológicos
Publication . Ferreira, Francisco David de Vasconcelos; Santos, Mariana
Este estudo tem como objetivo a compreensão das motivações que influenciam o comportamento do consumidor residente em Portugal na compra de vinho biológico. Esta investigação foi conduzida com uma abordagem quantitativa, permitindo identificar as motivações que levam os consumidores residentes em Portugal à decisão de compra de vinhos biológicos. Para tal, foram analisados hábitos e comportamentos de consumo de vinho, perceções e atitudes, motivações à compra de vinho tradicional e biológico, através da realização de um questionário, que teve uma amostra de 248 participantes. Posteriormente os dados foram analisados com recurso à plataforma SPSS, no qual se realizaram análises descritivas e frequências, e os respetivos testes para as hipóteses definidas. Com os resultados obtidos, foi possível perceber que as motivações intrínsecas, como preocupações ambientais, saúde e qualidade, desempenham um impacto significativo na decisão de compra. Por outro lado, o preço, falta de conhecimento e disponibilidade e variedade de vinhos biológicos surgem como as principais barreiras à sua compra. As conclusões tiradas deste estudo contribuem para a compreensão do mercado de vinhos biológicos em Portugal e dos consumidores de vinho residentes em Portugal.