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- As Atividades Práticas influenciam a aprendizagem das ciências?Publication . Assunção, Priscila; Varandas, AnaAs atividades práticas são um recurso não suficientemente utilizado no ensino das ciências, mas as mesmas têm um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Com este estudo queremos comprovar os benefícios das atividades práticas, e como as mesmas devem ser utilizadas nas escolas para uma aprendizagem mais diversificada. O presente trabalho surgiu da reflexão de uma futura profissional de educação que observou numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) a implementação do ensino tradicional. Nesta escola os alunos mostravam várias necessidades de aprendizagem. Como tal, organizámos um trabalho com propósitos pedagógicos diferenciados, propondo a implementação de um conjunto de atividades práticas. Com isso, pretendíamos promover a aprendizagem dos alunos no âmbito das Ciências da Natureza, mais concretamente no que respeita a categorizar as plantas relacionando-as com o seu habitat, conteúdos a abordar numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Neste sentido, concebemos e implementámos uma proposta de intervenção composta de várias atividades práticas relacionadas com este tema e desenvolvidas em conjunto com estes alunos. Esta proposta surge assim para promover a aprendizagem dos alunos fazendo-os estabelecer uma relação direta com o que aprendem. Este trabalho foi realizado durante três meses. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação, contando com a participação de uma turma de 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da professora/investigadora e do professor titular. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. No que diz respeito aos resultados, salientamos que os alunos assumiram uma postura positiva em relação a toda a proposta. Constatámos que se sentiam mais motivados com a sua aprendizagem e que a mesma era significativa tendo sido mais participativos do que o normal.
- 2030 Africa on the world chessboard : structures, challenges and opportunitiesPublication . Webinar '2030 Africa on the World Chessboard : Structures, Challenges and Opportunities, Lisboa, Outubro 2024; Ribeiro, José Félix; Rodrigues, Teresa; Bernardino, Luís Manuel Brás; El Aynaoui, Karim
- Sobrecarga do cuidador informal: Apoiar quem cuidaPublication . Ganga, Cláudia Sofia Talhinhas; Caldeira, ErmelindaA sobrecarga do cuidador informal constitui um tema de grande relevância e atualidade, merecedor de uma análise aprofundada. Compreender a magnitude deste fenómeno é crucial para a implementação de medidas eficazes de apoio aos cuidadores e para promover uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos. Tendo por base a problemática, desenvolveu-se um projeto, ancorado na Metodologia do Planeamento em Saúde e enquadrado nas unidades curriculares, Estágio em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública I e Estágio Final, do Mestrado em Enfermagem na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, que decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade do Alentejo Central. O projeto, teve como objetivo: Reduzir a sobrecarga do cuidador informal, do idoso dependente, em contexto de Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). Numa primeira etapa realizou-se o diagnóstico de situação com o intuito de Avaliar a sobrecarga do cuidador informal, dos utentes dependentes, integrados numa ECCI de um Centro de Saúde do Alentejo Central. Para tal desenvolveu-se um estudo descritivo simples, de abordagem quantitativa. Amostra por conveniência, constituída pelos cuidadores informais dos idosos dependentes, utentes de uma ECCI, num total de 7 cuidadores. O diagnóstico de situação, revela que todos os cuidadores se encontram em sobrecarga intensa/elevada. Ao analisar os resultados, tendo por base os quatro principais fatores de sobrecarga sugeridos por Sequeira (2010), considerando a pontuação média de cada um, destacou-se o "Impacto da prestação de cuidados" com uma média de cerca de 30%. Seguem-se as expectativas relacionadas ao ato de cuidar, com uma média de 15%. Quanto ao fator que diz respeito à interação interpessoal, revela-se uma média de 14%, e por último o fator 4, relacionado com a perceção de autoeficácia, com uma percentagem de 5%. Tendo por base os resultados do diagnóstico, e considerando que a sobrecarga pode resultar em impactos negativos tanto na sua saúde física quanto mental do cuidador, este cenário exige uma intervenção urgente para desenvolver estratégias de apoio eficazes. Nesse âmbito desenvolveu-se o Guia de apoio, informação e capacitação do familiar cuidador.
- Treino Metacognitivo: Intervenção Psicoterapêutica aplicada pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na pessoa mais velha com sintomas depressivosPublication . Parreira, Raquel Sofia Barroso; Pinho, Lara Guedes deBreve fundamentação: Assistimos hoje a um aumento da doença mental nas pessoas mais velhas, sendo a depressão uma das mais prevalentes. Sabemos também, que a eficácia dos cuidados especializados em enfermagem de saúde mental, pelo EEESMP, comprovada pela evidência científica, é por si só promotora de saúde e bem-estar mental das pessoas, gerando ganhos em saúde. Objetivos: Demonstrar o processo de aquisição de competências comuns, específicas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, em ambos os contextos de estágio. Metodologia: Alicerçada no Raciocínio Clínico e no Processo de Enfermagem, coerente com os padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem especializados. No primeiro estágio optámos pela reflexão sobre o planeamento de cuidados centrado numa pessoa com sintomas depressivos; no estágio final optámos pela implementação de uma intervenção psicoterapêutica (MCT-Silver) a um grupo de pessoas com mais de 60 anos com sintomatologia depressiva, tendo em conta o processo de cuidados. Resultados: A métrica dos indicadores de resultados sensíveis aos cuidados especializados de enfermagem, demonstrou a contribuição desta intervenção psicoterapêutica na redução dos sintomas depressivos na pessoa mais velha. Conclusão: O Relatório de Estágio ambicionou ser o reflexo da aprendizagem do curso de mestrado e do processo de aquisição de competências comuns, específicas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.