Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-03"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- 2030 Africa on the world chessboard : structures, challenges and opportunitiesPublication . Webinar '2030 Africa on the World Chessboard : Structures, Challenges and Opportunities, Lisboa, Outubro 2024; Ribeiro, José Félix; Rodrigues, Teresa; Bernardino, Luís Manuel Brás; El Aynaoui, Karim
- As Atividades Práticas influenciam a aprendizagem das ciências?Publication . Assunção, Priscila; Varandas, AnaAs atividades práticas são um recurso não suficientemente utilizado no ensino das ciências, mas as mesmas têm um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Com este estudo queremos comprovar os benefícios das atividades práticas, e como as mesmas devem ser utilizadas nas escolas para uma aprendizagem mais diversificada. O presente trabalho surgiu da reflexão de uma futura profissional de educação que observou numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) a implementação do ensino tradicional. Nesta escola os alunos mostravam várias necessidades de aprendizagem. Como tal, organizámos um trabalho com propósitos pedagógicos diferenciados, propondo a implementação de um conjunto de atividades práticas. Com isso, pretendíamos promover a aprendizagem dos alunos no âmbito das Ciências da Natureza, mais concretamente no que respeita a categorizar as plantas relacionando-as com o seu habitat, conteúdos a abordar numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Neste sentido, concebemos e implementámos uma proposta de intervenção composta de várias atividades práticas relacionadas com este tema e desenvolvidas em conjunto com estes alunos. Esta proposta surge assim para promover a aprendizagem dos alunos fazendo-os estabelecer uma relação direta com o que aprendem. Este trabalho foi realizado durante três meses. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação, contando com a participação de uma turma de 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da professora/investigadora e do professor titular. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. No que diz respeito aos resultados, salientamos que os alunos assumiram uma postura positiva em relação a toda a proposta. Constatámos que se sentiam mais motivados com a sua aprendizagem e que a mesma era significativa tendo sido mais participativos do que o normal.
- Sobrecarga do cuidador informal: Apoiar quem cuidaPublication . Ganga, Cláudia Sofia Talhinhas; Caldeira, ErmelindaA sobrecarga do cuidador informal constitui um tema de grande relevância e atualidade, merecedor de uma análise aprofundada. Compreender a magnitude deste fenómeno é crucial para a implementação de medidas eficazes de apoio aos cuidadores e para promover uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos. Tendo por base a problemática, desenvolveu-se um projeto, ancorado na Metodologia do Planeamento em Saúde e enquadrado nas unidades curriculares, Estágio em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública I e Estágio Final, do Mestrado em Enfermagem na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, que decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade do Alentejo Central. O projeto, teve como objetivo: Reduzir a sobrecarga do cuidador informal, do idoso dependente, em contexto de Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). Numa primeira etapa realizou-se o diagnóstico de situação com o intuito de Avaliar a sobrecarga do cuidador informal, dos utentes dependentes, integrados numa ECCI de um Centro de Saúde do Alentejo Central. Para tal desenvolveu-se um estudo descritivo simples, de abordagem quantitativa. Amostra por conveniência, constituída pelos cuidadores informais dos idosos dependentes, utentes de uma ECCI, num total de 7 cuidadores. O diagnóstico de situação, revela que todos os cuidadores se encontram em sobrecarga intensa/elevada. Ao analisar os resultados, tendo por base os quatro principais fatores de sobrecarga sugeridos por Sequeira (2010), considerando a pontuação média de cada um, destacou-se o "Impacto da prestação de cuidados" com uma média de cerca de 30%. Seguem-se as expectativas relacionadas ao ato de cuidar, com uma média de 15%. Quanto ao fator que diz respeito à interação interpessoal, revela-se uma média de 14%, e por último o fator 4, relacionado com a perceção de autoeficácia, com uma percentagem de 5%. Tendo por base os resultados do diagnóstico, e considerando que a sobrecarga pode resultar em impactos negativos tanto na sua saúde física quanto mental do cuidador, este cenário exige uma intervenção urgente para desenvolver estratégias de apoio eficazes. Nesse âmbito desenvolveu-se o Guia de apoio, informação e capacitação do familiar cuidador.
- Plano de Marketing para a marca Artipel. Estratégia de entrada no mercado luxemburguêsPublication . Silva, Tânia Lavadinho; José, Ana Ercília ReisEste projeto propõe um plano de marketing para a Artipel, uma marca sustentável portuguesa, com o objetivo de entrar no mercado luxemburguês e estabelecer os seus produtos de moda em cortiça. A escolha deste mercado deve-se ao crescente interesse por produtos sustentáveis no Luxemburgo, o que constitui uma boa oportunidade para a internacionalização da marca. A revisão da literatura aborda conceitos e fundamentos essenciais do marketing, mostrando as melhores práticas e alguns modelos relevantes para a implementação eficaz do plano, o que permitiu estabelecer uma estrutura fundamentada para a Artipel. Para desenvolver este projeto, adotou-se uma metodologia de estudo de caso com uma abordagem de pesquisa exploratória mista, recorrendo a uma combinação de análise de dados secundários e a uma entrevista semi-estruturada. Através desta metodologia, foi possível identificar que os consumidores luxemburgueses valorizam a sustentabilidade e a exclusividade dos produtos, facilitando assim a formulação de estratégias de marketing para a Artipel no mercado luxemburguês. O plano de marketing proposto pretende diferenciar e posicionar a Artipel no Luxemburgo, destacando a sua oferta única e o seu compromisso com práticas ecológicas. As estratégias de marketing incluem a implementação de canais de venda apropriados e a promoção da identidade da marca, enfatizando os seus atributos sustentáveis e exclusivos. As ações de marketing visam aumentar a notoriedade da marca, expandir os canais de distribuição e consolidar a Artipel como a marca preferida na moda ecológica no Luxemburgo. Os resultados esperados indicam uma apreciação por parte dos consumidores locais pelos valores da Artipel. Conclui-se que a Artipel poderá alcançar um aumento significativo na sua presença e reconhecimento no mercado luxemburguês, evidenciando-se pela sua oferta de moda sustentável portuguesa.
- Treino Metacognitivo: Intervenção Psicoterapêutica aplicada pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na pessoa mais velha com sintomas depressivosPublication . Parreira, Raquel Sofia Barroso; Pinho, Lara Guedes deBreve fundamentação: Assistimos hoje a um aumento da doença mental nas pessoas mais velhas, sendo a depressão uma das mais prevalentes. Sabemos também, que a eficácia dos cuidados especializados em enfermagem de saúde mental, pelo EEESMP, comprovada pela evidência científica, é por si só promotora de saúde e bem-estar mental das pessoas, gerando ganhos em saúde. Objetivos: Demonstrar o processo de aquisição de competências comuns, específicas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, em ambos os contextos de estágio. Metodologia: Alicerçada no Raciocínio Clínico e no Processo de Enfermagem, coerente com os padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem especializados. No primeiro estágio optámos pela reflexão sobre o planeamento de cuidados centrado numa pessoa com sintomas depressivos; no estágio final optámos pela implementação de uma intervenção psicoterapêutica (MCT-Silver) a um grupo de pessoas com mais de 60 anos com sintomatologia depressiva, tendo em conta o processo de cuidados. Resultados: A métrica dos indicadores de resultados sensíveis aos cuidados especializados de enfermagem, demonstrou a contribuição desta intervenção psicoterapêutica na redução dos sintomas depressivos na pessoa mais velha. Conclusão: O Relatório de Estágio ambicionou ser o reflexo da aprendizagem do curso de mestrado e do processo de aquisição de competências comuns, específicas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
- Contributo para a avaliação da paisagem de São Pedro do SulPublication . Condeço, Sara Isabel Ferreira; Fidalgo, Maria Beatriz MachadoNa presente dissertação apresenta-se um estudo da paisagem aplicado a área de estudo de São Pedro de Sul, desenvolvendo-se um processo amplo que envolve diversas de etapas.O estudo inicia-se com um trabalho de enquadramento geral do tema, seguindo-se de uma caracterização detalhada dos diversos componentes que definem a paisagem, começando pelos aspetos culturais e pela caracterização biofísica. Em seguida estudam-se as principais vulnerabilidades do território, e a evolução do uso e ocupação do solo no período de 1995 a 2018. Por fim analisa-se a multifuncionalidade da paisagem.O planeamento ao nível da paisagem é complexo, contudo é uma ferramenta valiosa na preservação de áreas naturais e culturais, promovendo o equilíbrio entre a preservação da beleza natural e cultural da região e as necessidades de desenvolvimento antropogénico sustentável. Pode e deve ajudar a orientar o desenvolvimento sustentável e garantir que a beleza e os recursos da paisagem sejam preservados para as gerações futuras, em que a caracterização da paisagem torna-se uma das etapas fundamentais.
- Intervenções de enfermagem de reabilitação na prevenção da queda na pessoa com ferida complexa dos membros inferioresPublication . Correia, Carla Filipa Santana Pascoal; Baixinho, Cristina Rosa Soares LavaredaO presente relatório de estágio teve como objetivos desenvolver competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na prevenção de queda na pessoa idosa com ferida complexa dos membros inferiores e desenvolver competências comuns do enfermeiro especialista e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Como referencial teórico de enfermagem foi mobilizada a Teoria das Transições de Afaf Meleis. A presença de ferida complexa nos membros inferiores provoca, entre outros, redução da mobilidade, dor, alterações no padrão do sono, deformação e compromisso funcional, resultando em perda de força e massa muscular, diminuição da mobilidade das articulações dos membros inferiores, problemas da marcha e agravamento da dor, fatores associados a elevado risco de queda. Considerando as quedas como um problema de saúde pública com graves consequências para a pessoa, para os sistemas de saúde e para a sociedade, torna-se fundamental unir esforços na sua prevenção. Considerando o elevado risco de queda em que se encontram as pessoas com ferida complexa dos membros inferiores, definiu-se como questão de investigação: “Quais as intervenções de reabilitação na gestão da queda na pessoa idosa com ferida complexa dos membros inferiores?” Neste sentido foi realizada uma Scoping Review com o objetivo de mapear a evidência, tendo sido encontrados dois artigos que cumpriam os critérios de inclusão, sugerindo a necessidade de mais pesquisa que produza evidência científica relevante direcionada para esta temática. Este relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo dos diferentes ensinos clínicos que permitiram dar resposta aos objetivos estipulados e assim alcançar as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, e as competências de mestre.
- A comunicação terapêutica com a pessoa sob ventilaçãomecânica invasiva : Intervenção especializada em enfermagemPublication . Nascimento, Ana Rita Loureiro; Sá, Florinda Laura Ferreira Rodrigues Galinha deO presente relatório de estágio surge como etapa final de conclusão do ciclo de estudos referente ao curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Este tem como principal objetivo descrever os contributos adquiridos nos estágios realizados, em serviço de urgência e unidade de cuidados intensivos, através do pensamento crítico e reflexão fundamentada sobre os cuidados prestados, o que permitiu a consolidação de boas práticas para a aquisição e desenvolvimento de competências de enfermeiro mestre e especialista para cuidar da pessoa em situação crítica e respetiva família com qualidade. A conexão entre enfermeiro e pessoa passa pela comunicação terapêutica, proporcionando um cuidado holístico e centrado na pessoa, promovendo a humanização dos cuidados de enfermagem prestados. A temática em estudo é suportada pela Teoria das Transições de Meleis e pela Teoria das Relações Interpessoais de Peplau. Durante a permanência no serviço de urgência e na unidade de cuidados intensivos são frequentes as complicações na comunicação vivenciadas pela pessoa sob ventilação mecânica invasiva. A compreensão desta, que está impossibilitada de comunicar verbalmente, deve constituir uma inquietação por parte dos profissionais de saúde. Torna-se essencial aprimorar o objetivo geral deste relatório de estágio: desenvolver competências em enfermagem especializadas na gestão da comunicação terapêutica com a pessoa sob ventilação mecânica invasiva. O desenvolvimento de conhecimentos e competências de enfermagem no âmbito da comunicação com a pessoa sob ventilação mecânica invasiva torna-se fundamental para a prestação de cuidados de enfermagem de qualidade. A vivência de experiências distintas ao longo deste curso de mestrado intensificou o meu crescimento profissional, através do progresso na prestação de cuidados à pessoa em situação emergente, na antecipação da instabilidade, no desenvolvimento das aprendizagens profissionais através da melhoria contínua da qualidade e na aplicação dos conhecimentos e capacidades de resolução de problemas em situações novas.
- Intervenção do enfermeiro na capacitação da família da pessoa com Diabetes Tipo II para estilos de vida saudávelPublication . Paulo, Paula Cristina Gomes Marques; Viegas, Laura Maria MonteiroOs estilos de vida, influenciam os hábitos do quotidiano, com impacto significativo na saúde, determinando, para a maioria das pessoas, o quão saudável ou doentes as pessoas estarão a médio e longo prazo. O aumento da longevidade da população tem-se destacado como um tema atual. O enfermeiro especialista em saúde familiar tem um papel preponderante na promoção dos estilos de vida saudável do idoso e sua família. Este papel é crucial na motivação para a aquisição dos mesmos no tratamento correto da diabetes tipo II, para prevenir complicações pelo não controlo da glicemia. A diabetes é influenciada pelo contexto sociocultural da família e a proximidade entre os elementos modifica o quotidiano pela partilha recíproca, como na coabitação entre os conjugues. Elaborei um projeto de intervenção com o objetivo: desenvolver competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde familiar intervindo na promoção de estilos de vida saudável no conjugue da pessoa idosa com diabetes tipo II. A Metodologia foi baseada na aplicação do processo de enfermagem às famílias. Na primeira fase, avaliação e recolha de dados, realizou-se um estudo transversal descritivo. Dos resultados pela aplicação do inquérito estilo de vida fantástico, identificaram-se diagnósticos de enfermagem, constituindo os stressores negativos: padrão alimentar comprometido; padrão de exercício comprometido; sono comprometido, excesso de peso e obesidade. O não abuso de álcool e tabaco, figuram-se como estilos de vida que são factores protetores. A intervenção baseou-se na evidência científica e no modelo de Betty Neuman. Os resultados evidenciaram aumento do conhecimento no domínio da alimentação saudável, atividade física, sono, IMC e algumas mudanças na aquisição de estilos de vida saudável. Este relatório traduz uma análise reflexiva detalhada das atividades realizadas ao longo de todo o percurso, permitindo a identificação e descrição do processo de aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde familiar e competências do grau de mestre.
- Promoção da segurança da pessoa em situação crítica: Nursing intuition na deteção de focos de instabilidade.Publication . Ribeiro, Maria de Lurdes Sarmento; Batista, Maria do Rosário dos Santos Figueiredo Pinto da PazA intervenção especializada de enfermagem enfatiza a promoção da qualidade dos cuidados de saúde, sendo esta uma área primordial na atualidade. A segurança é parte integrante nesta área, devendo estes conceitos ser abordados em complementaridade. O enfermeiro é o profissional de saúde privilegiado no contacto com o cliente, tornando-se capaz de identificar precocemente focos de instabilidade. Na prestação de cuidados privilegiando a vigilância dos clientes promovemos a sua segurança prevenindo complicações e detetando precocemente esses focos. A mobilização da nursing intuition na deteção de focos de instabilidade promovendo a segurança da PSC é a temática fundamental deste projeto de desenvolvimento de competências no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Como resposta à temática, procurei na evidência científica qual a influência da nursing intuition na deteção de focos de instabilidade do cliente, permitindo-me compreender qual a intervenção do enfermeiro especialista na promoção da segurança da pessoa em situação crítica. Este relatório é uma análise crítica do percurso de desenvolvimento de competências nos diversos contextos de ensino clínico, análise e reflexão de situações da prática, momentos de partilha e discussão com os enfermeiros orientadores que permitiram o desenvolvimento de competências de mestre e competências de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialidade à pessoa em situação crítica. Neste percurso, importa salientar o desenvolvimento de competências na área da qualidade e gestão do risco e competências comunicacionais, contribuindo para a partilha e disseminação de conhecimento na área da enfermagem.
