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- O sistema de Segurança Interna na Guiné-Bissau: uma coordenação interoperacional de órgãos de polícia criminalPublication . Djata, Agostinho Toneca; Torres, Bruno Miguel FenaA criminalidade apresenta características complexas e dinâmicas, influenciadas por diversos fatores, entre os quais, sociopolíticos, económicos e culturais. De modo que, é imprescindível que o sistema de segurança interna da Guiné-Bissau tenha uma visão integrada, envolvendo políticas públicas de prevenção e repressão que visem mitigar as causas subjacentes ao crime. Nesta perspetiva, certamente que, um estudo sobre o sistema de segurança interna da Guiné-Bissau: uma coordenação interoperacional entre órgãos de polícia criminal, vai contribuir no desenvolvimento de um sistema mais simples e eficaz face a essa realidade. Esta investigação tem como objetivo principal compreender e analisar o funcionamento e a coordenação interoperacional entre os órgãos de polícia criminal do país. Para o efeito, interessa identificar e caraterizar as instituições de polícias com competência no domínio da investigação criminal e analisar e comparar o sistema de investigação criminal da Guiné-Bissau e o da polícia portuguesa. Nisto, é utilizado o método comparativo que permite analisar e comparar o sistema guineense e português. Após esta comparação, observou-se que o sistema guineense embora inspirado no sistema português, apresenta lacunas, por inexistência de uma lei de segurança interna e, consequente, falta dos mecanismos de articulação entre multiplicidades dos atores que atuam no domínio da segurança interna. Por essa carência, o sistema português demonstra ser um bom exemplo a seguir, colmatando tais lacunas.
- (Con)viver com o Assédio: O efeito moderador da Perceção de Suporte Organizacional, da Chefia e dos Colegas, e o efeito mediador da Resiliência na relação entre o Assédio Moral e a Intenção de TurnoverPublication . Ferreira, Ana Catarina Soares Silva Moita; Costa, Carla Gomes daA transformação do mercado de trabalho e a rápida evolução do tecido socioeconómico têm originado uma elevada competitividade e a emergência de novos riscos psicossociais, entre os quais se destaca o assédio de carácter moral. A sua pertinência subjaz no facto de qualquer pessoa, independentemente do seu género, ocupação ou posição hierárquica, poder ser vítima de assédio. Contrariamente ao assédio sexual, que tem sido frequentemente debatido na esfera pública, o assédio moral ainda é um tema bastante estigmatizado, apesar da sua prevalência, transversalidade e consequências (Mehmood et al., 2024; Ordem dos Psicólogos, 2023). Deste modo, o presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre o Assédio Moral (variável independente) e a Intenção de Turnover (variável independente). Adicionalmente, procura analisar o efeito moderador das diferentes formas de Perceção de Suporte, i.e., (Perceção de Suporte Organizacional, Perceção de Suporte das Chefias e Perceção de Suporte dos Colegas), bem como o papel mediador da Resiliência na relação entre o Assédio Moral e a Intenção de Turnover. Para a realização deste estudo correlacional foi adotada uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário online. Dada a impossibilidade de aceder a uma listagem da população para proceder a uma amostra representativa, foi adotado o método de amostragem não probabilístico por conveniência. O estudo contou com a colaboração de 206 participantes, a maioria do Sexo Feminino (64,1%), com idade compreendida entre os 24-41 anos (65,5%), com Mestrado (30,1%), do sector Privado (62,1%) e com um contrato de trabalho por tempo indeterminado (59,7%). - ii - Os resultados obtidos revelaram que a relação entre o Assédio Moral e a Intenção de Turnover é estatisticamente significativa, positiva e moderada. Contudo, não se confirmou o efeito moderador da Perceção de Suporte Organizacional, Perceção de Suporte das Chefias e Perceção de Suporte dos Colegas na relação entre o Assédio Moral e a Intenção Turnover. Do mesmo modo, não foi possível confirmar o efeito mediador da Resiliência na relação entre a variável independente e variável dependente.
- Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na promoção da autonomia da criança escolar com disfunção miccional neurogénicaPublication . Moraes, Patrícia Sarraf de; Oliveira, Joaquim PauloO presente relatório almeja revelar a trajetória de aprendizagem desenvolvida, baseado na melhor evidência científica disponível, no referencial teórico de enfermagem, no enquadramento profissional do exercício de enfermagem e na análise reflexiva da prática clínica ao longo do Estágio, que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER), definidos pelos padrões da Ordem dos Enfermeiros. A abordagem central do trabalho se direciona às intervenções do EEER na promoção do autocuidado urológico a crianças em idade escolar portadoras de mielomeningocele (MMC) e disfunção miccional neurogénica (DMN). A MMC é a malformação do tubo neural mais comumente encontrada e pode acarretar diversas alterações físicas, cognitivas, ortopédicas, vesicais, intestinais, sexuais, socio-comportamentais, entre outras. A DMN (comumente designada de bexiga neurogênica) é uma das sequelas mais frequentemente associadas e engloba as alterações do funcionamento do trato urinário inferior que, quando não tratadas de forma adequada, podem levar a diversas complicações clínicas que ameaçam a vida. A criança com DMN necessita de cuidados específicos da função urológica, geralmente realizados pelos pais ou cuidadores próximos. Durante a idade escolar, pelo próprio desenvolvimento humano e social inerentes, a criança gradualmente assume maior responsabilidade no seu autocuidado e consequentemente no cuidado urológico. Em parceria com a família, o EEER exerce papel fundamental na promoção e desenvolvimento das competências de autogestão urológica à criança em idade escolar, ao capacitar a mesma para a aquisição de sua independência e autonomia, quesitos essenciais para o seu desenvolvimento, maximização da sua saúde e garantia de melhor qualidade de vida. De forma estrutural, o relatório está organizado em introdução, enquadramento concetual, descrição e análise das atividades realizadas de acordo com as competências específicas e comuns definidas pela OE e as previstas para o Segundo Ciclo de Estudos, avaliação e considerações finais.
- Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à pessoa com alteração da deglutiçãoPublication . Lana, Amanda Louise Alves; Costa, Vanda Lopes da; Braga, RicardoAs alterações da deglutição apresentam uma elevada taxa de prevalência, tanto em contexto de internamento hospitalar como na comunidade. As complicações associadas são diversas, levando a um aumento significativo da morbilidade e mortalidade. Considerando esta temática uma área de interesse pessoal e uma problemática atual nos cuidados de saúde, o presente relatório de estágio contempla como abordagem metodológica uma revisão narrativa da literatura que retrata os aspetos mais relevantes do tema escolhido, seguido de uma análise das experiências vivenciadas em contexto de estágio à luz do conhecimento, da Teoria das Transições de Afaf Meleis, e das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Sendo a deglutição um processo complexo e essencial durante todo o ciclo de vida, a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, inserido numa equipa multidisciplinar, torna-se fundamental no que concerne à prevenção de complicações, reeducação da função deglutição, e capacitação da pessoa. Na prática clínica, verificou-se que uma avaliação precoce reduz consideravelmente o risco de aspiração e complicações associadas. Além disso, a implementação de programas de Enfermagem de Reabilitação a pessoas com alteração da deglutição promoveu a melhoria desta função, maximizando o potencial e autonomia da pessoa.
- Prevenção de acidentes domésticos em famílias com crianças no primeiro ano de vida: Intervenção do enfermeiroPublication . Silva, Sónia Cristina Fernandes da; Viegas, Laura Maria MonteiroO presente relatório constitui um instrumento essencial de avaliação de todo o percurso de estágio e da aquisição e desenvolvimento de competências. Inserido na Unidade Curricular Estágio com Relatório do Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de enfermagem de Saúde Familiar, retrata as atividades de forma analítica e reflexiva desenvolvidas em dois contextos clínicos diferentes – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e a Unidade de Saúde Familiar (USF). Ambos os estágios tiveram como objetivo de o estudante desenvolver um conjunto de competências clínicas que lhe permitiram prestar cuidados especializados em enfermagem de saúde familiar em diferentes processos de transição e aos vários níveis de prevenção, com ênfase em situações complexas em parceria com a família, a equipa interprofissional e interdisciplinar. Para além do objetivo acima mencionado, na UCSP foi solicitada a elaboração de um estudo de caso a uma família a vivenciar situações complexas partindo da avaliação segundo o Modelo Calgary de Avaliação da Família (MCAF). No estágio na USF foi elaborado um projeto de intervenção de saúde às famílias, cujo título reporta à “Prevenção de acidentes domésticos em famílias com crianças no primeiro ano de vida: Intervenção do enfermeiro”. Teve como objetivo capacitar as famílias com crianças no primeiro ano de vida para a prevenção de acidentes domésticos. Para tal, foi aplicado o Processo de Enfermagem de Família. Sustentado pelo Modelo de Sistemas de Neuman, este projeto permitiu a caracterização do core e de uma das linhas que o envolvem, a identificação de stressores e a descrição das atividades inerentes a cada tipo de prevenção – primária, secundária e terciária. A amostra foi constituída por doze famílias. Onze delas alteraram o seu ambiente doméstico, após as intervenções de enfermagem, reduzindo ou anulando os fatores de risco de ocorrência de acidentes domésticos.
