Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-31"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Estudo para a implementação de sistema de robótica móvel em ambiente académico e industrialPublication . Melo, Wanderson Richard Gomes; Simões, Fernando António Gaspar; Ferreira, Nuno Miguel FonsecaEste relatório aborda a implementação de sistemas de robótica móvel, nomeadamente os Veículos Guiados Automatizados (AGVs) e os Robôs Móveis Autónomos (AMRs), no ambiente académico do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e no ambiente industrial da empresa Sanitana. O relatório apresenta a evolução histórica da robótica, comparando as diferentes tecnologias tais como os AGV e os AMR, bem como detalha os componentes fundamentais de cada tipo de sistemas, incluindo sensores, sistemas de navegação, distintas configurações de rodas e também os métodos de carregamento de baterias. No ISEC, o foco centra-se na definição de percursos para um AGV designado por TriBOT 5000 produzido pela ABB/ASTI, considerando a infraestrutura das oficinas mecânicas de modo a garantir a segurança e eficiência na movimentação deste tipo de equipamentos. Para a empresa Sanitana foi realizado um estudo da implementação e integração de AGVs ou AMRs para otimizar a movimentação de cargas dentro da empresa, tendo em consideração os desafios de integração com outros sistemas existentes, bem como a adaptação dos processos de trabalho. O relatório inclui uma análise detalhada das diferentes rotas, as cargas e descargas, assim como os tempos de movimentação, bem como a avaliação técnica das limitações e requisitos para a implementação eficaz de sistemas de robótica móvel. As tarefas desenvolvidas no ISEC incluem a criação de uma rota para a instalação do AGV, assim como o desenvolvimento de um manual de operação e programação destinado a futuros alunos. Na Sanitana, destaca-se a elaboração de um caderno de encargos para delinear o equipamento desejado junto a potenciais fornecedores, com intuito do fornecimento de um sistema adequado as necessidades da empresa. .
- A relação entre a satisfação dos colaboradores e a qualidade da experiência proporcionada pelas empresas aos seus clientes: estudo de caso STARPublication . Silva, Inês Filipa Varelas da; Paixão, JoãoEste estudo visa investigar a relação entre a satisfação dos colaboradores e a qualidade da experiência proporcionada pelas empresas aos seus clientes, na STAR. A empresa designada por “STAR” nesta dissertação é uma empresa real do setor das agências de comunicação em Portugal. O uso de um nome fictício reflete a vontade da empresa em não ser identificada, a fim de preservar a confidencialidade de determinados factos e ocorrências descritos neste estudo. A investigação teve como principal objetivo compreender de que forma as interações entre colaboradores e clientes afetam a perceção geral do serviço, respondendo às perguntas de investigação, sobre a existência de relação entre as duas amostras, e quanto ao efeito dessa mesma relação. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica mista, recorrendo aos métodos quantitativo e qualitativo. O primeiro, através da análise de 27 questionários para aferir a satisfação de colaboradores (Employee Net Promoter Score) e da realização do mesmo modelo de questionário a 34 clientes (Net Promoter Score), e o segundo por meio de entrevistas semiestruturadas a 11 elementos da equipa de Branding da empresa em análise. Os dados obtidos sugerem que a satisfação dos colaboradores não impacta diretamente a satisfação dos clientes, o que revela um efeito neutro nas interações entre colaboradores e clientes. O estudo apresenta dados que sugerem que os colaboradores satisfeitos ou insatisfeitos mantêm níveis de execução, entrega e acompanhamento de alta qualidade, evitando que clientes se apercebam da existência de desafios internos.
- Plano de marketing da CLÍNICA LUSÍADAS GAIA: intervenção na área da saúde da mulher e da criançaPublication . Monteiro, Sara Maria Neves; Paixão, JoãoA Clínica Lusíadas Gaia pertence ao Grupo Lusíadas Saúde e localiza-se na Avenida da República, em Vila Nova de Gaia. Entre as principais valências, destaca-se o corpo clínico de excelência, análises clínicas, consultas de especialidade, exames de diagnóstico e de especialidade e um serviço personalizado e humanizado. O presente projeto surge no âmbito do desafio proposto pela Clínica Lusíadas Gaia no sentido de desenvolver um plano de marketing com intervenção na área da saúde da Mulher e da Criança. Os objetivos deste plano de marketing são aumentar a notoriedade da Clínica Lusíadas Gaia e aumentar a captação de novos clientes e a retenção e lealdade dos existentes. Para a elaboração deste projeto, realizou-se uma análise da revisão da literatura e dos dados fornecidos pela Clínica Lusíadas Gaia, bem como uma entrevista semi-estruturada à Diretora Executiva da Clínica Lusíadas Gaia e à Diretora de Marketing da Lusíadas Saúde. Após a implementação das estratégias definidas, espera-se angariar clientes, especialmente Mulheres e Crianças, através do crescimento da visualização e da reputação da Clínica Lusíadas Gaia, tornando-os fidelizados e promotores dos serviços de saúde. Este projeto irá contribuir para que a Clínica Lusíadas Gaia se torne pioneira na prestação do serviço de saúde privado em Vila Nova de Gaia.
- Importância de um bom marketing relacional para o sucesso de uma empresaPublication . Coelho, Diogo; Mocetão, CristinaO presente relatório incide sobre o papel que as estratégias de marketing relacional desempenham no sucesso de uma empresa, tanto a nível interno com a relação entre colaboradores e empresa, trabalhando e estimulando a sua motivação, como a nível externo na criação de uma relação sólida e duradoura com clientes e parceiros. São apresentados os seguintes objetivos: avaliar a eficácia das estratégias de marketing relacional na construção e gestão de relacionamentos com parceiros de negócios, analisar a influência do marketing relacional na dinâmica de parcerias e na canalização eficaz de negócios e entender a integração do marketing relacional nas estratégias de marketing interno. Após realizada uma análise interna da empresa de acolhimento, foi elaborada uma análise qualitativa de dados retirados de entrevistas realizadas junto de colaboradores, do Chief Executive Officer e de parceiros da empresa. Os dados recolhidos permitiram entender que o marketing relacional possui um papel fulcral nas atividades diárias de uma empresa. Contribui para a motivação e qualificação dos seus colaboradores, tornando-os numa peça chave para aumentar o volume de negócios. Promove a criação de uma cultura organizacional orientada para o cliente e para a construção de relações duradouras com os mesmos, estimulando a sua fidelização. Por último, permite à empresa criar e manter relações com parceiros, que entregam conhecimento, mão-de-obra qualificada e oportunidades de negócio. O estudo consiste num relatório de estágio numa empresa, e através da informação concluída é possível otimizar as relações com parceiros e criar um ambiente organizacional focado nas relações externas e internas.
- O impacto da coabitação na relação entre avós e netos adolescentes: Intervenção do enfermeiro de famíliaPublication . Lopes, Flávia Sofia de Jesus; Brito, Maria Emília Campos dePortugal é um dos 27 estados-membros que tem a menor proporção de pessoas idosas a viverem sozinhas – cerca de 21,2%, sendo também o país onde, em 2020, cerca de 30,4% dos idosos viviam em outros tipos de agregado familiar, para além dos unipessoais e de díade nuclear (Eurostat, 2021). Para além disso, Portugal, é, também, o 8º país da União Europeia com maior proporção de população a viver vulnerabilidade social e económica, o que tem levado a que muitas famílias regressassem a casa dos seus pais, agora já avós, por impossibilidade de se autossustentarem (Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza, 2022). Neste sentido, ao ser cada vez mais frequente a coabitação dos avós com os netos, foi desenvolvido o presente projeto de intervenção em enfermagem de saúde familiar com base numa metodologia de trabalho de projeto com três principais objetivos orientadores: cuidar de famílias, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção; liderar os processos de intervenção no âmbito da enfermagem de saúde familiar; contribuir para a promoção da relação positiva entre neto(s) adolescente(s) e avó(s) dependente(s) a coabitarem. Para tal, foi elaborada uma revisão scoping para identificar as relações dos netos adolescentes com os avós quando coabitam, bem como um estudo de investigação quantitativo, transversal e descritivo, que envolveu 5 famílias de uma Unidade Saúde Familiar, cujos resultados permitiram concluir que quando a coabitação dos netos é com avós saudáveis, estes são um recurso, contribuindo, inclusive, para a formação da sua personalidade e quando é com avós dependentes, os netos adolescentes podem ser cuidadores auxiliares dos avós. Com base no Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar, foram planeadas intervenções de enfermagem que permitiram o envolvimento dos netos adolescentes na resolução de problemas identificados numa família com avó dependente. O presente relatório documenta as atividades realizadas para o desenvolvimento de competências comuns de enfermeira especialista, bem como de mestre e especialista em enfermagem comunitária na área de enfermagem de saúde familiar.
- Capacitação Parental no Cuidado à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Medalho, Andreia Piedade; Frade, Maria de FátimaOs enfermeiros prestam cuidados a pessoas que experienciam diversas transições ao longo do seu ciclo de vida, que têm um importante impacto no seu bem-estar, saúde e qualidade de vida. Assim, é fundamental que o enfermeiro desenvolva terapêuticas de enfermagem facilitadoras desses processos de transição, capacintado as pessoas a manter ou restabelecer o seu bem-estar (Meleis, 2014). A criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) e a sua família, experienciam vários tipos de transições que se relacionam com o impacto da complexidade do tratamento, controlo e vigilância da doença, que interferem no crescimento e desenvolvimento harmoniosos da criança e impactam o bem-estar e a qualidade de vida da criança e da família. Os pais das crianças com DM1, ao assumirem um novo papel de principais cuidadores do seu filho, experienciam elevados níveis de stress e ansiedade, relacionados com a elevada exigência da gestão da doença e com as alterações das rotinas e dinâmicas familiares. Neste sentido, a capacitação e empoderamento parental no cuidado à criança com DM1 são focos de intervenção fundamentais na prática de enfermagem, facilitando os processos de transição na adaptação da criança e família à DM1. Este relatório foi construído tendo por base um projeto formativo, elaborado através da metodologia de projeto, de forma a dar resposta à problemática identificada e no sentido de se desenvolverem competências de mestre e competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O projeto foi implementado nos diversos contextos da prática clínica, tendo sido utilizada a metodologia da aprendizagem experiencial e a reflexão sobre a prática, confrontando-as com a evidência científica, que contribuíram para alcançar os objetivos propostos e desenvolver as competências anteriormente descritas.
- Adesão ao Regime Medicamentoso na Pessoa em Hemodiálise e com Sintomas Depressivos.Publication . Mendes, Ana Sofia Botão; Henriques, EuniceAo longo dos últimos anos, tem se verificado um aumento do número de pessoas com Doença Renal Crónica por todo o mundo. Este facto poderá estar relacionado com a alta prevalência de doenças crónicas e com o envelhecimento da população em geral, decorrente do aumento da esperança média de vida. É no estádio 5 da Doença Renal Crónica que surge a necessidade de realização de um tratamento de substituição da função renal, que na maioria das vezes é a hemodiálise. Um dos pilares de adesão terapêutica nos tratamentos de hemodiálise é a adesão medicamentosa. A não adesão à medicação interfere direta e negativamente nos resultados de saúde destas pessoas, comprometendo a qualidade do tratamento e de vida. No caso da pessoa com doença renal crónica terminal, em programa regular de hemodiálise, a sintomatologia depressiva, é uma condição bastante comum, gerando consequências graves na adesão ao regime medicamentoso. Na literatura vários estudos apresentam como fator de não adesão medicamentosa, os sintomas e o humor depressivos e/ou a mesmo a depressão. Sendo assim é fundamental atuar e contribuir para a melhoria da adesão medicamentosa, garantindo estabilidade da qualidade de vida, redução do impacto da patologia, redução das taxas de hospitalização e de mortalidade, bem como, a redução significativa de custos na área da saúde. Este relatório tem como objetivo a descrição das atividades desenvolvidas para a aquisição das competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crónica, bem como, partilhar a pesquisa resultante da Revisão Integrativa da Literatura com o tema Adesão ao Regime Medicamentoso na Pessoa em Hemodiálise com Sintomas Depressivos.
- Promoção do cuidado-de-si à pessoa idosa com dor crónica, sob terapêutica opióide: Intervenção especializada de enfermagemPublication . Costa, Sofia Leonor Santos; Gomes, Idalina DelfinaA dor crónica apresenta uma prevalência significativa na população portuguesa (Antunes, Pereira, Afonso & Tinoco 2021). A presença de dor, pode-se traduzir num elevado impacto na qualidade de vida da pessoa, família e/ou pessoa significativa, com sequelas psicológicas, isolamento e incapacidade (Barbosa, Pina, Tavares & Neto, 2016; DGS, 2017). Segundo a Direção Geral de Saúde (2010), o controlo da dor crónica na pessoa idosa pode ser complementando com o uso de meios farmacológicos. As particularidades da gestão da dor na pessoa idosa, devido aos riscos associados às opções farmacológicas, representam uma dificuldade na abordagem, neste grupo populacional. Deste modo, foi elaborado um projeto formativo com a finalidade de desenvolver competências como enfermeira mestre e especialista, em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, centrado na pessoa idosa com dor crónica a realizar terapêutica opióide, tendo por base intervenções promotoras do Cuidado-de-Si e o desenvolvimento de um trabalho de investigação, com o objetivo de conhecer as crenças da pessoa idosa com dor crónica alusivas à terapêutica opióide. Este projeto desenvolveu-se, através da realização de atividades nos dois momentos de estágios: num serviço de medicina e num centro multidisciplinar de dor. Como resultados verificou-se a aquisição de conhecimentos sobre dor crónica, terapêutica opióide, envelhecimento e o modelo de cuidados de parceira de Gomes (2021). Dos resultados do estudo de investigação foi possível identificar e comparar as crenças, que pela literatura podem ser consideradas como barreira e/ou facilitadoras ao uso de terapêutica opióide. Assim foi possível a concretização de um percurso, onde a minha atuação com a pessoa idosa com dor crónica, permitiu o desenvolvimento de competências comuns de enfermeira especialista, de enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, nos domínios inerentes aos mesmos e de mestre, através de reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais e elaboração de projetos de investigação.
