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- Estudo para a implementação de sistema de robótica móvel em ambiente académico e industrialPublication . Melo, Wanderson Richard Gomes; Simões, Fernando António Gaspar; Ferreira, Nuno Miguel FonsecaEste relatório aborda a implementação de sistemas de robótica móvel, nomeadamente os Veículos Guiados Automatizados (AGVs) e os Robôs Móveis Autónomos (AMRs), no ambiente académico do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e no ambiente industrial da empresa Sanitana. O relatório apresenta a evolução histórica da robótica, comparando as diferentes tecnologias tais como os AGV e os AMR, bem como detalha os componentes fundamentais de cada tipo de sistemas, incluindo sensores, sistemas de navegação, distintas configurações de rodas e também os métodos de carregamento de baterias. No ISEC, o foco centra-se na definição de percursos para um AGV designado por TriBOT 5000 produzido pela ABB/ASTI, considerando a infraestrutura das oficinas mecânicas de modo a garantir a segurança e eficiência na movimentação deste tipo de equipamentos. Para a empresa Sanitana foi realizado um estudo da implementação e integração de AGVs ou AMRs para otimizar a movimentação de cargas dentro da empresa, tendo em consideração os desafios de integração com outros sistemas existentes, bem como a adaptação dos processos de trabalho. O relatório inclui uma análise detalhada das diferentes rotas, as cargas e descargas, assim como os tempos de movimentação, bem como a avaliação técnica das limitações e requisitos para a implementação eficaz de sistemas de robótica móvel. As tarefas desenvolvidas no ISEC incluem a criação de uma rota para a instalação do AGV, assim como o desenvolvimento de um manual de operação e programação destinado a futuros alunos. Na Sanitana, destaca-se a elaboração de um caderno de encargos para delinear o equipamento desejado junto a potenciais fornecedores, com intuito do fornecimento de um sistema adequado as necessidades da empresa. .
- A relação entre a satisfação dos colaboradores e a qualidade da experiência proporcionada pelas empresas aos seus clientes: estudo de caso STARPublication . Silva, Inês Filipa Varelas da; Paixão, JoãoEste estudo visa investigar a relação entre a satisfação dos colaboradores e a qualidade da experiência proporcionada pelas empresas aos seus clientes, na STAR. A empresa designada por “STAR” nesta dissertação é uma empresa real do setor das agências de comunicação em Portugal. O uso de um nome fictício reflete a vontade da empresa em não ser identificada, a fim de preservar a confidencialidade de determinados factos e ocorrências descritos neste estudo. A investigação teve como principal objetivo compreender de que forma as interações entre colaboradores e clientes afetam a perceção geral do serviço, respondendo às perguntas de investigação, sobre a existência de relação entre as duas amostras, e quanto ao efeito dessa mesma relação. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica mista, recorrendo aos métodos quantitativo e qualitativo. O primeiro, através da análise de 27 questionários para aferir a satisfação de colaboradores (Employee Net Promoter Score) e da realização do mesmo modelo de questionário a 34 clientes (Net Promoter Score), e o segundo por meio de entrevistas semiestruturadas a 11 elementos da equipa de Branding da empresa em análise. Os dados obtidos sugerem que a satisfação dos colaboradores não impacta diretamente a satisfação dos clientes, o que revela um efeito neutro nas interações entre colaboradores e clientes. O estudo apresenta dados que sugerem que os colaboradores satisfeitos ou insatisfeitos mantêm níveis de execução, entrega e acompanhamento de alta qualidade, evitando que clientes se apercebam da existência de desafios internos.
- Plano de marketing da CLÍNICA LUSÍADAS GAIA: intervenção na área da saúde da mulher e da criançaPublication . Monteiro, Sara Maria Neves; Paixão, JoãoA Clínica Lusíadas Gaia pertence ao Grupo Lusíadas Saúde e localiza-se na Avenida da República, em Vila Nova de Gaia. Entre as principais valências, destaca-se o corpo clínico de excelência, análises clínicas, consultas de especialidade, exames de diagnóstico e de especialidade e um serviço personalizado e humanizado. O presente projeto surge no âmbito do desafio proposto pela Clínica Lusíadas Gaia no sentido de desenvolver um plano de marketing com intervenção na área da saúde da Mulher e da Criança. Os objetivos deste plano de marketing são aumentar a notoriedade da Clínica Lusíadas Gaia e aumentar a captação de novos clientes e a retenção e lealdade dos existentes. Para a elaboração deste projeto, realizou-se uma análise da revisão da literatura e dos dados fornecidos pela Clínica Lusíadas Gaia, bem como uma entrevista semi-estruturada à Diretora Executiva da Clínica Lusíadas Gaia e à Diretora de Marketing da Lusíadas Saúde. Após a implementação das estratégias definidas, espera-se angariar clientes, especialmente Mulheres e Crianças, através do crescimento da visualização e da reputação da Clínica Lusíadas Gaia, tornando-os fidelizados e promotores dos serviços de saúde. Este projeto irá contribuir para que a Clínica Lusíadas Gaia se torne pioneira na prestação do serviço de saúde privado em Vila Nova de Gaia.
- Importância de um bom marketing relacional para o sucesso de uma empresaPublication . Coelho, Diogo; Mocetão, CristinaO presente relatório incide sobre o papel que as estratégias de marketing relacional desempenham no sucesso de uma empresa, tanto a nível interno com a relação entre colaboradores e empresa, trabalhando e estimulando a sua motivação, como a nível externo na criação de uma relação sólida e duradoura com clientes e parceiros. São apresentados os seguintes objetivos: avaliar a eficácia das estratégias de marketing relacional na construção e gestão de relacionamentos com parceiros de negócios, analisar a influência do marketing relacional na dinâmica de parcerias e na canalização eficaz de negócios e entender a integração do marketing relacional nas estratégias de marketing interno. Após realizada uma análise interna da empresa de acolhimento, foi elaborada uma análise qualitativa de dados retirados de entrevistas realizadas junto de colaboradores, do Chief Executive Officer e de parceiros da empresa. Os dados recolhidos permitiram entender que o marketing relacional possui um papel fulcral nas atividades diárias de uma empresa. Contribui para a motivação e qualificação dos seus colaboradores, tornando-os numa peça chave para aumentar o volume de negócios. Promove a criação de uma cultura organizacional orientada para o cliente e para a construção de relações duradouras com os mesmos, estimulando a sua fidelização. Por último, permite à empresa criar e manter relações com parceiros, que entregam conhecimento, mão-de-obra qualificada e oportunidades de negócio. O estudo consiste num relatório de estágio numa empresa, e através da informação concluída é possível otimizar as relações com parceiros e criar um ambiente organizacional focado nas relações externas e internas.
- Otimização energética dos edifícios de Engenharia Mecânica e Eletromecânica do ISECPublication . Martins, Hugo Simões; Carvalho, Anabela Duarte deNo âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica - Especialização em Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos, optou -se pela realização de um projeto de mestrado. Este projeto teve como objetivo principal caracterizar e analisar o desempenho energético dos edifícios de Engenharia Mecânica e de Engenharia Eletromecânica, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, assim como propor e fazer uma avaliação técnico-económica de medidas de aumento de eficiência energética e de integração de energias renováveis. A crescente preocupação com a sustentabilidade e a necessidade de reduzir o consumo energético nos edifícios, nomeadamente de edifícios existentes, que ainda apresentam um grande potencial de melhoria, tornam este tipo de estudo fundamental para promover práticas mais eficientes e menos prejudiciais do ponto de vista ambiental. O estudo iniciou com o levantamento de dados dos edifícios, nomeadamente plantas, constituição da envolvente, principais equipamentos consumidores, períodos de ocupação e de utilização de equipamentos, entre outros, para posterior criação de um modelo detalhado do edifício, utilizando o software CYPE de modelação dinâmica de edifícios. Com base nos resultados obtidos, nomeadamente a nível das cargas térmicas e das necessidades de energia útil para climatização do edifício, foram identificadas as principais áreas de atuação e com potencial de melhoria. Ao longo do trabalho, foram propostas e analisadas várias soluções de melhoria, como a substituição da iluminação, a aplicação de isolamento térmico, a aplicação de palas de sombreamento, a substituição dos envidraçados, a aplicação de sistemas de climatização mais eficientes e a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo. Estas melhorias foram avaliadas tanto do ponto de vista técnico como económico, considerando o retorno do investimento. A melhoria do desempenho energético de edifícios existentes, como o caso de estudo aqui apresentado, não só contribui para a redução dos custos operacionais e das emissões de gases com efeito de estufa, como também melhora o conforto térmico dos ocupantes. Este estudo pretende, assim, servir como um exemplo real e de fundamentação para que as medidas de melhoria propostas sejam implementadas.