Browsing by Issue Date, starting with "2025-09-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva em unidade de cuidados intensivos: A intervenção da enfermagem de reabilitação no desmame ventilatórioPublication . Mota, Sandra Cristina da Conceição; Saraiva, Cristina Maria da SilvaO desenvolvimento de competências para uma prestação de cuidados de enfermagem especializada tem por base a formação contínua ao longo da carreira profissional para dar resposta aos constantes desafios que se impõem na prática. Para a atribuição do grau académico de Mestre e a obtenção do título profissional de Enfermeiro Especialista é realizado um percurso formativo, que culmina com a elaboração do presente Relatório de Estágio. Este caminho foi iniciado com a elaboração de um projeto de formação, no qual foram delineados objetivos e atividades a desenvolver, com base numa problemática. Prevê-se que, num futuro próximo, exista um acréscimo substancial de pessoas em situação crítica e que necessitem de ventilação mecânica invasiva, o que acarreta um aumento da morbilidade e mortalidade, bem como dos custos. O recurso a esta técnica é um pilar fundamental no tratamento da pessoa em situação crítica, contudo a ventilação mecânica invasiva está associada a diversas complicações, pelo que se preconiza um processo de desmame ventilatório célere, eficaz e seguro. A implementação de um programa de reabilitação precoce na pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva é segura, viável e benéfica, promovendo o processo de desmame ventilatório. A eficácia deste processo traduz-se na redução do tempo de internamento em Unidade de Cuidados Intensivos, na minimização das consequências da ventilação mecânica invasiva e na promoção da qualidade de vida, em que a intervenção do Enfermeiro Especialista em Reabilitação assume um papel fundamental. Este relatório pretende descrever a análise e reflexão das intervenções realizadas, do desenvolvimento de competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros e pelos descritores de Dublin durante o percurso formativo. O seu desenvolvimento foi sustentado pela Teoria do Défice de Autocuidado de Dorothea Orem, que tem o autocuidado como conceito central, e por uma revisão integrativa da literatura.
- Geolocalização de alvos marítimos a partir de uma câmara RGB montada num UAVPublication . Bernardes, Miguel Miranda; Lopes, GMAR AN Xavier SantosOs Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) têm potencial para se tornarem uma ferramenta valiosa na vigilância marítima, especialmente em cenários onde os navios não utilizam o Sistema de Identificação Automática. Esta dissertação aborda a geolocalização de alvos marítimos a partir de imagens captadas por uma câmara RGB (Red, Green and Blue) montada num VANT, utilizando dados de posicionamento (Global Positioning System, GPS) e orientação (Inertial Measurement Unit, IMU). A metodologia desenvolvida visa detetar e geolocalizar navios recorrendo a um VANT, contribuindo para o esclarecimento do panorama situacional sem a mobilização de meios adicionais. A abordagem incluiu a calibração da câmara para determinar parâmetros intrínsecos e extrínsecos, a deteção de navios utilizando redes neuronais convolucionais You Only Look Once (YOLO) versão 8 com a arquitetura nano e a geolocalização direta baseada em transformações de coordenadas, utilizando informações da pose do VANT e da orientação da câmara, com aplicação do Filtro de Kalman Estendido (FKE) para reduzir o erro da estimativa ao longo do tempo. Um contributo significativo foi a criação de um conjunto de dados original, composto por um vídeo captado por VANT, com dados de pose, dados de transformação de coordenadas do mundo para a câmara, anotações do vídeo e as posições dos navios detetados. Os resultados experimentais, obtidos em testes reais, demonstraram uma deteção eficaz, alcançando um F1 Score de 0.66. A geolocalização revelou erros médios de 100 m a 1200 m, para alvos próximos (2 km) e distantes (5 km), respetivamente, com o FKE a melhorar a consistência em alvos distantes. Limitações como ruído sensorial, assincronismo temporal e proximidade da deteção ao horizonte impactaram a precisão. A metodologia revelou-se viável para vigilância marítima, mas requer mais testes para alvos a maior distância.
- Efeito de um programa de exercício na funcionalidade de idosos para prevenção de risco de quedas: um estudo pilotoPublication . Gondim, Samara Kelly Almeida; Marconcin , Priscila; Patrício, NunoO presente relatório descreve as atividades realizadas no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Exercício e Saúde, desenvolvido no Complexo Desportivo Aquafitness Quinta do Texugo Health Club, locali zado na Charneca da Caparica. O Capítulo I apresenta a caracterização do local de estágio e o conjunto de atividades realizadas, que incluíram a avaliação física inicial dos clientes, o acompanhamento de aulas de grupo, a orientação de alunos da licenciatura, reuniões com a equipe técnica, apoio a eventos de saúde, e a participação na supervisão de treinos personalizados. Uma das principais tarefas desenvolvidas ao longo do estágio foi a elaboração e implementação de um programa de intervenção com foco na prevenção de quedas em idosos. No Capítulo II, é apresentado o estudo piloto resultante desse programa de intervenção, aplicado junto ao grupo de idosos da Universidade Intergeracional do Concelho de Almada (ÚNICA). A intervenção foi realizada ao longo de 12 semanas, com sessões duas vezes por semana, e incluiu exercícios de força, equilí brio, mobilidade e estimulação cognitiva. Os resultados evidenciaram melhorias significativas na mobilidade e na força dos membros inferiores. Este resultado reforça o potencial dos programas estruturados de exer cício físico como estratégia eficaz de promoção da saúde e prevenção de quedas na população idosa.
