Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-29"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Diversidade e inclusão na atração de talento da geração Z em PortugalPublication . Pereira, Débora Raquel Ribeiro; Mena, RicardoA entrada da geração Z no mercado de trabalho tem impulsionado mudanças nas dinâmicas organizacionais. Nascida entre 1995 e 2010, esta geração distingue-se por uma consciência social e ambiental, com um forte envolvimento em questões de justiça social e igualdade, moldando assim as suas expectativas profissionais. Este fenómeno, impulsionado pela globalização e pelo aumento da mobilidade, reflete-se em Portugal no crescimento da população estrangeira e na implementação de quotas para a contratação de pessoas com deficiência, resultando inevitavelmente num mercado de trabalho cada vez mais heterogéneo. Neste contexto, as organizações enfrentam o desafio de alinhar as suas estratégias de Employer Branding (EB) orientadas para a Diversidade e Inclusão (D&I), fatores essenciais para atrair talento, especialmente da Geração Z, que privilegia empresas cujas práticas refletem os seus valores pessoais. Este estudo procura compreender a influência da D&I na atração de talentos da Geração Z em Portugal, assim sendo a revisão de literatura sustenta a análise ao centrar-se em três temas principais: a D&I nas organizações, EB e a atração de talento. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em entrevistas semiestruturadas a dez participantes da Geração Z com experiência profissional, abrangendo tanto a maioria quanto grupos minoritários considerando especialmente a comunidade brasileira e pessoas com deficiência. Os resultados indicam que a D&I é vista como um fator crucial pela Geração Z, sendo a liderança considerada determinante para a eficácia destas práticas. No entanto, a falta de transparência e genuinidade na comunicação das estratégias de EB, bem como a sua implementação, evidenciam uma desarticulação entre as iniciativas promovidas pelas organizações e as expectativas da Geração Z. Esta dissociação expõe fragilidades que comprometem a atratividade das organizações no mercado de trabalho.
- Inteligência artificial : que implicações para a segurança e defesa?Publication . Conferências do Castelo 'Inteligência Artificial : que Implicações para a Segurança e Defesa?', Porto, Outubro 2024; Gouveia, Luís Borges; Antunes, Luís Filipe Coelho
- Eu ensino-te, tu explicas-me, nós aprendemos: Contributo das atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridadePublication . Pereira, Carla; Paramés, AnaO presente estudo, elaborado no âmbito de estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alicerçase na aplicação da aprendizagem cooperativa como uma metodologia ativa de pedagogia diferenciada, inovadora, atrativa e inclusiva, que contribui para a motivação de aprendizagens significativas e para a aquisição de competências sociais, conhecimentos e atitudes várias, sustentadas na partilha, colaboração e cooperação, indispensáveis para a formação pessoal, social, emocional e coletiva dos alunos, com um potencial necessário para mudar as práticas pedagógicas no Ensino Básico. A investigação incide na compreensão do contributo da aprendizagem cooperativa, através da implementação de atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais numa turma do 1.º Ciclo, comparando duas metodologias diferentes: sem a intervenção da aprendizagem cooperativa e após a aplicação da aprendizagem cooperativa. O estudo possui características de investigação-ação, de natureza qualitativa, centra-se numa turma de 3.º ano de escolaridade e utiliza-se instrumentos de recolha de dados como a observação, o diário de bordo, conversas informais, recolha documental, protocolo dos alunos e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos evidenciam significativas melhorias no desenvolvimento de competências socias dos alunos participantes no estudo, assim como no processo de ensino-aprendizagem, observáveis no aumento do rendimento escolar. Os participantes não só reconheceram os benefícios da dinâmica do trabalho cooperativo, como revelaram ter adquirido consciência da importância do seu desempenho individual como um contributo para o sucesso do grupo e para a valorização das relações interpessoais.
- O papel dos atributos dos social media influencers na intenção de compra dos consumidoresPublication . Amorim, Joana Rita Cardoso; Pessôa, ClarisseEste relatório de estágio tem como principal objetivo investigar o papel dos atributos dos Social Media Influencers (SMIs) na intenção de compra dos consumidores. Os SMIs tornaram-se cruciais para as marcas atingirem um público segmentado através de publicidade que se apresenta mais autêntica, criativa e orgânica, com intuito de influenciar as perceções e escolhas dos consumidores. Para atingir o objetivo geral deste relatório, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com a aplicação de inquéritos por questionário a consumidores com perfis no Instagram, que seguem pelo menos um SMI (Brandão & Nascimento, 2023) Os principais resultados revelam que a autenticidade, a credibilidade e o expertise influenciam positivamente na intenção de compra. Por outro lado, a atratividade física não parece ter um impacto direto nessa mesma relação. Cerca de 66% dos inquiridos confirmaram ter adquirido produtos ou serviços recomendados por SMIs. Além disso, 81% dos inquiridos demonstram uma predisposição para considerar futuras compras com base nas recomendações dos SMIs, desde que percecionados como autênticos e genuínos. Contudo, a confiança nas recomendações diminui quando se trata da sua partilha com amigos ou familiares, refletindo um maior ceticismo neste domínio. Outra conclusão relevante é a preocupação dos consumidores com a transparência nas parcerias pagas, o que reforça a importância da credibilidade e da integridade no conteúdo promovido. Esta investigação contribui, assim, para uma maior compreensão das dinâmicas entre os atributos dos Social Media Influencers e as decisões de consumo dos consumidores. Ao demonstrar o papel destas perceções no comportamento dos consumidores, este relatório oferece contribuições relevantes para a literatura, visando estratégias de marketing de influência mais eficazes e credíveis.
- Uso da realidade virtual no marketing turístico para melhorar a experiência dos visitantes: um caso de estudo da exposição Living Van GoghPublication . Oliveira, Ângelo Rodrigo Santos; Pessôa, ClarisseEste estudo analisa o uso da realidade virtual no marketing turístico, com foco na melhoria da experiência dos visitantes, através de uma investigação empírica sobre a exposição "Living van Gogh", apresentada na Alfândega do Porto. A metodologia adotada foi o Estudo de Caso, realizado através de uma análise de conteúdos e um inquérito por questionário online, com uma amostra de 245 participantes. O objetivo foi avaliar a eficácia da realidade virtual como ferramenta estratégica de marketing no turismo, visando o enriquecimento da experiência dos visitantes. Os resultados indicam uma elevada satisfação por parte dos visitantes relativamente à exposição e à cidade do Porto. Percebe-se também que as expectativas sobre a exposição vão de encontro à realidade, o que nos indica que a promoção online da mesma é realista e satisfatória, embora possa ser mais estratégica Este estudo é pioneiro ao explorar a interligação entre a realidade virtual, as experiências imersivas em museus e a sua influência no marketing turístico de um destino, tendo por base a perspetiva do visitante.
- O papel das redes sociais no âmbito do marketing territorial : um estudo de caso da marca “I Love Serra da Estrela”Publication . Duarte, Célia Silva; Salomão, MiriamO turismo rural está em crescimento e tem sido cada vez mais promovido por meio de dispositivos digitais, sendo as redes sociais uma ferramenta valiosa para as empresas e marcas. Nesta investigação, utiliza-se a marca “I Love Serra da Estrela” como estudo de caso, compreendendo como as redes sociais podem ser eficazes na atração de turistas e parcerias estratégicas. O objetivo principal foi a compreensão da perceção de clientes e potenciais clientes na eficácia de estratégias de marketing territorial no contexto do turismo rural para a atração de parcerias e colaborações nas redes sociais. Para isso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a 11 participantes com interesse em turismo rural e em páginas de destinos rurais nas redes sociais. Os resultados indicam que a perceção dos turistas rurais relativamente à eficácia de parcerias e colaborações nas páginas de turismo rural são positivas, pois os participantes das entrevistas acreditam que estas sejam benéficas para as empresas devido ao aumento de credibilidade das marcas e promoção e divulgação de produtos e serviços turísticos. As contribuições para a organização são a importância de co-criação de conteúdo com turistas, a criação de conteúdo visual, informativo e autêntico e o fortalecimento de parcerias e colaborações para o aumento de visibilidade e credibilidade.
- Co-creating in the B2B context: the how’s of shaping relationships with customers at E-goiPublication . Martins, Ana Matilde Lemos Bessa; Salomão, MiriamThe relationship between customers and brands has undergone a significant change over the years, shifting toward a more collaborative dynamic and steering away from a traditional, post-market interaction. In contrast to the passive role once assigned to clients, today’s business environment demands that they be heard and engaged in co-creative processes. This shift is especially relevant in B2B industries, where relationships between service providers and clients are characterized by a partnership perspective, requiring a deep alignment of business objectives and mutual trust. The present study explores how co-creation in new product development shapes relationships, through trust, commitment, and satisfaction within the B2B context, with a specific focus on the SaaS industry through a case study of E-goi. Employing a qualitative methodology, semi-structured interviews were conducted with E-goi's corporate clients to uncover the clients perspectives towards co-creation and its impact on the dynamics of these relationships. The findings corroborate previous research showing that co-creation enhances trust, commitment, and satisfaction, extending these results to the B2B context and to the SaaS industry. The study identifies communication, transparency, responsiveness, and flexibility as critical factors present in co-creation initiatives, fostering deeper client-provider relationships. Similarly, it uncovers new risks associated with co-creation, such as misaligned expectations and conflicts of interest, highlighting the importance of communication and goal alignment. Additionally, it provided E-goi with insights that co-creation initiatives are perceived as a strategic differentiation factor, while simultaneously enhancing customer relationships. The findings further enabled E-goi to identify the initial phases of new product development as the ones with highest priority for customers, where they can directly shape the product according to their needs. Another relevant contribution was the discovery of discounts as incentives to encourage participation in these initiatives.
- Relação Professor-Aluno na Educação Pública de Presidente Sarney, Maranhão: Impactos e OportunidadesPublication . Costa, Benício Pinto daA pesquisa realizada teve como foco investigar o relacionamento entre professores e alunos nas escolas públicas do município de Presidente Sarney, localizado no Estado do Maranhão, com ênfase na influência da afetividade nessa relação e suas implicações no contexto educacional. O estudo abordou alunos do Ensino Fundamental Menor (do 3º ao 5º ano) e professores que atuam nesses níveis de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos sobre a relação professor-aluno e a influência da afetividade na aprendizagem, bem como investigar como os professores percebem essa relação e suas implicações. A pesquisa foi conduzida por meio de diferentes instrumentos, incluindo questionários fechados, entrevistas semi-estruturadas e observações em sala de aula. Os resultados obtidos revelaram aspectos importantes sobre o relacionamento entre professores e alunos na região estudada. Os alunos demonstraram uma percepção positiva em relação à qualidade da relação com seus professores, destacando a importância de se sentirem valorizados e apoiados em seu processo de aprendizagem. Além disso, a afetividade foi apontada como um fator relevante para o engajamento dos alunos na escola. Os professores, por sua vez, reconheceram a importância da relação professor-aluno para o desempenho acadêmico, destacando a necessidade de estabelecer um ambiente de confiança e respeito mútuo. No entanto, eles também enfrentaram desafios na manutenção dessa relação, como dificuldades de comunicação e conflitos de comportamento. As implicações da pesquisa apontam para a relevância de promover relações afetivas e saudáveis entre professores e alunos, reconhecendo seu impacto positivo no ambiente escolar e no processo de aprendizagem. Além disso, os resultados sugerem a importância de investimentos em formação de professores para aprimorar suas habilidades de comunicação e gestão de conflitos.