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Abstract(s)
Este estudo analisa o uso da realidade virtual no marketing turístico, com foco na melhoria da experiência dos visitantes, através de uma investigação empírica sobre a exposição "Living van Gogh", apresentada na Alfândega do Porto. A metodologia adotada foi o Estudo de Caso, realizado através de uma análise de conteúdos e um inquérito por questionário online, com uma amostra de 245 participantes. O objetivo foi avaliar a eficácia da realidade virtual como ferramenta estratégica de marketing no turismo, visando o enriquecimento da experiência dos visitantes.
Os resultados indicam uma elevada satisfação por parte dos visitantes relativamente à exposição e à cidade do Porto. Percebe-se também que as expectativas sobre a exposição vão de encontro à realidade, o que nos indica que a promoção online da mesma é realista e satisfatória, embora possa ser mais estratégica
Este estudo é pioneiro ao explorar a interligação entre a realidade virtual, as experiências imersivas em museus e a sua influência no marketing turístico de um destino, tendo por base a perspetiva do visitante.
Description
Keywords
Realidade virtual (RV) e-tourism Marketing turístico Marca destino Experiência do visitante Turismo em museus