Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.46 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A entrada da geração Z no mercado de trabalho tem impulsionado mudanças nas
dinâmicas organizacionais. Nascida entre 1995 e 2010, esta geração distingue-se por uma
consciência social e ambiental, com um forte envolvimento em questões de justiça social e
igualdade, moldando assim as suas expectativas profissionais. Este fenómeno, impulsionado
pela globalização e pelo aumento da mobilidade, reflete-se em Portugal no crescimento da
população estrangeira e na implementação de quotas para a contratação de pessoas com
deficiência, resultando inevitavelmente num mercado de trabalho cada vez mais
heterogéneo. Neste contexto, as organizações enfrentam o desafio de alinhar as suas
estratégias de Employer Branding (EB) orientadas para a Diversidade e Inclusão (D&I),
fatores essenciais para atrair talento, especialmente da Geração Z, que privilegia empresas
cujas práticas refletem os seus valores pessoais.
Este estudo procura compreender a influência da D&I na atração de talentos da Geração
Z em Portugal, assim sendo a revisão de literatura sustenta a análise ao centrar-se em três
temas principais: a D&I nas organizações, EB e a atração de talento. A pesquisa, de natureza
qualitativa, baseou-se em entrevistas semiestruturadas a dez participantes da Geração Z com
experiência profissional, abrangendo tanto a maioria quanto grupos minoritários
considerando especialmente a comunidade brasileira e pessoas com deficiência.
Os resultados indicam que a D&I é vista como um fator crucial pela Geração Z, sendo a
liderança considerada determinante para a eficácia destas práticas. No entanto, a falta de
transparência e genuinidade na comunicação das estratégias de EB, bem como a sua
implementação, evidenciam uma desarticulação entre as iniciativas promovidas pelas organizações e as expectativas da Geração Z. Esta dissociação expõe fragilidades que
comprometem a atratividade das organizações no mercado de trabalho.
Description
Keywords
Diversidade e inclusão (D&I) Employer branding (EB) Atração de talentos Geração Z