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Diversidade e inclusão na atração de talento da geração Z em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMena, Ricardo
dc.contributor.authorPereira, Débora Raquel Ribeiro
dc.date.accessioned2024-11-04T16:39:54Z
dc.date.available2024-11-04T16:39:54Z
dc.date.issued2024-10-29
dc.description.abstractA entrada da geração Z no mercado de trabalho tem impulsionado mudanças nas dinâmicas organizacionais. Nascida entre 1995 e 2010, esta geração distingue-se por uma consciência social e ambiental, com um forte envolvimento em questões de justiça social e igualdade, moldando assim as suas expectativas profissionais. Este fenómeno, impulsionado pela globalização e pelo aumento da mobilidade, reflete-se em Portugal no crescimento da população estrangeira e na implementação de quotas para a contratação de pessoas com deficiência, resultando inevitavelmente num mercado de trabalho cada vez mais heterogéneo. Neste contexto, as organizações enfrentam o desafio de alinhar as suas estratégias de Employer Branding (EB) orientadas para a Diversidade e Inclusão (D&I), fatores essenciais para atrair talento, especialmente da Geração Z, que privilegia empresas cujas práticas refletem os seus valores pessoais. Este estudo procura compreender a influência da D&I na atração de talentos da Geração Z em Portugal, assim sendo a revisão de literatura sustenta a análise ao centrar-se em três temas principais: a D&I nas organizações, EB e a atração de talento. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em entrevistas semiestruturadas a dez participantes da Geração Z com experiência profissional, abrangendo tanto a maioria quanto grupos minoritários considerando especialmente a comunidade brasileira e pessoas com deficiência. Os resultados indicam que a D&I é vista como um fator crucial pela Geração Z, sendo a liderança considerada determinante para a eficácia destas práticas. No entanto, a falta de transparência e genuinidade na comunicação das estratégias de EB, bem como a sua implementação, evidenciam uma desarticulação entre as iniciativas promovidas pelas organizações e as expectativas da Geração Z. Esta dissociação expõe fragilidades que comprometem a atratividade das organizações no mercado de trabalho.pt_PT
dc.identifier.tid203717155pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52705
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDiversidade e inclusão (D&I)pt_PT
dc.subjectEmployer branding (EB)pt_PT
dc.subjectAtração de talentospt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.titleDiversidade e inclusão na atração de talento da geração Z em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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