Repository logo
 

ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 1435
  • Onde, quando e como: um projeto interdisciplinar com crianças do 1.º CEB, envolvendo educação financeira
    Publication . Gomes, Tatiana da Silva; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
    O presente Relatório Final reflete parte do trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste trabalho, é apresentado um enquadramento do estágio pedagógico realizado, no qual é feita uma breve descrição da turma, são caracterizados o agrupamento, a escola e a sala de aula, assim como o percurso do estágio, através da partilha de tarefas e atividades concretizadas. Relativamente ao percurso realizado durante o estágio, é também apresentada uma componente reflexiva, na qual a professora estagiária reflete sobre a importância que esta etapa teve na sua formação. O Relatório Final integra também uma componente investigativa, sendo apresentada uma investigação realizada com a turma do 4.º ano de escolaridade, na qual a professora estagiária realizou o estágio pedagógico em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou responder ao problema “De que forma um projeto interdisciplinar, envolvendo a Educação Financeira, a Educação para o Consumo e a Educação para o Empreendedorismo, pode contribuir para o desenvolvimento/aplicação de aprendizagens e competências múltiplas, em particular no domínio da Matemática?”. Este estudo, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, centrou-se na concretização de um projeto interdisciplinar envolvendo o planeamento, a elaboração de um orçamento, identificando rendimentos e despesas e apurando o saldo para a realização de uma visita de estudo. A participação ativa dos alunos nas diferentes fases do projeto bem como o envolvimento da comunidade provocou o desenvolvimento de diferentes aprendizagens e competências de vários domínios, nomeadamente, possibilitou o envolvimento dos alunos na resolução de desafios do quotidiano, nos quais tiveram de refletir, antecipar e atuar de modo responsável, para além de ter promovido o relacionamento interpessoal. Nas considerações finais, é apresentada uma reflexão sobre o impacto que o estágio pedagógico e realização do presente Relatório Final tiveram no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária.
  • Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB
    Publication . Melo, Vitória Lima; Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-
    O presente relatório descreve um projeto de intervenção realizado numa turma composta por 20 alunos/as do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado “Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB”, tendo como objetivo promover competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. A intervenção visou criar um ambiente educativo inclusivo onde as alunos/as se sentissem ouvidas e reconhecidas, promovendo a sua autoestima e o desejo de aprender. Para esse fim, conceberam-se atividades tendo em vista desenvolver competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. Ao longo e após a intervenção foram visíveis resultados positivos da mesma, no que diz respeito à autoestima dos/as alunos/as e uma maior capacidade para expressar e gerir com as suas próprias emoções e, consequentemente, a redução de comportamentos agressivos que resultou em interações sociais mais positivas, participando ativamente nas atividades coletivas. Contudo, algumas áreas não apresentaram progressos significativos e evidentes devido ao tempo limitado da intervenção. Conclui-se que para alcançarmos resultados positivos e consistentes, neste tipo de abordagem, seria necessário um período de intervenção mais extenso.
  • Desigualdade triangular através do ensino exploratório: um estudo com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
    Publication . Abreu, Carolina Maria Luís Aires de; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Martins, Nuno Lopes
    O presente Relatório Final foi elaborado tendo em conta atividades desenvolvidas no decorrer do estágio pedagógico efetuado no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de matemática, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é realizado um breve enquadramento acerca deste Relatório Final. A Componente Investigativa foca-se num conjunto de tarefas planificadas, aplicadas e analisadas desenvolvidas com uma turma do 5.º ano do 2.º CEB, visando identificar a influência da utilização de material manipulável, através do ensino exploratório, na aprendizagem da desigualdade triangular. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. Os dados foram recolhidos através de ficheiros áudio, de observação direta e de fotografias das produções dos alunos a partir dos quais foram realizadas as transcrições. Observou-se que a utilização de materiais manipuláveis auxiliou os alunos na compreensão do tema em estudo. Também o recurso ao ensino exploratório mostrou ser eficaz, na abordagem do tema, permitindo o surgimento de diversas estratégias de resolução. Por fim, na Componente Reflexiva é apresentada uma descrição e reflexão acerca do processo de estágio realizado em 2.º CEB.
  • A importância da TD e do uso dos ecrãs no âmbito do desenvolvimento pelo lazer nas dimensões física, mental e social
    Publication . Costa, Mónica Teresa Marques da; Morais, Filipa Maria Paula Coelho Caldeira Canavarro de, 1973-
    Tecnologia Digital tem evoluído rapidamente e a adesão à mesma é global: 67% da população mundial possui um smartphone e 60% acede à internet através deste equipamento; 55% utiliza redes sociais (DataReportal, 2021). Em Portugal, a cobertura de 3G atinge 100% e cerca de 90% das residências têm acesso à internet. Entre os jovens, 64,5% usam o smartphone no âmbito do lazer, superando outras atividades recreativas (Gaspar et al., 2022). Perante este cenário, o presente estudo explora os impactos da utilização de Tecnologia Digital e do consequente Ambiente Digital no desenvolvimento físico, mental e social em adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos em diversos contextos onde ocorra tempo livre, independentemente de ocorrer em contexto escolar ou fora dele. Esta investigação recorre a uma metodologia mista que inclui a pesquisa bibliográfica, a recolha de dados qualitativos através de entrevista semiestruturada a especialistas na área em estudo e recolha de dados quantitativos através de inquéritos por questionário aplicados a uma amostra por conveniência para o teste das hipóteses em análise. Este estudo recorre à estatística descritiva e inferencial. O objetivo é qualificar o lazer através da utilização de digital e conhecer os seus impactos no desenvolvimento infantojuvenil, integrando as observações com os conceitos de Joffre Dumazedier, nomeadamente, as funções sociais do desenvolvimento pelo lazer. Da análise de conteúdo resultante das entrevistas a especialistas nas áreas em estudo, concluiu-se que há impactos negativos nas 3 dimensões de desenvolvimento e perdas de oportunidades para o desenvolvimento relativos à utilização de TD. Da análise de dados resultante dos inquéritos a profissionais nas áreas em estudo, concluiu-se que há impactos negativos no desenvolvimento de adolescentes dos 11 aos 16 anos relativos à utilização de TD.
  • Uma conversa entre gerações – contributo dos programas intergeracionais
    Publication . Miranda, Daniela Alexandra Vieira; Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-
    presente projeto, intitulado “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, tem como propósito promover o diálogo e a convivência entre diferentes gerações, com base nos seguintes eixos: Educação e Lazer, Educação ao Longo da Vida e Desenvolvimento Local. Trata-se de um estudo de investigação-ação realizado numa IPSS, em Ourém. Participaram 14 crianças, com idades entre os 2 e os 3 anos, e 18 pessoas idosas com idades iguais ou superiores a 65 anos, institucionalizadas e com autonomia. A amostra foi selecionada por conveniência, tendo com base a recomendação da diretora técnica. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e quantitativa, incluindo observação direta e a aplicação de questionários às pessoas idosas e aos encarregados de educação das crianças. Durante as atividades, observou-se o entusiasmo e a interação dos participantes. No final de cada atividade, foi solicitado um feedback geral sobre as experiências vividas. Os questionários revelaram resultados positivos, conforme as respostas dos participantes, evidenciando que ambos os grupos (crianças e pessoas idosas) se divertiram e demonstraram entusiasmo nas atividades realizadas. Apesar das crianças se distraírem com facilidade, comportaram-se adequadamente. Entre as pessoas idosas, aquelas com mais de 85 anos interagiram mais e demonstraram mais vontade de participar do que aquelas com menos de 85 anos. As conclusões indicam que os programas intergeracionais contribuem significativamente para criar e fortalecer laços de fraternidade, proporcionando momentos de lazer e partilha entre as diferentes gerações. Essas conclusões foram confirmadas tanto pelas respostas positivas dos questionários das crianças e das pessoas idosas, quanto pela observação participativa, evidenciada pelos risos e conversas animadas entre os membros do grupo. Em suma, o projeto “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, revelou-se eficaz na promoção do diálogo, partilha de experiências e da criação de laços entre os mais novos e os mais velhos, beneficiando mutuamente ambas as gerações.
  • A Lenda como recurso didático: uma abordagem interdisciplinar no ensino do português e da história e geografia de Portugal, no 5.º ano de escolaridade
    Publication . Simão, Inês Filipa Rodrigues; Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-
    Neste relatório final pretendo explorar duas abordagens pedagógicas distintas, isto é, o ensino tradicional e a Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto interdisciplinar. O projeto desenvolveu-se com base na urgência de mudança na educação do século XXI, no sentido de capacitar os alunos para a mobilização de conhecimentos em vários âmbitos, relacionando as suas vivências com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em duas turmas distintas e com recurso a abordagens pedagógicas igualmente distintas. Na primeira abordagem, as lendas foram utilizadas como recurso didático para sistematizar conhecimentos históricos, promovendo o interesse pela leitura e facilitando a aquisição transversal de conteúdos históricos. Na segunda abordagem, adotou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo um papel ativo na construção do conhecimento, com ênfase na autonomia e na integração interdisciplinar
  • Explorar padrões e sequências: a construção do pensamento algébrico no 5.º ano
    Publication . Oliveira, Mariana Mendes; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956-
    O Relatório Final resulta de uma investigação de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, realizada numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação teve como principal objetivo promover o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos alunos. Além disso, o documento apresenta uma reflexão crítica e fundamentada sobre o estágio realizado no 2.º CEB, destacando o seu impacto no crescimento pessoal e profissional da futura professora. Dessa forma, o Relatório Final organiza-se em duas partes fundamentais: a Contextualização e Análise do Contexto de Estágio em 2.º CEB e a Componente Investigativa. Na Componente Investigativa, o estudo foi norteado pela seguinte questão: De que forma a utilização de tarefas envolvendo situações problemáticas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos do 5.º ano de escolaridade? A relevância do Pensamento Algébrico reside no facto de ser essencial para uma aprendizagem mais sólida e integrada da Matemática. Para responder a essa questão, foram traçados os seguintes objetivos: Conceber e implementar tarefas que integrem situações problemáticas relacionadas ao pensamento algébrico; Analisar as produções dos alunos, identificando conceitos e processos associados ao pensamento algébrico; Examinar as estratégias de resolução de problemas adotadas pelos alunos, evidenciando conexões matemáticas e criatividade; Identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na resolução de tarefas voltadas ao pensamento algébrico. As tarefas propostas aos alunos revelaram a presença de conexões internas e externas no domínio da matemática, promovendo múltiplas aprendizagens. Em suma, o estudo contribui para aprofundar a compreensão sobre como atividades bem estruturadas podem potencializar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e enriquecer a prática pedagógica na disciplina de Matemática.
  • Deficiência intelectual - expectativas, desafios e oportunidades: um foco na inclusão na rede regular de ensino
    Publication . Silva, Flaviene Queiroz; Gonçalves, Sofia Margarida Correia
    A presente pesquisa insere-se no campo da Educação Especial, com especial enfoque no Domínio Cognitivo e Motor, e aborda a inclusão de crianças com deficiência intelectual na rede regular de ensino. A escolha do tema justifica-se pela crescente importância da inclusão escolar no panorama educativo atual, em conformidade com as políticas públicas, como o Decreto-Lei n.º 54/2018, que preconiza a educação para todos. No entanto, verifica-se que o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ainda enfrenta desafios significativos, tanto ao nível das práticas pedagógicas, no âmbito das opções metodológicas dos mais variados intervenientes no processo, quanto ao nível da formação de professores e da articulação entre os diversos agentes educativos. Para a realização deste estudo optámos por uma investigação mista baseada em entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores de educação especial e a uma psicóloga, atuantes no especial e regular, respetivamente (investigação qualitativa) e na aplicação de um questionário online a docentes (investigação quantitativa). A análise dos dados obtidos revela que os profissionais consideram fundamental a inclusão de crianças com deficiência intelectual em turmas regulares, desde que acompanhada de um forte apoio especializado. A colaboração entre professores de educação regular, educação especial, psicólogos, outros agentes educativos e famílias foi amplamente destacada como um dos pilares do sucesso deste processo. Os participantes sublinharam também a necessidade de metodologias flexíveis, ajustadas ao ritmo e às capacidades de cada criança, e reforçaram a importância de uma maior sensibilização da sociedade para a inclusão e a aceitação da diferença. A pesquisa demonstra que, embora as políticas inclusivas estejam a ser implementadas nas escolas, persistem obstáculos que comprometem a plena inclusão de alunos com deficiência intelectual. Assim, conclui-se que é necessário um maior investimento em formação, recursos e sensibilização para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.
  • Divórcio na velhice: o desafio da construção da integridade familiar
    Publication . Monteiro, Edvane de Jesus Mendes; Marques, Filipa Daniela Correia, 1985-
    Este estudo explora as trajetórias de vida e os desafios enfrentados por idosos divorciados na construção da integridade familiar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes divorciados após os 50 anos, explorando os motivos para o divórcio, experiências de vida e mudanças nas relações familiares. A análise de conteúdo revelou dois grandes domínios: i) processo do divórcio e ii) construção da integridade familiar. Destes domínios emergiram categorias específicas, tais como: motivos inerentes ao divórcio; decisão do divórcio; impactos do divórcio na velhice e desafios enfrentados durante o processo do divórcio; experiências de vida após o divórcio; expectativas futura; relações familiares e transformações das relações ao longo do tempo; resolução de conflitos e perdas e criação de sentido e legado. Os resultados indicam que a construção da integridade familiar está intrinsecamente ligada à capacidade de resolver conflitos e fortalecer laços, o que contribui para um legado familiar significativo. Os participantes em integridade familiar demonstraram resiliência emocional e apoio familiar, facilitando a adaptação ao divórcio. Em contraste, aqueles classificados em desconexão/alienação familiar enfrentaram desafios emocionais que dificultam a reconciliação familiar. Este estudo contribui para a compreensão do divórcio na velhice e reforça a necessidade de políticas de apoio aos idosos que se divorciam na velhice.
  • (Con)viver com a demência: o papel da estimulação cognitiva na qualidade de vida dos idosos institucionalizados na AMITEI
    Publication . Trindade, Laura Pagaimo; Moisão, Ana Carina Henriques Teodósio
    O aumento da esperança média de vida constitui um marco significativo na evolução da humanidade, trazendo consigo desafios que a sociedade tem de enfrentar. A demência surge como uma das principais adversidades neste contexto, exigindo soluções que mitiguem os seus impactos e assegurem o bem-estar dos idosos. Estudos destacam a complexidade das vivências dos idosos e a importância de abordagens que promovam a sua qualidade de vida. A estimulação cognitiva revela-se uma estratégia eficaz, uma vez que atividades direcionadas podem melhorar substancialmente a memória e a cognição, favorecendo assim uma qualidade de vida superior para os idosos institucionalizados (Martinho, 2018). O presente estudo teve como objetivo principal avaliar e aprimorar a performance cognitiva de idosos institucionalizados com demência e com declínio cognitivo leve, através da implementação de um programa de estimulação cognitiva. Este projeto utiliza uma metodologia observacional e quantitativa. Para tal, foram selecionados dois instrumentos de avaliação: o Questionário Sociodemográfico e o Mini Mental State Examination (MMSE), complementados por uma grelha de observação direta para o registo das sessões. A amostra foi composta exclusivamente por mulheres (n=6), com idades compreendidas entre 80 e 91 anos (DP=3.472). Todas as participantes eram viúvas e as suas experiências profissionais abrangeram os setores dos serviços (50%, n=3), agricultura (16,7%, n=1) e indústria (33,3%, n=2), refletindo as oportunidades limitadas ao longo das suas vidas. Em relação à escolaridade, 33, 3% (n=2) completaram o ensino primário, 33,3% (n=2) o concluíram parcialmente, e 33,3% (n=2) eram analfabetas. Metade das participantes (50%, n=3) recebia pensões e complementos, enquanto as restantes dependiam exclusivamente da pensão de sobrevivência (50%, n=3). A maioria (83,3%, n=5) residia em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), enquanto uma participante mantinha maior autonomia ao frequentar um Centro de Dia. Os resultados evidenciaram que a estimulação cognitiva não só melhorou a memória e a cognição das participantes, como também teve um impacto positivo no seu bem-estar e autonomia. Houve um aumento significativo na capacidade de interação social, reforçando a necessidade de intervenções adaptadas às especificidades desta população e a importância de políticas públicas que assegurem cuidados adequados e acessíveis aos idosos. O estudo conclui que programas de estimulação cognitiva devem ser amplamente implementados em instituições, contribuindo assim para o envelhecimento ativo e saudável desta população vulnerável.