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ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação

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  • Potencialidade do Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação de Coimbra: produtos de apoio à comunicação
    Publication . Simões, Isilda dos Santos; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
    A necessidade de comunicar é inerente ao ser humano. Há, no entanto, pessoas que não conseguem comunicar através da fala, ou fazem-no com limitações significativas, necessitando, como tal, de comunicar de forma diferente. Com o presente trabalho pretende alcançar-se um maior conhecimento sobre as potencialidades dos produtos de apoio, de modo a promover a Comunicação Aumentativa e Alternativa, bem como uma maior compreensão sobre o modo como podem ser adaptados às características e necessidades específicas das crianças que não falam, ou que apresentam limitações nesta área. Para esta concretização, incluir-se-á a pesquisa sobre produtos de apoio, tais como softwares e dispositivos específicos que possam constituir-se ferramentas eficazes para a comunicação. Neste âmbito, procurar-se-á analisar o funcionamento dos CRTIC e perceber a dimensão da intervenção do CRTIC Coimbra no âmbito da área da Comunicação Aumentativa e Alternativa e o contributo dos produtos de apoio prescritos, como facilitadores da comunicação das crianças. Pretende-se que o trabalho nesta área contribua para promover a inclusão escolar e social das crianças com dificuldades de comunicação, a partir da identificação de abordagens e práticas que facilitem a sua participação ativa, permitindo-lhes desenvolver aprendizagens, expressar necessidades, opiniões e sentimentos de modo eficaz. A metodologia envolveu entrevistas e análise documental. Os resultados obtidos confirmaram o efeito facilitador dos produtos de apoio na comunicação, salientando-se, no entanto, a necessidade de promover ainda mais a formação das equipas educativas e desenvolver a monitorização da utilização dos produtos de apoio.
  • O relacionamento entre pares no interior e no exterior em jardim-de-infância e creche
    Publication . Marques, Dina Sofia Santos; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
    As interações entre crianças na primeira infância são essenciais para o seu desenvolvimento psicossocial, desempenhando um papel vital na sua adaptação e crescimento (Michel Boivin, 2005, p. 5). “Através do relacionamento entre pares, a criança não só se submete a diversas competências sociais como também aveza normas e métodos sociais interligados nas relações interpessoais” (Michel Boivin, 2005, p. 5). Presentemente, esta temática, tem particular relevância, pois a criança é exposta aos mais variados relacionamentos, antes de entrar na creche/jardins de Infância e até mesmo na interação com os irmãos ou familiares próximos. O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Tem como objetivo primordial perceber se há diferenças no estabelecimento de relações entre pares no exterior e no interior da creche e jardim de infância. Pretendeu-se perceber a diferença de comportamento na criação de relações entre as crianças e, analisar a relação de proximidade que cada criança tem com os diferentes pares, gerando estratégias facilitadoras para a integração e interação das crianças no grupo. Pelo estudo feito percebeu-se que em contexto de jardim-de-infância e, particularmente no espaço exterior, o grupo de crianças estabelece um grande número de experiências com pares, assim como os seus conhecimentos sobre diversos assuntos (emoções, invenção de jogos etc.), desenvolvendo muito mais facilmente as suas relações com os pares, entreajudando-se e aprendendo uns com os outros, no entanto, no interior, o mesmo não se verifica. Em contexto de creche o grupo demonstrou através da sua rotina diária, no exterior, que o ambiente e as brincadeiras em pares (relações entre pares), são muito mais enriquecedores e vantajosas, observando-se bastante o espírito de entreajuda e as parti-lhas das experiências pelo grupo. Já no interior o mesmo não se verifica, uma vez que os conflitos são recorrentes, existindo também uma maior confusão de interesses.
  • A importância da formação dos cuidares formais na prestação de cuidados a pessoas idosas com demência
    Publication . Rosa, Mariana Rodrigues da; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes, 1971-
    O presente estudo pretendeu analisar o impacto da formação contínua na área da demência junto de cuidadores formais de cinco instituições localizadas em diferentes contextos geográficos (rurais, periurbanos e urbanos), com um total de 82 participantes. Através de uma metodologia qualitativa, centrada em questionários sociodemográficos e de satisfação, os dados revelaram uma valorização globalmente positiva da ação formativa, evidenciada por médias superiores a 4,6 na escala de Likert e por avaliações qualitativas que destacam a relevância dos conteúdos, a clareza da exposição e o contributo prático para o desempenho profissional. Apesar dos resultados encorajadores, identificaram-se limitações no acesso à formação, sobretudo entre os profissionais com funções operacionais e em contextos menos favorecidos. O estudo reforça a importância de políticas institucionais que promovam a equidade formativa, com impacto direto na qualidade dos cuidados prestados a pessoas com demência. Contribuiu assim para o aprofundamento do conhecimento científico sobre a formação de cuidadores formais, propondo recomendações para uma maior eficácia e abrangência das ações formativas neste setor
  • Marketing político: o impacto das redes sociais no voto da geração Z nas legislativas de 2024 em Portugal
    Publication . Santos, Maria Alexandra Duarte dos; Leandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-
    Esta dissertação examina como as redes sociais impactaram o comportamento eleitoral da Geração Z nas eleições legislativas de 2024, em Portugal. O foco é perceber de que forma estas plataformas digitais influenciaram as escolhas políticas, a participação eleitoral e a formação de opiniões neste grupo, que cresceu rodeado por tecnologia e que agora forma uma parte considerável do eleitorado jovem. Para isso, foi utilizada uma abordagem mista, que combina a análise de dados quantitativos, recolhidos através de um inquérito com 201 participantes e com uma investigação qualitativa baseada em entrevistas, artigos de opinião e relatos dos media. Os resultados mostram que a Geração Z, que representou 30,8% dos inquiridos, passa, em média, entre 3 a 4 horas por dia nas redes sociais, sendo o Instagram a plataforma preferida por 69,4% desses jovens. No entanto, observou-se que o seu comportamento em relação ao consumo de conteúdos políticos é maioritariamente passivo: 33,9% afirmam que "nunca" seguem ativamente partidos ou líderes políticos. A análise revelou ainda uma correlação entre o nível de conhecimento político e a influência das redes sociais, o que sugere que a literacia política pode desempenhar um papel importante na moderação dessa influência. Como a Geração Z se autocaracteriza com baixo conhecimento político, há uma necessidade clara de reforçar a educação política, de modo a garantir que as decisões eleitorais são mais informadas. A dissertação conclui que as redes sociais tiveram um impacto significativo na formação de opiniões e nas escolhas de voto da Geração Z perante as Legislativas de 2024, embora que essa influência pareça ser ampliada por apelos emocionais e por um consumo mais superficial de conteúdos políticos. Para futuras campanhas eleitorais, seria aconselhável que se focassem mais na criação de conteúdos informativos que incentivem o pensamento crítico entre os jovens, estudos futuros poderão explorar o impacto das redes sociais em diferentes contextos eleitorais, para obter uma visão mais abrangente.
  • A utilização de fontes históricas nas aulas de história e geografia de Portugal. A perceção dos professores
    Publication . Silva, Inês Isabel Pereira; Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
    O presente relatório resulta de uma investigação realizada no âmbito das Uni-dades Curriculares de Prática Educativa do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho incide sobre o tema das fontes históricas e a sua utilização nas aulas de História e Geografia de Portugal. Começa-se por relatar intervenções pedagógicas no 2.º Ciclo do Ensino Básico relacionadas com o tema e, de seguida, apresenta-se a investigação desenvolvida com docentes de História e Geografia de Portugal. O projeto de investigação partiu de uma questão problema: qual o entendimento dos/as professores/as sobre a utilização de fontes históricas nas aulas de História e Geografia de Portugal? O relatório encontra-se organizado em quatro capítulos que incidem na intervenção pedagógica, no enquadramento teórico, nos aspetos metodológicos e na apresentação e discussão dos resultados. Globalmente, percebe-se que os docentes recorrem frequentemente às fontes históricas, entendendo que estas são a base da ciência histórica, uma evidência dos factos históricos e um meio que facilita a aquisição de conhecimentos e competências. Ainda assim, apontam-se diferenças nas fontes históricas mais utilizadas, nos objetivos desta utilização e nas estratégias mobilizadas.
  • A construção da noção de tempo no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Monteiro, Maria Alice Fonseca; Mota,, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-; Cruz,, Catarina Maria Neto da, 1981-
    Este relatório final resulta de um projeto desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2022/2023. O estudo foi concretizado com a participação de um grupo de alunos/as do 4.º ano de escolaridade, no âmbito das áreas disciplinares de Estudo do Meio e Matemática. A investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: “De que forma as aprendizagens no 1.º CEB apoiam a construção da noção de tempo?”, tendo sido delineados como objetivos específicos: avaliar e interpretar as noções prévias das crianças sobre o tempo; compreender de que forma percecionam o tempo; implementar e avaliar experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da noção de tempo e da sua medição; registar a evolução da compreensão desta noção por parte dos alunos; e identificar factos, objetos e situações do quotidiano onde a noção de tempo se manifesta ou está presente. A metodologia adotada baseou-se na investigação-ação, suportada pelas Narrações Multimodais como estratégia facilitadora da expressão e análise das aprendizagens. A recolha de dados foi realizada através de gravações áudio e da recolha de evidências produzidas nas atividades desenvolvidas com o grupo-turma, tendo sido posteriormente tratadas com recurso à análise documental. Este percurso permitiu acompanhar, de forma reflexiva e fundamentada, o processo de construção da noção de tempo pelas crianças, revelando-se um contributo significativo para a prática educativa e para a compreensão das interações entre diferentes áreas curriculares na consolidação de conceitos fundamentais no 1.º CEB.
  • Importância dos contadores de histórias para a educação literária e a preservação do património cultural imaterial
    Publication . Mendes, Sónia Isabel Pereira Gonçalves; Pires,, Natália de Jesus Albino, 1970-
    O presente relatório resulta de um projeto de investigação, realizado durante o estágio curricular, no âmbito da disciplina de Português, no 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2021/2022 e no 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2022/2023. O estudo apresentado incide sobre uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do estágio, tendo como foco a relevância dos contadores de histórias na promoção da Educação Literária e na valorização do Património Cultural Imaterial. Esta experiência consistiu na visita de uma contadora de histórias à escola, que apresentou uma dramatização da história de Pedro e Inês. Foram aplicados dois questionários: o primeiro, antes da dramatização, procurou aferir o gosto e hábitos de leitura e de escuta da leitura por parte dos alunos. O segundo questionário, após a dramatização, visou recolher opiniões sobre a atividade, nomeadamente o grau de apreciação, a preferência entre a leitura do conto e a sua dramatização, e a perceção da importância deste tipo de atividades para a sua formação académica. Os resultados demonstraram uma receção bastante positiva por parte dos alunos, revelando um evidente interesse pela leitura e uma valorização clara da dimensão performativa e cultural da literatura.
  • Affordances do recreio em creche - efeitos da manipulação do ambiente na ocorrência da habilidades motoras fundamentais
    Publication . Gaudêncio, Ana Carolina Feitor; Mendes, , Rui Manuel Sousa, 1965-
    O recreio, envolve diversas possibilidades de ação – affordances - que podem ser amplamente diversificadas. Este Relatório Final tem como objetivo analisar as oportunidades de ação oferecidas pelo ambiente de recreio, em Creche, para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais (HMF). Neste estudo participaram 14 crianças (9 - sexo feminino; 5 - sexo masculino) com 2 anos de idade. Foram filmados os comportamentos de brincadeira livre, em 3 condições do recreio – 1) Ambiente de Recreio Inalterado (ARI), 2) Ambiente de Recreio Modificado com 8 bolas (ARM8) e, 3) Ambiente de Recreio Modificado com 4 bolas (ARM4), diferenciadas por mais affordances conducentes a HMF manipulativas nas duas condições ARM. Cada condição foi filmada em 3 dias distintos durante 15 minutos, sendo registadas as HMF observadas. As habilidades de estabilização foram as menos promovidas. Os resultados também indicaram que, o ARI, não favorecia a prática de HMF manipulativas. No entanto, a introdução de bolas proporcionou novas possibilidades de ação, promovendo significativamente a ocorrência de HMF manipulativas. O estudo evidenciou que o espaço oferecia diversas oportunidades que permitiam às crianças desenvolver as suas HMF locomotoras e de estabilização, mas eliminavam as oportunidades de HMF de manipulação. Desta forma, é essencial refletir sobre o espaço e o potencial de ações que este oferece e diversificar os equipamentos e materiais disponíveis.
  • Envelhecer em Cabo Verde: desafios e oportunidades. Um estudo com a população mais velha da ilha de Santiago
    Publication . Moreno, Ângela da Conceição de Barros Correia; Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-
    O envelhecimento é um fenómeno mundial e envelhecer de forma ativa e saudável é essencial durante este processo. A complexidade do envelhecimento e a forma como os adultos mais velhos vivenciam esse processo implica desmistificar alguns conceitos relacionados à desconstrução de crenças, preconceitos e estereótipos que cercam a velhice e o modo de envelhecer. A perceção do envelhecimento está intrinsecamente ligada a crenças sobre a experiência desse processo, atitudes e reações emocionais (Barker et al., 2007). O principal objetivo deste estudo foi identificar os desafios e as oportunidades de envelhecer em Cabo Verde e a perceção dos adultos mais velhos sobre o envelhecimento. Além disso, este estudo procura avaliar a qualidade de vida dos participantes e verificar a influência que existe na perceção dos adultos mais velhos sobre os desafios e oportunidades de envelhecer no país. A amostra é constituída por 250 participantes da ilha de Santiago, Cabo Verde, com idades compreendidas entre 60 e 98 anos. A recolha dos dados foi efetuada através de dois questionários, o questionário sobre a perceção dos desafios e oportunidades do envelhecimento e o questionário de qualidade de vida - versão traduzida, validada e adaptada para a população mais velha cabo-verdiana (Semedo, 2017). Os dados foram tratados e analisados com recurso ao SPSS versão 28.0. Os resultados deste estudo mostraram a existência de fatores que influenciam a perceção dos adultos mais velhos acerca dos desafios e oportunidades de envelhecer, bem como a sua qualidade de vida. A análise permitiu ainda verificar que a qualidade de vida influencia a forma como são identificados os desafios e oportunidades de envelhecer em Cabo Verde.
  • Análise da posição de bébés e affordances na aquisição de apoio bipedal e marcha
    Publication . Castro, Daniela Guimarães; Mendes, , Rui Manuel Sousa, 1965-
    O presente trabalho insere-se na área da Educação Pré-Escolar e parte do reconhecimento da importância do desenvolvimento motor no primeiro ano de vida. Estudos demonstram que as posições corporais adotadas pelos bebés e as oportunidades que têm para se movimentar influenciam a aquisição do sentar e da posição bípede, dois marcos relevantes no desenvolvimento. O ambiente físico em contexto de creche nem sempre oferece condições ideais para favorecer estas aquisições. Assim, importa investigar de que forma a presença de uma estrutura modular (espaldar) influencia as posições corporais adotadas por bebés em idade de berçário. O objetivo do estudo e intervenção foi analisar se existem diferenças significativas nas posições corporais dos bebés (5 a 12 meses) em dois contextos distintos: com espaldar (CEE) e sem espaldar (SEE). Pretendeu-se analisar e relacionar essas posições com os marcos do desenvolvimento motor e verificar se o espaldar como affordance potencia a aquisição da posição bípede. Participaram 15 bebés, sendo filmadas seis sessões (3 SEE e 3 CEE), com 15 minutos cada. Os vídeos foram observados (períodos de 5 segundos como unidade de medida) e registado, em ficha própria, o comportamento dos bebés, centrado em sete posições, duas das quais relativa à posição bípede (U e UE). Os resultados revelaram que, na condição com espaldar (CEE), houve um aumento significativo do tempo em pé (U – Uprithg + E – Espaldar) e uma redução significativa do tempo nas posições sentada e reclinada, indicando que a estrutura promoveu maior atividade motora vertical. As posições de supinação, pronação e ao colo não apresentaram diferenças significativas. Concluímos que a estrutura física espaldar favorece a autonomia motora e a aquisição da posição bípede, com implicações práticas para a organização do espaço educativo em creche. Em suma, importa divulgar o impacto do ambiente físico no desenvolvimento motor e a vantagem da inclusão de estruturas que promovam experiências motoras ativas e diversificadas.