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ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação

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  • Identidade e imagem do Brasil nos Jogos Rio 2016: um estudo de caso em place branding
    Publication . Amorim, Radharani Claro de; Morais, João Daniel Faria Gomes, 1973-
    Em um cenário global marcado pela intensificação da globalização e pela competição entre territórios por atenção, turismo, tecnologia e investimentos, o conceito de place branding surgiu como ferramenta estratégica para a promoção de cidades e países. Na era da comunicação em rede, eventos de grande escala como os Jogos Olímpicos tornaram-se plataformas ideais para construção e projeção de imagens. A partir disso, esta dissertação analisa as estratégias de place branding nos Jogos Rio 2016 com base no framework de Kavaratzis, que categoriza a comunicação em três dimensões: primária, secundária e terciária. O estudo observa os megaeventos não apenas como impulsores econômicos, mas como espaços simbólicos que influenciam percepções globais. Para o Brasil, sediar os Jogos foi uma tentativa de reposicionamento internacional, alinhada à imagem de país alegre, acolhedor, diverso e moderno. No entanto, a narrativa criada enfrentou tensões e se distanciou dos desafios reais vividos no contexto. A dissertação adota abordagem qualitativa e descritiva, com base em análise documental e discursiva de fontes secundárias, como campanhas, peças publicitárias, notícias e redes sociais. Os resultados mostram que, apesar do desempenho simbólico, as estratégias enfrentaram limitações práticas diante das tensões internas e do olhar externo. O caso Rio 2016 evidencia tanto o potencial quanto os limites do place branding em contextos globalizados.
  • Entre timbres e bytes – o futuro da locução de rádio com a inteligência artificial
    Publication . Mendonça, Maria Adriana Morais de; Patrão,, Carla Susana Ribeiro, 1974-
    Esta dissertação analisa a evolução da rádio em articulação com os avanços tecnológicos, com ênfase na aplicação da inteligência artificial na locução por meio de vozes sintéticas. O estudo parte da observação de mudanças nos modos de produção radiofônica, impulsionadas por ferramentas digitais e automações vocais, que vêm sendo gradualmente incorporadas às emissoras em diferentes contextos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), e se baseia em entrevistas com seis profissionais da área da comunicação — três no Brasil e três em Portugal — com experiência em locução e em práticas radiofônicas. As entrevistas foram conduzidas de forma remota, a partir de um roteiro semiestruturado, e incluíram uma experiência auditiva com trechos de locução humana e artificial, sem identificação prévia. O objetivo foi compreender como os profissionais percebem a presença da inteligência artificial no ambiente radiofônico, especialmente no que se refere à expressividade, à credibilidade da voz e à recepção do ouvinte. O material coletado foi codificado e categorizado segundo critérios temáticos, respeitando os princípios da análise qualitativa.
  • Estágio na RTP Coimbra – A imagem televisiva no programa Ensaio
    Publication . Fernandes, Ivo André Lages; Cláudia, Cláudia Fabiane da Costa
    O presente relatório descreve e analisa a experiência do estágio curricular na RTP Coimbra, no âmbito do Mestrado em Comunicação Social - Novos Media. A primeira parte apresenta a estrutura, funcionamento e importância regional da delegação da RTP em Coimbra, com destaque para o papel desempenhado pelo programa Ensaio. A segunda parte aborda o conceito de imagem televisiva, a sua evolução e o seu papel na comunicação informativa e cultural. Na terceira parte, é explorada a experiência no estágio, salientando as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e as aprendizagens adquiridas. Por fim, é realizada uma análise da imagem televisiva em edições selecionadas do programa Ensaio, relacionando a prática com a teoria.
  • Estágio no Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica (GAVIP-IPC): proposta de um plano de comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPC
    Publication . Cunha, Vânia André; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-
    O papel da comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPC: o caso prático do GAVIP Os avanços científicos, tecnológicos e a digitalização estão a redefinir profundamente a vida e o trabalho, exigindo adaptações significativas nas interações entre as IES, o meio envolvente e os seus públicos. Após as mudanças e transformações educacionais catalisadas pela pandemia da COVID-19, a formação pedagógica surge como um imperativo para capacitar os docentes para responder aos novos desafios contemporâneos e melhorar a sua capacidade de lecionar num contexto em constante mutação. A formação pedagógica não é apenas um meio para adquirir competências técnicas, mas também uma estratégia de incentivo para enfrentar os desafios na nova era da aprendizagem. Neste contexto, a comunicação interna surge como uma ponte para reduzir as resistências à mudança dos docentes e aumentar a recetividade e a compreensão da importância da formação pedagógica. Criado em 2022, o GAVIP assume como um dos seus objetivos contribuir para a valorização e desenvolvimento profissional dos docentes do IPC. Para alcançar este objetivo, procura promover o desenvolvimento de competências transversais e investir na qualificação pedagógica dos mesmos através de ações de formação. Os resultados deste estudo, realizado em âmbito de estágio no GAVIP, evidenciam o impacto positivo destas formações, refletido na melhoria da confiança e das competências pedagógicas dos docentes. Paralelamente, o estudo permitiu avaliar o desempenho do GAVIP nos seus primeiros anos de atividade, traçar orientações para o seu futuro e reforçar a sua consolidação, enquanto pilar na inovação pedagógica no IPC. Nesse sentido, a proposta de plano de comunicação interna surge como uma estratégia para ampliar o alcance do GAVIP dentro da comunidade do IPC e minimizar os desafios identificados.
  • Onde, quando e como: um projeto interdisciplinar com crianças do 1.º CEB, envolvendo educação financeira
    Publication . Gomes, Tatiana da Silva; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
    O presente Relatório Final reflete parte do trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste trabalho, é apresentado um enquadramento do estágio pedagógico realizado, no qual é feita uma breve descrição da turma, são caracterizados o agrupamento, a escola e a sala de aula, assim como o percurso do estágio, através da partilha de tarefas e atividades concretizadas. Relativamente ao percurso realizado durante o estágio, é também apresentada uma componente reflexiva, na qual a professora estagiária reflete sobre a importância que esta etapa teve na sua formação. O Relatório Final integra também uma componente investigativa, sendo apresentada uma investigação realizada com a turma do 4.º ano de escolaridade, na qual a professora estagiária realizou o estágio pedagógico em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou responder ao problema “De que forma um projeto interdisciplinar, envolvendo a Educação Financeira, a Educação para o Consumo e a Educação para o Empreendedorismo, pode contribuir para o desenvolvimento/aplicação de aprendizagens e competências múltiplas, em particular no domínio da Matemática?”. Este estudo, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, centrou-se na concretização de um projeto interdisciplinar envolvendo o planeamento, a elaboração de um orçamento, identificando rendimentos e despesas e apurando o saldo para a realização de uma visita de estudo. A participação ativa dos alunos nas diferentes fases do projeto bem como o envolvimento da comunidade provocou o desenvolvimento de diferentes aprendizagens e competências de vários domínios, nomeadamente, possibilitou o envolvimento dos alunos na resolução de desafios do quotidiano, nos quais tiveram de refletir, antecipar e atuar de modo responsável, para além de ter promovido o relacionamento interpessoal. Nas considerações finais, é apresentada uma reflexão sobre o impacto que o estágio pedagógico e realização do presente Relatório Final tiveram no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária.
  • Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB
    Publication . Melo, Vitória Lima; Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-
    O presente relatório descreve um projeto de intervenção realizado numa turma composta por 20 alunos/as do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado “Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB”, tendo como objetivo promover competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. A intervenção visou criar um ambiente educativo inclusivo onde as alunos/as se sentissem ouvidas e reconhecidas, promovendo a sua autoestima e o desejo de aprender. Para esse fim, conceberam-se atividades tendo em vista desenvolver competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. Ao longo e após a intervenção foram visíveis resultados positivos da mesma, no que diz respeito à autoestima dos/as alunos/as e uma maior capacidade para expressar e gerir com as suas próprias emoções e, consequentemente, a redução de comportamentos agressivos que resultou em interações sociais mais positivas, participando ativamente nas atividades coletivas. Contudo, algumas áreas não apresentaram progressos significativos e evidentes devido ao tempo limitado da intervenção. Conclui-se que para alcançarmos resultados positivos e consistentes, neste tipo de abordagem, seria necessário um período de intervenção mais extenso.
  • Desigualdade triangular através do ensino exploratório: um estudo com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
    Publication . Abreu, Carolina Maria Luís Aires de; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Martins, Nuno Lopes
    O presente Relatório Final foi elaborado tendo em conta atividades desenvolvidas no decorrer do estágio pedagógico efetuado no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de matemática, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é realizado um breve enquadramento acerca deste Relatório Final. A Componente Investigativa foca-se num conjunto de tarefas planificadas, aplicadas e analisadas desenvolvidas com uma turma do 5.º ano do 2.º CEB, visando identificar a influência da utilização de material manipulável, através do ensino exploratório, na aprendizagem da desigualdade triangular. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. Os dados foram recolhidos através de ficheiros áudio, de observação direta e de fotografias das produções dos alunos a partir dos quais foram realizadas as transcrições. Observou-se que a utilização de materiais manipuláveis auxiliou os alunos na compreensão do tema em estudo. Também o recurso ao ensino exploratório mostrou ser eficaz, na abordagem do tema, permitindo o surgimento de diversas estratégias de resolução. Por fim, na Componente Reflexiva é apresentada uma descrição e reflexão acerca do processo de estágio realizado em 2.º CEB.
  • A importância da TD e do uso dos ecrãs no âmbito do desenvolvimento pelo lazer nas dimensões física, mental e social
    Publication . Costa, Mónica Teresa Marques da; Morais, Filipa Maria Paula Coelho Caldeira Canavarro de, 1973-
    Tecnologia Digital tem evoluído rapidamente e a adesão à mesma é global: 67% da população mundial possui um smartphone e 60% acede à internet através deste equipamento; 55% utiliza redes sociais (DataReportal, 2021). Em Portugal, a cobertura de 3G atinge 100% e cerca de 90% das residências têm acesso à internet. Entre os jovens, 64,5% usam o smartphone no âmbito do lazer, superando outras atividades recreativas (Gaspar et al., 2022). Perante este cenário, o presente estudo explora os impactos da utilização de Tecnologia Digital e do consequente Ambiente Digital no desenvolvimento físico, mental e social em adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos em diversos contextos onde ocorra tempo livre, independentemente de ocorrer em contexto escolar ou fora dele. Esta investigação recorre a uma metodologia mista que inclui a pesquisa bibliográfica, a recolha de dados qualitativos através de entrevista semiestruturada a especialistas na área em estudo e recolha de dados quantitativos através de inquéritos por questionário aplicados a uma amostra por conveniência para o teste das hipóteses em análise. Este estudo recorre à estatística descritiva e inferencial. O objetivo é qualificar o lazer através da utilização de digital e conhecer os seus impactos no desenvolvimento infantojuvenil, integrando as observações com os conceitos de Joffre Dumazedier, nomeadamente, as funções sociais do desenvolvimento pelo lazer. Da análise de conteúdo resultante das entrevistas a especialistas nas áreas em estudo, concluiu-se que há impactos negativos nas 3 dimensões de desenvolvimento e perdas de oportunidades para o desenvolvimento relativos à utilização de TD. Da análise de dados resultante dos inquéritos a profissionais nas áreas em estudo, concluiu-se que há impactos negativos no desenvolvimento de adolescentes dos 11 aos 16 anos relativos à utilização de TD.
  • Uma conversa entre gerações – contributo dos programas intergeracionais
    Publication . Miranda, Daniela Alexandra Vieira; Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-
    presente projeto, intitulado “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, tem como propósito promover o diálogo e a convivência entre diferentes gerações, com base nos seguintes eixos: Educação e Lazer, Educação ao Longo da Vida e Desenvolvimento Local. Trata-se de um estudo de investigação-ação realizado numa IPSS, em Ourém. Participaram 14 crianças, com idades entre os 2 e os 3 anos, e 18 pessoas idosas com idades iguais ou superiores a 65 anos, institucionalizadas e com autonomia. A amostra foi selecionada por conveniência, tendo com base a recomendação da diretora técnica. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e quantitativa, incluindo observação direta e a aplicação de questionários às pessoas idosas e aos encarregados de educação das crianças. Durante as atividades, observou-se o entusiasmo e a interação dos participantes. No final de cada atividade, foi solicitado um feedback geral sobre as experiências vividas. Os questionários revelaram resultados positivos, conforme as respostas dos participantes, evidenciando que ambos os grupos (crianças e pessoas idosas) se divertiram e demonstraram entusiasmo nas atividades realizadas. Apesar das crianças se distraírem com facilidade, comportaram-se adequadamente. Entre as pessoas idosas, aquelas com mais de 85 anos interagiram mais e demonstraram mais vontade de participar do que aquelas com menos de 85 anos. As conclusões indicam que os programas intergeracionais contribuem significativamente para criar e fortalecer laços de fraternidade, proporcionando momentos de lazer e partilha entre as diferentes gerações. Essas conclusões foram confirmadas tanto pelas respostas positivas dos questionários das crianças e das pessoas idosas, quanto pela observação participativa, evidenciada pelos risos e conversas animadas entre os membros do grupo. Em suma, o projeto “Uma Conversa Entre Gerações – Contributo dos Programas Intergeracionais”, revelou-se eficaz na promoção do diálogo, partilha de experiências e da criação de laços entre os mais novos e os mais velhos, beneficiando mutuamente ambas as gerações.
  • A Lenda como recurso didático: uma abordagem interdisciplinar no ensino do português e da história e geografia de Portugal, no 5.º ano de escolaridade
    Publication . Simão, Inês Filipa Rodrigues; Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-
    Neste relatório final pretendo explorar duas abordagens pedagógicas distintas, isto é, o ensino tradicional e a Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto interdisciplinar. O projeto desenvolveu-se com base na urgência de mudança na educação do século XXI, no sentido de capacitar os alunos para a mobilização de conhecimentos em vários âmbitos, relacionando as suas vivências com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em duas turmas distintas e com recurso a abordagens pedagógicas igualmente distintas. Na primeira abordagem, as lendas foram utilizadas como recurso didático para sistematizar conhecimentos históricos, promovendo o interesse pela leitura e facilitando a aquisição transversal de conteúdos históricos. Na segunda abordagem, adotou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo um papel ativo na construção do conhecimento, com ênfase na autonomia e na integração interdisciplinar