Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Validity and reliability of the european portuguese version of the Lower Extremity Functional Scale (LEFS)Publication . Gomez, José; Gonçalves, Rui; Esteves, JoséIntrodução: As disfunções músculo-esqueléticas (DME) do membro inferior afetam aproximadamente 300 milhões de indivíduos em todo o mundo, destacando-se a prevalência da Osteoartrose dos joelhos e da anca. Em indivíduos com idade superior a 60 anos, essas condições frequentemente resultam em vários graus de incapacidade, afetando desde a deambulação até às atividades de lazer e laborais, o que tem um impacto direto na qualidade de vida e nos custos associados ao absentismo. Quantificar o grau de funcionalidade dos indivíduos com DME requer a utilização de instrumentos de medida validados para a população em questão. A Lower Extremity Functional Scale (LEFS), um instrumento de autopreenchimento, permite uma avaliação rápida e simples da funcionalidade do membro inferior, podendo tornar-se uma opção válida e fidedigna para utilização na população portuguesa. Objetivos: Testar a validade de construto e a fiabilidade (consistência interna, reprodutibilidade e erro de medição) da LEFS traduzida e adaptada para a versão em língua portuguesa europeia. Métodos: A LEFS, o SF-36 e o instrumento de caraterização da amostra (dados antropométricos, socioculturais e clínicos) desenvolvido para o efeito, foram preenchidos por 105 participantes com DME dos membros inferiores em T0. Após 48-72 horas, a LEFS foi aplicado a 80 participantes (T1). O coeficiente alfa de Cronbach e as correlações item-total corrigidas foram calculados para a fiabilidade, bem como o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) e os coeficientes Kappa quadrados ponderados para a reprodutibilidade. Foram também medidos o Erro Padrão de Medida (SEM), bem como a diferença mínima detetável para indivíduos e grupos. A correlação de Spearmen e os coeficientes de correlação entre as escalas LEFS e SF-36 também foram mensurados para quantificar a validade de construção. Resultados: Os valores obtidos para a reprodutibilidade para a LEFS, utilizando o ICC, foram de .97 (95% IC = .95 - .98) considerados de excelentes. Para a reprodutibilidade em cada item dos 20 itens da LEFS, os valores obtidos com os coeficientes Kappa quadrados ponderados (N = 80) variaram entre .64 e .90. Relativamente à consistência interna da LEFS, o valor de alfa Cronbach obtido foi de .98. Para as correlações item-total corrigidas (N = 105) os valores obtidos variaram entre .942 e .744. O SEM obtido (N = 80) foi de 4.17 (95% IC = 3.32 – 5.22). As correlações entre o LEFS e a subescala de função física do SF 36 (N = 105) foram r = .916 (p <.001).
- A influência da participação dos pais no desenvolvimento educacional de crianças com necessidades específicas: um estudo interpretativo numa escola APAE no BrasilPublication . Squizzato, Ednéia Pereira; Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-Este estudo indagou as perspetivas de famílias e profissionais acerca da participação dos pais na melhoria do desempenho acadêmico de crianças com necessidades específicas no Brasil. Foram analisadas as influências da participação ativa dos pais no progresso educacional, social e emocional das crianças, bem como sua inclusão social e qualidade de vida. O estudo buscou identificar os desafios enfrentados pelos pais nesse contexto e examinar estratégias eficazes que podem ser adotadas para promover uma participação significativa. Além disso, foram explorados os papéis das escolas, dos profissionais da educação e das políticas públicas no fortalecimento da participação dos pais. Buscou-se contribuir para a melhoria das práticas educacionais e a promoção da inclusão de crianças com necessidades específicas no sistema educacional brasileiro. Os resultados apresentados demonstram que o envolvimento dos pais em contexto educativo é essencial para o desenvolvimento escolar do aluno com ou sem NEE. Assim sendo, é fulcral que o professor envolva os pais/cuidadores e promova a comunicação, uma vez que estes são os que melhor conhecem o seu educando. Esta comunicação possibilita que o professor avalie de forma mais aprofundada as dificuldades e necessidades do aluno, podendo deste modo utilizar as estratégias mais adequadas para cada um
- Improving creative thinking abilities of university students through active physical activitiesPublication . Akhmedov, F.; Hazar, F.; Ahmedov, F.; Nargiza, T.; Jumazoda, M.; Tulkin, O.; Valente, S.; Berdikulova, N.The aim of this study was to investigate the impact of physical exercise on the creative thinking qualities of university students. A total of 80 students were randomly selected for the study. Torrance Test of Creative Thinking-Verbal was used to evaluate the creative thinking indicator of the students. During a three-month period, the selected group engaged in regular physical exercise at least three times a week, focusing primarily on table tennis, volleyball, and specially designed team games. For statistical analyses, t-test was used to compare the pre- and post-test results to determine if the observed differences in their scores are statistically significant. The findings confirmed significant differences between the pre and post-test results of TTCT-V scores (fluency: t-1.023, p≤0.005; originality: t-1.041, p≤0.005; flexibility: t-1.132, p≤0.005). The significant difference suggests that exercise effectively enhanced participants' ability to think flexibly and adaptively in creative problemsolving scenarios. Consequently, physical exercise positively influences the creative thinking abilities of university students, as demonstrated by improvements in fluency, originality, and flexibility. It is recommended that educational institutions incorporate more opportunities for physical activity into curricula, fostering an environment conducive to creative thinking and holistic development and actively integrate physical exercise into students' daily routines.
