Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As artes visuais e a música como ferramentas para o desenvolvimento criativo na educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CATIA_ANDREIA_RUIVO.pdf2.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa (I e II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Tem como propósito demonstrar o contributo das Artes Visuais e da Música no desenvolvimento criativo em crianças em Educação Pré-Escolar. Este estudo tem como questão “De que forma as artes visuais e a música contribuem para o desenvolvimento criativo das crianças?”, tendo como objetivo principal: compreender o impacto que estas formas de expressão artística têm no desenvolvimento criativo das crianças. Para isso, foram implementadas atividades relacionadas com as artes visuais e a música, concebidas para potenciar a sua criatividade. Este é um documento reflexivo e crítico, centrado nas práticas vivenciadas no estágio. Envolve o desenvolvimento de uma intervenção/investigação em contexto de estágio e uma reflexão crítica e análise sobre a prática experienciada. Este estudo aborda temas como a criatividade e o seu conceito, o desenvolvimento criativo em Educação Pré-Escolar, a importância das artes visuais neste contexto e o papel da música como estimuladora da criatividade e no desenvolvimento da criança. Do ponto de vista metodológico, foram utilizadas práticas de observação participante, sendo que os dados recolhidos são predominantemente descritivos. O processo foi bastante valorizado e valioso para a realização deste estudo. Como resultado do estudo, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas contribuíram significativamente para o estímulo da criatividade das crianças. Para além disso, este estudo reflete a importância de práticas pedagógicas intencionais, em que as artes visuais e a música desempenham um papel crucial no desenvolvimento criativo e integral das crianças.
This report was developed within the scope of the Educational Practice Curricular Unit (I and II), included in the Master's Degree in Preschool Education. Its purpose is to demonstrate the contribution of Visual Arts and Music to the creative development of children in Early Childhood Education. This study asks the question “How do visual arts and music contribute to the creative development of children?”, with the main objective of understanding the impact that these forms of artistic expression have on the creative development of children. To this end, activities related to visual arts and music were implemented, designed to enhance their creativity. This is a reflective and critical document, focused on the practices experienced during the internship. It involves the development of an intervention/research in the context of the internship and a critical reflection and analysis of the practice experienced. This study addresses topics such as creativity and its concept, creative development in Early Childhood Education, the importance of visual arts in this context and the role of music as a stimulant of creativity and in child development. From a methodological point of view, participant observation practices were used, and the data collected are predominantly descriptive. The process was highly valued and valuable for the realization of this study. As a result of the study, it was possible to verify that the activities developed contributed significantly to stimulating children's creativity. Furthermore, this study reflects the importance of intentional pedagogical practices, in which visual arts and music play a crucial role in the creative and integral development of children.

Description

Keywords

Artes Visuais Criatividade Educação Pré-Escolar Música Visual Arts Creativity Preschool Education Music

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue