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ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação

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  • Estratégia de felicidade corporativa e bem-estar numa instituição de ensino superior: o caso da Coimbra Business School ISCAC
    Publication . Freitas, Ana Filipa Martins; Leandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-; Silva, Alexandre Miguel Fernandes Gomes da
    O presente trabalho teve como principal objetivo desenvolver e implementar uma estratégia focada em melhorar a felicidade e o bem-estar dos colaboradores da Coimbra Business School ISCAC. Com a concretização deste objetivo pretende-se alcançar uma melhoria do clima organizacional e o reforço da marca institucional, uma vez que um programa bemsucedido de felicidade corporativa tende a melhorar a reputação da instituição tanto interna como externamente, fazendo com que esta seja vista como um lugar desejável para trabalhar e estudar e por último a diferenciação no setor, permitindo destacar a instituição como pioneira na promoção de felicidade corporativa. Deste modo, depois de uma aprofundada revisão bibliográfica, no sentido de, posteriormente, se estabelecerem conexões com a realidade encontrada, procedeu-se à avaliação da felicidade e bem-estar dos trabalhadores docentes e não docentes. Esta avaliação permitiu identificar os fatores que mais e menos contribuem para a felicidade no trabalho; identificar as ideias/conceitos mais frequentemente associados à noção de felicidade e bem-estar no trabalho; identificar propostas/sugestões de iniciativas, dos funcionários docentes e não docentes, indo ao encontro das especificidades de ambas as carreiras, de forma a potencialmente aumentar a sua felicidade no trabalho. Finalmente, desenvolveu-se um programa, com o intuito de promover o bem-estar e a felicidade e incentivar a participação ativa dos colaboradores.
  • Promoção de estratégias de inclusão de crianças com perturbação do espetro de autismo em contexto de jardim de infância
    Publication . Matos, Inês Baptista; Costa, Sónia Teresa Simões da
    A inclusão de alunos com necessidades específicas nas escolas tem feito um caminho ascendente, de melhoria. Passámos por momentos de segregação e total alheamento a uma educação inclusiva, onde todos os alunos têm um lugar na escola e onde se procura aceitar a diferença e identificar respostas educativas consoante as necessidades específicas de cada um. Para que esta inclusão se faça de forma útil e benéfica, têm de existir mudanças quer na escola em geral, quer na sala de aula em particular, optando-se por mudanças metodológicas e organizacionais. É a escola que se adapta aos alunos e não o contrário. Nesse mesmo sentido, o trabalho com alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) não se projeta sempre da mesma forma. Muito embora existam traços comuns característicos desta problemática, cada um apresenta as suas especificidades e, só observando e entendendo a forma como cada criança aprende, se relaciona e interage, será possível realizar um trabalho eficaz e de sucesso. É neste contexto que se insere o projeto de investigação que se apresenta. Este projeto tem como objetivo apresentar um estudo de caso de um aluno portador de uma Perturbação do Espetro do Autismo. Os dados de avaliação permitem considerar que toda a intervenção, desde que devidamente planeada e avaliada, se constitui uma mais valia no desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos com PEA. Neste estudo, a intervenção procura ir ao encontro das potencialidades e fragilidades do aluno, numa dinâmica de investigação-ação, onde o ciclo planificação-ação-reflexão permite um trabalho mais rigoroso e próximo das reais necessidades do aluno, beneficiando a sua evolução, sobretudo na aquisição de competências sociais. Os dados de avaliação permitiram considerar que, desde que devidamente planeada e avaliada, toda a intervenção, bem como a promoção de práticas inclusivas, colaborativas e cooperativas, se constituem uma mais valia no desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e académicas da criança com PEA e do grupo de referência.
  • O brincar heurístico em creche: as potencialidades de materiais não estruturados
    Publication . Laranjeira, Filipa de Abreu Califórnia; Vale,, Vera Maria Silvério do, 1961-
    O brincar é considerado como uma atividade vital no desenvolvimento saudável das crianças pequenas, fundamental no dia-a-dia de qualquer uma. Desta forma, é necessário assegurar experiências que sejam diversificadas, desafiantes e de qualidade. Para isto, é indispensável mencionar a seleção de materiais oferecidos às crianças. Deve fazer parte desta seleção materiais não estruturados, que potencializem a imaginação e criem diversas oportunidades de brincadeira. Pelos fatores mencionados anteriormente, e pela curiosidade de explorar a abordagem Brincar Heurístico e a temática materiais não estruturados, surgiu a investigação que dá base ao presente Relatório, com o objetivo de explorar as potencialidades dos materiais não estruturados no desenvolvimento de crianças de Creche. Neste sentido, numa perspetiva metodológica, o presente estudo foi desenvolvido segundo uma metodologia de investigação com cariz qualitativo, realizado em creche, com uma amostra de cinco crianças de dois e três anos de idade. Os dados foram recolhidos através de observação participante, registo videográfico e fotográfico, assim como tabelas de observação, referentes às atitudes, comportamentos, e bemestar e implicação das crianças face aos materiais e ambiente em que estão inseridas. A análise dos dados permitiu compreender que a exploração deste tipo de materiais potencializa o desenvolvimento global e a aquisição de aprendizagens significativas, uma vez que, quanto mais diversificada e estimulante for a oferta dos materiais de fim aberto, maiores são as oportunidades de exploração e de desenvolvimento da criança.
  • Institucionalização e relações familiares: perceções de pessoas mais velhas e de cuidadores formais
    Publication . Farinha, Cristiana Isabel Ferreira; Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira de
    A população idosa representa uma grande parte da demografia do século XXI, discutindo-se cada vez mais questões inerentes à sua saúde e proteção ao longo da vida, a nível individual, comunitário e institucional. A institucionalização acarreta profundas mudanças, tanto para o idoso, como para a sua ecologia familiar. A criação de espaços institucionais onde a pessoa mais velha se posso sentir integrada, ativa e cuidada, é crucial para o seu bem-estar individual e manutenção de relações familiares num processo de adaptação resiliente. O estudo pretende analisar a perceção de pessoas mais velhas face ao processo de institucionalização e sua influência nas relações familiares, bem como a perspetiva de cuidadores formais. É de carácter exploratório descritivo e qualitativo. Participaram 8 pessoas com 65 ou mais anos institucionalizadas numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da cidade de Coimbra e 4 cuidadoras formais, selecionados por conveniência. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada aplicada às pessoas mais velhas e uma entrevista focalizada de grupo às cuidadoras. Recorreu-se à análise temática de Braun e Clarke. Os resultados apontam que as causas de institucionalização são, principalmente, o risco de quedas no domicílio e solidão. Os vínculos familiares se alteram ao longo do processo, sendo por vezes menos frequentes e mais por via telefónica. A adaptação resiliente apoia-se em mecanismos protetores como a espiritualidade e vínculos com cuidadores formais e a reconfiguração pessoal emerge entre a aceitação (por vezes resignação) e descontinuidade biográfica. As cuidadoras percebem-se como importantes na adaptação dos utentes à institucionalização, mas identificam constrangimentos no cuidar, como a sobrecarga física e emocional e a desvalorização profissional. As conclusões destacam a importância de ampliar o conhecimento das vivências das pessoas mais velhas institucionalizadas sobre a sua ecologia relacional e familiar e os processos de resiliência que a partir daí (re)constroem
  • Identidade e imagem do Brasil nos Jogos Rio 2016: um estudo de caso em place branding
    Publication . Amorim, Radharani Claro de; Morais, João Daniel Faria Gomes, 1973-
    Em um cenário global marcado pela intensificação da globalização e pela competição entre territórios por atenção, turismo, tecnologia e investimentos, o conceito de place branding surgiu como ferramenta estratégica para a promoção de cidades e países. Na era da comunicação em rede, eventos de grande escala como os Jogos Olímpicos tornaram-se plataformas ideais para construção e projeção de imagens. A partir disso, esta dissertação analisa as estratégias de place branding nos Jogos Rio 2016 com base no framework de Kavaratzis, que categoriza a comunicação em três dimensões: primária, secundária e terciária. O estudo observa os megaeventos não apenas como impulsores econômicos, mas como espaços simbólicos que influenciam percepções globais. Para o Brasil, sediar os Jogos foi uma tentativa de reposicionamento internacional, alinhada à imagem de país alegre, acolhedor, diverso e moderno. No entanto, a narrativa criada enfrentou tensões e se distanciou dos desafios reais vividos no contexto. A dissertação adota abordagem qualitativa e descritiva, com base em análise documental e discursiva de fontes secundárias, como campanhas, peças publicitárias, notícias e redes sociais. Os resultados mostram que, apesar do desempenho simbólico, as estratégias enfrentaram limitações práticas diante das tensões internas e do olhar externo. O caso Rio 2016 evidencia tanto o potencial quanto os limites do place branding em contextos globalizados.
  • Entre timbres e bytes – o futuro da locução de rádio com a inteligência artificial
    Publication . Mendonça, Maria Adriana Morais de; Patrão,, Carla Susana Ribeiro, 1974-
    Esta dissertação analisa a evolução da rádio em articulação com os avanços tecnológicos, com ênfase na aplicação da inteligência artificial na locução por meio de vozes sintéticas. O estudo parte da observação de mudanças nos modos de produção radiofônica, impulsionadas por ferramentas digitais e automações vocais, que vêm sendo gradualmente incorporadas às emissoras em diferentes contextos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), e se baseia em entrevistas com seis profissionais da área da comunicação — três no Brasil e três em Portugal — com experiência em locução e em práticas radiofônicas. As entrevistas foram conduzidas de forma remota, a partir de um roteiro semiestruturado, e incluíram uma experiência auditiva com trechos de locução humana e artificial, sem identificação prévia. O objetivo foi compreender como os profissionais percebem a presença da inteligência artificial no ambiente radiofônico, especialmente no que se refere à expressividade, à credibilidade da voz e à recepção do ouvinte. O material coletado foi codificado e categorizado segundo critérios temáticos, respeitando os princípios da análise qualitativa.
  • Estágio na RTP Coimbra – A imagem televisiva no programa Ensaio
    Publication . Fernandes, Ivo André Lages; Cláudia, Cláudia Fabiane da Costa
    O presente relatório descreve e analisa a experiência do estágio curricular na RTP Coimbra, no âmbito do Mestrado em Comunicação Social - Novos Media. A primeira parte apresenta a estrutura, funcionamento e importância regional da delegação da RTP em Coimbra, com destaque para o papel desempenhado pelo programa Ensaio. A segunda parte aborda o conceito de imagem televisiva, a sua evolução e o seu papel na comunicação informativa e cultural. Na terceira parte, é explorada a experiência no estágio, salientando as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e as aprendizagens adquiridas. Por fim, é realizada uma análise da imagem televisiva em edições selecionadas do programa Ensaio, relacionando a prática com a teoria.
  • Estágio no Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica (GAVIP-IPC): proposta de um plano de comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPC
    Publication . Cunha, Vânia André; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-
    O papel da comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPC: o caso prático do GAVIP Os avanços científicos, tecnológicos e a digitalização estão a redefinir profundamente a vida e o trabalho, exigindo adaptações significativas nas interações entre as IES, o meio envolvente e os seus públicos. Após as mudanças e transformações educacionais catalisadas pela pandemia da COVID-19, a formação pedagógica surge como um imperativo para capacitar os docentes para responder aos novos desafios contemporâneos e melhorar a sua capacidade de lecionar num contexto em constante mutação. A formação pedagógica não é apenas um meio para adquirir competências técnicas, mas também uma estratégia de incentivo para enfrentar os desafios na nova era da aprendizagem. Neste contexto, a comunicação interna surge como uma ponte para reduzir as resistências à mudança dos docentes e aumentar a recetividade e a compreensão da importância da formação pedagógica. Criado em 2022, o GAVIP assume como um dos seus objetivos contribuir para a valorização e desenvolvimento profissional dos docentes do IPC. Para alcançar este objetivo, procura promover o desenvolvimento de competências transversais e investir na qualificação pedagógica dos mesmos através de ações de formação. Os resultados deste estudo, realizado em âmbito de estágio no GAVIP, evidenciam o impacto positivo destas formações, refletido na melhoria da confiança e das competências pedagógicas dos docentes. Paralelamente, o estudo permitiu avaliar o desempenho do GAVIP nos seus primeiros anos de atividade, traçar orientações para o seu futuro e reforçar a sua consolidação, enquanto pilar na inovação pedagógica no IPC. Nesse sentido, a proposta de plano de comunicação interna surge como uma estratégia para ampliar o alcance do GAVIP dentro da comunidade do IPC e minimizar os desafios identificados.
  • Onde, quando e como: um projeto interdisciplinar com crianças do 1.º CEB, envolvendo educação financeira
    Publication . Gomes, Tatiana da Silva; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
    O presente Relatório Final reflete parte do trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste trabalho, é apresentado um enquadramento do estágio pedagógico realizado, no qual é feita uma breve descrição da turma, são caracterizados o agrupamento, a escola e a sala de aula, assim como o percurso do estágio, através da partilha de tarefas e atividades concretizadas. Relativamente ao percurso realizado durante o estágio, é também apresentada uma componente reflexiva, na qual a professora estagiária reflete sobre a importância que esta etapa teve na sua formação. O Relatório Final integra também uma componente investigativa, sendo apresentada uma investigação realizada com a turma do 4.º ano de escolaridade, na qual a professora estagiária realizou o estágio pedagógico em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou responder ao problema “De que forma um projeto interdisciplinar, envolvendo a Educação Financeira, a Educação para o Consumo e a Educação para o Empreendedorismo, pode contribuir para o desenvolvimento/aplicação de aprendizagens e competências múltiplas, em particular no domínio da Matemática?”. Este estudo, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, centrou-se na concretização de um projeto interdisciplinar envolvendo o planeamento, a elaboração de um orçamento, identificando rendimentos e despesas e apurando o saldo para a realização de uma visita de estudo. A participação ativa dos alunos nas diferentes fases do projeto bem como o envolvimento da comunidade provocou o desenvolvimento de diferentes aprendizagens e competências de vários domínios, nomeadamente, possibilitou o envolvimento dos alunos na resolução de desafios do quotidiano, nos quais tiveram de refletir, antecipar e atuar de modo responsável, para além de ter promovido o relacionamento interpessoal. Nas considerações finais, é apresentada uma reflexão sobre o impacto que o estágio pedagógico e realização do presente Relatório Final tiveram no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária.
  • Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB
    Publication . Melo, Vitória Lima; Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-
    O presente relatório descreve um projeto de intervenção realizado numa turma composta por 20 alunos/as do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado “Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB”, tendo como objetivo promover competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. A intervenção visou criar um ambiente educativo inclusivo onde as alunos/as se sentissem ouvidas e reconhecidas, promovendo a sua autoestima e o desejo de aprender. Para esse fim, conceberam-se atividades tendo em vista desenvolver competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. Ao longo e após a intervenção foram visíveis resultados positivos da mesma, no que diz respeito à autoestima dos/as alunos/as e uma maior capacidade para expressar e gerir com as suas próprias emoções e, consequentemente, a redução de comportamentos agressivos que resultou em interações sociais mais positivas, participando ativamente nas atividades coletivas. Contudo, algumas áreas não apresentaram progressos significativos e evidentes devido ao tempo limitado da intervenção. Conclui-se que para alcançarmos resultados positivos e consistentes, neste tipo de abordagem, seria necessário um período de intervenção mais extenso.