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ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação

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  • O compromisso social das organizações culturais na educação dos jovens e o potencial das práticas artísticas participativas
    Publication . Rocha, Sheila Ferreira; Dias, Nelson Manuel dos Santos
    Este estudo analisa o compromisso social de 6 (seis) organizações culturais em Portugal na educação de jovens através das suas atividades artísticas. Ele investiga como essas organizações, localizadas em áreas urbanas e periféricas, implementam práticas participativas para promover um (des)envolvimento crítico-criativo da juventude. A pesquisa, utilizando uma abordagem qualitativa de estudos de caso, baseia-se em entrevistas com coordenadores e mediadores culturais, e análise de documentos institucionais. Os resultados revelam que, embora as organizações reconheçam a importância do compromisso social, a implementação de práticas participativas que podem contribuir para este objetivo enfrenta desafios. Um elemento essencial identificado é a relação entre mediadores, artistas profissionais e artistas não-profissionais (membros da comunidade) no processo artístico. Essa sinergia entre diferentes agentes é essencial para assegurar que as práticas sejam culturalmente relevantes e efetivas na construção da cidadania e da fruição criativa. O estudo conclui que a qualificação dos mediadores, a qualidade da participação e a monitorização do impacto social são elementos cruciais garantir a promoção de habilidades sociais no indivíduo e, posteriormente, na dimensão comunitária. A pesquisa contribui para o debate sobre a importância das organizações culturais na educação não formal e enfatiza a necessidade de adaptar as práticas artísticas às mudanças culturais, promovendo uma conexão mais profunda com o público jovem através de experiências criativas colaborativas, com linguagens transdisciplinares. Conclui-se que a cocrioação é essencial para fortalecer a vitalidade cultural e envolver comunidades de forma significativa
  • Motricidade e grafomotricidade em crianças de ensino pré-escolar
    Publication . Amado, Joana Martins; Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-
    O Ensino Pré-escolar é um período crucial para o desenvolvimento das habilidades grafomotoras especialmente no último ano, quando se espera que a maioria das crianças esteja preparada para iniciar a aprendizagem da escrita. No entanto, existe um conjunto de fatores psicomotores que influenciam as habilidades grafomotoras, cujas devem ser bem desenvolvidas para que o processo de aprendizagem da escrita seja promissor. É importante que essas competências fundamentais sejam desenvolvidas na idade pré-escolar, encarando a psicomotricidade como um fator de integração escolar e preventivo de dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste estudo visou analisar o efeito da participação de um grupo de crianças do pré-escolar num programa de promoção de competências grafomotoras que influencia o desenvolvimento da Integração Visuomotora. Este foi aplicado em 44 crianças com idades entre os 3 e 6 anos e contou com um grupo experimental e um grupo de controlo. Foram aplicadas avaliações iniciais e finais para determinar se o programa teve influência no grupo de crianças que participou nas sessões orientadas de trabalho grafomotor em relação ao grupo que não sofreu essa intervenção. O efeito do programa não se expressou em diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (controlo e experimental). Contudo, a tendência de melhoria registada é coincidente com os efeitos positivos registados na literatura revista que advoga a relevância da praxia fina no nível de desempenho grafomotriz.
  • O Sonic é de menina porque é cor-de-rosa: promoção da igualdade de género em contexto de educação pré-escolar
    Publication . Santos, Inês Filipa Silva; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
    Educação Pré-Escolar tem um papel muito importante na formação de cidadãos e cidadãs do futuro. Assim, a igualdade de género é um tema que deve ser abordado, desde cedo, de modo a consciencializar as crianças para uma igualdade de oportunidades acessível a todas as pessoas. O Relatório Final ““O Sonic é de menina porque é cor-de-rosa”: promoção da Igualdade de Género em contexto de Educação Pré-Escolar” incidiu sob um grupo heterogéneo constituído por vinte e uma crianças, num Jardim de Infância situado em Coimbra. Esta intervenção surgiu da observação das brincadeiras das crianças, em que constatei que existiam alguns estereótipos de género, pelo que urgia intervir nesse sentido de forma a possibilitar a sua desconstrução. A duração da intervenção foi de aproximadamente um mês, estando dividida em três sessões, relacionadas com as diferentes temáticas: brinquedo preferido, tarefas domésticas e profissões. Teve como objetivos: conhecer as conceções de género de crianças de 4 -5 anos; desconstruir estereótipos de género dessas crianças; conceber e desenvolver uma proposta de intervenção com crianças de 4-5 anos sobre os estereótipos de género, a fim de promover a igualdade de género. Os resultados evidenciaram melhoria nas relações interpessoais das crianças, reconhecendo que os comportamentos estereotipados que tinham, evoluíram, tendo passado a respeitar os diversos gostos e preferências de cada um/a, nomeadamente ao nível dos brinquedos e/ou das brincadeiras realizadas. Foi ainda percetível ter havido mudança nas conceções iniciais das crianças, no que respeita às tarefas ou profissões, que cada pessoa pode fazer – todos e todas podemos fazer tudo. Conclui-se ser desejável intervir, desde o Jardim de Infância, na abordagem das questões de género, com vista a uma cidadania que se pretende ser, no futuro, respeitadora da igualdade entre mulheres e homens. Para isso, importa que temáticas como esta, constem dos planos de estudo da formação inicial de educadores/as e professores/as
  • Educar para a sustentabilidade: um projeto STEAM com crianças do 2.º ciclo do ensino básico
    Publication . Pinto, Filipa Alexandra Fontes dos Reis; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Vaz, Dulce Maria Simões Santos, 1975-
    O presente Relatório Final, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve e reflete sobre o percurso realizado nos estágios integrados nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, respetivamente, e apresenta uma investigação conduzida num desses contextos. A investigação foi desenvolvida com alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico e pretendeu responder ao problema “De que modo a Educação para a Sustentabilidade através de uma abordagem STEAM, por trabalho de projeto, pode promover o desenvolvimento de competências em crianças do 2.º CEB?", através de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. O estudo integrou o trabalho por projeto e teve como objetivos promover metodologias ativas e desenvolver de competências essenciais às exigências do séc. XXI. Os resultados mostram que as metodologias ativas e o cariz interdisciplinar do projeto, aliados à exploração e resolução de problemas identificados pelos/as alunos/as na comunidade escolar, estimularam a aquisição de competências nos domínios das disciplinas STEAM, da Educação para a Cidadania e responsabilidade ambiental. Verificou-se que o empenho e participação dos alunos/as contribuíram para a sua formação enquanto cidadãos/ ãs críticos/as conscientes e preparados/as para os atuais desafios da sociedade
  • A aplicação do Projeto Artista Residente – educação, cultura e desenvolvimento comunitário
    Publication . Bezinelli, Amábile Maria Santos; Carvalho, Nuno Manuel dos Santos, 1958-; Torres, Margarida Adónis, 1975-
    A presente investigação aborda a aplicação do Projeto Artista Residente (PAR), integrado no Plano Nacional das Artes (PNA) e no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC). A investigação foi realizada em três escolas situadas em Odivelas, Sintra e Caldas da Rainha, Portugal, e busca investigar o impacto do PAR no desenvolvimento comunitário, explorando o cruzamento entre práticas artísticas comunitárias e o desenvolvimento comunitário no contexto escolar. A metodologia utilizada tem caráter misto (qualitativo e quantitativo), integrando pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas, focus groups, inquéritos por questionário e observação participante. A análise dos dados foi realizada tanto qualitativamente quanto quantitativamente, oferecendo uma compreensão ampla e detalhada das dinâmicas do PAR nas escolas. Em um dos estudos de caso, a observação participante foi central, permitindo uma visão interna das práticas artísticas e de seu impacto direto na comunidade escolar. Os resultados encontrados estão relacionados com a promoção de práticas artísticas comunitárias que fortalecem o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dentro do ambiente escolar, evidenciando o papel do PAR, no contexto do PNPSE-PDPSC.
  • A inclusão de uma criança com Síndrome Cri Du Chat: desafios e estratégias comunicativas
    Publication . Ramalho, Sónia Catarina Ribeiro; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
    Este relatório centra-se na inclusão de uma aluna com Síndrome Cri Du Chat (SCDC) na escola regular em Portugal, analisando os desafios e as estratégias usadas. A SCDC, é uma doença genética rara, apresentando complexidades que afetam a comunicação, a cognição e o desenvolvimento motor, exigindo adaptações educativas e suporte especializado. Baseado no Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de Julho, que regulamenta a educação inclusiva, este estudo explora o papel dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC), bem como o uso do software Grid 3 e o uso de gestos (do Babysigns e da Língua Gestual Portuguesa), no desenvolvimento da autonomia e na promoção da inclusão e da participação escolar ativa. A metodologia qualitativa incluiu observação-ação e entrevistas com professores e terapeutas, revelando o compromisso dos profissionais com a inclusão, mas também destacando limitações, como a falta de recursos adequados e de formação contínua sobre os SAAC. Os resultados evidenciam que os SAAC são essenciais para a comunicação, integração e desenvolvimento da aluna, mas que a sua eficácia depende da capacitação dos profissionais e do envolvimento familiar, que nem sempre é o ideal. A análise sugere que, embora o Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de Julho, seja um avanço, a sua implementação prática é prejudicada pela insuficiência de infraestruturas e apoio técnico. Conclui-se que a inclusão de alunos com SCDC exige mais do que políticas legislativas; demanda investimento em formação, recursos adequados e parcerias interinstitucionais. Esta investigação contribui para o debate sobre a educação inclusiva, recomendando práticas que possam ser replicadas em contextos semelhantes, promovendo o desenvolvimento integral e a participação social ativa de alunos com necessidades específicas.
  • Produção de entretenimento
    Publication . Almeida, Tomás Fidalgo; Cambraia, Cláudia Fabiane da Costa
    A redação do presente relatório de estágio diz respeito ao trabalho final de conclusão de Mestrado em Comunicação Social, Novos Media, da Escola Superior de Educação de Coimbra e surge pela minha passagem no Porto Canal. O relatório aborda o contexto da televisão e produção de entretenimento, discutindo temas relacionados, bem como ainda, se refere ao estágio descrevendo a instituição e a minha experiência durante três meses.
  • Jornalismo de proximidade: reflexões teóricas e práticas de um estágio no Porto Canal
    Publication . Nunes, Regina Maria Ferreira; Ferreira, Gil António Baptista, 1971-
    O jornalismo de proximidade desempenha um papel essencial nas comunidades por garantir o direito à informação local e promover os valores da democracia. Neste âmbito, o presente relatório de estágio visa abordar como a proximidade pode ser tão relevante no jornalismo e, em particular, no Porto Canal. O estágio, integrado no mestrado Comunicação Social – Novos Media, da Escola Superior de Educação de Coimbra, proporcionou uma imersão nas práticas jornalísticas diárias de uma redação televisiva, permitindo o contacto direto com as rotinas produtivas e editoriais do canal. O foco do mesmo incidiu, sobretudo, na função de Produtora de Informação, na qual foi possível colaborar com jornalistas e coordenadores, desempenhando tarefas essenciais na redação. Por conseguinte, a experiência envolveu a participação em processos de decisão editorial, como a seleção de notícias, evidenciando a aplicação prática das teorias de gatekeeping e agenda-setting, amplamente discutidas na revisão de literatura que antecede a descrição de tarefas. Através da experiência e análise do funcionamento da redação, foi possível compreender como as decisões editoriais são moldadas pelos critérios de proximidade e relevância, alinhados com o estatuto editorial do Porto Canal. Adicionalmente, o estágio proporcionou um acompanhamento de vários momentos, como a cobertura da campanha eleitoral das Eleições Legislativas de 2024, bem como vários acontecimentos regionais, ilustrando a importância do jornalismo de proximidade na construção de uma narrativa regional. Por fim, o presente relatório apresenta uma confluência entre a componente teórica, isto é, a revisão de literatura e as atividades desenvolvidas. Adicionalmente, será apresentado um balanço final do desempenho da experiência adquirida ao longo de três meses de estágio.
  • TUMO Coimbra: as redes sociais como estratégia de comunicação
    Publication . Costa, Liliana Sofia Alves; Patrão,, Carla Susana Ribeiro, 1974-
    Apresentação do relatório de estágio ocorrido no centro de tecnologias digitais e criativas TUMO Coimbra. Para este propósito, apontam-se os trabalhos multimédia produzidos para as redes sociais e site do TUMO. Analisa-se também as potencialidades das redes sociais e também como o TUMO Coimbra utiliza estas plataformas como estratégia de comunicação. Os resultados desta análise mostram que as redes sociais são um importante instrumento de comunicação e interação entre as organizações e os seus seguidores a consistência nas publicações nestas plataformas cria confiança e fortalece o relacionamento entre ambos os intervenientes.
  • Redes sociais, smartphone e autoestima. Análise dos efeitos do excesso
    Publication . Santana, Bianca dos Santos; Cerdeira, José Pedro, 1963-
    Com as mudanças tecnológicas e a omnipresença dos smartphones no dia a dia, compartilhar constantemente sobre a vida pessoal, opiniões e objetivos nas redes sociais se tornou comum. Este novo hábito, de divulgar imagens corporais, conquistas e outros recortes da vida, podem causar impactos negativos na autoestima de quem está do outro lado da tela. Foi considerando esta problemática que este estudo foi desenvolvido, com o objetivo de entender melhor as maneiras e como as redes sociais influenciam na autoestima, destacando aspectos negativos da vida e da própria imagem. O trabalho passa por 4 discussões teóricas que se interligam, a Escala de Satisfação com a Vida, o uso excessivo de smartphones, a adição ao Facebook, atual rede social mais utilizada do mundo, e o impacto na autoestima. Para a metodologia, de caráter qualitativo, utilizou-se o questionário da Escala Escala de Satisfação com a Vida (Diener, Emmons, Larsen e Griffin, 1985; Pavot, Diener, Colvin e Sandvik, 1991; Pavot e Diener, 1993), por meio de uma coleta via GoogleDocs. A pesquisa teve uma amostra total de 101 pessoas e contou com resultados significativos sobre o excesso de uso de smartphones e redes sociais, bem como a percepção de qualidade de vida é influenciada por esses fatores.