ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
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- (Con)viver com a demência: o papel da estimulação cognitiva na qualidade de vida dos idosos institucionalizados na AMITEIPublication . Trindade, Laura Pagaimo; Moisão, Ana Carina Henriques TeodósioO aumento da esperança média de vida constitui um marco significativo na evolução da humanidade, trazendo consigo desafios que a sociedade tem de enfrentar. A demência surge como uma das principais adversidades neste contexto, exigindo soluções que mitiguem os seus impactos e assegurem o bem-estar dos idosos. Estudos destacam a complexidade das vivências dos idosos e a importância de abordagens que promovam a sua qualidade de vida. A estimulação cognitiva revela-se uma estratégia eficaz, uma vez que atividades direcionadas podem melhorar substancialmente a memória e a cognição, favorecendo assim uma qualidade de vida superior para os idosos institucionalizados (Martinho, 2018). O presente estudo teve como objetivo principal avaliar e aprimorar a performance cognitiva de idosos institucionalizados com demência e com declínio cognitivo leve, através da implementação de um programa de estimulação cognitiva. Este projeto utiliza uma metodologia observacional e quantitativa. Para tal, foram selecionados dois instrumentos de avaliação: o Questionário Sociodemográfico e o Mini Mental State Examination (MMSE), complementados por uma grelha de observação direta para o registo das sessões. A amostra foi composta exclusivamente por mulheres (n=6), com idades compreendidas entre 80 e 91 anos (DP=3.472). Todas as participantes eram viúvas e as suas experiências profissionais abrangeram os setores dos serviços (50%, n=3), agricultura (16,7%, n=1) e indústria (33,3%, n=2), refletindo as oportunidades limitadas ao longo das suas vidas. Em relação à escolaridade, 33, 3% (n=2) completaram o ensino primário, 33,3% (n=2) o concluíram parcialmente, e 33,3% (n=2) eram analfabetas. Metade das participantes (50%, n=3) recebia pensões e complementos, enquanto as restantes dependiam exclusivamente da pensão de sobrevivência (50%, n=3). A maioria (83,3%, n=5) residia em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), enquanto uma participante mantinha maior autonomia ao frequentar um Centro de Dia. Os resultados evidenciaram que a estimulação cognitiva não só melhorou a memória e a cognição das participantes, como também teve um impacto positivo no seu bem-estar e autonomia. Houve um aumento significativo na capacidade de interação social, reforçando a necessidade de intervenções adaptadas às especificidades desta população e a importância de políticas públicas que assegurem cuidados adequados e acessíveis aos idosos. O estudo conclui que programas de estimulação cognitiva devem ser amplamente implementados em instituições, contribuindo assim para o envelhecimento ativo e saudável desta população vulnerável.
- A metodologia Doman no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectualPublication . Pereira, Luciana da Silva; Batista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Este trabalho de Projeto centra-se na aplicação da metodologia de Glenn Doman no processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, tendo como principal objetivo avaliar a sua adequação e eficácia neste contexto. A alfabetização, enquanto etapa fundamental do desenvolvimento infantil, apresenta desafios acrescidos para crianças com deficiência intelectual, exigindo abordagens pedagógicas adaptadas às suas necessidades específicas. Assim, este estudo surge da necessidade de explorar metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem da leitura, promovendo, consequentemente, o sucesso escolar destes alunos. Neste âmbito, a metodologia Doman, que enfatiza a estimulação precoce e o recurso a ferramentas visuais, revela-se uma abordagem promissora. Para a concretização dos objetivos propostos, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo à observação direta e à planificação de uma ação formativa. Com esse propósito, foi ministrada uma formação com a duração de 2 horas e 25 minutos a uma professora experiente na área da alfabetização, na qual foram apresentados diapositivos explicativos sobre o método Doman e as suas potencialidades no ensino de crianças com deficiência intelectual moderada. Após a formação, a professora aplicou a metodologia com uma criança de 7 anos, utilizando estímulos visuais, nomeadamente flashcards. As interações foram observadas com o intuito de analisar a adequação do método ao processo de aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam que a metodologia Doman, ao privilegiar estímulos visuais e a repetição sistemática, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças com deficiência intelectual. Além disso, verificou-se que a personalização do ensino, ajustada às necessidades individuais do aluno, constitui um fator determinante para o aumento do seu envolvimento e progresso na aprendizagem.
- A influência do elogio na construção da autoestima e nas relações entre pares na educação pré-escolarPublication . Silva, Carina Isabel Fonseca; Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra, e teve como principal objetivo o aprofundamento de conhecimentos e competências na implementação de estratégias de desenvolvimentos socioemocional, desenvolvendo um projeto de investigação em contexto de Educação Pré- Escolar, que visou compreender como o elogio pode ser um potenciador da autoestima e das relações entre pares. O projeto incidiu no planeamento de ações contextualizadas no quotidiano concreto do grupo e na realização de diferentes intervenções e propostas integradas, utilizando distintas técnicas e instrumentos para a recolha e sistematização de dados, como a observação direta participante e as notas de campo, o Focus Group, o Role Play e as produções das crianças. Todas as evidências serviram para a análise do estudo. Tendo em conta os objetivos definidos, o estudo de natureza qualitativa, incidiu na metodologia de investigação-ação, com um grupo heterogéneo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. No final da investigação, conclui-se que as crianças através das intervenções multinível dinamizadas, tendo como fator crítico o elogio e atitudes de encorajamento, estreitaram as suas relações, fortaleceram a sua autoestima e o ambiente educativo tornou-se mais acolhedor.
- A literatura para a infância e o desenvolvimento da criançaPublication . Fagundo, Adriana Sofia Mendes; Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Os livros são instrumentos de acesso ao conhecimento, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento cognitivo, linguístico e na ampliação da nossa compreensão sobre o mundo ao nosso redor. Além disso, o hábito da leitura proporciona a quem o pratica uma série de oportunidades e benefícios adicionais, que são amplamente conhecidos: estimula o raciocínio lógico, mantém o cérebro ativo, expande a imaginação, enriquece o vocabulário, fomenta o pensamento crítico, amplia a imaginação, a criatividade e melhora da concentração. Este estudo tem como objetivo investigar de que forma a literatura para a infância pode contribuir para a aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. A proposta é utilizar diferentes obras literárias como ferramenta para abordar diversos conteúdos curriculares, tais como rimas, contagens, orientação espacial, entre outros. Esta investigação tem como público-alvo um grupo de 14 crianças em idade de Educação Pré-Escolar, com 4 anos. A maneira como a intervenção foi conduzida junto com o grupo, priorizando continuamente as necessidades e os interesses das crianças, revelou-se crucial para o sucesso e os resultados alcançados. Após a realização deste estudo, torna-se evidente o impacto positivo que as histórias podem ter no quotidiano de um grupo Pré-Escolar, demonstrando ser uma atividade envolvente e prazerosa.
- A literatura para a infância e o desenvolvimento das emoções nas criançasPublication . Reveles, Cheila Margarida Catarro; Custódio, Pedro Balaus, 1964-O presente relatório, intitulado de “A Literatura para a Infância e o desenvolvimento das emoções nas crianças”, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo deste estudo foi investigar como a Literatura para a Infância pode ser utilizada como um recurso pedagógico para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças com quatro anos de idade. Durante o estágio curricular em Jardim de Infância, implementaram-se atividades baseadas na Metodologia de Trabalho por Projeto, alinhadas com os princípios do Movimento da Escola Moderna, que apelam à participação ativa e colaborativa das crianças no seu processo de aprendizagem. Através destas propostas, foi possível explorar a importância da educação emocional, incentivando as crianças a gerir e a expressar as suas emoções de forma saudável, mas também promover o gosto pela leitura e Educação Artística. Esta experiência foi crucial para o meu crescimento profissional, permitindo-me articular conhecimentos teóricos com a prática pedagógica e reforçar a importância de uma abordagem educativa que valorize o desenvolvimento global de uma criança.
- Noções matemáticas de crianças em creche: uma abordagem num contexto de educação STEAMPublication . Ribeiro, Sara Alexandra Petim; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-O presente Relatório Final descreve uma investigação de natureza qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo, realizada com crianças em contexto de Creche, com idades entre os 2 e os 3 anos. A investigação realizada, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar, visa estimular aprendizagens matemáticas nas crianças, a partir de um contexto interdisciplinar e proceder à sua análise através de representações do pensamento. Inicia com um breve enquadramento dos estágios pedagógicos decorridos no âmbito da Prática Educativa, sendo dada maior ênfase à caracterização e análise reflexiva do processo de estágio realizado em Creche, no qual decorreu a investigação. De seguida são apresentados os objetivos e questões que o norteiam, a fundamentação teórica dos temas envolvidos para dar resposta ao problema: “De que modo podem ser promovidas aprendizagens matemáticas, em crianças de dois e três anos de idade, num contexto interdisciplinar envolvendo a Educação STEAM?”. A análise dos dados evidencia os conceitos matemáticos desenvolvidos durante a implementação do cenário de aprendizagem criado, realizados de acordo com documentos de referência sobre aprendizagens matemáticas nos primeiros anos. Os resultados destacam a influência do cenário de aprendizagem e a sua condução pela Investigadora como aspetos essenciais no estímulo de noções matemáticas, de forma natural e significativa, através de uma abordagem STEAM.
- O compromisso social das organizações culturais na educação dos jovens e o potencial das práticas artísticas participativasPublication . Rocha, Sheila Ferreira; Dias, Nelson Manuel dos SantosEste estudo analisa o compromisso social de 6 (seis) organizações culturais em Portugal na educação de jovens através das suas atividades artísticas. Ele investiga como essas organizações, localizadas em áreas urbanas e periféricas, implementam práticas participativas para promover um (des)envolvimento crítico-criativo da juventude. A pesquisa, utilizando uma abordagem qualitativa de estudos de caso, baseia-se em entrevistas com coordenadores e mediadores culturais, e análise de documentos institucionais. Os resultados revelam que, embora as organizações reconheçam a importância do compromisso social, a implementação de práticas participativas que podem contribuir para este objetivo enfrenta desafios. Um elemento essencial identificado é a relação entre mediadores, artistas profissionais e artistas não-profissionais (membros da comunidade) no processo artístico. Essa sinergia entre diferentes agentes é essencial para assegurar que as práticas sejam culturalmente relevantes e efetivas na construção da cidadania e da fruição criativa. O estudo conclui que a qualificação dos mediadores, a qualidade da participação e a monitorização do impacto social são elementos cruciais garantir a promoção de habilidades sociais no indivíduo e, posteriormente, na dimensão comunitária. A pesquisa contribui para o debate sobre a importância das organizações culturais na educação não formal e enfatiza a necessidade de adaptar as práticas artísticas às mudanças culturais, promovendo uma conexão mais profunda com o público jovem através de experiências criativas colaborativas, com linguagens transdisciplinares. Conclui-se que a cocrioação é essencial para fortalecer a vitalidade cultural e envolver comunidades de forma significativa
- Motricidade e grafomotricidade em crianças de ensino pré-escolarPublication . Amado, Joana Martins; Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-O Ensino Pré-escolar é um período crucial para o desenvolvimento das habilidades grafomotoras especialmente no último ano, quando se espera que a maioria das crianças esteja preparada para iniciar a aprendizagem da escrita. No entanto, existe um conjunto de fatores psicomotores que influenciam as habilidades grafomotoras, cujas devem ser bem desenvolvidas para que o processo de aprendizagem da escrita seja promissor. É importante que essas competências fundamentais sejam desenvolvidas na idade pré-escolar, encarando a psicomotricidade como um fator de integração escolar e preventivo de dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste estudo visou analisar o efeito da participação de um grupo de crianças do pré-escolar num programa de promoção de competências grafomotoras que influencia o desenvolvimento da Integração Visuomotora. Este foi aplicado em 44 crianças com idades entre os 3 e 6 anos e contou com um grupo experimental e um grupo de controlo. Foram aplicadas avaliações iniciais e finais para determinar se o programa teve influência no grupo de crianças que participou nas sessões orientadas de trabalho grafomotor em relação ao grupo que não sofreu essa intervenção. O efeito do programa não se expressou em diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (controlo e experimental). Contudo, a tendência de melhoria registada é coincidente com os efeitos positivos registados na literatura revista que advoga a relevância da praxia fina no nível de desempenho grafomotriz.
- O Sonic é de menina porque é cor-de-rosa: promoção da igualdade de género em contexto de educação pré-escolarPublication . Santos, Inês Filipa Silva; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Educação Pré-Escolar tem um papel muito importante na formação de cidadãos e cidadãs do futuro. Assim, a igualdade de género é um tema que deve ser abordado, desde cedo, de modo a consciencializar as crianças para uma igualdade de oportunidades acessível a todas as pessoas. O Relatório Final ““O Sonic é de menina porque é cor-de-rosa”: promoção da Igualdade de Género em contexto de Educação Pré-Escolar” incidiu sob um grupo heterogéneo constituído por vinte e uma crianças, num Jardim de Infância situado em Coimbra. Esta intervenção surgiu da observação das brincadeiras das crianças, em que constatei que existiam alguns estereótipos de género, pelo que urgia intervir nesse sentido de forma a possibilitar a sua desconstrução. A duração da intervenção foi de aproximadamente um mês, estando dividida em três sessões, relacionadas com as diferentes temáticas: brinquedo preferido, tarefas domésticas e profissões. Teve como objetivos: conhecer as conceções de género de crianças de 4 -5 anos; desconstruir estereótipos de género dessas crianças; conceber e desenvolver uma proposta de intervenção com crianças de 4-5 anos sobre os estereótipos de género, a fim de promover a igualdade de género. Os resultados evidenciaram melhoria nas relações interpessoais das crianças, reconhecendo que os comportamentos estereotipados que tinham, evoluíram, tendo passado a respeitar os diversos gostos e preferências de cada um/a, nomeadamente ao nível dos brinquedos e/ou das brincadeiras realizadas. Foi ainda percetível ter havido mudança nas conceções iniciais das crianças, no que respeita às tarefas ou profissões, que cada pessoa pode fazer – todos e todas podemos fazer tudo. Conclui-se ser desejável intervir, desde o Jardim de Infância, na abordagem das questões de género, com vista a uma cidadania que se pretende ser, no futuro, respeitadora da igualdade entre mulheres e homens. Para isso, importa que temáticas como esta, constem dos planos de estudo da formação inicial de educadores/as e professores/as
- Educar para a sustentabilidade: um projeto STEAM com crianças do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Pinto, Filipa Alexandra Fontes dos Reis; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Vaz, Dulce Maria Simões Santos, 1975-O presente Relatório Final, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve e reflete sobre o percurso realizado nos estágios integrados nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, respetivamente, e apresenta uma investigação conduzida num desses contextos. A investigação foi desenvolvida com alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico e pretendeu responder ao problema “De que modo a Educação para a Sustentabilidade através de uma abordagem STEAM, por trabalho de projeto, pode promover o desenvolvimento de competências em crianças do 2.º CEB?", através de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. O estudo integrou o trabalho por projeto e teve como objetivos promover metodologias ativas e desenvolver de competências essenciais às exigências do séc. XXI. Os resultados mostram que as metodologias ativas e o cariz interdisciplinar do projeto, aliados à exploração e resolução de problemas identificados pelos/as alunos/as na comunidade escolar, estimularam a aquisição de competências nos domínios das disciplinas STEAM, da Educação para a Cidadania e responsabilidade ambiental. Verificou-se que o empenho e participação dos alunos/as contribuíram para a sua formação enquanto cidadãos/ ãs críticos/as conscientes e preparados/as para os atuais desafios da sociedade