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ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação

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  • Dar asas à criatividade das crianças através da expressão plástica utilizando diversos materiais e técnicas
    Publication . Lopes, Sofia Raquel da Costa; Azevedo, Maria Isabel da Fonseca e Castro Moreira; Vasco, , Nuno Miguel Chuva, 1971-
    A presente investigação, realizada no mestrado em Educação Pré-Escolar, teve como objetivo principal compreender de que forma é que se desenvolve a criatividade e qual a sua importância na vida das crianças utilizando a expressão plástica como uma ferramenta para potencializar a criatividade utilizando técnicas para além do desenho e da pintura, que são as técnicas mais desenvolvidas nos jardins de infância. Para tal, foram implementadas atividades de expressão plástica que tinham como objetivo dar asas à criatividade das crianças e desenvolver posteriormente diversas capacidades. Sendo um relatório final de mestrado foi necessário realizar uma revisão de literatura que estivesse interligada com as práticas que foram realizadas, abrangendo o tema principal da criatividade, da expressão plástica e da importância da diversidade de técnicas e materiais. Sob uma perspetiva metodológica, foram adotadas técnicas de observação e recurso a audiovisuais, no entanto, os resultados do estudo são essencialmente qualitativos, com ênfase na análise do processo contínuo e nas produções finais das atividades que foram realizadas pelas crianças. A criatividade tem um papel fundamental na vida das crianças e no seu desenvolvimento, formando cidadãos capazes. A ferramenta para o desenvolvimento da criatividade mencionada neste estudo é a utilização da expressão plástica, que é uma mais valia para estimular a criatividade das crianças sendo essencial diversificar os materiais e as técnicas que são abordadas com as mesmas. A análise desta intervenção destacou que através da expressão plástica a criatividade é desenvolvida, bem como diversas competências cognitivas, sociais, emocionais e também motoras.
  • Educação em sexualidade no jardim de infância: perspetivas das famílias e da educadora
    Publication . Teixeira, Ana Lúcia Rodrigues; Teixeira,, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
    O presente estudo inserido no relatório final do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola superior de Educação de Coimbra, teve como objetivo compreender as perspetivas das famílias e da Educadora de Infância relativamente à Educação em Sexualidade de crianças do Jardim de Infância. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza essencialmente qualitativa, com abordagem mista, tendo como instrumentos de recolha de dados dois questionários, um dirigido às famílias de crianças entre os 4 e os 5 anos, e outro à Educadora de Infância responsável pelo grupo. Os dados foram recolhidos em formato digital e analisados por meio de análise de conteúdo e análise descritiva simples. Os resultados revelaram que a maioria das famílias considera importante abordar a Sexualidade desde a infância, destacando a curiosidade natural das crianças, a prevenção de abusos e o desenvolvimento de valores como o respeito. No entanto, a educadora mostrou uma certa resistência à abordagem da temática nesta faixa etária, alegando ausência de formação e considerando-a inapropriada. Conclui-se que existe uma visão mais aberta por parte das famílias, ainda que condicionada por fatores culturais e de formação, e uma limitação na prática pedagógica, influenciada por lacunas na formação profissional e pela ausência de orientação institucional clara. O estudo destaca a necessidade de uma articulação mais eficaz entre Jardim de Infância e família e a urgência da formação contínua dos profissionais de educação no âmbito da Educação em Sexualidade.
  • As artes visuais e a música como ferramentas para o desenvolvimento criativo na educação pré-escolar
    Publication . Ruivo, Cátia Andreia da Costa; Azevedo, Maria Isabel da Fonseca e Castro Moreira
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa (I e II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Tem como propósito demonstrar o contributo das Artes Visuais e da Música no desenvolvimento criativo em crianças em Educação Pré-Escolar. Este estudo tem como questão “De que forma as artes visuais e a música contribuem para o desenvolvimento criativo das crianças?”, tendo como objetivo principal: compreender o impacto que estas formas de expressão artística têm no desenvolvimento criativo das crianças. Para isso, foram implementadas atividades relacionadas com as artes visuais e a música, concebidas para potenciar a sua criatividade. Este é um documento reflexivo e crítico, centrado nas práticas vivenciadas no estágio. Envolve o desenvolvimento de uma intervenção/investigação em contexto de estágio e uma reflexão crítica e análise sobre a prática experienciada. Este estudo aborda temas como a criatividade e o seu conceito, o desenvolvimento criativo em Educação Pré-Escolar, a importância das artes visuais neste contexto e o papel da música como estimuladora da criatividade e no desenvolvimento da criança. Do ponto de vista metodológico, foram utilizadas práticas de observação participante, sendo que os dados recolhidos são predominantemente descritivos. O processo foi bastante valorizado e valioso para a realização deste estudo. Como resultado do estudo, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas contribuíram significativamente para o estímulo da criatividade das crianças. Para além disso, este estudo reflete a importância de práticas pedagógicas intencionais, em que as artes visuais e a música desempenham um papel crucial no desenvolvimento criativo e integral das crianças.
  • Pensamento algébrico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo com crianças do 3.º ano de escolaridade
    Publication . Garcia, Ana Alexandra Gonçalves; Cruz,, Catarina Maria Neto da, 1981-; Martins,, Nuno Lopes
    A Álgebra, assim como o pensamento algébrico, destacam-se nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, atualmente em vigor, nesse sentido, houve interesse em desenvolver um estudo que permitisse percecionar o desempenho de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas que envolveram esta temática. No âmbito do estudo desenvolvido, foi realizada uma investigação de natureza mista e de índole interpretativo. O presente documento, caracteriza também o processo de estágio realizado em 1.º Ciclo do Ensino Básico, complementado de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. O Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a caracterização e análise reflexiva do contexto e processo de estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Componente Investigativa.
  • A documentação pedagógica como forma de evidenciar a criança como um ser competente
    Publication . Aleixo, Joana Raquel Santos; Coelho, , Ana Maria Sarmento, 1959-
    O presente Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, numa escola de 1º ciclo em Coimbra, com um grupo de 25 alunos. O principal objetivo do projeto de intervenção que se apresenta neste relatório é compreender como foi elaborado o processo de documentação pedagógica num contexto de 1º ciclo. Numa escola onde prevalece o ensino tradicional, foi enriquecedor e desafiante utilizar outros métodos de ensino e colocar a criança como protagonista do processo de aprendizagem, indo ao encontro dos seus interesses. O processo documental foi realizado através de diferentes registos, tais como fotográficos, pequenos trabalhos realizados pelo grupo e escritos que mostraram como é possível elaborar documentação pedagógica tendo em conta outros aspetos da mesma, por exemplo, como, para quem e com o que documentar. A documentação serviu, também, para o professor e as estagiárias avaliarem o grupo e para a criança se autoavaliar revisitando e repensando sobre tudo o que fez ao longo do ano letivo, evidenciando assim a criança como um ser competente e capaz.
  • Práticas didáticas de LGP para o 3.º CEB e ensino secundário
    Publication . Oliveira, Maria Manuel Vasques Osório; Morais,, Amílcar José Oliveira de Sousa
    presente estudo sustenta-se numa abordagem teórico-metodológica que valoriza o modelo bilingue de educação, reconhecendo a Língua Gestual Portuguesa (LGP) como fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. A disciplina de LGP para os alunos Surdos é crucial para acederem à sua primeira Língua (L1), ao conhecimento e à informação facilitando o seu desenvolvimento linguístico, pessoal, social, cultural e identitário, desta forma, os mesmos sentem-se parte de uma Cultura própria, mas com as mesmas oportunidades de todos os cidadãos. Este relatório final tem como base a questão: Existe ou não carência de material didático que suporte as práticas didáticas, do docente de LGP, no 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no Ensino Secundário? O estudo identifica uma evidente carência de recursos didáticos adequados aos níveis de ensino referidos, baseando-se nos dados recolhidos de um questionário aplicado a docentes de LGP, e na análise compreensiva e interpretativa de atividades letivas onde se utilizaram materiais didáticos construídos pela mestranda durante a Prática de Ensino Supervisionada I e II no ano letivo 2023/2024 e durante o ano letivo 2024/2025 em que exerce a profissão de docente de LGP. Os dados recolhidos confirmam a necessidade de desenvolvimento e disponibilização de materiais pedagógicos que estejam alinhados com o Programa Curricular de LGP (PCLGP), facilitando a planificação de aulas, a consolidação de aprendizagens significativas e o sucesso educativo dos alunos Surdos. A autora defende a urgência de uma intervenção concertada que envolva a produção de materiais didáticos inovadores, acessíveis e culturalmente apropriados, bem como o reforço da formação contínua dos docentes de LGP. Por fim, este estudo procura ser um contributo teórico e prático para a melhoria das práticas didáticas na disciplina de LGP e pretende constituir uma base de reflexão para futuras investigações nesta área, o que promoveria a equidade e o reconhecimento efetivo da diversidade linguística e cultural da Comunidade Surda no sistema educativo português.
  • Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão em Portugal: ouvindo e analisando as opiniões de professores de educação especial
    Publication . Boamorte, Yara Dias; Baptista, , Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
    Um dos marcos mais importantes para a história da Educação Especial, ocorreu após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU (1948), reconhecendo que todas as pessoas possuem o Direito à Educação e uma escolarização digna para Todos. Em termos legislativos, Portugal assumiu o compromisso de inclusão e a readequação de formatos, bem como o reconhecimento da importância do compromisso das escolas para responder às necessidades e potencialidades dos seus alunos. Assim, a questão desta pesquisa centra-se em analisar os desafios da educação inclusiva no que tange às Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Participaram desta pesquisa, oito participantes, que atuam no distrito de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, individual, online. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes percebem fragilidades quanto à objetividade e à clareza do decreto. Enfatizaram que ainda existem barreiras na implementação das medidas na prática, a escassez de recursos humanos, bem como fragilidades nas estratégias pedagógicas e a importância da formação contínua entre os docentes.
  • A influência da participação dos pais no desenvolvimento educacional de crianças com necessidades específicas: um estudo interpretativo numa escola APAE no Brasil
    Publication . Squizzato, Ednéia Pereira; Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-
    Este estudo indagou as perspetivas de famílias e profissionais acerca da participação dos pais na melhoria do desempenho acadêmico de crianças com necessidades específicas no Brasil. Foram analisadas as influências da participação ativa dos pais no progresso educacional, social e emocional das crianças, bem como sua inclusão social e qualidade de vida. O estudo buscou identificar os desafios enfrentados pelos pais nesse contexto e examinar estratégias eficazes que podem ser adotadas para promover uma participação significativa. Além disso, foram explorados os papéis das escolas, dos profissionais da educação e das políticas públicas no fortalecimento da participação dos pais. Buscou-se contribuir para a melhoria das práticas educacionais e a promoção da inclusão de crianças com necessidades específicas no sistema educacional brasileiro. Os resultados apresentados demonstram que o envolvimento dos pais em contexto educativo é essencial para o desenvolvimento escolar do aluno com ou sem NEE. Assim sendo, é fulcral que o professor envolva os pais/cuidadores e promova a comunicação, uma vez que estes são os que melhor conhecem o seu educando. Esta comunicação possibilita que o professor avalie de forma mais aprofundada as dificuldades e necessidades do aluno, podendo deste modo utilizar as estratégias mais adequadas para cada um
  • Potencialidade do Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação de Coimbra: produtos de apoio à comunicação
    Publication . Simões, Isilda dos Santos; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
    A necessidade de comunicar é inerente ao ser humano. Há, no entanto, pessoas que não conseguem comunicar através da fala, ou fazem-no com limitações significativas, necessitando, como tal, de comunicar de forma diferente. Com o presente trabalho pretende alcançar-se um maior conhecimento sobre as potencialidades dos produtos de apoio, de modo a promover a Comunicação Aumentativa e Alternativa, bem como uma maior compreensão sobre o modo como podem ser adaptados às características e necessidades específicas das crianças que não falam, ou que apresentam limitações nesta área. Para esta concretização, incluir-se-á a pesquisa sobre produtos de apoio, tais como softwares e dispositivos específicos que possam constituir-se ferramentas eficazes para a comunicação. Neste âmbito, procurar-se-á analisar o funcionamento dos CRTIC e perceber a dimensão da intervenção do CRTIC Coimbra no âmbito da área da Comunicação Aumentativa e Alternativa e o contributo dos produtos de apoio prescritos, como facilitadores da comunicação das crianças. Pretende-se que o trabalho nesta área contribua para promover a inclusão escolar e social das crianças com dificuldades de comunicação, a partir da identificação de abordagens e práticas que facilitem a sua participação ativa, permitindo-lhes desenvolver aprendizagens, expressar necessidades, opiniões e sentimentos de modo eficaz. A metodologia envolveu entrevistas e análise documental. Os resultados obtidos confirmaram o efeito facilitador dos produtos de apoio na comunicação, salientando-se, no entanto, a necessidade de promover ainda mais a formação das equipas educativas e desenvolver a monitorização da utilização dos produtos de apoio.
  • O relacionamento entre pares no interior e no exterior em jardim-de-infância e creche
    Publication . Marques, Dina Sofia Santos; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
    As interações entre crianças na primeira infância são essenciais para o seu desenvolvimento psicossocial, desempenhando um papel vital na sua adaptação e crescimento (Michel Boivin, 2005, p. 5). “Através do relacionamento entre pares, a criança não só se submete a diversas competências sociais como também aveza normas e métodos sociais interligados nas relações interpessoais” (Michel Boivin, 2005, p. 5). Presentemente, esta temática, tem particular relevância, pois a criança é exposta aos mais variados relacionamentos, antes de entrar na creche/jardins de Infância e até mesmo na interação com os irmãos ou familiares próximos. O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Tem como objetivo primordial perceber se há diferenças no estabelecimento de relações entre pares no exterior e no interior da creche e jardim de infância. Pretendeu-se perceber a diferença de comportamento na criação de relações entre as crianças e, analisar a relação de proximidade que cada criança tem com os diferentes pares, gerando estratégias facilitadoras para a integração e interação das crianças no grupo. Pelo estudo feito percebeu-se que em contexto de jardim-de-infância e, particularmente no espaço exterior, o grupo de crianças estabelece um grande número de experiências com pares, assim como os seus conhecimentos sobre diversos assuntos (emoções, invenção de jogos etc.), desenvolvendo muito mais facilmente as suas relações com os pares, entreajudando-se e aprendendo uns com os outros, no entanto, no interior, o mesmo não se verifica. Em contexto de creche o grupo demonstrou através da sua rotina diária, no exterior, que o ambiente e as brincadeiras em pares (relações entre pares), são muito mais enriquecedores e vantajosas, observando-se bastante o espírito de entreajuda e as parti-lhas das experiências pelo grupo. Já no interior o mesmo não se verifica, uma vez que os conflitos são recorrentes, existindo também uma maior confusão de interesses.