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- Desigualdade triangular através do ensino exploratório: um estudo com alunos do 5.º ano do 2.º CEBPublication . Abreu, Carolina Maria Luís Aires de; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Martins, Nuno LopesO presente Relatório Final foi elaborado tendo em conta atividades desenvolvidas no decorrer do estágio pedagógico efetuado no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de matemática, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é realizado um breve enquadramento acerca deste Relatório Final. A Componente Investigativa foca-se num conjunto de tarefas planificadas, aplicadas e analisadas desenvolvidas com uma turma do 5.º ano do 2.º CEB, visando identificar a influência da utilização de material manipulável, através do ensino exploratório, na aprendizagem da desigualdade triangular. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. Os dados foram recolhidos através de ficheiros áudio, de observação direta e de fotografias das produções dos alunos a partir dos quais foram realizadas as transcrições. Observou-se que a utilização de materiais manipuláveis auxiliou os alunos na compreensão do tema em estudo. Também o recurso ao ensino exploratório mostrou ser eficaz, na abordagem do tema, permitindo o surgimento de diversas estratégias de resolução. Por fim, na Componente Reflexiva é apresentada uma descrição e reflexão acerca do processo de estágio realizado em 2.º CEB.
- Onde, quando e como: um projeto interdisciplinar com crianças do 1.º CEB, envolvendo educação financeiraPublication . Gomes, Tatiana da Silva; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-O presente Relatório Final reflete parte do trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste trabalho, é apresentado um enquadramento do estágio pedagógico realizado, no qual é feita uma breve descrição da turma, são caracterizados o agrupamento, a escola e a sala de aula, assim como o percurso do estágio, através da partilha de tarefas e atividades concretizadas. Relativamente ao percurso realizado durante o estágio, é também apresentada uma componente reflexiva, na qual a professora estagiária reflete sobre a importância que esta etapa teve na sua formação. O Relatório Final integra também uma componente investigativa, sendo apresentada uma investigação realizada com a turma do 4.º ano de escolaridade, na qual a professora estagiária realizou o estágio pedagógico em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou responder ao problema “De que forma um projeto interdisciplinar, envolvendo a Educação Financeira, a Educação para o Consumo e a Educação para o Empreendedorismo, pode contribuir para o desenvolvimento/aplicação de aprendizagens e competências múltiplas, em particular no domínio da Matemática?”. Este estudo, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, centrou-se na concretização de um projeto interdisciplinar envolvendo o planeamento, a elaboração de um orçamento, identificando rendimentos e despesas e apurando o saldo para a realização de uma visita de estudo. A participação ativa dos alunos nas diferentes fases do projeto bem como o envolvimento da comunidade provocou o desenvolvimento de diferentes aprendizagens e competências de vários domínios, nomeadamente, possibilitou o envolvimento dos alunos na resolução de desafios do quotidiano, nos quais tiveram de refletir, antecipar e atuar de modo responsável, para além de ter promovido o relacionamento interpessoal. Nas considerações finais, é apresentada uma reflexão sobre o impacto que o estágio pedagógico e realização do presente Relatório Final tiveram no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária.
- Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEBPublication . Melo, Vitória Lima; Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-O presente relatório descreve um projeto de intervenção realizado numa turma composta por 20 alunos/as do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado “Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB”, tendo como objetivo promover competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. A intervenção visou criar um ambiente educativo inclusivo onde as alunos/as se sentissem ouvidas e reconhecidas, promovendo a sua autoestima e o desejo de aprender. Para esse fim, conceberam-se atividades tendo em vista desenvolver competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. Ao longo e após a intervenção foram visíveis resultados positivos da mesma, no que diz respeito à autoestima dos/as alunos/as e uma maior capacidade para expressar e gerir com as suas próprias emoções e, consequentemente, a redução de comportamentos agressivos que resultou em interações sociais mais positivas, participando ativamente nas atividades coletivas. Contudo, algumas áreas não apresentaram progressos significativos e evidentes devido ao tempo limitado da intervenção. Conclui-se que para alcançarmos resultados positivos e consistentes, neste tipo de abordagem, seria necessário um período de intervenção mais extenso.
- Intervenções Promotoras de Autonomia na Pessoa com Deficiência IntelectualPublication . Lopes, Maria de FátimaA Organização Mundial de Saúde evidencia as desigualdades que as pessoas com deficiência enfrentam, incluindo o estigma, a discriminação, a exclusão da educação e do emprego. A institucionalização da pessoa com deficiência intelectual resultou na restrição das suas capacidades para tomar decisões e na diminuição das oportunidades para viverem vidas de forma autónoma. A autonomia foi identificada como um elemento crucial para a promoção da Saúde Mental Positiva. Este trabalho é um Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa. A primeira parte deste trabalho diz respeito à componente de estágio, onde é exposta uma reflexão crítica das competências adquiridas ao longo dos contextos de estágio. A segunda parte refere-se à componente de investigação com o tema “Intervenções Promotoras de Autonomia na Pessoa com Deficiência Intelectual: Uma Scoping Review”. O objetivo do Relatório Final de Estágio foi refletir sobre o percurso de aquisição de competências comuns e específicas como Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, em contextos de estágio. Foi ainda objetivo deste relatório desenvolver um trabalho de investigação, realizando-se uma scoping review, seguindo as recomendações do Instituto Joanna Briggs, com o objetivo de mapear intervenções promotoras de autonomia em pessoas com deficiência intelectual. A experiência adquirida ao longo dos estágios em diferentes contextos revelou-se fundamental para a consolidação das competências do EE em ESMP. A integração da teoria com a prática permitiu uma aprendizagem aprofundada, baseada na reflexão crítica e na implementação de intervenções adaptadas às necessidades individuais e comunitárias. A pesquisa foi conduzida na MEDLINE Complete via PubMed, CINAHL Complete via EBSCOhost e PsyArticles via APA PsyNet, no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e no OpenGrey. A lista de referências de cada artigo incluído foi também analisada. Artigos publicados em português, inglês e espanhol, sem limite temporal foram considerados. A extração de dados ocorreu com um instrumento próprio para o efeito e os resultados da revisão foram apresentados em tabelas, figuras e síntese narrativa. Um total de 28 artigos foram incluídos nesta revisão, 23 pela pesquisa primária e 5 estudos incluídos pela lista de referências. Dentro das intervenções identificadas, estas divergiram principalmente entre o contexto escolar e em comunidade. Em ambiente escolar, as intervenções focaram-se em proporcionar às pessoas com deficiência intelectual uma experiência universitária completa. Dentro das intervenções em comunidade, foram identificadas intervenções sobre o emprego apoiado, fortalecimento de redes sociais e treino de atividades de vida diárias como forma de promover uma vida independente. Esta scoping review destaca assim a diversidade de intervenções voltadas para a promoção da autonomia de pessoas com deficiência intelectual. Este estudo permitiu reunir informações sobre diversas intervenções que promovem a autonomia da pessoa com deficiência intelectual, proporcionando uma base sólida de evidências para a prática profissional. Dessa forma, pode impulsionar a criação de novas abordagens baseadas em evidência científica, especialmente no campo da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.
- Instrumentos de Avaliação da Qualidade de Vida do Cuidador Informal da Pessoa com Esquizofrenia: Scoping ReviewPublication . Almeida, ElianeA esquizofrenia é uma doença mental crónica que compromete acentuadamente a qualidade de vida (QV) dos indivíduos diagnosticados e dos seus cuidadores informais, normalmente familiares. Estes têm de lidar com uma sobrecarga emocional, física e financeira expressiva, agravada pela falta de suporte formal e pelo estigma social. A avaliação da QV dos cuidadores é crucial para compreender os impactos desta função e desenvolver intervenções específicas. Este estudo teve como objetivo mapear a literatura sobre instrumentos de avaliação da qualidade de vida do cuidador informal da pessoa com esquizofrenia. Foi conduzida uma scoping review, seguindo a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI) e as diretrizes PRISMA- ScR. A estratégia de pesquisa incluiu as bases de dados CINAHL®Complete via EBSCOhost, MEDLINE Complete via EBSCOhost e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Foram definidos critérios de inclusão como estudos quantitativos, com delineamentos experimentais e epidemiológicos, bem como revisões sistemáticas ou meta-análises, e que utilizassem instrumentos para avaliar a QV de cuidadores informais de pessoas com esquizofrenia. Após a triagem e a análise dos textos completos, 14 estudos foram incluídos para análise final. Os instrumentos mais utilizados foram o WHOQOL-BREF e o Short Form-12 Health Survey (SF-12) que avaliam dimensões gerais da QV, como a saúde física, o bem-estar psicológico e as relações sociais. No entanto, estes não consideram as particularidades do papel de cuidador. Instrumentos específicos, como o SCQ (Schizophrenia Caregiver Questionnaire) e o S-CGQoL (Schizophrenia Caregiver Quality of Life questionnaire) destacaram-se pela sua capacidade de avaliar fatores críticos, como a sobrecarga emocional e o impacto social. Apesar disso, são muito pouco utilizados e ainda não foram adaptados ao contexto cultural português. Os estudos analisados evidenciaram que os cuidadores informais lidam com adversidades consideráveis, como a sobrecarga emocional e financeira, e que o apoio psicossocial e intervenções direcionadas são essenciais para melhorar a sua QV.