Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Onde, quando e como: um projeto interdisciplinar com crianças do 1.º CEB, envolvendo educação financeira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TATIANA_GOMES.pdf4.64 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final reflete parte do trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste trabalho, é apresentado um enquadramento do estágio pedagógico realizado, no qual é feita uma breve descrição da turma, são caracterizados o agrupamento, a escola e a sala de aula, assim como o percurso do estágio, através da partilha de tarefas e atividades concretizadas. Relativamente ao percurso realizado durante o estágio, é também apresentada uma componente reflexiva, na qual a professora estagiária reflete sobre a importância que esta etapa teve na sua formação. O Relatório Final integra também uma componente investigativa, sendo apresentada uma investigação realizada com a turma do 4.º ano de escolaridade, na qual a professora estagiária realizou o estágio pedagógico em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou responder ao problema “De que forma um projeto interdisciplinar, envolvendo a Educação Financeira, a Educação para o Consumo e a Educação para o Empreendedorismo, pode contribuir para o desenvolvimento/aplicação de aprendizagens e competências múltiplas, em particular no domínio da Matemática?”. Este estudo, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, centrou-se na concretização de um projeto interdisciplinar envolvendo o planeamento, a elaboração de um orçamento, identificando rendimentos e despesas e apurando o saldo para a realização de uma visita de estudo. A participação ativa dos alunos nas diferentes fases do projeto bem como o envolvimento da comunidade provocou o desenvolvimento de diferentes aprendizagens e competências de vários domínios, nomeadamente, possibilitou o envolvimento dos alunos na resolução de desafios do quotidiano, nos quais tiveram de refletir, antecipar e atuar de modo responsável, para além de ter promovido o relacionamento interpessoal. Nas considerações finais, é apresentada uma reflexão sobre o impacto que o estágio pedagógico e realização do presente Relatório Final tiveram no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária.
This Final Report reflects part of the work carried out during the teaching internship, as part of the Educational Practice II curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Coimbra School of Education. This paper presents a framework for the teaching internship, in which the class is briefly described, the group, the school and the classroom are characterised, as well as the course of the internship, sharing the tasks and activities carried out. With regard to the journey undertaken during the internship, a reflective component is also presented, in which the trainee teacher reflects on the importance of this stage in her training. The Final Report also includes an investigative component, presenting research carried out with the 4th grade class in which the trainee teacher carried out her teaching internship in the context of the 1st Cycle of Basic Education. The research sought to answer the problem “How can an interdisciplinary project involving Financial Education, Education for Consumption and Education for Entrepreneurship contribute to the development/application of multiple learning and skills, particularly in the field of Maths?”. This qualitative, descriptive and interpretive study centred on the implementation of an interdisciplinary project involving planning, drawing up a budget, identifying income and expenditure and calculating the balance for a school trip. The active participation of the students in the different phases of the project, as well as the involvement of the community, led to the development of different learning and competences in various areas, in particular, it enabled the students to get involved in solving everyday challenges in which they had to reflect, anticipate and act responsibly, as well as promoting interpersonal relationships. The final considerations include a reflection on the impact that the teaching internship and the completion of this Final Report have had on the professional and personal development of the trainee teacher.

Description

Keywords

Educação Financeira Trabalho por projeto Educação para a Cidadania Interdisciplinaridade Ensino Básico 1º Ciclo Financial Education Project Work Citizenship Education Interdisciplinarity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue