ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1443
Results Per Page
Sort Options
- A música como agente neutralizante de comportamentos desviantesPublication . Braz, Carmen Elisabete Silva Costa; Correia, Avelino Rodrigues, 1959-A crescente desmotivação manifestada pelos alunos, foi a principal razão para o desenvolvimento deste trabalho, no contexto do projecto investigação-acção, tendo como objecto de estudo três turmas do ensino básico. Na tentativa de alterar os comportamentos, de melhorar a auto-estima e motivar os alunos para as práticas letivas, foram aplicadas técnicas baseadas na aprendizagem cooperativa e colaborativa, valorizando as práticas performativas. O trabalho foi conduzido tendo em conta os aspectos psicológicos da música, uma vez que a motivação é uma componente da dimensão afectiva e está directamente relacionada com os estímulos que provocam o interesse nos alunos por aprender ou realizar determinada actividade. (...)
- Ensino de tarefas e rotinas em contextos naturais a alunos com deficiência mentalPublication . Dias, Ilda Maria Lopes Rodrigues; Vaz, João Luís Pimentel, 1957-A aprendizagem e o desenvolvimento das capacidades do jovem com deficiência mental, por vezes não são possíveis devido às condições em que ocorre o seu processo educativo, seja pelas baxas expectativas da família, ou por não lhe serem dadas as melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento, e não por causa das llimitações que apresenta. (...)
- Relatório de estágio supervisionado (3º ciclo)Publication . Campos, Paula Maria Fernandes; Brandão, VandaA prática pedagógica é uma unidade curricular prevista no Mestrado em Ensino de Educação Musical do Ensino básico, figurando o estágio, naquela compreendido, como uma oportuniddade para fazer a conexão entre a prática e a teoria, de forma reflexiva, de toda a aprendizagem até então adquirida. Prevê, de igual modo, que se concretize o domínio das técnicas do ensino/aprendizagem, habilitando desse modo para o exercício da actividade profissional de professor. (...)
- A guitarra como recurso pedagógico no 3º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, João Daniel Silva; Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-No ensino genérico, o percurso musical é interrompido no fim do 9º ano de escolaridade. Quer isto dizer que, ou se optou - a título de decisão provada e pessoal - por ingressar numa instituição ligada à música (escola de música ou conservatório), tomando essa resolução logo no início do segundo ciclo do ensino básico, ou então, o contacto com os mecanismos oficiais de aprendizagem musical fica por ali. (...)
- Aplicação de princípios básicos de musicoterapia educativa, educação musical especial e educação musical inclusiva a crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Conde, Pedro Miguel Aires; Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-Este trabalho visa a identificação de estratégias para lidar com crianças com necessidades educativas especiais, sobretudo crianças portadoras de multideficiência e de síndrome de Down, através da aplicação de principios básicos de musicoterapia educativa, educação musical especial e educação musical inclusiva. Como parte deste projecto, pretendeu-se: sensibilizar a vila de Sever do Vouga para a problemática da "diferença" e dotar a biblioteca da Escola e a Unidade Especializada em Multideficiência do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga de equipamentos e materiais pedagógicos específicos para alunos com necessidades educativas especiais. (...)
- A educação musical no 3º CEBPublication . Calha, João Pedro Manso; Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-O trabalho que se apresenta insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Musical do Ensino Básico e incide sobre a problemática do ensino da educação musical no 3º ciclo do ensino básico. (...)
- O contributo das aprendizagens informais para a literacia dos adultosPublication . Rodrigues, Liliana Catarina Lopes; Salgado, Lucília Maria Cardoso, 1950-Este estudo procura aferir se uma participação mais frequente e assídua em actividades e experiências ocorridas em contextos de aprendizagem não formal e informal potenciam o desenvolvimento de competências de literacia. (...)
- Aventura de uma estagiária no coreto mágicoPublication . Almeida, Vanessa Liliana Ventura; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório tem como objectivo reflectir um percurso formativo que culminou com a concretização de um estágio num Jardim-de-Infância, cuja a duração foi de aproximadamente sete meses, iniciando-se a 10 de Novembro de 2010 e terminando a 3 de Junho de 2011. O percurso é apresentado através de uma componente descritiva e reflexiva, em que se evidenciam aspectos que contribuíram para um enriquecimento profissional. As reflexões realizadas são fundamentadas teoricamente e complementadas com conteúdos abordados ao longo da Licenciatura em Educação Básica e no Mestrado em Educação Pré-Escolar.
- Relatório finalPublication . Henriques, Carla Madalena Agostinho; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Este trabalho tem como base o testemunho de experiências efectuadas ao longo de um ano lectivo, com um grupo de crianças que frequentam a educação Pré-Escolar, numa instituição situada na cidade de Coimbra. Através da leitura do presente documento, é possível conhecerem-se algumas das experiências chave educativas, bem como as aprendizagens que surgiram para a formação inicial de uma futura educadora. Neste sentido, importa referir que um educador deve estar em constante formação e aprendizagem, de forma a facultar às crianças momentos de completa aprendizagem, captando a sua atenção e de maneira a que o grupo dirija as actividades, pois estas devem partir do interesse e curiosidade dele. Para se chegar ao produto final deste trabalho foi necessário passar por várias fases, nomeadamente de observação, acção, reflexão e respectiva avaliação, de modo a consolidar os conhecimentos para que a prática estivesse sustentada em aspectos relevantes e importantes para este processo construtivo.
- Relatório finalPublication . Carvalho, Andreia Patricia de Ramos; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Este relatório apresenta todo o percurso de sete meses com um grupo de crianças de três e quatro anos. Encontra-se dividido em duas partes principais: • Descrição da prática • Reflexão da prática No que concerne à parte descritiva, integra o Enquadramento da Educação Pré-Escolar, bem como o da Instituição de Estágio, as experiências mais significantes e o projecto final de estágio, intitulado “Entre Culturas”. Relativamente à parte reflectiva, no presente relatório podem ser consultadas as reflexões referentes às diferentes fases do percurso efectuado; as metodologias utilizadas; uma reflexão acerca da utilização dos instrumentos de Observação e de Avaliação (SAC), bem como uma reflexão final.