ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
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- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade: a metodologia de aprendizagem por descoberta guiada aplicada na disciplina de história e geografia de Portugal do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Eduarda Veríssimo; Campos,, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final integra a Unidade Curricular de Prática Educativa II, do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal do 2º CEB e foi organizado no âmbito do Estágio integrado na referida Unidade Curricular. Foi no âmbito do domínio “O 25 de Abril e a construção da Democracia até à atualidade”, numa turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que ocorreu a nossa intervenção. Como questão de partida enunciámos a seguinte: “É possível que as crianças adquiram conhecimentos de uma maneira apelativa através da metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada?”. Por sua vez, foram definidos como objetivos os seguintes: suscitar o gosto pela descoberta; promover aprendizagens significativas; compreender, de uma forma apelativa, acontecimentos relativos ao 25 de Abril de 1974. Tendo por base a questão de partida e os objetivos referidos, e como orientação a metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada, foram postas em prática algumas atividades preparadas para a turma que acompanhámos ao longo do estágio curricular. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é referente à fundamentação teórica, metodologia e objetivos do estudo, enquanto a segunda detalha a prática de ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo materiais produzidos e atividades realizadas. Todas as informações apresentadas são baseadas em documentos oficiais, como as Aprendizagens Essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Direção-Geral da Educação, 2017). Na sua continuidade, aborda o papel essencial do ensino da disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos, destacando que esta disciplina promove o entendimento do espaço e das ações humanas no passado, incentivando a reflexão sobre questões de identidade, cultura, democracia e direitos humanos. Além disso, ressalta a importância da preservação do património cultural e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Ao analisar eventos históricos e questões contemporâneas, o ensino da disciplina referida possibilita aos alunos compreenderem melhor o mundo em que vivemos, que está em constante mudança.
- À “descoberta” da história de Coimbra: a mobilização de recursos patrimoniais locais no ensino-aprendizagem da história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Portela, Marta Isabel Reis; Campos, Maria do Rosário Castiço de, 1958-O Relatório que apresentamos implicou uma investigação que visa a conclusão do Mestrado de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) do 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Coimbra. Decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II, com alunos do 5º ano de escolaridade. Teve como objetivo geral, compreender a importância da mobilização de recursos patrimoniais locais no ensino-aprendizagem da HGP do 2.º CEB e como objetivos específicos, compreender a relevância da História local na aprendizagem de conteúdos de HGP, compreender conceitos relacionados com o ensino da História tomando como referência acontecimentos da História local e valorizar testemunhos históricos do património local na aprendizagem da HGP. A investigação efetuada foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, com base no método de investigação-ação. Nesse sentido, procurou-se que a investigação fosse fundamentada na ação, visando-se a intervenção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, especificamente, na unidade didática “Portugal nos séculos XIII e XIV”, do programa do 5º ano de escolaridade. O recurso ao património de uma localidade promove a relação do aluno com o concreto, com o individual. Tomando-se como ponto de partida o património local, podem-se proporcionar ao aluno aprendizagens significativas, conforme se evidencia neste estudo.
- À descoberta com crianças de 5 anos. relatório finalPublication . Pinto, Joana Mafalda dos Santos; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente Relatório Final, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar, lecionado na Escola Superior de Educação de Coimbra para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Desta forma, o presente Relatório tem por base a análise crítico-reflexiva do meu percurso formativo. Expõe a caraterização da Instituição, a caracterização do grupo e do ambiente educativo onde se inclui o espaço e o tempo das interações com o meio, com as famílias e a prática da educadora cooperante. Todo este processo se completa com as experiências-chave mais significativas e que se tornaram muito importantes para a minha aprendizagem e formação como futura educadora de infância, nomeadamente a importância da leitura no pré-escolar, o trabalho por projeto, o Movimento Escola Moderna, o Sistema de Acompanhamento das Crianças e a investigação que consistiu na escuta/audição das vozes das crianças. A investigação tem como tema “ o que pensam as crianças acerca da sua experiência e vivência diária no jardim-de-infância”, fundamentada teoricamente e complementada com dados recolhidos no terreno, através das entrevistas.
- À descoberta da educação de infância: relatório finalPublication . Teixeira, Lúcia de Gouveia; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente Relatório Final foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa, do mestrado em educação pré-escolar, com o intuito de descrever e analisar reflexivamente, o percurso e as aprendizagens realizadas no decurso da prática de ensino supervisionada em Creche e Jardim de Infância. As práticas decorreram respetivamente numa sala de berçário, com sete crianças dos cinco aos oito meses, e numa sala de jardim de infância, com dezoito crianças de quatro anos. O relatório encontra-se estruturado em duas partes. A primeira parte é destinada à contextualização e itinerário formativo, apresenta a descrição e análise das instituições, da organização do ambiente educativo, dos grupos de crianças, e das práticas educativas implementadas pela educadora e pela estagiária, no decurso dos estágios. A segunda parte incide sobre a análise e reflexão de cinco experiências-chave que se revelaram cruciais na prática pedagógica supervisionada. (…)
- À descoberta da natureza com crianças de 5 anosPublication . Napoleão, Kim Bernardete; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente Relatório Final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar. O relatório tem por base a análise crítico-reflexiva do meu percurso formativo, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira, apresenta a caraterização da Instituição, do grupo e do ambiente educativo e a prática da educadora cooperante. Nela, refiro, ainda, o processo formativo subdividido em quatro fases - observação do contexto educativo, entrada progressiva na atuação prática, desenvolvimento das práticas pedagógicas e, por último, o projeto pedagógico. Todo este processo se completa com a experiência-chave mais significativa, a componente de investigação, que surgiu no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças no decorrer deste estágio, e que irei sistematizar na segunda parte. Aí, é apresentado o enquadramento do estudo: revisão da literatura acerca da relação da criança com a natureza/ambiente e a metodologia utilizada no estudo. São ainda apresentados os dados e, por fim, as considerações finais.
- À descoberta de um caminho: relatório finalPublication . Antunes, Daniela Sofia Carvalho; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório final decorre da minha experiência de estágio no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, realizado durante um ano lectivo. Este relatório visa abordar as experiências educativas e respectiva reflexão relativamente à minha pratica pedagógica, ajudando-me a fazer uma consolidação e um balanço do trabalho que realizei durante este ano lectivo.
- À descoberta do mundo das criançasPublication . Cardoso, Mónica Patrícia Pereira; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-O presente relatório final tem como objetivo refletir o percurso formativo, desenvolvido durante cerca de 6 meses de estágio num jardim-de-infância. O documento contém duas partes. Na primeira é descrito e analisado o contexto de estágio e o itinerário formativo. Na segunda parte é realizada uma descrição crítica e reflexiva de cinco experiências chave que contribuíram para o meu enriquecimento profissional e pessoal. (...)
- À descoberta dos animais: um projeto com crianças dos 3 aos 6 anosPublication . Pires, Inês Sofia José; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-; Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-O presente relatório descreve uma investigação realizada durante a prática educativa supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar, para a obtenção do grau de Mestre na Escola Superior de Educação de Coimbra. O relatório final “À descoberta dos animais: um projeto com crianças dos 3 aos 6 anos”, incide sobre a importância da interação das crianças destas idades com os animais do meio natural envolvente. No âmbito da investigação foi analisada a relação das crianças de um jardim de infância de Coimbra, com o mundo natural, bem como as suas interações com animais, e ainda, as perceções dos/as encarregados/as de educação sobre o tema em estudo. Foi, assim, desenvolvido o projeto “À descoberta dos animais”, a fim de sensibilizar as crianças, as famílias e a comunidade educativa para a importância da interação das crianças do jardim de infância com os animais do meio natural envolvente. Metodologicamente foi usada como opção, o trabalho de projeto, visto que o projeto surgiu de acordo com o interesse das crianças acerca dos animais. Com este projeto, foram alcançados diversos resultados, destacando-se, o aumento de passeios ao exterior, o desenvolvimento do gosto, nas crianças, pelo contacto direto com o ambiente, e o reconhecimento do espaço exterior como espaço educativo, por todos/as os/as participantes no projeto. As estratégias de intervenção pedagógica foram ao encontro das necessidades das crianças e do espaço em si, privilegiaram as opiniões e as sugestões do grupo, incentivaram a troca de ideias e o trabalho cooperativo. Todos estes aspetos favoreceram o clima de trabalho, para que fosse possível transformar este local em algo potenciador de desafios para estas crianças.
- À descoberta dos animais: um projeto com crianças dos 3 aos 6 anos no jardim de infânciaPublication . Couceiro, Ana Carolina Pimenta; Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-O presente relatório final incide sobre uma intervenção educativa desenvolvida no Jardim de Infância, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa. Considerando o contexto pedagógico da instituição, desenvolveu-se uma proposta de intervenção, seguindo a metodologia de trabalho de projeto, que assumiu como questão de partida “De que forma é que um trabalho de projeto, com as crianças dos 3 aos 6 anos sobre animais, promove o desenvolvimento de competências de âmbito científico e de valorização da natureza?”. O projeto apresentava como objetivos “Identificar os contributos da intervenção pedagógica para o desenvolvimento de competências de âmbito científico para o conhecimento do mundo animal” e “criar oportunidades para o desenvolvimento da consciência ambiental e da valorização da natureza”. A abordagem metodológica usada é de natureza qualitativa e descritiva, recorre a técnicas e a instrumentos de recolha de dados como a observação participante e a entrevista e efetua registo áudio e fotográfico, bem como anotações no diário de bordo ao longo do acompanhamento do Trabalho de Projeto (TP). Os resultados obtidos permitiram reconhecer que a participação das crianças na Metodologia de Trabalho de Projeto(MTP), através do questionamento e envolvimento na construção do conhecimento pela observação, pesquisa e sistematização das aprendizagens em produções por elas realizadas, possibilitaram o desenvolvimento de competências de investigação e construção autónoma do conhecimento, para além da sua aplicação na interpretação sobre necessidades alimentares e de habitat dos animais. Competências requeridas para a educação em ciências e para o conhecimento e valorização da natureza.
- À redescoberta do expaço exterior: relatório finalPublication . Santos, Adriana Mateus Ferreira; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Há cerca de duas décadas um dos espaços prediletos das crianças para brincar era o espaço exterior. No entanto, verificamos que nos últimos anos, são poucos os momentos das crianças passados no exterior devido a vários fatores. Neste Relatório, é feita primeiramente uma breve contextualização da instituição, onde foi realizado o estágio e do respetivo itinerário formativo. Serão ainda apresentados dois temas chave: a importância de brincar e o brincar no exterior, bem como o método utilizado para analisar este dois temas, a abordagem mosaico. Ao longo de todo o trabalho é privilegiada a reflexão. Assim sendo, este trabalho será uma análise crítico-reflexiva da iniciação à prática educativa, uma vez que, a reflexão é um ponto basilar para a formação/vida profissional de qualquer educador/a.