Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-07"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade: a metodologia de aprendizagem por descoberta guiada aplicada na disciplina de história e geografia de Portugal do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Eduarda Veríssimo; Campos,, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final integra a Unidade Curricular de Prática Educativa II, do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal do 2º CEB e foi organizado no âmbito do Estágio integrado na referida Unidade Curricular. Foi no âmbito do domínio “O 25 de Abril e a construção da Democracia até à atualidade”, numa turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que ocorreu a nossa intervenção. Como questão de partida enunciámos a seguinte: “É possível que as crianças adquiram conhecimentos de uma maneira apelativa através da metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada?”. Por sua vez, foram definidos como objetivos os seguintes: suscitar o gosto pela descoberta; promover aprendizagens significativas; compreender, de uma forma apelativa, acontecimentos relativos ao 25 de Abril de 1974. Tendo por base a questão de partida e os objetivos referidos, e como orientação a metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada, foram postas em prática algumas atividades preparadas para a turma que acompanhámos ao longo do estágio curricular. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é referente à fundamentação teórica, metodologia e objetivos do estudo, enquanto a segunda detalha a prática de ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo materiais produzidos e atividades realizadas. Todas as informações apresentadas são baseadas em documentos oficiais, como as Aprendizagens Essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Direção-Geral da Educação, 2017). Na sua continuidade, aborda o papel essencial do ensino da disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos, destacando que esta disciplina promove o entendimento do espaço e das ações humanas no passado, incentivando a reflexão sobre questões de identidade, cultura, democracia e direitos humanos. Além disso, ressalta a importância da preservação do património cultural e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Ao analisar eventos históricos e questões contemporâneas, o ensino da disciplina referida possibilita aos alunos compreenderem melhor o mundo em que vivemos, que está em constante mudança.
- O impacto da dança movimento terapia no conhecimento do corpo em adultos com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Domingues, Renata Consentino; Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-O objetivo deste estudo foi identificar e descrever as características do Desenho da Figura Humana em adultos com deficiência intelectual e avaliar os itens desenvolvimentais após a implementação de um programa de intervenção de Dança Movimento Terapia, que combina as qualidades criativas e expressivas da dança com uma abordagem psicoterapêutica. O programa foi composto por 16 sessões com a duração de 1 hora, realizadas duas vezes por semana, e participou um grupo de 13 adultos com deficiência intelectual. Antes e após o programa, foi aplicado o teste do Desenho de Figura Humana com o intuito de avaliar o conhecimento corporal através da cotação por itens desenvolvimentais (Koppitz, 2000), o que tenderia a indicar possíveis efeitos no desenvolvimento cognitivo e na maturidade dos participantes. Após a intervenção, os resultados indicaram um aumento significativo no número de detalhes/elementos desenvolvimentais no Desenho da Figura Humana, sugerindo que houve um incremento no conhecimento corporal dos participantes no final do programa, o que, por sua vez, indicará uma possível progressão ao nível da maturidade ou do desenvolvimento cognitivo dos participantes.
- "Competências Matemáticas – estratégias facilitadoras da sua emergência e desenvolvimento na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico"Publication . Nunes, Matilde; Farinho, Paula; Pinto, Débora
- A relação do nível de atividade física e imagem corporal com os indicadores de burnout em professoresPublication . Setoca, Ricardo; Santos, JoanaO Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito da PES (Prática de Ensino Supervisionada) e foi realizada no Agrupamento de Escolas António Gedeão (AEAG), que neste estágio abrangeu a Escola Secundária António Gedeão (ESAG) e a Escola Básica Comandante Conceição e Silva (EBCCS). Para organizar as informações de maneira mais eficaz, o relatório está dividido em quatro áreas principais. Na área I (Dimensão Profissional, Social e Ética), foram apresentados os objetivos da Prática de Ensino Supervisionada (PES), bem como a caracterização das escolas e das turmas, incluindo os espaços escolares e horários. Além disso, foram discutidos os pontos fortes e fracos da prática pedagógica enquanto professor estagiário de Educação Física (EF). Na área II (Dimensão Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem), são abordados os procedimentos associados ao processo de ensino, incluindo o planeamento das aulas na disciplina de EF. Esta área fornece uma visão abrangente das estratégias e métodos pedagógicos aplicados, detalha a avaliação dos alunos e os critérios e métodos utilizados, bem como os resultados obtidos. O planeamento das aulas é descrito em relação aos vários fatores que influenciam a organização das atividades, para alcançar os objetivos de cada turma e disciplina. São aplicadas diversas estratégias para criar o melhor ambiente de aula possível, promovendo uma relação positiva entre os alunos, o professor estagiário e as atividades propostas. Na área III (Dimensão Participação na Escola e Relação com a Comunidade), são apresentados detalhes sobre todas as atividades e projetos em que o professor estagiário esteve envolvido, como o Desporto Escolar (DE), direção de turma e outras atividades. Esta área demonstra a integração na comunidade escolar, destacando a sua participação em reuniões de departamento, lecionação de aulas e torneios internos e externos. Por fim, a área IV (Dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida) apresenta o estudo científico desenvolvido, que tem como objetivo analisar a relação entre o nível de atividade física, a Imagem Corporal (IC) e os indicadores de burnout em professores. Este estudo visa contribuir para a compreensão de como estes fatores estão interligados e como podem influenciar o bem-estar profissional dos professores.
- Análise e otimização de um processador de corte florestalPublication . Ferreira, Nuno Miguel Silva; Ferreira, Pedro Miguel SoaresO relatório de estágio que se apresenta insere-se no âmbito do mestrado em engenharia mecânica na área de especialização em construção e manutenção de equipamentos mecânicos, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. O estágio decorreu na empresa Cutplant Solutions, S.A. que projeta e fabrica equipamentos para uso florestal com a marca Vicort®, nomeadamente processadores de corte que é o equipamento em estudo neste documento. Para melhor compreensão da otimização de um processador de corte florestal, é explicado o funcionamento do mesmo, são descritos os vários componentes integrantes deste equipamento e é, também, apresentado o processo de fabrico e as várias secções da fábrica. O ponto principal deste documento incide na otimização do processador de corte/ cabeça processadora V340HD atualmente em fabrico. Através das falhas, problemas e sugestões de melhorias que surgiram ao longo do período de estágio foi realizada uma otimização de variados aspetos do equipamento. São abordados temas tais como ajustamentos e tolerâncias dimensionais, cilindros motores e circuitos hidráulicos, forças e momentos envolvidos num movimento acionado por um cilindro hidráulico, análise de falhas estruturais com recurso a simulações numéricas pelo método de elementos finitos, tendo sido utilizado o software Solidworks®.
- As barreiras à adesão dos enfermeiros perioperatórios na noificação de incidentes e eventos adversosPublication . Dias, DâniaIntrodução: A ocorrência de incidentes e eventos adversos relacionados com a segurança na prestação de cuidados de saúde é uma realidade atual. A adoção de políticas e estratégias que minimizem esses eventos, sendo que alguns são passíveis de prevenção, é amplamente reconhecida tanto a nível internacional quanto nacional, refletindo melhorias na saúde e representando uma prioridade significativa. Neste âmbito, surgem os sistemas de notificação de incidentes e eventos adversos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo conhecer as barreiras à adesão dos enfermeiros perioperatórios na notificação de incidentes e eventos adversos. Metodologia: Foi realizado um estudo quantitativo e descritivo. A recolha de dados foi efetuada com a realização de um questionário eletrónico aos enfermeiros perioperatórios a exercerem funções no bloco operatório de uma unidade local de saúde da zona norte. Os dados foram analisados e tratados através da análise estatística descritiva com o Software Statistical Package for the Social Science, versão 24. Resultados: Para os enfermeiros todos os incidentes devem ser notificados, mas a frequência de notificação é baixa e diminui com a leveza do dano. No último ano, 71,2% não registou qualquer ocorrência e 7,6% desconhece o sistema de notificação de incidentes e eventos adversos institucional. Os principais obstáculos à notificação são a culpabilização dos profissionais mais novos pelos incidentes e eventos adversos, não haver apoio ao registo, por parte dos colegas, esquecimento do registo pelo elevado trabalho, receio de afetar a credibilidade, quer a pessoal, quer a da instituição e o não conhecimento dos incidentes que têm de ser registados. Conclusão: De forma geral, os enfermeiros perioperatórios possuem uma perceção positiva sobre a segurança das pessoas submetidas a cirurgia. Compreender o contexto profissional no qual estamos inseridos é o passo inicial para transformar paradigmas e práticas. Dessa forma, este estudo contribuiu para a avaliação da situação atual da Cultura de Segurança entre os enfermeiros perioperatórios no que diz respeito à notificação de incidentes e eventos adversos, com o objetivo de possibilitar a implementação de ações de melhoria nos procedimentos desses profissionais, através de formações contínuas, da criação de espaços facilitadores para feedback sobre incidentes e eventos adversos, bem como da realização de debriefings.