Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.53 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final incide sobre uma intervenção educativa desenvolvida
no Jardim de Infância, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa.
Considerando o contexto pedagógico da instituição, desenvolveu-se uma proposta de
intervenção, seguindo a metodologia de trabalho de projeto, que assumiu como questão
de partida “De que forma é que um trabalho de projeto, com as crianças dos 3 aos 6 anos
sobre animais, promove o desenvolvimento de competências de âmbito científico e de
valorização da natureza?”. O projeto apresentava como objetivos “Identificar os
contributos da intervenção pedagógica para o desenvolvimento de competências de
âmbito científico para o conhecimento do mundo animal” e “criar oportunidades para o
desenvolvimento da consciência ambiental e da valorização da natureza”. A abordagem
metodológica usada é de natureza qualitativa e descritiva, recorre a técnicas e a
instrumentos de recolha de dados como a observação participante e a entrevista e efetua
registo áudio e fotográfico, bem como anotações no diário de bordo ao longo do
acompanhamento do Trabalho de Projeto (TP). Os resultados obtidos permitiram
reconhecer que a participação das crianças na Metodologia de Trabalho de Projeto(MTP),
através do questionamento e envolvimento na construção do conhecimento pela
observação, pesquisa e sistematização das aprendizagens em produções por elas
realizadas, possibilitaram o desenvolvimento de competências de investigação e
construção autónoma do conhecimento, para além da sua aplicação na interpretação
sobre necessidades alimentares e de habitat dos animais. Competências requeridas para
a educação em ciências e para o conhecimento e valorização da natureza.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Metodologia de Trabalho de Projeto Educação em Ciências Vida Animal