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- Estágio no Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica (GAVIP-IPC): proposta de um plano de comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPCPublication . Cunha, Vânia André; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-O papel da comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPC: o caso prático do GAVIP Os avanços científicos, tecnológicos e a digitalização estão a redefinir profundamente a vida e o trabalho, exigindo adaptações significativas nas interações entre as IES, o meio envolvente e os seus públicos. Após as mudanças e transformações educacionais catalisadas pela pandemia da COVID-19, a formação pedagógica surge como um imperativo para capacitar os docentes para responder aos novos desafios contemporâneos e melhorar a sua capacidade de lecionar num contexto em constante mutação. A formação pedagógica não é apenas um meio para adquirir competências técnicas, mas também uma estratégia de incentivo para enfrentar os desafios na nova era da aprendizagem. Neste contexto, a comunicação interna surge como uma ponte para reduzir as resistências à mudança dos docentes e aumentar a recetividade e a compreensão da importância da formação pedagógica. Criado em 2022, o GAVIP assume como um dos seus objetivos contribuir para a valorização e desenvolvimento profissional dos docentes do IPC. Para alcançar este objetivo, procura promover o desenvolvimento de competências transversais e investir na qualificação pedagógica dos mesmos através de ações de formação. Os resultados deste estudo, realizado em âmbito de estágio no GAVIP, evidenciam o impacto positivo destas formações, refletido na melhoria da confiança e das competências pedagógicas dos docentes. Paralelamente, o estudo permitiu avaliar o desempenho do GAVIP nos seus primeiros anos de atividade, traçar orientações para o seu futuro e reforçar a sua consolidação, enquanto pilar na inovação pedagógica no IPC. Nesse sentido, a proposta de plano de comunicação interna surge como uma estratégia para ampliar o alcance do GAVIP dentro da comunidade do IPC e minimizar os desafios identificados.
- Respeito e intimidade - Desafios e perceções dos idosos em serviços de apoio ao domicílioPublication . Bonacho, Ana Sofia Maurício; Alves, João EmílioEste estudo teve como objetivo compreender de que forma os idosos percebem e avaliam o respeito pela sua intimidade no contexto dos serviços de apoio domiciliário. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza exploratória, baseada na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com idosos beneficiários destes serviços. A amostra foi composta por 4 participantes com idades superiores a 65 anos, recrutados através da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre. Os dados foram analisados através de análise temática, identificando categorias centrais relacionadas com a experiência da intimidade. Os resultados revelam que a privacidade, a personalização do atendimento e a relação com os cuidadores são fatores críticos na perceção da intimidade. A rotatividade dos profissionais, a rigidez organizacional dos serviços e a falta de formação específica foram apontadas como barreiras significativas. Além disso, o estudo evidenciou que a solidão e o isolamento social afetam negativamente a perceção de bem-estar, sendo os cuidadores, muitas vezes, o único contacto social diário. Emergiram preocupações éticas quanto à influência da condição económica na qualidade do serviço prestado, nomeadamente a perceção de que um atendimento mais atencioso está condicionado a compensações financeiras. Com base nos resultados, são propostas recomendações para políticas públicas e práticas institucionais, nomeadamente: formação contínua dos cuidadores, redução da rotatividade, maior flexibilidade na organização dos cuidados e promoção de estratégias de combate à solidão. Conclui-se que o respeito pela intimidade dos idosos deve constituir um eixo central na melhoria da qualidade dos cuidados domiciliários e na promoção de um envelhecimento digno e humanizado.