Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-23"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Estágio no Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica (GAVIP-IPC): proposta de um plano de comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPCPublication . Cunha, Vânia André; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-O papel da comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPC: o caso prático do GAVIP Os avanços científicos, tecnológicos e a digitalização estão a redefinir profundamente a vida e o trabalho, exigindo adaptações significativas nas interações entre as IES, o meio envolvente e os seus públicos. Após as mudanças e transformações educacionais catalisadas pela pandemia da COVID-19, a formação pedagógica surge como um imperativo para capacitar os docentes para responder aos novos desafios contemporâneos e melhorar a sua capacidade de lecionar num contexto em constante mutação. A formação pedagógica não é apenas um meio para adquirir competências técnicas, mas também uma estratégia de incentivo para enfrentar os desafios na nova era da aprendizagem. Neste contexto, a comunicação interna surge como uma ponte para reduzir as resistências à mudança dos docentes e aumentar a recetividade e a compreensão da importância da formação pedagógica. Criado em 2022, o GAVIP assume como um dos seus objetivos contribuir para a valorização e desenvolvimento profissional dos docentes do IPC. Para alcançar este objetivo, procura promover o desenvolvimento de competências transversais e investir na qualificação pedagógica dos mesmos através de ações de formação. Os resultados deste estudo, realizado em âmbito de estágio no GAVIP, evidenciam o impacto positivo destas formações, refletido na melhoria da confiança e das competências pedagógicas dos docentes. Paralelamente, o estudo permitiu avaliar o desempenho do GAVIP nos seus primeiros anos de atividade, traçar orientações para o seu futuro e reforçar a sua consolidação, enquanto pilar na inovação pedagógica no IPC. Nesse sentido, a proposta de plano de comunicação interna surge como uma estratégia para ampliar o alcance do GAVIP dentro da comunidade do IPC e minimizar os desafios identificados.
- Respeito e intimidade - Desafios e perceções dos idosos em serviços de apoio ao domicílioPublication . Bonacho, Ana Sofia Maurício; Alves, João EmílioEste estudo teve como objetivo compreender de que forma os idosos percebem e avaliam o respeito pela sua intimidade no contexto dos serviços de apoio domiciliário. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza exploratória, baseada na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com idosos beneficiários destes serviços. A amostra foi composta por 4 participantes com idades superiores a 65 anos, recrutados através da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre. Os dados foram analisados através de análise temática, identificando categorias centrais relacionadas com a experiência da intimidade. Os resultados revelam que a privacidade, a personalização do atendimento e a relação com os cuidadores são fatores críticos na perceção da intimidade. A rotatividade dos profissionais, a rigidez organizacional dos serviços e a falta de formação específica foram apontadas como barreiras significativas. Além disso, o estudo evidenciou que a solidão e o isolamento social afetam negativamente a perceção de bem-estar, sendo os cuidadores, muitas vezes, o único contacto social diário. Emergiram preocupações éticas quanto à influência da condição económica na qualidade do serviço prestado, nomeadamente a perceção de que um atendimento mais atencioso está condicionado a compensações financeiras. Com base nos resultados, são propostas recomendações para políticas públicas e práticas institucionais, nomeadamente: formação contínua dos cuidadores, redução da rotatividade, maior flexibilidade na organização dos cuidados e promoção de estratégias de combate à solidão. Conclui-se que o respeito pela intimidade dos idosos deve constituir um eixo central na melhoria da qualidade dos cuidados domiciliários e na promoção de um envelhecimento digno e humanizado.
- O comportamento dos consumidores da Geração Z relativamente à sustentabilidade no setor do turismo: o caso PortuguêsPublication . Cruz, Diogo Domingues; Pé-Curto, AntónioA presente investigação tem como objetivo analisar (1) a importância da sustentabilidade como um fator de intenção de compra para os turistas portugueses da Geração Z, (2) o efeito dos fatores culturais, pessoais e tecnológicos na adoção de comportamentos sustentáveis no contexto do turismo e (3) a influência do comportamento pró-ambiental na intenção de compra sustentável. Através da realização de um questionário online a 389 turistas portugueses, dos quais 156 pertencem à Geração Z, os dados foram analisados com a amostra total e com recurso à técnica de mínimos quadrados parciais. Os resultados demonstram que os fatores culturais e pessoais têm influencia significativa no comportamento pró-ambiental e que este, por sua vez, afeta positivamente a intenção de compra sustentável. Os fatores tecnológicos também demonstraram ter um impacto direto positivo nesta. Verificou-se, ainda, que o comportamento pró-ambiental atua como variável mediadora parcial entre os fatores culturais e pessoais e a intenção de compra. Contudo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre gerações, o que sugere um padrão de comportamento consistente. Espera-se que esta investigação contribua para compreender melhor os comportamentos sustentáveis deste grupo e que auxilie no desenvolvimento de estratégias mais eficientes e sustentáveis neste setor.
- Como a inteligência artificial generativa pode melhorar a comunicação e a personalização da rede Century 21 PortugalPublication . Jafar, Catarina Alexandra Gamboa; Sampaio, HugoO presente projeto tem como principal objetivo a elaboração de um plano de integração de chatbots e funcionalidades de decoração virtual na rede Century 21 Portugal. A necessidade deste plano surge do facto de o mercado em análise estar a ser tecnologicamente reinventado, nomeadamente com a introdução da inteligência artificial generativa, o que exige uma adaptação da comunicação por parte das marcas. Este projeto tem como principais objetivos: automatizar o atendimento ao cliente; tornar o atendimento mais interativo e personalizado; criar novas experiências; e posicionar as agências da rede como tecnológicas e inovadoras. De modo a reunir a informação necessária para o desenvolvimento deste plano foram recolhidos dados primários através de um questionário online, e dados secundários, obtidos por via de pesquisas online e informações disponibilizadas pela Century 21 West Consulting. Após a recolha e análise dos dados, foi possível perceber que apesar de existirem algumas incertezas, os profissionais do setor reconhecem o potencial da inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente e automatizar tarefas. Assim, este projeto propõe um conjunto de recomendações estratégicas com o objetivo de inovar a comunicação da marca no mercado português.
- Centros de dia: perceção do modelo convencional e interesse dos idosos em conceitos alternativosPublication . Carvalho, Gonçalo Abel; Búrcio, CarlosA presente dissertação propôs-se a investigar a perceção de indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos relativamente ao modelo convencional dos Centros de Dia (CD) em Portugal. Em paralelo, procurou-se aferir o nível de interesse que seis conceitos alternativos para estas estruturas sociais poderiam despertar nesse mesmo público. Adicionalmente, o estudo examinou em que medida a satisfação com a participação social e variáveis sociodemográficas, como a faixa etária e o nível de escolaridade, poderiam influenciar as referidas perceções e interesses. Para alcançar estes objetivos, foi implementada uma metodologia quantitativa, consubstanciada na aplicação de um inquérito por questionário online, do qual resultaram 127 respostas válidas para análise. O tratamento estatístico dos dados recolhidos evidenciou um considerável interesse da amostra pelos conceitos alternativos apresentados, com particular destaque para as propostas focadas em "Saúde e Bem-Estar" e "Viagens e Gastronomia", corroborando a proposição de que o interesse dos participantes variaria significativamente entre as diferentes alternativas (P2). De forma algo inesperada, e contrariando a Proposição 1, os resultados indicaram que uma perceção mais favorável do modelo tradicional de CD se associou, em determinadas situações, a um maior interesse em algumas das alternativas, sendo esta relação mediada pela satisfação com o reconhecimento social. A satisfação com a participação social demonstrou também uma correlação positiva com uma apreciação mais favorável do modelo convencional (refutando P4a) e com o interesse em atividades culturais e artísticas (validando parcialmente P4b). Relativamente às variáveis sociodemográficas, a idade e o nível de escolaridade manifestaram uma influência parcial e nem sempre distintiva em preferências específicas (suportando parcialmente P3a e P3b). Em suma, este estudo permite concluir que existe uma recetividade significativa da população idosa a formatos de CD mais diversificados e alinhados com um paradigma de envelhecimento ativo. A valorização de novas propostas não implica necessariamente uma rejeição do modelo convencional, sugerindo antes um cenário de complementaridade, cuja compreensão se afigura crucial para o desenvolvimento de futuras respostas sociais promotoras da valorização individual e participação ativa.
- CRM no sector das bebidas: o caso da SuperBock e o envolvimento com a marcaPublication . Silva, Hugo Daniel Ferreira da; Búrcio, CarlosNum mercado cada vez mais competitivo, a gestão eficaz das relações com os clientes (CRM – Customer Relationship Management) assume um papel central na fidelização e envolvimento com a marca. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma a implementação do CRM influencia o brand engagement no setor das bebidas, considerando a satisfação do cliente como uma variável moderadora. Para tal, foi adotado um estudo de caso da marca Super Bock, com base numa metodologia mista, que combinou a revisão da literatura com uma abordagem quantitativa suportada na aplicação de um questionário a clientes utilizadores da plataforma de CRM “Autêntico”. A análise dos dados, realizada com recurso ao software SPSS e à macro PROCESS, permitiu confirmar que a perceção de uma boa implementação de CRM tem um impacto positivo e estatisticamente significativo no brand engagement dos consumidores (H1). No entanto, a satisfação do cliente, analisada isoladamente, não apresentou um efeito direto positivo sobre o envolvimento com a marca (H2), contrariando parte da literatura. Por outro lado, confirmou-se o seu papel moderador (H3), reforçando a relação entre o CRM e o brand engagement quando os níveis de satisfação são mais elevados. Estes resultados sustentam a importância de alinhar estratégias de CRM com a experiência do cliente, contribuindo para a compreensão dos mecanismos que fortalecem as relações marca-consumidor no setor das bebidas.
- Padaria "COCHE DOURADO" Plano de Marketing e comunicação.Publication . Filipe, Joana Tomás; Sampaio, HugoO presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um plano de marketing estratégico para a Padaria “Coche Dourado”, uma empresa familiar com mais de 30 anos de existência, localizada em Tomar. Reconhecida pela sua produção tradicional num forno a lenha e pela proximidade com a comunidade local, a padaria enfrenta hoje o desafio de se adaptar às exigências do mercado atual, marcado pela digitalização e por novos perfis de consumo. Com base numa abordagem qualitativa e quantitativa, realizara-se entrevistas e questionários junto de clientes da padaria e cs da pastelaria, que permitiu compreender as perceções sobre a marca, os hábitos de consumo e identificar oportunidades de melhorar. A análise SWOT, a matriz RACE e o modelo das 5 Forças de Porter sustentam as estratégias funcionais nas áreas de marketing e comunicação. O plano proposto visa reforçar a identidade da marca, melhorar a comunicação com os diferentes públicos e fortalecer a presença digital da padaria através, de redes sociais e parcerias locais. A integração entre tradição e inovação é o eixo central da proposta, procura garantir a sustentabilidade e o crescimento da empresa a longo prazo.
- A Indústria da Música Independente em Portugal: Produtores e Estúdios de GravaçãoPublication . Salvador, Joel Ricardo Araújo Amado; Sampaio, HugoEsta dissertação analisa os modelos de negócio dos estúdios de gravação e produtores independentes em Portugal, com o objetivo de compreender as suas estratégias de sustentabilidade e os desafios enfrentados num mercado musical em constante transformação. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas dez entrevistas com produtores que operam os seus próprios estúdios e produtores independentes sem espaço próprio, permitindo uma análise aprofundada das suas práticas, motivações e adaptações ao contexto digital. Os resultados revelam a importância da diversificação de serviços, da presença digital, da gestão financeira eficaz e da adoção de tecnologias como a inteligência artificial. Conclui-se que a autonomia financeira e a sustentabilidade destes agentes dependem de uma abordagem multifacetada, que combine inovação, proximidade com os artistas e visão estratégica.
- Toxic Leadership and Internal Marketing: the effect of the HSP trait on satisfaction and engagementPublication . Lin, Patrícia Cai; Martinez, Luísa M.; Ramos, Filipe R.Leadership fosters trust, engagement, and performance. Strong manageremployee relationships enhance productivity and security, while positive ties improve performance. Leadership sensitivity is crucial for empathy, but toxic leadership harms employees and performance, requiring urgent action. Toxic leadership negatively impacts employee satisfaction and engagement. Harmful traits like intimidation and manipulation alienate employees, weakening team performance. However, there is a lack of research on its specific effects. Understanding these consequences is essential for aligning internal marketing strategies and fostering a healthier work environment, particularly for highly sensitive people (HSP). A quantitative methodology was adopted, through an online questionnaire, disseminated through the Prolific platform. The experimental design follows a between-subject approach, with two questionnaire versions, using a simulated scenario testing the leadership effect (toxic leadership scenario vs. nontoxic leadership scenario). The dependent variables are employee satisfaction and engagement, and the independent variable is toxic leadership. The HSP trait is the moderating variable. Using a quantitative methodology, the study tested the effects of toxic versus non-toxic leadership on satisfaction and engagement, with a particular focus on those with highly sensitive traits (Aron & Aron, 1997). While significant differences were found between leadership conditions, the moderating role of the HSP trait was not confirmed. Furthermore, these findings could reduce turnover and cultivate a more harmonious work culture, emphasizing the need to study the effect of toxic leadership on highly sensitive people, this research aims to address gaps in empirical literature regarding toxic leadership’s impact on employee satisfaction and engagement, especially for HSPs.
- Factores que influenciam o Engagement com equipas de Esports em PortugalPublication . Luz, Afonso Amador da; Abreu, RicardoA presente dissertação tem como objetivo analisar os fatores que influenciam o engagement dos adeptos com equipas de esports em Portugal. Baseado em modelos clássicos de marketing relacional e comportamento do consumidor, é proposto um modelo conceptual que integra variáveis como confiança na marca, relacionamento com a marca, amor à marca, identificação com a marca e lealdade comportamental. A metodologia utilizada foi quantitativa e descritiva, com a aplicação de um questionário a 202 adeptos portugueses de esports. A análise estatística foi conduzida através da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM), utilizando o software SmartPLS. Os resultados revelaram que todas as hipóteses foram estatisticamente confirmadas, destacando-se a lealdade comportamental como principal preditor do engagement. Verificou-se ainda que o amor à marca atua como mediador entre relacionamento e lealdade, enquanto a confiança na marca modera negativamente a relação entre lealdade e engagement. Estes resultados oferecem contributos relevantes para a literatura e para a prática de gestão de marcas desportivas digitais, reforçando a importância das ligações emocionais na construção da fidelidade dos adeptos no ecossistema dos esports.
