Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-01-20"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- Educação inclusiva e formação de professores: professores preparados alunos, não segregadosPublication . Mattos, Daniele Silva; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-A educação inclusiva visa garantir a igualdade de oportunidades e a equidade para todos os alunos, independentemente das características e necessidades. Este estudo investiga os desafios e práticas na formação de professores para ambientes inclusivos, analisando políticas, tecnologias assistivas e metodologias de ensino. Através de uma revisão sistemática de literatura, discutimos como a formação inicial e continuada pode ser aprimorada para atender à diversidade educacional. Os resultados indicam que a falta de treinamento prático e suporte institucional limita a eficácia das práticas inclusivas. Recomenda-se a reformulação dos currículos de formação docente, o investimento em tecnologias assistivas e o desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva que valorize a diversidade como recurso pedagógico.
- A inclusão de alunos portadores da síndrome de AngelmanPublication . Garrido, Sílvia Teresa Tovim Rangel; Costa, Sónia Teresa Simões daCom o Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, a educação inclusiva conquistou o seu espaço, tornando-se um meio imprescindível para indivíduos com necessidades específicas. O presente trabalho pretende dar a conhecer a Síndrome de Angelman, uma síndrome rara e pouco conhecida em Portugal, a um grupo de profissionais do ensino e perceber a perceção destes face à inclusão de indivíduos portadores da patologia na escola, visto acarretar grandes desafios no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, bem como no estabelecimento de relações, na integração social recíproca e de comunicação, devido às suas características cognitivas e de linguagem, físicas, comportamentais e problemas neurológicos. A par da revisão da literatura, este estudo é sustentado numa metodologia de cariz misto, enquadrando-se quer no paradigma quantitativo, quer no paradigma qualitativo, tendo como base a realização de uma Ação de Formação, subordinada ao tema “Síndrome de Angelman: estudo de casos”, apresentada numa instituição de ensino, na qual participaram educadores, professores e demais profissionais da educação. Os participantes, neste estudo, responderam a um inquérito por questionário e um grupo mais restrito a uma entrevista semiestruturada. Com este estudo é possível analisar o conhecimento dos participantes, antes e depois da formação planificada, sobre as características e estratégias de intervenção junto destes alunos, verificar a perceção dos profissionais da educação face à sua inclusão na escola e nas suas classes, avaliando a problemática desta inclusão, e avaliar a existência de recursos físicos e humanos para a inclusão escolar destes alunos. O trabalho permite validar os objetivos de estudo a que nos propusemos e os resultados apresentados alinham-se com a compreensão do processo de inclusão, destacando as possibilidades de aprendizagem destes indivíduos e privilegiando, também, a sua integração social.
- Análise dos Custos e da Viabilidade da produção leiteira na Região de Entre Douro e MinhoPublication . Santos, Myria Jesus; Oliveira, Maria Alexandra Sobral Pessoa deAtualmente o setor leiteiro em Portugal vive num mercado globalizado, onde o preço pago ao produtor está relacionado com a oferta e a procura de produtos lácteos. Constata-se, assim, que o preço do leite é a variável da produção que o produtor menos controla. Desta forma, é importante que as explorações conheçam o seu custo de produção, para que consigam manter-se sustentáveis, eficientes e rentáveis. Apesar dos avanços no conhecimento técnico e científico, muitas explorações usam práticas de maneio, que podem ser prejudiciais para o bom desempenho económico da exploração. Por isso, é preciso dar atenção a essa questão e procurar métodos para solucioná-la. Neste projeto é realizado uma recolha de dados estatísticos, por diversos autores e pela RICA referente a explorações de bovinos leiteiros da região do EDM do ano 2022, um inquérito e uma recolha de informação contabilistica a 4 explorações piloto, da região do EDM, fornecedoras de leite ao Grupo Bel, referentes ao ano 2023. Os resultados da recolha de informação estatísticas mostram que as despesas com a alimentação da vaca leiteira representam entre 50% e 71,3% do total dos encargos relacionadas com a produção de 1 kg de leite e, com os resultados da análise das explorações consideradas ,fornecedoras ao Grupo Bel, verifica-se que, a fração principal do custo são os valores despendidos com a alimentação, com variação entre 32% e 46% e a mão de obra com variação entre 7% e 13%. Dessa forma, indica que as explorações não são viáveis, sendo imprescindível os apoios e subsídios direcionados ao setor leiteiro. No entanto, não podemos considerar estes dados corretos, pois a informação recolhida não traduz o real funcionamento das explorações.
- Potencialidade do Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação de Coimbra: produtos de apoio à comunicaçãoPublication . Simões, Isilda dos Santos; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-A necessidade de comunicar é inerente ao ser humano. Há, no entanto, pessoas que não conseguem comunicar através da fala, ou fazem-no com limitações significativas, necessitando, como tal, de comunicar de forma diferente. Com o presente trabalho pretende alcançar-se um maior conhecimento sobre as potencialidades dos produtos de apoio, de modo a promover a Comunicação Aumentativa e Alternativa, bem como uma maior compreensão sobre o modo como podem ser adaptados às características e necessidades específicas das crianças que não falam, ou que apresentam limitações nesta área. Para esta concretização, incluir-se-á a pesquisa sobre produtos de apoio, tais como softwares e dispositivos específicos que possam constituir-se ferramentas eficazes para a comunicação. Neste âmbito, procurar-se-á analisar o funcionamento dos CRTIC e perceber a dimensão da intervenção do CRTIC Coimbra no âmbito da área da Comunicação Aumentativa e Alternativa e o contributo dos produtos de apoio prescritos, como facilitadores da comunicação das crianças. Pretende-se que o trabalho nesta área contribua para promover a inclusão escolar e social das crianças com dificuldades de comunicação, a partir da identificação de abordagens e práticas que facilitem a sua participação ativa, permitindo-lhes desenvolver aprendizagens, expressar necessidades, opiniões e sentimentos de modo eficaz. A metodologia envolveu entrevistas e análise documental. Os resultados obtidos confirmaram o efeito facilitador dos produtos de apoio na comunicação, salientando-se, no entanto, a necessidade de promover ainda mais a formação das equipas educativas e desenvolver a monitorização da utilização dos produtos de apoio.
- Helmintoses Intestinais de Cão e Gato na Cidade de MatosinhosPublication . Oliveira, Fabrício Moreira Cesar de; Sousa, Sérgio Eduardo Ramalho deAs helmintoses intestinais que afetam cães e gatos desempenham um papel significativo devido à sua ampla distribuição mundial e ao impacto que representam. Na Saúde Pública, estas parasitoses estão associadas a zoonoses que podem causar diversas doenças em seres humanos, especialmente em populações vulneráveis, como crianças, idosos e indivíduos imunossuprimidos. Além disso, a contaminação ambiental por ovos e larvas de parasitas em espaços públicos, como parques e jardins, intensifica o risco de transmissão, representando um desafio sanitário. No que respeita aos próprios animais, estas infeções comprometem diretamente o bem-estar e a qualidade de vida, provocando sintomas como perda de peso, anemia, diarreia, vómitos e, em casos graves, obstruções intestinais ou mesmo a morte. O impacto é ainda mais significativo em animais jovens, debilitados ou não tratados, aumentando a sua vulnerabilidade a outras doenças. Este estudo analisa a prevalência de helmintes intestinais e avalia, através de um inquérito realizado junto dos tutores, os hábitos e cuidados dispensados aos animais que foram atendidos em um Hospital Veterinário situado na Cidade de Matosinhos (Porto). No Norte de Portugal, em especial na Cidade de Matosinhos, não existem estudos sobre helmintoses intestinais em cães e gatos em Clínicas e Hospitais Veterinários. Para este estudo, foi escolhido o método de flutuação de Willis, tendo a vantagem de ser relativamente barato, podendo ser realizado nas dependências do próprio Hospital e não invasivo para os animais. Um total de 90 cães e 30 gatos foi avaliado quanto à presença de helmintoses intestinais durante um período de 4 meses. A percentagem global de animais positivos para helmintose intestinal foi de 6,2%. Os helmintes mais comuns detetados no grupo canino foram os Ancilostomídeos (5,6%) e Toxocara canis (1,1%). Desses parasitas detetados, Toxocara canis representa o maior risco zoonótico. Em relação aos felinos foi encontrado um total de 2,5% (1/40) animais parasitados por Toxocara cati. Os resultados podem indicar um risco zoonótico, especialmente no caso de Toxocara canis e Toxocara cati. Grande parte da população de cães e gatos deste estudo frequenta regularmente o hospital veterinário, mas a ocorrência de parasitas intestinais evidencia a necessidade de controlos parasitários mais eficazes, exames fecais regulares e a remoção das fezes do solo, em prol da saúde pública e animal.
