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- Educação inclusiva e formação de professores: professores preparados alunos, não segregadosPublication . Mattos, Daniele Silva; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-A educação inclusiva visa garantir a igualdade de oportunidades e a equidade para todos os alunos, independentemente das características e necessidades. Este estudo investiga os desafios e práticas na formação de professores para ambientes inclusivos, analisando políticas, tecnologias assistivas e metodologias de ensino. Através de uma revisão sistemática de literatura, discutimos como a formação inicial e continuada pode ser aprimorada para atender à diversidade educacional. Os resultados indicam que a falta de treinamento prático e suporte institucional limita a eficácia das práticas inclusivas. Recomenda-se a reformulação dos currículos de formação docente, o investimento em tecnologias assistivas e o desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva que valorize a diversidade como recurso pedagógico.
- A inclusão de alunos portadores da síndrome de AngelmanPublication . Garrido, Sílvia Teresa Tovim Rangel; Costa, Sónia Teresa Simões daCom o Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, a educação inclusiva conquistou o seu espaço, tornando-se um meio imprescindível para indivíduos com necessidades específicas. O presente trabalho pretende dar a conhecer a Síndrome de Angelman, uma síndrome rara e pouco conhecida em Portugal, a um grupo de profissionais do ensino e perceber a perceção destes face à inclusão de indivíduos portadores da patologia na escola, visto acarretar grandes desafios no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, bem como no estabelecimento de relações, na integração social recíproca e de comunicação, devido às suas características cognitivas e de linguagem, físicas, comportamentais e problemas neurológicos. A par da revisão da literatura, este estudo é sustentado numa metodologia de cariz misto, enquadrando-se quer no paradigma quantitativo, quer no paradigma qualitativo, tendo como base a realização de uma Ação de Formação, subordinada ao tema “Síndrome de Angelman: estudo de casos”, apresentada numa instituição de ensino, na qual participaram educadores, professores e demais profissionais da educação. Os participantes, neste estudo, responderam a um inquérito por questionário e um grupo mais restrito a uma entrevista semiestruturada. Com este estudo é possível analisar o conhecimento dos participantes, antes e depois da formação planificada, sobre as características e estratégias de intervenção junto destes alunos, verificar a perceção dos profissionais da educação face à sua inclusão na escola e nas suas classes, avaliando a problemática desta inclusão, e avaliar a existência de recursos físicos e humanos para a inclusão escolar destes alunos. O trabalho permite validar os objetivos de estudo a que nos propusemos e os resultados apresentados alinham-se com a compreensão do processo de inclusão, destacando as possibilidades de aprendizagem destes indivíduos e privilegiando, também, a sua integração social.
- Análise dos Custos e da Viabilidade da produção leiteira na Região de Entre Douro e MinhoPublication . Santos, Myria Jesus; Oliveira, Maria Alexandra Sobral Pessoa deAtualmente o setor leiteiro em Portugal vive num mercado globalizado, onde o preço pago ao produtor está relacionado com a oferta e a procura de produtos lácteos. Constata-se, assim, que o preço do leite é a variável da produção que o produtor menos controla. Desta forma, é importante que as explorações conheçam o seu custo de produção, para que consigam manter-se sustentáveis, eficientes e rentáveis. Apesar dos avanços no conhecimento técnico e científico, muitas explorações usam práticas de maneio, que podem ser prejudiciais para o bom desempenho económico da exploração. Por isso, é preciso dar atenção a essa questão e procurar métodos para solucioná-la. Neste projeto é realizado uma recolha de dados estatísticos, por diversos autores e pela RICA referente a explorações de bovinos leiteiros da região do EDM do ano 2022, um inquérito e uma recolha de informação contabilistica a 4 explorações piloto, da região do EDM, fornecedoras de leite ao Grupo Bel, referentes ao ano 2023. Os resultados da recolha de informação estatísticas mostram que as despesas com a alimentação da vaca leiteira representam entre 50% e 71,3% do total dos encargos relacionadas com a produção de 1 kg de leite e, com os resultados da análise das explorações consideradas ,fornecedoras ao Grupo Bel, verifica-se que, a fração principal do custo são os valores despendidos com a alimentação, com variação entre 32% e 46% e a mão de obra com variação entre 7% e 13%. Dessa forma, indica que as explorações não são viáveis, sendo imprescindível os apoios e subsídios direcionados ao setor leiteiro. No entanto, não podemos considerar estes dados corretos, pois a informação recolhida não traduz o real funcionamento das explorações.
- Potencialidade do Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação de Coimbra: produtos de apoio à comunicaçãoPublication . Simões, Isilda dos Santos; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-A necessidade de comunicar é inerente ao ser humano. Há, no entanto, pessoas que não conseguem comunicar através da fala, ou fazem-no com limitações significativas, necessitando, como tal, de comunicar de forma diferente. Com o presente trabalho pretende alcançar-se um maior conhecimento sobre as potencialidades dos produtos de apoio, de modo a promover a Comunicação Aumentativa e Alternativa, bem como uma maior compreensão sobre o modo como podem ser adaptados às características e necessidades específicas das crianças que não falam, ou que apresentam limitações nesta área. Para esta concretização, incluir-se-á a pesquisa sobre produtos de apoio, tais como softwares e dispositivos específicos que possam constituir-se ferramentas eficazes para a comunicação. Neste âmbito, procurar-se-á analisar o funcionamento dos CRTIC e perceber a dimensão da intervenção do CRTIC Coimbra no âmbito da área da Comunicação Aumentativa e Alternativa e o contributo dos produtos de apoio prescritos, como facilitadores da comunicação das crianças. Pretende-se que o trabalho nesta área contribua para promover a inclusão escolar e social das crianças com dificuldades de comunicação, a partir da identificação de abordagens e práticas que facilitem a sua participação ativa, permitindo-lhes desenvolver aprendizagens, expressar necessidades, opiniões e sentimentos de modo eficaz. A metodologia envolveu entrevistas e análise documental. Os resultados obtidos confirmaram o efeito facilitador dos produtos de apoio na comunicação, salientando-se, no entanto, a necessidade de promover ainda mais a formação das equipas educativas e desenvolver a monitorização da utilização dos produtos de apoio.
