Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A documentação pedagógica como forma de evidenciar a criança como um ser competente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
JOANA_ALEIXO.pdf1.88 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, numa escola de 1º ciclo em Coimbra, com um grupo de 25 alunos. O principal objetivo do projeto de intervenção que se apresenta neste relatório é compreender como foi elaborado o processo de documentação pedagógica num contexto de 1º ciclo. Numa escola onde prevalece o ensino tradicional, foi enriquecedor e desafiante utilizar outros métodos de ensino e colocar a criança como protagonista do processo de aprendizagem, indo ao encontro dos seus interesses. O processo documental foi realizado através de diferentes registos, tais como fotográficos, pequenos trabalhos realizados pelo grupo e escritos que mostraram como é possível elaborar documentação pedagógica tendo em conta outros aspetos da mesma, por exemplo, como, para quem e com o que documentar. A documentação serviu, também, para o professor e as estagiárias avaliarem o grupo e para a criança se autoavaliar revisitando e repensando sobre tudo o que fez ao longo do ano letivo, evidenciando assim a criança como um ser competente e capaz.
This Final Report was produced as part of a master’s degree in Preschool Education and Primary School Teaching, in the context of an internship at a primary school in Coimbra, with a group of 25 students. The main goal of the intervention project presented in this report is to understand how the pedagogical documentation process was developed in a primary school context. In a school where traditional teaching prevails, it was enriching and challenging to use other teaching methods and place the child at the center of the learning process, meeting their interests. The documentation process was carried out through different records, such as photographs, small projects carried out by the group and writings that showed how it is possible to develop pedagogical documentation considering other aspects of it, for example, how, for whom and with what to document. The documentation also served for the teacher and trainees to evaluate the group and for the children to self-evaluate by revisiting and rethinking everything they did throughout the school year, thus highlighting the children as competent and capable beings.

Description

Keywords

Documentação Pedagógica Criança Pedagogia de Escuta Descoberta Pedagogical Documentation Child Listening Pedagogy Discovery

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue