Browsing by Issue Date, starting with "2025-10-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Pensamento algébrico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Garcia, Ana Alexandra Gonçalves; Cruz,, Catarina Maria Neto da, 1981-; Martins,, Nuno LopesA Álgebra, assim como o pensamento algébrico, destacam-se nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, atualmente em vigor, nesse sentido, houve interesse em desenvolver um estudo que permitisse percecionar o desempenho de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas que envolveram esta temática. No âmbito do estudo desenvolvido, foi realizada uma investigação de natureza mista e de índole interpretativo. O presente documento, caracteriza também o processo de estágio realizado em 1.º Ciclo do Ensino Básico, complementado de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. O Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a caracterização e análise reflexiva do contexto e processo de estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Componente Investigativa.
- Benefícios da utilização da dupla luva pelo enfermeiro instrumentista em contexto intraoperatórioPublication . Pinheiro, Nélio Alexandre Rocha; Dias, Daniela Filipa FreitasO presente relatório de estágio surge no seguimento da realização da disciplina de Estágio e Relatório, no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, no qual se pretende descrever e analisar de forma crítica o processo de desenvolvimento e aquisição de competências especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, num relato fundamentado dos cuidados prestados e atividades desenvolvidas em contexto de estágio, que foi realizado num Bloco Operatório Central de uma instituição pública no sul do país. Visando a compreensão dos benefícios da utilização de dupla luva pelo enfermeiro instrumentista durante o período intraoperatório, foi realizada uma scoping review que permitiu mapear a evidência científica disponível sobre essa prática. A utilização de dupla luva configura-se uma medida de proteção adicional no contexto da segurança perioperatória, beneficiando tanto o profissional, como a pessoa em situação cirúrgica. O suporte teórico de enfermagem foi alicerçado no Modelo de Vigilância Antecipatória de O’ Brien, Andrews e Savage, que valoriza a observação sistemática, a antecipação de riscos e a tomada de decisão clínica centrada na pessoa para os cuidados de enfermagem perioperatórios. O desenvolvimento do estágio permitiu demonstrar e consolidar competências próprias do enfermeiro especialista (comuns e específicas) e de mestre em enfermagem, num processo de prática fundamentada, crítica e reflexiva, através da mobilização de saberes técnicos, científicos, éticos e relacionais, manifestados ao longo do percurso formativo. Este relatório constitui-se, assim, como uma reflexão sustentada e orientada para a melhoria contínua da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados em contexto cirúrgico.
- Supervisão clínica em enfermagem no Bloco operatório : importância e estratégiasPublication . Pereira, Bruno Gonçalo Antunes dos Santos Soares; Dias, Daniela Filipa FreitasA realização deste relatório surge na sequência da unidade curricular de Estágio com relatório do curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica em enfermagem à pessoa em situação perioperatória, da Escola Superior de Saúde Egas Moniz. No âmbito deste trabalho, enquadrou-se a importância estratégica da supervisão clínica em enfermagem enquanto corpo de conhecimentos científicos estruturais na formação, integração e aprendizagem no bloco operatório. A relevância e o impacto da supervisão clínica em enfermagem neste contexto, evidencia-se pela garantia da segurança e da qualidade dos cuidados de enfermagem, sem prejuízo do estabelecimento de uma relação potenciadora de melhoria continua do desempenho de outrem (par ou estudante). Por inerência a estes predicados, as estratégias de supervisão clínica são processos operacionais que visam a conquista de vários objetivos no ensino em contexto de prática clínica, especificamente no âmbito da complexidade dos cuidados de enfermagem perioperatória. A sua elaboração contempla dois objetivos, que se enumeram: explorar a temática da supervisão clínica em enfermagem no bloco operatório, mapeando as estratégias de supervisão clínica que vigoram nesse contexto; e demonstrar o desenvolvimento de competências conducentes à atribuição do título de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na vertente de enfermagem à pessoa em situação perioperatória, assim como a obtenção do grau de mestre. Na prossecução destes objetivos, realizamos uma exploração teórica do conceito de supervisão clínica e do seu enquadramento na enfermagem perioperatória, realizamos um trabalho de investigação (scoping review) subordinado à temática das estratégias de supervisão clínica em enfermagem no bloco operatório, e demonstramos a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista nesta área, assim como de competências referentes ao grau de mestre.
