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  • Relação entre o desempenho académico, a atividade física, a morfologia, a competência motora, a aptidão física e a idade em crianças do ensino básico de uma escola da região de Lisboa.
    Publication . MINA, David Martins; Kramer , Deborah; Barrigas, Carlos; Machado , Maria
    Este trabalho apresenta uma análise abrangente do estágio realizado na área de Educação Física (EF). Na primeira parte (Área I), é apresentada a caracterização do local de estágio, a instituição onde o estágio decorreu, as turmas envolvidas e os recursos materiais e humanos utilizados. De seguida, na Área II, expõem-se os procedimentos adotados no processo de ensino, destacando como foi conduzido o planeamento do ensino e realçando as estratégias e as abordagens pedagógicas utilizadas. Na Área III, são detalhados as atividades e os projetos nos quais o Professor-Estagiário esteve envolvido, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto dessas iniciativas. Uma parte significativa do presente trabalho é dedicada à formação contínua do futuro Professor, apresentando-se na Área IV uma investigação realizada para explorar as relações entre o Desempenho académico (DA), a Atividade Física (AF), a Morfologia, a Aptidão física (ApF), a competência motora (CM) e a Idade, numa amostra de 168 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos.
  • Associação entre os níveis de Atividade Física, Aptidão Física, Imagem Corporal e Competência Motora de rapazes e raparigas de uma escola pública
    Publication . FRANCISCO, Ana Margarida Simões Batalha Nunes; Vieira , Fernando; Flôres , Fábio; Araújo , José
    O presente relatório tem por base uma análise reflexiva relativamente à Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Anselmo de Andrade (AEAA), em Almada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. A PES decorreu na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (EBSAA), no ano letivo 2023/2024, com três turmas, cada uma de um ciclo de ensino diferente, nomeadamente do 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.ºA), do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.ºB) e do Ensino Secundário (12.ºA). Concluída a PES, o (a) professor (a) estagiário (a) elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Na primeira dimensão é destacada a importância da PES e caraterizada a instituição onde o estágio foi realizado. Na segunda dimensão é relatado como decorreu o planeamento, o ensino e a avaliação. Na terceira dimensão é descrito o envolvimento do (a) estagiário(a) na comunidade escolar. A quarta dimensão apresenta um artigo científico desenvolvido e tem como título “Associação entre os níveis de Atividade Física (AF), Aptidão Física, Imagem Corporal (IC) e Competência Motora (CM), de rapazes e raparigas de uma escola pública”. O objetivo deste estudo é verificar a associação entre os níveis de AF, CM, aptidão física e a imagem corporal de estudantes do ensino secundário A amostra foi composta por 35 alunos do ensino secundário, da EBSAA, 21 do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, matriculados no ano letivo 2023/2024 e inscritos na disciplina de educação física.
  • "Atitudes dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com Necessidades de Saúde Especiais”
    Publication . MOUTINHO, Maribel Ferreira; Rodrigues , Paula; Almeida , Miguel; Garcez , Carlos
    O presente Relatório Final de Estágio inscreve-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, lecionado pelo Instituto Piaget, em Almada. O estágio decorreu no Agrupamento de Escolas de Arrifana, no ano letivo de 2024/2025, e envolveu três turmas dos diferentes níveis de ensino: 6.º, 7.º e 10.º anos. Paralelamente, exerci funções como docente de Educação Especial noutra instituição, promovendo um diálogo enriquecedor entre práticas educativas diferenciadas e consolidando uma perspetiva inclusiva e abrangente da escola. O relatório organiza-se em torno de quatro áreas fundamentais que estruturam a formação docente inicial. A Área I – Dimensão Profissional, Social e Ética explora o papel do professor enquanto mediador de aprendizagens e agente promotor de valores. Apresentam-se os objetivos do estágio, a caracterização da instituição, o seu contexto socioeducativo, bem como os processos de integração e articulação com a comunidade educativa, destacando-se uma postura ética e colaborativa. A Área II – Dimensão Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem aborda o planeamento pedagógico, a implementação de unidades didáticas e os modelos de ensino adotados, ajustados às características das turmas. Reflete-se sobre os processos avaliativos e a coerência com os princípios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, com foco na diferenciação e no desenvolvimento integral dos alunos. A Área III – Dimensão Participação na Escola e Relação com a Comunidade analisa a articulação da prática docente com os documentos estruturantes da escola, como o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades, e evidencia o papel do Departamento de Educação Física. Destaca-se ainda a participação em reuniões pedagógicas e em atividades extracurriculares, com ênfase no Desporto Escolar como instrumento de inclusão e promoção de estilos de vida saudáveis. Por fim, a Área IV – Dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida descreve o estudo que teve como objetivo analisar as atitudes dos docentes de EF relativamente à inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais(NSE), considerando variáveis como género, idade, experiência profissional, formação especializada em Educação Especial (EE) e vivência prévia em contextos inclusivos. Adotou-se uma metodologia de natureza quantitativa, descritiva e comparativa, recorrendo-se à aplicação da Escala Multidimensional de Atitudes em Relação à Educação Inclusiva (EMAREI), baseada no modelo tridimensional das atitudes (cognitiva, afetiva e comportamental), a uma amostra de 32 professores da região Entre Douro e Vouga. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas nas atitudes em função do género e da idade, sendo mais favoráveis entre docentes do sexo feminino e com maior maturidade profissional. Embora não se tenham verificado diferenças significativas nas restantes variáveis, observou-se uma tendência positiva associada à formação especializada e à experiência prática com alunos com NSE. Verificou-se ainda um desfasamento entre a prática pedagógica e a formação formal em EE. Conclui-se que é necessário reforçar a formação inicial e contínua dos professores, com enfoque na inclusão, através da integração de unidades curriculares específicas e de experiências práticas supervisionadas. Este estudo contribui para a compreensão crítica das atitudes docentes e para a promoção de práticas mais inclusivas no ensino da Educação Física.
  • As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física
    Publication . FERNANDES, Andreia Filipa Mangas; Reyes, Ana; Pereira , António; Redondo , Cláudia; Blauth , Inês; Diogo, Ana
    O presente relatório oferece uma visão abrangente e detalhada do percurso da estudante estagiária ao longo do estágio pedagógico. Com uma abordagem reflexiva e crítica, o documento explora todos os aspetos da Prática de Ensino Supervisionada, incluindo estratégias de planeamento, guia das aulas, avaliação, direção de turma e atividades de desporto escolar. A estrutura do relatório está dividida em quatro partes principais. A primeira seção descreve os objetivos e expetativas da formanda para o estágio, bem como o contexto e a caraterização da instituição de acolhimento, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António. É ainda destacada a caraterização das turmas acompanhadas ao longo do ano letivo. A segunda parte foca os processos de planeamento, ensino e avaliação utilizados. A terceira seção analisa os documentos orientadores da escola e relata as experiências vivenciadas nas atividades de desporto escolar, direção de turma e projetos desenvolvidos. Por fim, a quarta fase apresenta um estudo de investigação realizado na instituição de estágio, intitulado “As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física”. Este estudo teve como objetivo principal comparar as atitudes dos alunos do Ensino Básico (6º e 7º ano) e Secundário (10º ano) face à inclusão de alunos com deficiência antes e depois da implementação de uma aula com uma modalidade paradesportiva, o voleibol sentado. O estudo também investigou possíveis diferenças nas atitudes dos alunos com base em variáveis sociodemográficas, como sexo, idade e ano de escolaridade. Este relatório reflete um trabalho rigoroso e comprometido, visando aprimorar as habilidades pedagógicas da estagiária e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.
  • LIDERANÇA TÓXICA E SILÊNCIO ORGANIZACIONAL: Análise de Cenários
    Publication . MIGUEL, Diogo Filipe Pires; Rosinha , António
    A presente dissertação analisa o impacto da liderança tóxica e da cultura organizacional de regras sobre o silêncio organizacional, considerando o papel do capital psicológico. O principal objetivo foi avaliar de que forma diferentes combinações de liderança tóxica (alta/baixa) e cultura de regras (alta/baixa) influenciam as manifestações de silêncio organizacional, bem como o possível efeito moderador do capital psicológico. A amostra foi composta por 200 trabalhadores de diversas organizações em Portugal, com idades entre 18 e 61 anos, divididos por quatro cenários experimentais. Foram aplicados dois instrumentos: a Compound PsyCap Scale (CPC-12), para medir o capital psicológico, e o Four Forms of Employee Silence, para avaliar diferentes tipos de silêncio organizacional (aquiescente, quiescente, oportunista e prosocial). Os procedimentos incluíram a apresentação de cenários manipulados com diferentes níveis de liderança tóxica e cultura de regras, seguida do preenchimento de questionários online. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas nos níveis de silêncio organizacional conforme o cenário, sendo mais elevados na combinação de liderança tóxica alta e cultura de regras alta. Observou-se uma correlação negativa entre o capital psicológico e todas as formas de silêncio organizacional. Contudo, as análises de moderação não demonstraram efeitos significativos do capital psicológico ou da cultura de regras na relação entre liderança tóxica e silêncio organizacional. Estes dados reforçam a importância de práticas de liderança saudáveis e culturas organizacionais abertas para mitigar o silêncio organizacional.
  • A relação entre a a vidade sica, a atenção sele va e o desempenho académico.
    Publication . PINEL, Fábio Alexandre Patrão; Kramer , Deborah; Barreto, Alexandre
    O presente relatório apresenta uma reflexão sobre o futuro acerca da carreira como docente na disciplina de Educação Física. Serve igualmente para resumir o percurso realizado durante os dois anos do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário. A Prá ca do Ensino Supervisionada aconteceu em três turmas dos diferentes ciclos, de um colégio situado na região do Barreiro. O estágio pedagógico tem como obje vos principais a organização em quatro áreas de intervenção: área 1 – “Profissional, Social e É ca” onde foi realizada uma contextualização das condições em que foi realizado o estágio; área 2 – “Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem” neste área foram mencionados os desafios relacionados com a prá ca pedagógica assim como jus ficadas as decisões tomadas para promover uma boa qualidade de ensino baseado num planeamento estruturado e numa avaliação justa; área 3 – “Par cipação na Escola e Relação com a Comunidade” nesta área foram relatadas as a vidades que par cipei em conjunto com a comunidade escolar; área 4 – “Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida” aqui apresento o estudo “A relação entre a a vidade sica, a atenção sele va e o desempenho académico”. Este estudo teve como obje vo analisar a relação entre a a vidade sica, a atenção sele va e o desempenho académico, e para tal analisei as médias de final de ano, apliquei o teste de stroop para medir os níveis de atenção sele va e por fim u lizei o IPAQ para perceber a quan dade de a vidade sica que os alunos pra cavam. Para relacionar os dados recolhi ao Excel e ao programa IBM SPSS sta s cs.
  • CONTRIBUTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO
    Publication . Soares, Maria Helena de Souza; Lopes , João
    A cultura organizacional é um conceito fundamental que se refere ao conjunto de valores compartilhados, crenças, normas, comportamentos, rituais e práticas que moldam a identidade e influenciam o funcionamento de uma organização. Ela representa a personalidade da organização, distinguindo-a das demais e orientando o comportamento dos seus membros. Também, o estudo do bem-estar psicológico, tem vindo a preocupar múltiplas e complexas disciplinas científicas, nomeadamente a psicologia. De facto, tem se revelado um tema polémico e controverso, em que parece não existir unanimidade numa definição de normalidade que seja simples, satisfatória e universal. Compreender mais eficazmente as pessoas e o seu funcionamento psicológico, tem sido o objetivo da psicologia. De acordo com a natureza e a pertinência do nosso estudo de investigação, este foi orientado para os seguintes objetivos: Avaliar a tipologia da cultura organizacional como contributo para a promoção do bem-estar psicológico dos profissionais de lares de idosos; analisar a tipologia da cultura organizacional, sua variação e influência no bem estar psicológico dos mesmos profissionais. A amostra do estudo empírico é constituída por um total de 100 participantes voluntários, de ambos os sexos sendo 33 do sexo masculino (33%) e 67 do sexo feminino (67%) definindo previamente, como critério de inclusão, apenas a idade igual ou superior a 18 anos, assim como a antiguidade na organização igual ou superior a 1 ano. O protocolo de investigação foi constituído por um Questionário Sociodemográfico, First Organizational Climate and Culture Unified Survey – FOCUS, Quinn & Rohrbaugh, 1981; Van Muijen et al., 1999. Adaptação portuguesa: Neves, J. (2000), Scales of Psychological Well-Being – SPWB (Ryff & Essex, 1992) Escala de Bem-Estar Psicológico (EBEP), Versão Reduzida (Novo et al., 1997). A recolha de dados foi efetuada através da plataforma, Google Forms Office. Os resultados parecem evidenciar significativamente algumas dimensões da tipologia de cultura, segundo o modelo dos Valores Contrastantes de Quin, bem como a existência de relação com o bem-estar psicológico dos profissionais participantes neste estudo. Discutem-se limitações na investigação e sugestões para futuros estudos, na mesma população, com amostras mais representativas.
  • Associação da força de preensão manual e o risco de quedas em idosos
    Publication . Dias, Geovani José Fernando; Marconcin , Priscila; Honório, Samuel; Russo , Filipe
    O presente relatório apresenta as atividades realizadas durante o estágio curricular do segundo ano do Mestrado em Exercício e Saúde, realizado no ginásio Pilates Fitness Cacilhas, em Almada; bem como, integra uma componente científica na área do envelhecimento. A experiência prática de estágio totalizou 450 horas, em que a principal atividade foi a observação de treinos, a avaliação física e a prescrição e acompanhamento de treinos no ginásio com população saudável e com população clínica. Foi também realizada atividades no âmbito do projeto comunitário “Stay Up”, dedicado à prevenção de quedas em idosos. Neste projeto foram feitas sessões de avaliação do risco de quedas e sessões de sensibilização educativa para a comunidade. Na componente científica foi realizado o estudo intitulado “Associação da força de preensão manual e o risco de quedas em idosos”. Nos resultados demonstrou não existir associação significativa entre a força de preensão muscular e o risco de quedas na amostra estudada. Conclui-se que, apesar da força de preensão manual ser um instrumento valioso para avaliar a funcionalidade em pessoas idosas, outros fatores como equilíbrio, marcha, força dos membros inferiores e a autoconfiança podem exercer uma influência maior na prevenção de quedas nesta faixa etária.
  • Relação da Competência Motora com Tempo de Reação em alunos do Ensino Secundário
    Publication . Fitas, Luís Miguel Fidalgo; Flôres, Fábio; Nóbrega , Sandra
    Este documento enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu em duas escolas do concelho da cidade do Montijo durante o ano letivo 2023/2024. Este documento é dividido em quatro partes: A dimensão profissional, social e ética, contém informações sobre a organização e implementação da PES; A dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, é abordada a intervenção ao longo do ano letivo, como o planeamento, o método de ensino, e a avalização; A dimensão de participação na escola e relação com a comunidade, faz referência a todas a atividades desenvolvidas durante o ano letivo; A dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nas três primeiras dimensões foram referidas todas atividades e trabalho desenvolvido durante a PES. A última dimensão integra uma investigação, tendo como objetivo explorar a relação da competência motora e o tempo de reação simples. Os resultados mostraram que não se verificou relação nem a dependências entre estes dois conceitos.
  • O Impacto da Inclusão Invertida com Paradesporto nas Atitudes Inclusivas de Alunos do Ensino Secundário Privado em Aulas de Educação Física
    Publication . Pires, Marco Paulo Fernandes; Willig , Renata; Ramos , António
    Este relatório tem como propósito apresentar o percurso enquanto professor estagiário de Educação Física, ao longo do ano letivo de 2023/2024, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O documento enfatiza a relevância do estágio para a formação académica e profissional, além de incluir análises e reflexões sobre a relação entre o estágio e os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o mesmo. Assim, o relatório aborda os desafios e conquistas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, estando estruturado em quatro áreas, que se interligam durante todo o processo, finalizado por uma reflexão global do estágio. A área I apresenta uma pequena caracterização do Colégio Marista de Carcavelos, suas infraestruturas e a composição das turmas que fizeram parte da lecionação do presente estágio, especificamente o 6º ano B (2º ciclo), 7º ano A (3º ciclo) e 11º ano D/E (ensino secundário), bem como as condições necessárias para a prática da disciplina de Educação Física. Na área II, são detalhados os procedimentos adotados na organização e gestão do ensino/aprendizagem, abrangendo aspetos como planeamento, ensino e avaliação. A área III foca-se na relação com a comunidade escolar, destacando a colaboração com o diretor de turma no 11º D/E. Ainda, foram apresentadas e refletidas as atividades e projetos que o professor estagiário participou, bem como o acompanhamento nas aulas de Formação Humana. Na área IV, é analisada a perceção dos alunos sem deficiência das turmas do 11º ano do ensino secundário em relação à inclusão antes e depois de uma aula sobre paradesporto, com recurso à inclusão invertida. Os resultados indicaram melhorias significativas nas atitudes gerais e globais dos alunos do grupo experimental, sobretudo entre as alunas, enquanto a atitude específica permaneceu inalterada. Conclui-se que a inclusão invertida é uma estratégia promissora, embora intervenções mais prolongadas e diversificadas sejam recomendadas para efeitos duradouros. Para finalizar, é apresentada uma reflexão geral do estágio o qual é assinalado como uma etapa marcante de crescimento pessoal e profissional, permitindo o professor-estagiário integrar a teoria à prática, enfrentar desafios reais e desenvolver uma visão mais consciente e inclusiva da Educação Física. O envolvimento no contexto da investigação realizada reforçou a importância de estratégias pedagógicas que promovam atitudes positivas face à diversidade, colocando o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos no centro da ação educativa. Este percurso reforçou o compromisso com uma docência transformadora, capaz de inspirar e criar contextos de aprendizagem significativos para todos.