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  • Relação da Competência Motora com Tempo de Reação em alunos do Ensino Secundário
    Publication . Fitas, Luís Miguel Fidalgo; Flôres, Fábio; Nóbrega , Sandra
    Este documento enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu em duas escolas do concelho da cidade do Montijo durante o ano letivo 2023/2024. Este documento é dividido em quatro partes: A dimensão profissional, social e ética, contém informações sobre a organização e implementação da PES; A dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, é abordada a intervenção ao longo do ano letivo, como o planeamento, o método de ensino, e a avalização; A dimensão de participação na escola e relação com a comunidade, faz referência a todas a atividades desenvolvidas durante o ano letivo; A dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nas três primeiras dimensões foram referidas todas atividades e trabalho desenvolvido durante a PES. A última dimensão integra uma investigação, tendo como objetivo explorar a relação da competência motora e o tempo de reação simples. Os resultados mostraram que não se verificou relação nem a dependências entre estes dois conceitos.
  • O Impacto da Inclusão Invertida com Paradesporto nas Atitudes Inclusivas de Alunos do Ensino Secundário Privado em Aulas de Educação Física
    Publication . Pires, Marco Paulo Fernandes; Willig , Renata; Ramos , António
    Este relatório tem como propósito apresentar o percurso enquanto professor estagiário de Educação Física, ao longo do ano letivo de 2023/2024, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O documento enfatiza a relevância do estágio para a formação académica e profissional, além de incluir análises e reflexões sobre a relação entre o estágio e os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o mesmo. Assim, o relatório aborda os desafios e conquistas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, estando estruturado em quatro áreas, que se interligam durante todo o processo, finalizado por uma reflexão global do estágio. A área I apresenta uma pequena caracterização do Colégio Marista de Carcavelos, suas infraestruturas e a composição das turmas que fizeram parte da lecionação do presente estágio, especificamente o 6º ano B (2º ciclo), 7º ano A (3º ciclo) e 11º ano D/E (ensino secundário), bem como as condições necessárias para a prática da disciplina de Educação Física. Na área II, são detalhados os procedimentos adotados na organização e gestão do ensino/aprendizagem, abrangendo aspetos como planeamento, ensino e avaliação. A área III foca-se na relação com a comunidade escolar, destacando a colaboração com o diretor de turma no 11º D/E. Ainda, foram apresentadas e refletidas as atividades e projetos que o professor estagiário participou, bem como o acompanhamento nas aulas de Formação Humana. Na área IV, é analisada a perceção dos alunos sem deficiência das turmas do 11º ano do ensino secundário em relação à inclusão antes e depois de uma aula sobre paradesporto, com recurso à inclusão invertida. Os resultados indicaram melhorias significativas nas atitudes gerais e globais dos alunos do grupo experimental, sobretudo entre as alunas, enquanto a atitude específica permaneceu inalterada. Conclui-se que a inclusão invertida é uma estratégia promissora, embora intervenções mais prolongadas e diversificadas sejam recomendadas para efeitos duradouros. Para finalizar, é apresentada uma reflexão geral do estágio o qual é assinalado como uma etapa marcante de crescimento pessoal e profissional, permitindo o professor-estagiário integrar a teoria à prática, enfrentar desafios reais e desenvolver uma visão mais consciente e inclusiva da Educação Física. O envolvimento no contexto da investigação realizada reforçou a importância de estratégias pedagógicas que promovam atitudes positivas face à diversidade, colocando o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos no centro da ação educativa. Este percurso reforçou o compromisso com uma docência transformadora, capaz de inspirar e criar contextos de aprendizagem significativos para todos.
  • A influência do paradesporto nas atitudes inclusivas de alunos sem deficiência nas aulas de educação física no ensino privado
    Publication . Rodrigues, Marco António Alves; Willig, Renata; Rios , Marco; Paz , Nuno
    Este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada apresenta e analisa o percurso desenvolvido pelo professor estagiário durante o seu estágio pedagógico, focado na disciplina de Educação Física, no contexto escolar. Inicialmente, na Área I, é feita uma caracterização do Colégio dos Plátanos, local onde decorreu o estágio, incluindo uma descrição detalhada das suas infraestruturas. Em seguida, na Área II, são expostos os procedimentos e as estratégias de ensino adotadas ao longo do estágio, com destaque para as abordagens pedagógicas utilizadas tanto nas turmas do 5º ano, correspondente ao 2º ciclo, bem como o 9º ano, correspondente ao 3º ciclo, e 12º ano, correspondente ao ensino secundário. Nesta área, é dada especial atenção às práticas de ensino e à gestão de turmas, refletindo sobre as metodologias aplicadas e os resultados obtidos. São também abordadas as condições essenciais para a prática de Educação Física, nomeadamente o planeamento, os espaços disponíveis e os recursos utiliza. Na Área III, é apresentada uma descrição detalhada de todas as atividades e projetos em que o professor estagiário esteve envolvido, evidenciando a sua participação na vida escolar e a interação com a comunidade educativa. Este envolvimento sublinha o impacto positivo tanto a nível pessoal como profissional, resultante da sua integração nas diversas iniciativas escolares. Por fim, na Área IV, apresenta-se a investigação que analisou o efeito do paradesporto, enquanto conteúdo das aulas de Educação Física, nas atitudes inclusivas de alunos sem deficiência em relação aos seus pares com deficiência. Assim, foi possível identificar que as atitudes globais na educação física podem ser modificadas com essa estratégia, mas não as atitudes específicas da educação física nem em relação às alterações das regras.
  • Estudo do Risco de Quedas em Pessoas Idosas
    Publication . São Martinho, Estela; Marconcin , Priscila; Silva , Hélio
    O presente relatório final de estágio está organizado em dois capítulos principais. No Capítulo I, são descritas as atividades de estágio realizadas no ginásio Aquasport da Tiagos Clínica, bem como a experiência no Projeto Stay Up, detalhando, mais à frente, as tarefas desenvolvidas em ambos os contextos de intervenção. Destaca-se em ambos, a avaliação do risco de quedas em idosos. No Capítulo II, apresenta-se a investigação científica, que está organizada em 4 artigos: o artigo 1 e 2, onde a aluna está como primeira autora, e o artigo 3 e 4, onde a aluna está como colaboradora. O artigo 1 teve como objetivo identificar as variáveis sociodemográficas e de aptidão física associadas ao risco de queda em pessoas idosas ativas, e concluiu que o número de comorbidades e medicações, e a força dos membros inferiores, estão associados ao aumento do risco de quedas, enquanto a velocidade da marcha é uma variável protetora. O artigo 2 teve como objetivo identificar e perceber que fatores contribuem para as quedas em pessoas idosas frágeis e quais as estratégias mais adequadas para a sua prevenção, e concluiu que, o exercício físico é um fator importante não só, para a prevenção das quedas, como também, para minimizar as consequências advindas do envelhecimento, como a fragilidade. O artigo 3 teve como objetivo avaliar a eficácia dos programas de exercicio na prevenção e gestão das quedas em pessoas idosas com doença cardiovascular, e concluiu que as intervenções de exercício físico melhoram a função física e contribuem para a prevenção de quedas em indivíduos com doença cardiovascular. No entanto, existe uma grande variabilidade na concessão dos programas sendo esta uma limitação para a sua padronização. O artigo 4 tem como objetivo perceber a relação entre a força de preensão, a eficácia das quedas e a confiança no equilíbrio, como fatores preditores do risco de quedas em pessoas idosas ativas, e concluiu que os fatores psicológicos, eficácia das quedas e confiança no equilíbrio, desempenham um papel critico no risco das quedas nos idosos fisicamente ativos.
  • INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL, CONFIANÇA E DESEMPENHO PARA A EFICÁCIA DAS EQUIPAS DE TRABALHO
    Publication . Barros, Patrícia; Lopes , João
    O presente estudo analisa a influência da cultura organizacional, da confiança grupal e do desempenho na eficácia das equipas de trabalho, considerando também, o papel das variáveis sociodemográficas. A cultura organizacional, entendida como o conjunto de valores, normas e práticas que orientam o comportamento nas organizações, é analisada com base no modelo dos valores contrastantes de Quinn (1983), que identifica quatro tipologias: apoio, inovação, regras e objetivos. A confiança grupal, definida como a crença na competência e no interesse positivo dos colegas, assume um papel mediador entre a cultura e o desempenho grupal, promovendo ambientes colaborativos. O objetivo geral do estudo visa analisar a influência da tipologia da cultura organizacional, da confiança grupal e do desempenho na eficácia das equipas de trabalho, em função de variáveis sociodemográficas. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as relações entre as diferentes tipologias culturais e os níveis de confiança grupal, bem como o impacto desta na qualidade, eficiência e coesão do desempenho. A amostra é composta por 150 participantes, dos quais 66 do sexo masculino e 84 do sexo feminino, com a média de idades em ambos os sexos de 37,4 anos. Para a recolha de dados foi utilizado um protocolo composto por: Questionário Sociodemográfico, FOCUS – First Organizational Climate and Culture Unified Survey (Ancona & Caldwell, 1992) e a Escala de Avaliação do Desempenho Grupal – Formas 1 e Forma 2 (adaptação portuguesa de Dimas, 2007). Escala Confiança nas equipas Measuring Trust in temans (Costa, A.C.,& Anderson, N.(2011) (Escala de confiança nas equipas Adaptação Portuguesa: Pais ,S.R. (2013) . A análise estatística foi realizada com o IBM SPSS Statistics (versão 28.01.10), recorrendo a estatística descritiva e inferencial. Os resultados sugerem que, as culturas orientadas para o apoio e inovação estão associadas a maiores níveis de confiança e melhor desempenho grupal. As variáveis sociodemográficas apresentaram efeitos moderadores nestas relações. Estes achados destacam a importância de promover culturas inclusivas e estratégias que favoreçam ambientes de confiança. Entre as limitações do estudo salientam-se a dimensão da amostra e as dificuldades na recolha de dados. Propõem-se futuras investigações: ampliar a amostra a diferentes setores de atividade; realizar estudos longitudinais para acompanhar a evolução das variáveis; incluir o estilo de liderança como possível moderador ou mediador.
  • Relação entre hábitos alimentares, hábitos de sono e motivação para prática da atividade física dos alunos nos ensinos básico e secundário
    Publication . Robalo, José Manuel Barroso; Bonança, Mário; Mendes , José
    O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do ISEIT Almada. Este trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o ano letivo 2024/2025, nas turmas 6.ºH e 9.ºA, da Escola Básica Paulo da Gama, em Amora e da turma 10.ºE da Escola Secundária Dr. José Afonso no Seixal. Esta experiência formativa visou o desenvolvimento de competências profissionais no domínio da docência, articulando a componente pedagógica com a investigação científica. No decurso do estágio foi desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de analisar hábitos de sono, hábitos alimentares e a motivação para a prática da atividade física dos alunos nos ensinos básico e secundário. A metodologia adotada assentou na aplicação de um questionário sociodemográfico, na aplicação de instrumentos quantitativos, nomeadamente questionário validados para a população portuguesa, permitindo a recolha de dados relevantes sobre os hábitos e comportamentos dos alunos em relação às variáveis em estudo. O estudo foi aplicado a alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário, com uma amostra de 344 alunos. Os resultados obtidos revelam uma relação entre hábitos alimentares, hábitos de sono e motivação para a prática desportiva, com diferenças estatísticas para a variável: sexo, nível de escolaridade e prática de desporto federado. Por exemplo, as raparigas revelam hábitos alimentares mais saudáveis, enquanto os rapazes mostram maior motivação para praticar desporto e os alunos do ensino básico têm menos motivação para o exercício físico e piores hábitos alimentares. Estes dados reforçam a importância de uma abordagem multidimensional na promoção da saúde em contexto escolar, destacando o papel da Educação Física como um veículo promotor para a educação para a saúde. A prática pedagógica foi orientada por princípios de planificação reflexiva, diferenciação pedagógica e avaliação formativa, tendo sido promovidas estratégias pedagógicas com o intuito de fomentar o envolvimento dos alunos pelo gosto da prática da atividade física e a adoção de estilos de vida saudáveis. O estágio constituiu, assim, uma oportunidade para a articulação entre a teoria e prática, contribuindo para a formação profissional, sentido crítico, investigador e comprometido com a melhoria da qualidade educativa e do bem-estar dos alunos.
  • Avaliação da Perceção Subjetiva de Esforço em Rapazes em Idade Escolar
    Publication . Pereira, Pedro Manuel Folgado; Willig , Renata; Silva , Ana; Bastos , Susana
    O presente trabalho reflete uma análise do exigente processo de estágio realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situada na freguesia da Amora, concelho do Seixal. Esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo a experiência no ensino a duas turmas, uma do ensino básico (7º ano) e outra do secundário (10º ano), além de possibilitar a vivência no contexto global do professor de Educação Física Assim, visa o relato e a reflexão sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. As atividades desenvolvidas no estágio são apresentadas em quatro grandes áreas. A área Profissional, Social e Ética (Área I) centra-se na caracterização da Escola, do contexto da EF e das turmas envolvidas. Seguidamente, na área de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), são abordados temas relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, planeamento e avaliação. Nesta área, são também descritos os critérios de avaliação, os objetivos propostos durante o ano letivo, as estratégias utilizadas para a obtenção dos mesmos e uma reflexão crítica. A área III, Participação na Escola e Relação com a comunidade, apresenta uma a relação criada com a comunidade Escolar durante todo o processo, bem como uma exposição dos projetos onde o professor-estagiário esteve envolvido, não só com as suas turmas, mas também como diretor de turma e treinador da equipa de voleibol do Desporto Escolar. Por fim, na área de Desenvolvimento Profissional ao Longo Da Vida (Área IV), de modo a dar continuidade à formação do professor, é apresentada uma investigação que trata uma temática ainda pouco abordada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, procurou analisar-se a perceção subjetiva de esforço de adolescentes do sexo masculino no teste de esforço do vaivém que consta dos testes do FITescola de forma a mensurar a componente da condição física. Este, incide sobre 40 rapazes entre o 7º e 10º ano e realiza-se no contexto de aula de EF.
  • Comparação do impacto dos focos de atenção interno versus externo na precisão no lançamento em apoio, em jogadores de basquetebol pouco experientes
    Publication . Lopes, Guilherme Mário Ferreira; Kramer, Deborah; Sampaio, Rui
    O presente documento tem como obje vo descrever o processo de desenvolvimento de competências durante o Estágio Profissional - Prá ca de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano le vo de 2023-2024 no Agrupamento de Escolas dos Casquilhos. Este estágio conclui o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele, o estudante estagiário é chamado a mobilizar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e integrá-los na sua prá ca le va, com vista a desenvolver competências como professor de Educação Física. Durante o estágio, foram acompanhadas três turmas, do 6º, 8º e 11º anos. Foram iden ficadas áreas de necessidade de invesmento, com o obje vo do desenvolvimento de competências como futuro profissional, tendo em conta as respe vas dimensões de atuação: profissional, social e é ca, desenvolvimento do ensino e aprendizagem, par cipação na escola e relação com a comunidade e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Foram realizadas várias a vidades, incluindo todas as fases de planeamento, realização e avaliação de aulas de Educação Física das três turmas, a vidades de apoio ao funcionamento da escola e de ligação às famílias e comunidade, nomeadamente o acompanhamento da a vidade de direção de turma do orientador cooperante, o apoio aos treinos e coorganização e apoio à organização de eventos do Desporto Escolar. No relatório é feita a contextualização e descrição de todas as a vidades realizadas, para além de uma reflexão sobre dificuldades sen das e mais-valias para o processo forma vo do estudante estagiário. Finalmente, é descrita uma inves gação realizada no decorrer do estágio, no âmbito da modalidade de basquetebol. O estudo incidiu numa amostra de alunos com idade entre os 11 e os 13 anos e teve como obje vo avaliar o impacto do direcionamento do foco de atenção – interno ou externo, na precisão no lançamento em apoio. Pretendia-se confirmar evidência cien fica já sedimentada noutras faixas etárias, com potencial relevância para o ensino desta e de outras modalidades a pra cantes pouco experientes.
  • Preditores Psicossociais da Perceção do Clima Socio-Emocional
    Publication . Haque, Radjon Rodrigues; Vinagre , Helena; Sousa , Cristina
    O contexto sociopolítico brasileiro, marcado por corrupção, crises e desigualdade, aumenta o stress, a ansiedade e a desconfiança nas instituições, comprometendo a coesão social, torna pertinente a análise e compreensão do clima emocional para promover a transformação social no país. Assim, os objetivos do presente estudo pretendem avaliar o clima socioemocional brasileiro, a relação deste com variáveis psicossociais e o poder preditivo dessas variáveis na perceção do clima emocional. Com um desenho de estudo correlacional e através da técnica de amostragem não probabilística, nomeadamente de conveniência e bola de neve, obteve-se uma amostra de 506 indivíduos, 374 do sexo feminino e 133 do sexo masculino (idade 𝑋 = 44.96 ± 14.88 anos). Foi aplicado um protocolo onde constava o questionário sociodemográfico e as seguintes escalas: Clima Emocional (Páez et al., 1997); Ansiedade, Depressão e Stress - 21 itens (Lovibond & Lovibond, 1995); Coping Resiliente, versão breve (Sinclair & Wallston, 2004); Satisfação com a Vida (Zabriskie & McCormick, 2003); Ameaça Financeira (Marjanovic et al., 2013); e Bem-Estar Financeiro (Norvilitis et al., 2003). Os resultados demonstram uma prevalência da perceção de Clima Emocional Negativo em relação ao Clima Emocional Positivo, apresentando correlações significativas nas direções esperadas. Além disso, indicam que o Stress e a Ameaça Financeira são preditores do Clima Emocional Negativo, enquanto o Coping Resiliente e a Perceção da Situação Económica do País atuam como preditores do Clima Emocional Positivo. O presente estudo sugere que o clima emocional no Brasil é afetado por condições socioeconómicas instáveis, com emoções negativas predominando em contextos de incerteza e vulnerabilidade, o que reforça a necessidade de políticas que promovam segurança emocional e coesão social. As limitações do estudo, como a representatividade da amostra, apontam para a importância de futuras investigações que explorem dinâmicas emocionais em diversos contextos.
  • A influência da observação no desempenho de alunos de 3ºciclo e ensino secundário na modalidade de Andebol
    Publication . Próspero, Rui Diogo Ferreira; Kramer, Deborah; Barreto , Alexandre
    O Relatório Final de Estágio foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), sendo esta uma das unidades curriculares que consta no mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundários do ISEIT do Instituto Jean Piaget de Almada. Foi realizado durante o estágio no Colégio Minerva localizado no Barreiro. O presente documento encontra-se organizado em quatro dimensões: Área I- Profissional, social e ética; Área II- Desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Área III- Participação na escola e relação com a comunidade; Área IV- Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A dimensão Profissional, Social e Ética está relacionada com a aprendizagem do aluno, através da transmissão de conhecimentos e aprendizagens que contribuam para a evolução do mesmo, para tal foi utilizado o próprio saber, assim como todo o conhecimento e experiência dos professores orientadores que me acompanharam ao longo de toda a PES, desta forma contribuindo para a minha evolução enquanto futuro professor de Educação Física (EF). A dimensão do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem prende-se em três vertentes: planeamento, ensino e avaliação. No que diz respeito ao planeamento das várias questões relacionadas à lecionação da disciplina de EF, nomeadamente, plano anual de turma, organização das sessões de aulas, assim como a definição dos objetivos específicos a alcançar nas diferentes matérias da EF. No ensino foram aplicadas estratégias que promovam a aprendizagem dos alunos através de um clima benéfico que incentive o desenvolvimento das relações entre professor-aluno e aluno-aluno, contribuindo na participação dos alunos nas atividades a desenvolver ao longo do ano. Na questão da avaliação, a cada matéria da disciplina estão atribuídos objetivos de acordo com o ano de escolaridade, definidos através de documentos próprios para esse efeito como o Planeamento Plurianual e as Metas Essenciais de Aprendizagem. A Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade Escolar está relacionada com a participação do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem através das várias atividades desenvolvidas ao longo da PES. Na dimensão do Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida será apresentado o projeto de investigação sobre a influência da observação no desempenho de alunos de 3ºciclo e ensino secundário na modalidade de Andebol, através da utilização do Team Sports Assessment Procedure (TSAP), em situação de jogo. A amostra é constituída por 30 alunos divididos em dois grupos, distribuída por 8º ano (n=10), 9º ano (n=10) e 10ºano (n=10). Após 6 sessões de 10 minutos os alunos do grupo observador apresentaram melhores resultados nas variáveis de bolas recebidas, bolas ofensivas e remates, no entanto os resultados não mostram diferenças significativas entre os grupos na maioria das variáveis.