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IP - ISEITA - Mestrados

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  • Análise da habilidade motora andar de bicicleta dos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas André de Gouveia, Évora
    Publication . Pedro, Tiago; Rodriguez, Ana Carolina
    A Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), proporciona aos alunos uma imersão no ambiente escolar. Esta componente curricular permite colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, superando situações reais da prática pedagógica. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores, preparando-os de forma abrangente e eficaz para os desafios do ensino e aprendizagem. Além disso, este relatório também aborda a integração com a equipa docente, a interação com os alunos e a participação em projetos e atividades extracurriculares da escola, ao longo do estágio, foi possível observar e participar ativamente do ambiente escolar, contribuindo para o meu crescimento profissional e pessoal. Espera-se que este relatório seja uma ferramenta útil para futuros estagiários, bem como para os profissionais da área da educação interessados em conhecer as práticas e desafios enfrentados no contexto escolar. Por fim, agradeço a todos os envolvidos no processo de estágio e na elaboração deste relatório, pois sem o apoio e orientação deles, não seria possível atingir os objetivos propostos. Este relatório aborda as quatro áreas do perfil de desempenho docente: Dimensão Profissional, Social e Ética, Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento ao Longo da Vida. Destaca-se o papel do professor estagiário de Educação Física (EF) no processo de ensino-aprendizagem, planeamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas, participação no Desporto Escolar e trabalho com a comunidade, além de um estudo científico realizado sobre a habilidade motora de andar de bicicleta de alunos do 1º ciclo. Essas áreas constituem um conjunto de competências e responsabilidades que guiaram minha atuação como estagiário e futuro profissional da EF.
  • A satisfação das raparigas do 2º e 3º ciclo em relação à oferta formativa da educação física e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais
    Publication . Soares, Mariana; Vieira, Fernando
    Este Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o 2ºCiclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget em Almada, tem por base o Decreto-Lei nº240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário. O estágio realizado constitui uma etapa crucial na formação de professores, promovendo uma interligação entre a teoria e a prática que prepara os estagiários para desempenhar um papel ativo e significativo na educação e no desenvolvimento integral dos seus futuros alunos. O relatório final de estágio tem como objetivo documentar as experiências e aprendizagens adquiridas, proporcionando um momento de reflexão sobre as metas inicialmente definidas, os desafios enfrentados e as abordagens pedagógicas adotadas para promover um ensino de excelência. Está estruturado em quatro dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento de ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV. Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão faz referência ao artigo cientifico desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Suepervisionada e tem como título “A Satisfação das Raparigas do 2º e 3ºCiclo em relação à oferta formativa da Educação Física e a sua perceção quanto às atividades físicas desportivas individuais”. Esta investigação teve por objetivo compreender a satisfação que as raparigas têm em relação à oferta formativa da educação física escolar e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais. Os instrumentos utilizados para a realização deste artigo foram: I. Questionário: “O Grau de Satisfação das Raparigas em Relação à Oferta Formativa da Educação Física” 1ºParte Validado em Marques e Vieira (2022), para uma abordagem quantitativa; e II. Entrevista: “Sobre o gosto das Atividades Física Desportivas” Validado em Adrião e Vieira (2021), para uma abordagem qualitativa, com a utilização de diferentes técnicas estatísticas, recorrendo à utilização do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 29.0. Participaram no estudo 120 estudantes da Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos de idade, sendo que 114 raparigas responderam ao questionário e 6 realizaram a entrevista. Conclui-se que as modalidades preferidas das raparigas de forma geral são o voleibol e badminton, que raparigas mais novas preferem modalidades individuais, como ginástica, atletismo e dança, quem pratica desporto fora da escola mostra uma maior satisfação com as modalidades, sejam elas coletivas ou individuais, valorizando o desporto de forma mais dignificativa.
  • Atitudes dos alunos sem deficiência do ensino básico e secundário, público, em relação à inclusão antes e depois de uma aula, de educação física sobre paradesporto.
    Publication . Ferreira, Bruno; Willig, Renata
    O presente relatório final de estágio descreve as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo do estágio pedagógico realizado nas Escolas Básica Hermenegildo de Capelo e Secundária de Palmela, no contexto do Ensino Básico e Secundário, sendo uma componente essencial da avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Inicialmente, na Área I, é apresentada a caracterização das instituições onde foi realizado o estágio, incluindo detalhes sobre as infraestruturas, as turmas do 6º e 8º ano (Ensino Básico) e 12º ano (Ensino Secundário), bem como as condições essenciais para a prática de Educação Física, tais como o planeamento, os espaços disponíveis e as matérias a serem utilizadas. Na Área II, são descritos os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento e as opções de ensino. Este segmento destaca as estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo, adaptadas às especificidades das turmas, e inclui uma descrição detalhada do sistema de avaliação dos alunos, métodos, critérios e resultados obtidos. A Área III aborda a participação nas atividades escolares e desportivas, bem como a relação com a comunidade. Este segmento inclui uma descrição das atividades e projetos em que o estagiário esteve envolvido, destacando a integração com a comunidade escolar e o impacto dessas iniciativas tanto a nível pessoal como profissional. Finalmente, a Área IV refere-se ao desenvolvimento profissional contínuo do futuro professor, incluindo uma investigação sobre a influência de uma aula de Paradesporto nas atitudes dos alunos do Ensino Secundário em relação à inclusão de colegas com deficiência. Este estudo evidenciou que a participação nesta modalidade demonstra ter influência nas atitudes dos colegas sem deficiência, sugerindo que a integração de matérias relacionadas à pessoa com deficiência pode ser uma ferramenta importante para a promoção de atitudes inclusivas, não só na perceção entre pares na disciplina de Educação Física, como também em todo o contexto escolar.
  • Capital psicológico enquanto mediador do conflito trabalho-família e da saúde em geral
    Publication . Sousa, Lúcia de; Rosinha, António
    Nos últimos anos, o interesse pela relação entre o trabalho, a família e o bem-estar dos indivíduos no contexto organizacional tem crescido, dado o impacto das mudanças tecnológicas e familiares. Este estudo investiga as relações entre capital psicológico (PsyCap), conflito trabalho-família (CTF), carga mental (CM), saúde em geral e satisfação com a vida, explorando diferentes setores profissionais. Estudos prévios indicam que o PsyCap é essencial para o desempenho e satisfação no trabalho, contribuindo para a motivação e resiliência, e que o CTF e a carga mental afetam negativamente o bem-estar (Avey et al., 2011; Greenhaus & Beutell, 1985; Luthans et al., 2015; Obrenovic et al., 2020; Wang et al., 2021). O estudo visa analisar o impacto do PsyCap na satisfação com a vida e saúde geral, com CTF e carga mental como mediadores. A amostra incluiu 206 participantes (média de idade = 38 anos; DP = 11,97), sendo 66% mulheres. Utilizou-se um método quantitativo, transversal e correlacional, com questionário via Google Forms. As medidas incluem as escalas COPSOQ, CarMen-Q, CPC-12, GHQ-12 e SWLS. A análise de mediação foi realizada pelo PROCESS v4.2 de Andrew Hayes. Resultados indicam que o PsyCap media a relação entre CTF, carga mental e bem-estar, reforçando que o PsyCap atua como recurso protetor contra CTF e carga emocional. O CTF apresentou média de 3,19 e a carga mental 1,77, sugerindo impacto moderado sobre o bem-estar. A análise de mediação confirma que a carga mental medeia significativamente a relação entre PsyCap e saúde geral. Estas evidências apoiam o papel positivo do PsyCap no bem-estar e na saúde mental no trabalho, mostrando que altos níveis de PsyCap aumentam satisfação e saúde. No plano prático, os resultados apontam para a necessidade de investimento organizacional em programas de desenvolvimento de PsyCap, através de coaching e treino de resiliência, além de políticas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Limitações incluem a natureza transversal e auto-reportada da amostra, sugerindo futuras pesquisas longitudinais para uma avaliação mais robusta. Conclui-se que o PsyCap é essencial para enfrentar desafios emocionais no trabalho, proporcionando benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização.
  • Preditores psicossociais da perceção do clima socio-emocional
    Publication . Haque, Radjon; Santos, Maria Helena
    O contexto sociopolítico brasileiro, marcado por corrupção, crises e desigualdade, aumenta o stress, a ansiedade e a desconfiança nas instituições, comprometendo a coesão social, torna pertinente a análise e compreensão do clima emocional para promover a transformação social no país. Assim, os objetivos do presente estudo pretendem avaliar o clima socioemocional brasileiro, a relação deste com variáveis psicossociais e o poder preditivo dessas variáveis na perceção do clima emocional. Com um desenho de estudo correlacional e através da técnica de amostragem não probabilística, nomeadamente de conveniência e bola de neve, obteve-se uma amostra de 506 indivíduos, 374 do sexo feminino e 133 do sexo masculino (idade 𝑋= 44.96 ± 14.88 anos). Foi aplicado um protocolo onde constava o questionário sociodemográfico e as seguintes escalas: Clima Emocional (Páez et al., 1997); Ansiedade, Depressão e Stress - 21 itens (Lovibond & Lovibond, 1995); Coping Resiliente, versão breve (Sinclair & Wallston, 2004); Satisfação com a Vida (Zabriskie & McCormick, 2003); Ameaça Financeira (Marjanovic et al., 2013); e Bem-Estar Financeiro (Norvilitis et al., 2003). Os resultados demonstram uma prevalência da perceção de Clima Emocional Negativo em relação ao Clima Emocional Positivo, apresentando correlações significativas nas direções esperadas. Além disso, indicam que o Stress e a Ameaça Financeira são preditores do Clima Emocional Negativo, enquanto o Coping Resiliente e a Perceção da Situação Económica do País atuam como preditores do Clima Emocional Positivo. O presente estudo sugere que o clima emocional no Brasil é afetado por condições socioeconómicas instáveis, com emoções negativas predominando em contextos de incerteza e vulnerabilidade, o que reforça a necessidade de políticas que promovam segurança emocional e coesão social. As limitações do estudo, como a representatividade da amostra, apontam para a importância de futuras investigações que explorem dinâmicas emocionais em diversos contextos.
  • Relação da competência motora com tempo de reação em alunos do ensino secundário
    Publication . Fitas, Luís; Flôres, Fábio
    Este documento enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu em duas escolas do concelho da cidade do Montijo durante o ano letivo 2023/2024. Este documento é dividido em quatro partes: A dimensão profissional, social e ética, contém informações sobre a organização e implementação da PES; A dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, é abordada a intervenção ao longo do ano letivo, como o planeamento, o método de ensino, e a avalização; A dimensão de participação na escola e relação com a comunidade, faz referência a todas a atividades desenvolvidas durante o ano letivo; A dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nas três primeiras dimensões foram referidas todas atividades e trabalho desenvolvido durante a PES. A última dimensão integra uma investigação, tendo como objetivo explorar a relação da competência motora e o tempo de reação simples. Os resultados mostraram que não se verificou relação nem a dependências entre estes dois conceitos.
  • A influência do paradesporto nas atitudes inclusivas de alunos sem deficiência nas aulas de educação física no ensino privado
    Publication . Rodrigues, Marco; Willig, Renata
    Este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada apresenta e analisa o percurso desenvolvido pelo professor estagiário durante o seu estágio pedagógico, focado na disciplina de Educação Física, no contexto escolar. Inicialmente, na Área I, é feita uma caracterização do Colégio dos Plátanos, local onde decorreu o estágio, incluindo uma descrição detalhada das suas infraestruturas. Em seguida, na Área II, são expostos os procedimentos e as estratégias de ensino adotadas ao longo do estágio, com destaque para as abordagens pedagógicas utilizadas tanto nas turmas do 5º ano, correspondente ao 2º ciclo, bem como o 9º ano, correspondente ao 3º ciclo, e 12º ano, correspondente ao ensino secundário. Nesta área, é dada especial atenção às práticas de ensino e à gestão de turmas, refletindo sobre as metodologias aplicadas e os resultados obtidos. São também abordadas as condições essenciais para a prática de Educação Física, nomeadamente o planeamento, os espaços disponíveis e os recursos utiliza. Na Área III, é apresentada uma descrição detalhada de todas as atividades e projetos em que o professor estagiário esteve envolvido, evidenciando a sua participação na vida escolar e a interação com a comunidade educativa. Este envolvimento sublinha o impacto positivo tanto a nível pessoal como profissional, resultante da sua integração nas diversas iniciativas escolares. Por fim, na Área IV, apresenta-se a investigação que analisou o efeito do paradesporto, enquanto conteúdo das aulas de Educação Física, nas atitudes inclusivas de alunos sem deficiência em relação aos seus pares com deficiência. Assim, foi possível identificar que as atitudes globais na educação física podem ser modificadas com essa estratégia, mas não as atitudes específicas da educação física nem em relação às alterações das regras.
  • Avaliação da perceção subjetiva de esforço em rapazes em idade escolar
    Publication . Pereira, Pedro; Willig, Renata
    O presente trabalho reflete uma análise do exigente processo de estágio realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situada na freguesia da Amora, concelho do Seixal. Esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo a experiência no ensino a duas turmas, uma do ensino básico (7º ano) e outra do secundário (10º ano), além de possibilitar a vivência no contexto global do professor de Educação Física Assim, visa o relato e a reflexão sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. As atividades desenvolvidas no estágio são apresentadas em quatro grandes áreas. A área Profissional, Social e Ética (Área I) centra-se na caracterização da Escola, do contexto da EF e das turmas envolvidas. Seguidamente, na área de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), são abordados temas relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, planeamento e avaliação. Nesta área, são também descritos os critérios de avaliação, os objetivos propostos durante o ano letivo, as estratégias utilizadas para a obtenção dos mesmos e uma reflexão crítica. A área III, Participação na Escola e Relação com a comunidade, apresenta uma a relação criada com a comunidade Escolar durante todo o processo, bem como uma exposição dos projetos onde o professor-estagiário esteve envolvido, não só com as suas turmas, mas também como diretor de turma e treinador da equipa de voleibol do Desporto Escolar. Por fim, na área de Desenvolvimento Profissional ao Longo Da Vida (Área IV), de modo a dar continuidade à formação do professor, é apresentada uma investigação que trata uma temática ainda pouco abordada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, procurou analisar-se a perceção subjetiva de esforço de adolescentes do sexo masculino no teste de esforço do vaivém que consta dos testes do FITescola de forma a mensurar a componente da condição física. Este, incide sobre 40 rapazes entre o 7º e 10º ano e realiza-se no contexto de aula de EF.
  • Impacto da prática desportiva regular na felicidade subjetiva de crianças e adolescentes
    Publication . Panão, Guilherme; Pereira, Deborah
    O presente Relatório Final de Estágio com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, encontra-se subdividido em 4 dimensões. A primeira denominada de “Área I - Dimensão Profissional, Social e Ética” começa por caracterizar o Colégio Atlântico que é um colégio privado localizado no concelho do Seixal inaugurado nos anos 80 e que vem crescendo bastante ao longo dos anos, tornando-se atualmente um colégio renomado que conta com serviços desde a creche até ao ensino secundário numa área geográfica de 8800m², sendo também uma escola Microsoft, disponibilizando aos seus alunos as mais modernas tecnologias de aprendizagem e que é também acreditada para o programa de ERASMUS+ para professores e alunos. Além disso, contem a caracterização dos espaços e das turmas com as quais trabalhei, apresentando também os meus objetivos iniciais para o estágio destacando sempre a importância de manter um clima de cordialidade e entreajuda com os restantes estagiários e professores do departamento. Na segunda dimensão denominada de “Área II - Dimensão Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem” são referidos os meus objetivos em relação ao planeamento, ensino e avaliação durante a atividade pedagógica, bem como a sustentação bibliográfica desses objetivos, apresentando as minhas decisões em relação a esses 3 parâmetros de intervenção nas aulas, a participação do orientador nesse processo e as estratégias aplicadas nesse sentido. A terceira dimensão denominada de “Área III - Dimensão Participação na Escola e Relação com a Comunidade” relata toda a atividade desenvolvida por mim no seio escolar, desde a lecionação de aulas de educação física, a minha participação no desporto escolar e na organização e realização de torneios interturmas, bem como a participação em atividades relacionadas com o departamento e direções de turma, relatando presenças em reuniões, aquilo que aprendi durante todo o processo de estágio e como funciona uma escola e um departamento escolar. Por fim, a quarta dimensão denominada de “Área IV - Dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida” consiste na minha investigação original de título “Impacto da prática desportiva regular na felicidade subjetiva de crianças e adolescentes”, onde eu investiguei a influência da prática desportiva regular além das aulas de educação física escolar na felicidade subjetiva de 172 crianças e adolescentes que frequentavam os 5º e 9º anos respetivamente através de um questionário de felicidade subjetiva denominado de “Escala de Felicidade Subjetiva”(Lyubomirsky & Lepper, 1999) tendo em seguida analisado os resultados desses questionários e comparado os mesmos, entre os alunos que praticam e aqueles que não praticam atividade desportiva regular além das aulas de Educação Física. Esses resultados sugerem que a pratica desportiva regular aumenta a felicidade subjetiva dos praticantes, informação destacada e discutida a partir da comparação com estudos semelhantes, perspetivando ainda a possibilidade de investigações futuras. Em suma, este documento relata a experiência relativa ao estágio, quer a nível prático, quer a nível teórico contendo as reflexões sobre os desafios enfrentados, as estratégias adotadas, as experiências e aprendizagens desenvolvidas e por fim, a investigação original desenvolvida durante o último ano.
  • Efeitos das aulas de educação física sobre paradesporto nas atitudes dos alunos do ensino secundário em relação à inclusão de colegas com deficiência
    Publication . Mendes, Tiago; Willig, Renata
    A prática de ensino supervisionada começou como um livro em branco, que se foi preenchendo, riscando e reescrevendo ao longo do ano. É, sem dúvida, impossível descrever em tão poucas páginas todas as experiências vividas e as reflexões realizadas. Por isso, este documento foca em analisar e refletir pontos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem do estagiário. Neste sentido, este relatório analisa todo o processo de estágio pedagógico em Ensino da Educação Física, que ocorreu no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide durante o ano letivo de 2023/2024. Esta análise é feita com base nas quatro áreas de intervenção que se interligam ao longo do percurso enquanto professor estagiário. A ÁREA I apresenta uma caracterização do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, bem como uma descrição detalhada das escolas EB 2/3 Gaspar Correia e da Secundária da Portela. Ainda, essa área apresenta informações sobre as infraestruturas e a caracterização das turmas do 5º ano (2º ciclo), 8º ano (3º ciclo) e 10º ano (secundário)., assim como as condições essenciais para a prática de Educação Física. Seguidamente, na ÁREA II, são expostos todos os procedimentos adotados em relação à organização e gestão do ensino e da aprendizagem, incluindo planeamento, espaços disponíveis, materiais a utilizar, condução de aula e avaliação dos alunos A ÁREA III abordar a relação com a comunidade, destacando a minha colaboração com a diretora de turma da 5ºG em todos os processos burocráticos, como a organização de reuniões e a participação ativa nos conselhos de turma e nas reuniões com os encarregados de educação. Serão também mencionadas as atividades e projetos em que estive envolvido enquanto professor estagiário. Por último, na ÁREA IV, abordaremos as atitudes dos alunos sem deficiência do ensino básico e secundário, numa escola pública, em relação à inclusão, antes e depois de uma aula sobre paradesporto. Em conclusão, destaca-se que o estágio é uma experiência formativa por excelência, devido à sua organização, e que as principais finalidades da educação física devem passar pela promoção da saúde, assim como pelo desenvolvimento, inclusão e vertente desportiva.