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Authors
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Abstract(s)
O presente Relatório Final de Estágio inscreve-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, lecionado
pelo Instituto Piaget, em Almada. O estágio decorreu no Agrupamento de Escolas de Arrifana, no ano
letivo de 2024/2025, e envolveu três turmas dos diferentes níveis de ensino: 6.º, 7.º e 10.º anos.
Paralelamente, exerci funções como docente de Educação Especial noutra instituição, promovendo
um diálogo enriquecedor entre práticas educativas diferenciadas e consolidando uma perspetiva
inclusiva e abrangente da escola. O relatório organiza-se em torno de quatro áreas fundamentais que
estruturam a formação docente inicial. A Área I – Dimensão Profissional, Social e Ética explora o papel
do professor enquanto mediador de aprendizagens e agente promotor de valores. Apresentam-se os
objetivos do estágio, a caracterização da instituição, o seu contexto socioeducativo, bem como os
processos de integração e articulação com a comunidade educativa, destacando-se uma postura ética
e colaborativa. A Área II – Dimensão Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem aborda o
planeamento pedagógico, a implementação de unidades didáticas e os modelos de ensino adotados,
ajustados às características das turmas. Reflete-se sobre os processos avaliativos e a coerência com os
princípios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, com foco na diferenciação e no
desenvolvimento integral dos alunos. A Área III – Dimensão Participação na Escola e Relação com a
Comunidade analisa a articulação da prática docente com os documentos estruturantes da escola,
como o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades, e evidencia o papel do Departamento de
Educação Física. Destaca-se ainda a participação em reuniões pedagógicas e em atividades
extracurriculares, com ênfase no Desporto Escolar como instrumento de inclusão e promoção de
estilos de vida saudáveis. Por fim, a Área IV – Dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da
Vida descreve o estudo que teve como objetivo analisar as atitudes dos docentes de EF relativamente
à inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais(NSE), considerando variáveis como género,
idade, experiência profissional, formação especializada em Educação Especial (EE) e vivência prévia em
contextos inclusivos. Adotou-se uma metodologia de natureza quantitativa, descritiva e comparativa,
recorrendo-se à aplicação da Escala Multidimensional de Atitudes em Relação à Educação
Inclusiva (EMAREI), baseada no modelo tridimensional das atitudes (cognitiva, afetiva e
comportamental), a uma amostra de 32 professores da região Entre Douro e Vouga. Os resultados
revelaram diferenças estatisticamente significativas nas atitudes em função do género e da idade,
sendo mais favoráveis entre docentes do sexo feminino e com maior maturidade profissional. Embora
não se tenham verificado diferenças significativas nas restantes variáveis, observou-se uma tendência
positiva associada à formação especializada e à experiência prática com alunos com NSE. Verificou-se
ainda um desfasamento entre a prática pedagógica e a formação formal em EE. Conclui-se que é
necessário reforçar a formação inicial e contínua dos professores, com enfoque na inclusão, através
da integração de unidades curriculares específicas e de experiências práticas supervisionadas. Este
estudo contribui para a compreensão crítica das atitudes docentes e para a promoção de práticas mais
inclusivas no ensino da Educação Física.
