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- A estagnação secular e os seus impactos nas políticas financeiras das empresasPublication . Morais, HenriqueA presente dissertação examina os impactos da estagnação secular nas políticas financeiras das empresas, numa conjuntura marcada por um crescimento económico reduzido e taxas de juro historicamente baixas durante um período prolongado. Partindo de uma revisão teórica que integra os contributos de Hansen, Summers e outros estudos económicos contemporâneos, o trabalho aprofunda o modo como este fenómeno condiciona as decisões estratégicas no domínio da gestão financeira. A investigação adota uma abordagem qualitativa, assente na análise de quatro empresas europeias representativas de diferentes sectores – Siemens AG, Allianz SE, SAP SE e BNP Paribas – o que permite aferir as principais tendências e ajustamentos adotados. Entre os aspetos mais relevantes destacam-se a reconfiguração da estrutura de capital, a contenção nos investimentos a longo prazo, a valorização da liquidez como ativo estratégico e a preferência por estratégias conservadoras de distribuição de resultados. A estagnação secular revela-se, assim, um fator estruturante da prudência financeira, originando uma redefinição dos objetivos empresariais, que evoluem de uma lógica de expansão acelerada para uma orientação assente na resiliência sustentada. Embora o presente trabalho contribua para a compreensão das respostas empresariais em contextos de crescimento limitado, importa reconhecer algumas limitações, nomeadamente o número reduzido de casos analisados. Neste enquadramento, sugere-se que futuras investigações possam considerar o recurso a metodologias quantitativas e a inclusão de empresas de menor dimensão e inseridas em diferentes realidades geográficas.
- Desenvolvimento de um tradutor NMEA para ASPNPublication . Pina, Catarina de Sousa e Faro Antunes; Viegas, Vítor; Damas, BrunoA presente dissertação aborda a crescente complexidade e diversidade de sistemas de navegação que tornam essencial a criação de soluções capazes de integrar dados provenientes de diferentes fontes de forma fiável e acessível a múltiplas plataformas. Assim, foi desenvolvido um sistema modular destinado à interoperabilidade de dados de Posição, Navegação e Tempo (PNT), com foco na conversão de mensagens segundo o protocolo National Marine Eletronics Association (NMEA) para um formato padronizado em Extensible Markup Language (XML), seguindo a norma All Source Positioning and Navigation (ASPN). O trabalho desenvolvido incidiu na conceção, implementação e validação de um sistema capaz de receber dados de um recetor GPS, interpretar e validar as mensagens NMEA, convertê-las para XML e redistribuí-las em rede via User Datagram Protocol (UDP) multicast. O sistema foi desenvolvido segundo uma arquitetura modular, o que permite a integração de componentes específicos em diferentes fases, como um módulo parser, tradutor de protocolo, e uma interface gráfica. Esta abordagem garante que existe facilidade na manutenção do sistema bem como o potencial para uma possível expansão futura. A validação experimental passou por três fases distintas. Inicialmente foram utilizadas mensagens NMEA simuladas em ambiente local, garantindo que o sistema conseguia interpretar os dados recebidos. Uma vez concluída esta fase, integrou-se um módulo u blox 7M-NEO que fornecia dados Global Positioning System (GPS) reais. Os ensaios culminaram num contexto operacional, a bordo de um navio, onde foram testados todos os procedimentos implementados anteriormente. Os resultados obtidos demonstraram que o sistema manteve a consistência ao longo do processo, assegurando a tradução e posterior distribuição em rede. Os resultados evidenciam que a solução desenvolvida é robusta e adequada para aplicação em cenários reais de interoperabilidade PNT, validando o uso do XML como formato comum para integração de sistemas heterógenos. Este trabalho contribui para a simplificação da gestão de dados de navegação, promovendo a interoperabilidade entre diferentes equipamentos e protocolos.
