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- Desafios Geracionais na Liderança das Forças Armadas, em Particular na Marinha PortuguesaPublication . Rocha, Sofia Isabel Santos ; Silva, COM M RES Miguel Nuno Pereira de Matos Machado daNum momento em que a crescente diversidade geracional impõe novas exigências aos modelos tradicionais de gestão de pessoas a presente dissertação analisa os desafios da liderança interjecional no contexto da Marinha Portuguesa. As rápidas transformações sociais, culturais e tecnológicas intensificaram as diferenças entre gerações, com reflexo nos valores, nas expetativas e nos estilos de trabalho. A investigação teve como objetivos: identificar as principais diferenças geracionais ao nível das perceções, valores e atitudes; analisar o impacto dessas diferenças na liderança de equipas; compreender a perceção dos militares quanto ao apoio prestado pela cultura organizacional da Marinha; e propor recomendações praticas para uma liderança mais eficaz e adaptada ao contexto intergeracional. A metodologia adotada baseou-se na realização de 20 entrevistas semiestruturadas a militares de diferentes gerações, com posterior analise qualitativa dos dados através do software MAXQDA Analytics Pro. A codificação temática permitiu identificar padrões significativos e divergências relevantes. Os resultados mostram que, embora existam diferenças geracionais, estas não são deterministas. Destacam-se fatores como a aceitação diferenciada de críticas, a perceção desigual de apoio institucional e a coexistência de estilos de liderança tradicional e transformacional na mesma organização. A geração Y evidencia-se como ponte entre gerações, facilitando a mediação e a adaptação. Por outro lado, observa-se que contextos exigentes podem levar líderes mais jovens a adotar posturas mais autoritárias, revelando uma flexibilidade adaptativa nos estilos de liderança. Conclui-se que a geração a que um individuo pertence influencia as suas atitudes e praticas, mas não as determina. A liderança, sendo uma relação interpessoal, e moldada por múltiplos fatores, entre os quais o geracional e apenas um. A capacidade de adaptação e a valorização da diversidade geracional revelam-se, assim, fundamentais para promover equipas mais coesas e eficazes no contexto da Marinha Portuguesa.
- Computational Fluid Dynamics for Synthetic Data GenerationPublication . Pereira, Francisco Miguel Bastos; Barata, José; Moura, RicardoThis dissertation explores the use of computational fluid dynamics (CFD) for generating synthetic data in the context of biomimetic propulsion. It contributes directly to the SABUVIS II project, which involves a swarm of autonomous underwater vehicles designed for military and scientific applications. The study focuses on designing, simulating and evaluating bio-inspired fin propulsion systems with the aim of producing synthetic datasets for future Digital Twin integration. The objectives of this work are to develop a parametrized fin profile that can be easily and quickly modified in terms of both shape and movement, whether its amplitude, frequency of oscillation or the type of movement, in order to create a model for simulations and data generation. This model should be capable of running di!erent simulations to generate a diverse set of results. The methodology followed three stages. First, a bibliographic review mapped the state of research in biomimetic propulsion, synthetic data, and digital twins. Second, a CFD workflow modelled fin-driven propulsion, including fin profiling, mesh independence, domain setup, solver configuration, and UDFs for sinusoidal and turtle-inspired motions. Third, parametric simulations assessed flow velocity, thrust, hydrodynamic forces, energy use, and propulsion e"ciency under controlled conditions. Results show both movement types generate biologically consistent thrust and flow. Sinusoidal motion produced smoother velocity fields and steadier thrust, while turtle-inspired motion yielded localized peaks suited for rapid manoeuvring. E"ciency depended on fin length, frequency, and amplitude, with a 50 cm fin at 2 Hz giving the best thrust-to-energy ratio. The datasets also support synthetic data repositories and future digital twin development of the SABUVIS propulsion subsystem.
- Segurança da navegação e operações SAR nas proximidades de estruturas de energias renováveis offshorePublication . Ferreira, João Francisco dos Reis ; Bué, CFR M Isabel Maria Morais Gonçalves; Canas, CMG M RES António José Duarte Costa CanasPortugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, o que implica uma reestruturação profunda da sua matriz energética. Neste contexto, o espaço marítimo nacional surge como uma oportunidade estratégica para a expansão das energias renováveis, dado o seu elevado potencial, decorrente da exposição direta aos elementos do oceano Atlântico. Esta transição energética materializa-se na promoção e implementação de projetos de energia renovável offshore, que, por sua vez, introduzem novos desafios no domínio da segurança marítima, nas suas dimensões ambientais, económicas, sociais e geopolíticas. O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir para a definição de um quadro normativo e técnico, homogéneo no contexto internacional, garantindo a segurança da navegação e a eficácia das operações de busca e salvamento marítimo (Search and Rescue, SAR) nas imediações de estruturas renováveis offshore. Para tal, procedeu-se à identificação, análise e consolidação de normativos e recomendações internacionais, com o intuito filtrar e avaliar a possível implementação em contexto nacional. O normativo analisado inclui regulamentos de sinalização marítima e aérea, regras de segurança e a definição de distâncias de segurança, a avaliação das interferências eletromagnéticas sobre os sistemas de bordo e os procedimentos a serem adotados durante as operações SAR nestas áreas. Complementarmente, é realizada uma análise de risco sobre as áreas propostas no Plano de Afetação para Energias Renováveis Offshore 2025 para Portugal Continental, com base em dados AIS, de forma a aferir os padrões de navegação existentes na área, com o intuito final de avaliar a implementação do normativo analisado. Esta dissertação visa, assim, fornecer uma base sólida e integrada para apoiar o planeamento, regulamentação e operação segura das futuras áreas de exploração offshore em Portugal Continental, salvaguardando simultaneamente a liberdade de navegação e a eficácia da resposta a emergências no mar.
