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O Impacto da Inclusão Invertida com Paradesporto nas Atitudes Inclusivas de Alunos do Ensino Secundário Privado em Aulas de Educação Física

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Este relatório tem como propósito apresentar o percurso enquanto professor estagiário de Educação Física, ao longo do ano letivo de 2023/2024, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O documento enfatiza a relevância do estágio para a formação académica e profissional, além de incluir análises e reflexões sobre a relação entre o estágio e os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o mesmo. Assim, o relatório aborda os desafios e conquistas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, estando estruturado em quatro áreas, que se interligam durante todo o processo, finalizado por uma reflexão global do estágio. A área I apresenta uma pequena caracterização do Colégio Marista de Carcavelos, suas infraestruturas e a composição das turmas que fizeram parte da lecionação do presente estágio, especificamente o 6º ano B (2º ciclo), 7º ano A (3º ciclo) e 11º ano D/E (ensino secundário), bem como as condições necessárias para a prática da disciplina de Educação Física. Na área II, são detalhados os procedimentos adotados na organização e gestão do ensino/aprendizagem, abrangendo aspetos como planeamento, ensino e avaliação. A área III foca-se na relação com a comunidade escolar, destacando a colaboração com o diretor de turma no 11º D/E. Ainda, foram apresentadas e refletidas as atividades e projetos que o professor estagiário participou, bem como o acompanhamento nas aulas de Formação Humana. Na área IV, é analisada a perceção dos alunos sem deficiência das turmas do 11º ano do ensino secundário em relação à inclusão antes e depois de uma aula sobre paradesporto, com recurso à inclusão invertida. Os resultados indicaram melhorias significativas nas atitudes gerais e globais dos alunos do grupo experimental, sobretudo entre as alunas, enquanto a atitude específica permaneceu inalterada. Conclui-se que a inclusão invertida é uma estratégia promissora, embora intervenções mais prolongadas e diversificadas sejam recomendadas para efeitos duradouros. Para finalizar, é apresentada uma reflexão geral do estágio o qual é assinalado como uma etapa marcante de crescimento pessoal e profissional, permitindo o professor-estagiário integrar a teoria à prática, enfrentar desafios reais e desenvolver uma visão mais consciente e inclusiva da Educação Física. O envolvimento no contexto da investigação realizada reforçou a importância de estratégias pedagógicas que promovam atitudes positivas face à diversidade, colocando o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos no centro da ação educativa. Este percurso reforçou o compromisso com uma docência transformadora, capaz de inspirar e criar contextos de aprendizagem significativos para todos.

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