IP - ISEITA - Mestrados
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- Adaptação e validação da escala Mental Health Literacy para a população portuguesaPublication . Rocha, Inês; Neto, DavidOs instrumentos validados para a população portuguesa, com o objetivo de avaliar a literacia em saúde mental, são bastante reduzidos. Com este estudo pretende-se traduzir adaptar e validar a escala Mental Health Literacy de O’Connor e Casey (2015) para a população portuguesa, recorrendo a uma tradução e retradução do instrumento. Pretende-se ainda avaliar a fiabilidade e validade da escala. Mental Health Literacy Scale é um instrumento que avalia o nível de literacia em saúde mental, sendo constituído por 35 itens e seis atributos: reconhecimento de perturbações; conhecimento na procura de informações relacionadas com a saúde mental; conhecimento sobre os fatores de risco e as suas causas; o conhecimento sobre tratamentos; conhecimento sobre a ajuda profissional disponível e atitudes que promovem o reconhecimento na procura de ajuda
- Alteridade e migração:Publication . Ribeiro, Juliana; Roberto, SandraNa história da humanidade, o ser humano sempre migrou e teve o desejo de buscar novas possibilidades para potenciar o seu desenvolvimento. Desde a chegada do ser humano ao mundo, existe uma necessidade da figura do outro e o contacto com outro indivíduo além de colocá-lo em contacto com a alteridade coloca também em contacto com algo familiar. Este estudo pretende explorar as relações de alteridade em estudantes brasileiros em Portugal averiguando quais os processos de adaptação através de uma entrevista aberta, aplicação do Teste de Apercepção Temática (TAT) e da aplicação do Rorschach.
- Análise comparativa da aptidão física dos alunos dos diferentes cursos do ensino secundárioPublication . Veiga, Pedro; Willig, RenataO presente relatório tem por base uma análise reflexiva relativamente ao estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O estágio decorreu em duas escolas deste agrupamento: na Escola Secundária de Santo André e na Escola Básica 2º e 3º Ciclos da Quinta da Lomba, no ano letivo 2022/2023, com duas turmas uma do 10ºano, do curso de Ciências Socioeconómicas e outra do 8º ano de escolaridade. Este relatório está dividido em quatro áreas, na primeira é destacada a importância da Prática de Ensino Supervisionada e caraterizada a instituição onde o estágio foi realizado. Na segunda área é relatado como decorreu o planeamento, o ensino e a avaliação. Na terceira área é descrito o envolvimento do estagiário na comunidade escolar. Na quarta área, apresenta-se uma investigação relacionada com a temática da aptidão física, com o objetivo de comparar a aptidão física de alunos de uma escola secundária tendo em conta os diferentes cursos cientifico-humanísticos, bem como realizar uma subanálise pelo sexo. Por último, enunciam-se as conclusões de todo o processo através de uma reflexão final.
- Análise da habilidade motora andar de bicicleta dos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas André de Gouveia, ÉvoraPublication . Pedro, Tiago; Rodriguez, Ana CarolinaA Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), proporciona aos alunos uma imersão no ambiente escolar. Esta componente curricular permite colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, superando situações reais da prática pedagógica. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores, preparando-os de forma abrangente e eficaz para os desafios do ensino e aprendizagem. Além disso, este relatório também aborda a integração com a equipa docente, a interação com os alunos e a participação em projetos e atividades extracurriculares da escola, ao longo do estágio, foi possível observar e participar ativamente do ambiente escolar, contribuindo para o meu crescimento profissional e pessoal. Espera-se que este relatório seja uma ferramenta útil para futuros estagiários, bem como para os profissionais da área da educação interessados em conhecer as práticas e desafios enfrentados no contexto escolar. Por fim, agradeço a todos os envolvidos no processo de estágio e na elaboração deste relatório, pois sem o apoio e orientação deles, não seria possível atingir os objetivos propostos. Este relatório aborda as quatro áreas do perfil de desempenho docente: Dimensão Profissional, Social e Ética, Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento ao Longo da Vida. Destaca-se o papel do professor estagiário de Educação Física (EF) no processo de ensino-aprendizagem, planeamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas, participação no Desporto Escolar e trabalho com a comunidade, além de um estudo científico realizado sobre a habilidade motora de andar de bicicleta de alunos do 1º ciclo. Essas áreas constituem um conjunto de competências e responsabilidades que guiaram minha atuação como estagiário e futuro profissional da EF.
- Análise da intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual e coletivaPublication . Ferreira, Valter; Rodrigues, PaulaO presente documento é singular e intransmissível e abarca o percurso enquanto estudante-estagiário, durante um ano letivo, na prática de ensino supervisionada do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. É composto por uma análise detalhada argumentativa das quatro áreas que constituem o estágio: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. Nesta última área foi efetuado um estudo para analisar a intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual (Badminton) e coletiva (Andebol), que contou com a participação de 24 alunos (17,37± 0,49) que efetuaram duas aulas de cada modalidade. Os resultados dos grupos de prática e não praticantes foram comparados, através dos quais apenas se observaram diferenças estatisticamente significativas na variável perceção subjetiva de esforço na modalidade de Andebol (p=,018). O grupo não praticante demonstrou uma perceção de esforço mais elevada (5,9±0,77) comparativamente com o grupo de prática (4,84±1,1). Entre as modalidades de andebol e badminton, aquela que registou valores mais altos relativamente à PSE foi a de andebol, tanto no caso de alunos praticantes de AFDE como no caso de alunos não praticantes. Relativamente ao género, o masculino foi aquele que revelou a taxa mais elevada de PSE. Os valores relativos à correlação entre níveis de PSE referidos pelos alunos e os valores de FC medidos, permitiram concluir a inexistência de correlação estatisticamente significativa entre ambas. Desta forma, podemos recomendar a metodologia de PSE como uma estratégia viável de monotorização em aula de EF, por ser de aplicação simples, rápida e sem existir necessidade de recorrer a material caro.
- Análise da mensuração do esforço no treino da força, com a escala de repetições em reserva, através de investigação científica e revisão sistemáticaPublication . Russo, Filipe; Martins, NunoO presente relatório aborda todas as atividades inerentes ao processo de estágio realizadas durante o segundo ano do 2º ciclo de estudos em Exercício e Saúde pelo ISEIT de Almada, conforme o regulamento aplicável à realização da Unidade Curricular de Estágio e Relatório Final. A integração no local de estágio, ginásio Pilates Fitness Cacilhas, fez-se acompanhar de um conjunto de ações expostas ao longo do capítulo I do presente relatório. O desenrolar das atividades veio despertar interesse na área do treino da força, e em particular na avaliação subjetiva da intensidade do esforço treino da força, através da escala de repetições em reserva, levando à realização de dois projetos de investigação científica, discriminados no capítulo II do relatório em epígrafe. Os dois projetos consistiram na realização de um primeiro estudo, de Revisão Sistemática, realizado a par da Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Científica, intitulado: Factors That Influence the Accuracy of Using the Repetitions in Reserve Scale in Resistance Training: A Systematic Review. O segundo artigo científico intitula-se: Ability to Identify Proximity to Concentric Muscle Failure Using the Repetitions in Reserve Scale for Different Upper Limb Exercises and Percentages of One Repetition Maximum; e visa verificar o grau de precisão da utilização da escala de repetições em reserva para quatro diferentes exercícios, para os membros superiores, realizados com três intensidades distintas (50%, 70% e 85% de 1 repetição máxima).
- Análise da mensuração do esforço no treino da força, com a escala de repetições em reserva, através de investigação científica e revisão sistemáticaPublication . Russo, Filipe; Martins, NunoO presente relatório aborda todas as atividades inerentes ao processo de estágio realizadas durante o segundo ano do 2º ciclo de estudos em Exercício e Saúde pelo ISEIT de Almada, conforme o regulamento aplicável à realização da Unidade Curricular de Estágio e Relatório Final. A integração no local de estágio, ginásio Pilates Fitness Cacilhas, fez-se acompanhar de um conjunto de ações expostas ao longo do capítulo I do presente relatório. O desenrolar das atividades veio despertar interesse na área do treino da força, e em particular na avaliação subjetiva da intensidade do esforço treino da força, através da escala de repetições em reserva, levando à realização de dois projetos de investigação científica, discriminados no capítulo II do relatório em epígrafe. Os dois projetos consistiram na realização de um primeiro estudo, de Revisão Sistemática, realizado a par da Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Científica, intitulado: Factors That Influence the Accuracy of Using the Repetitions in Reserve Scale in Resistance Training: A Systematic Review. O segundo artigo científico intitula-se: Ability to Identify Proximity to Concentric Muscle Failure Using the Repetitions in Reserve Scale for Different Upper Limb Exercises and Percentages of One Repetition Maximum; e visa verificar o grau de precisão da utilização da escala de repetições em reserva para quatro diferentes exercícios, para os membros superiores, realizados com três intensidades distintas (50%, 70% e 85% de 1 repetição máxima).
- Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos)Publication . Dias, João; Flôres, FábioO documento que a seguir se transcreve tem como finalidade refletir e descrever dinâmicas associadas e desenvolvidas durante o processo de estágio pedagógico, no ano letivo 2021/2022, numa escola secundária em Lagos – Algarve. Estarão registados neste documento todos os fundamentos do processo, todas as opções metodológicas e didáticas, propostas e/ou aplicadas no decorrer do ano letivo. O trabalho prático desenvolveu-se numa turma de terceiro ciclo – 9ºano - onde se aplicaram as orientações curriculares que são consideradas nas Aprendizagens Essenciais que visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A praticidade do trabalho desenvolvido está registada num portfólio, elaborado com a finalidade de reunir documentos relativos à organização interna do agrupamento, do departamento, do grupo de Educação Física e construídos/personalizados para a turma. Este relatório pretende descrever e refletir sobre o impacto da prática letiva e sobre a análise do percurso enquanto estagiário, na vertente holística e metodológica, com enfoque nas quatro áreas de formação do Professor; Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida - foi desenvolvido um estudo de investigação científica que dá título ao próprio relatório – “Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos).”
- Análise da velocidade em contexto escolarPublication . Morgado, Manuel; Vieira, PauloNeste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade.
- Análise do método Suzuki vol. 1 para violinoPublication . Passos, Filipe; Carvalho, HelenaO seguinte relatório expõe a atividade desenvolvida no ano letivo de 2016/2017 na Academia de Música Fernandes Fão, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte aborda a experiência pedagógica enquanto estagiário. Neste contexto o estagiário manteve a direção pedagógica do ensino do violino e viola de arco a alunos do 1º e 7º grau de ensino especializado da música. Na segunda parte do relatório consta uma pesquisa, colheita, e avaliação das técnicas e dificuldades sentidas na aplicação do Método Suzuki. Foi elaborado um estudo de caso observacional com o objetivo de compreender quais as principais dificuldades sentidas pelos alunos e professores na utilização deste modelo de aprendizagem. Com base nas dificuldades observadas foram propostas técnicas para reduzir o impacto das mesmas na aplicação do Método Suzuki tornando-o mais eficaz.