Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.13 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 2.º ano do Mestrado em Ensino
da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), proporciona aos alunos uma
imersão no ambiente escolar. Esta componente curricular permite colocar em prática os
conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, superando situações reais da prática
pedagógica. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros
educadores, preparando-os de forma abrangente e eficaz para os desafios do ensino e
aprendizagem.
Além disso, este relatório também aborda a integração com a equipa docente, a
interação com os alunos e a participação em projetos e atividades extracurriculares da escola,
ao longo do estágio, foi possível observar e participar ativamente do ambiente escolar,
contribuindo para o meu crescimento profissional e pessoal. Espera-se que este relatório seja
uma ferramenta útil para futuros estagiários, bem como para os profissionais da área da
educação interessados em conhecer as práticas e desafios enfrentados no contexto escolar. Por
fim, agradeço a todos os envolvidos no processo de estágio e na elaboração deste relatório, pois
sem o apoio e orientação deles, não seria possível atingir os objetivos propostos.
Este relatório aborda as quatro áreas do perfil de desempenho docente: Dimensão
Profissional, Social e Ética, Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem,
Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade e Dimensão de
Desenvolvimento ao Longo da Vida. Destaca-se o papel do professor estagiário de Educação
Física (EF) no processo de ensino-aprendizagem, planeamento, execução e avaliação de
atividades pedagógicas, participação no Desporto Escolar e trabalho com a comunidade, além
de um estudo científico realizado sobre a habilidade motora de andar de bicicleta de alunos do
1º ciclo. Essas áreas constituem um conjunto de competências e responsabilidades que guiaram
minha atuação como estagiário e futuro profissional da EF.
Description
Keywords
Aptidão física Educação física Prática de ensino supervisionada Relatório final Sobre rodas