Publication
Análise da habilidade motora andar de bicicleta dos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas André de Gouveia, Évora
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Rodriguez, Ana Carolina | |
dc.contributor.author | Pedro, Tiago | |
dc.date.accessioned | 2025-05-23T13:40:46Z | |
dc.date.available | 2025-05-23T13:40:46Z | |
dc.date.issued | 2024-10-24 | |
dc.description.abstract | A Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), proporciona aos alunos uma imersão no ambiente escolar. Esta componente curricular permite colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, superando situações reais da prática pedagógica. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores, preparando-os de forma abrangente e eficaz para os desafios do ensino e aprendizagem. Além disso, este relatório também aborda a integração com a equipa docente, a interação com os alunos e a participação em projetos e atividades extracurriculares da escola, ao longo do estágio, foi possível observar e participar ativamente do ambiente escolar, contribuindo para o meu crescimento profissional e pessoal. Espera-se que este relatório seja uma ferramenta útil para futuros estagiários, bem como para os profissionais da área da educação interessados em conhecer as práticas e desafios enfrentados no contexto escolar. Por fim, agradeço a todos os envolvidos no processo de estágio e na elaboração deste relatório, pois sem o apoio e orientação deles, não seria possível atingir os objetivos propostos. Este relatório aborda as quatro áreas do perfil de desempenho docente: Dimensão Profissional, Social e Ética, Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento ao Longo da Vida. Destaca-se o papel do professor estagiário de Educação Física (EF) no processo de ensino-aprendizagem, planeamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas, participação no Desporto Escolar e trabalho com a comunidade, além de um estudo científico realizado sobre a habilidade motora de andar de bicicleta de alunos do 1º ciclo. Essas áreas constituem um conjunto de competências e responsabilidades que guiaram minha atuação como estagiário e futuro profissional da EF. | por |
dc.identifier.tid | 203721896 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57858 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Aptidão física | |
dc.subject | Educação física | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
dc.subject | Relatório final | |
dc.subject | Sobre rodas | |
dc.title | Análise da habilidade motora andar de bicicleta dos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas André de Gouveia, Évora | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |