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- Desproteinização da dentina e o seu efeito nas propriedades de superfície : ensaio de microespectroscopia de Raman e microscopia eletrónica de varrimentoPublication . Rodrigues, Beatriz Alexandra de Almeida; Azul, Ana Mano; Delgado, António SalesObjetivos: Avaliar, in vitro, se a utilização de ácido hipocloroso em associação com cloreto de estrôncio (HOCl+SrCl2), após condicionamento ácido, induz diferenças nas propriedades superficiais e na superfície topográfica da dentina e, comparar as potenciais diferenças com o hipoclorito de sódio (NaOCl), através da microespectroscopia de Raman e microscopia eletrónica de varrimento (MEV), respetivamente. Materiais e Métodos: Para o presente estudo, 15 molares humanos hígidos foram aleatoriamente distribuídos por 3 grupos experimentais (n=5): o grupo NaOCl (controlo positivo), o grupo H2O (controlo negativo) e o grupo HOCl+SrCl2 (grupo teste). Cada molar foi seccionado num micrótomo de tecidos duros a fim de se obter discos de dentina coronal média. Nos três grupos, a dentina foi condicionada com ácido ortofosfórico a 37% durante 15 s e lavagem durante 30 s. Após condicionamento ácido, os grupos foram submetidos aos seguintes procedimentos: grupo NaOCl – aplicação de uma solução de NaOCl a 13% durante 60 s e lavagem durante 60 s; grupo H2O - apenas lavagem abundante; grupo HOCl+SrCl2 – aplicação de 105 ppm de HOCl e 0.4 M de SrCl2 durante 30 s, e lavagem durante 30 s. Depois de aplicados os agentes, os grupos foram armazenados em água destilada a 37ºC. Após armazenamento foram analisadas 2 amostras aleatórias de cada grupo experimental, no microscópio eletrónico de varrimento, para avaliação da superfície topográfica da dentina, e 3 amostras de cada grupo na microespectroscopia de Raman para avaliação das propriedades de superfície da dentina, tais como a componente mineral e colagénica, através de espetros como do fosfato e amidas (I, II e III), respetivamente. Os dados foram analisados estatisticamente através do teste ANOVA one-way com post-hoc Tukey (p<0,01), a um nível de significância de 5%. Resultados: Através de MEV, foi possível verificar que no grupo H2O a superfície dentinária encontra-se menos irregular que a superfície do grupo NaOCl, que se mostra rugosa e porosa. Na superfície do grupo HOCl+SrCl2, embora pouco evidente, houve um aumento do número de túbulos dentinários e uma diminuição da dentina intertubular. Através de micro-Raman, os resultados demonstram que apenas o NaOCl teve um efeito significativo na degradação da matriz de colagénio, com um aumento da razão mineral/matriz (RM/M). Conclusões: O NaOCl mostrou ser capaz de efetuar depleção do colagénio bem como alterar a superfície topográfica da dentina. O HOCl+SrCl2, não mostrou ser capaz de efetuar depleção do colagénio, mesmo tendo sido capaz de provocar algumas alterações topográficas na dentina.
- Análise dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas dissertações do Repositório Aberto da Egas Moniz School of Health and SciencePublication . Campelo, João Gonçalo de Jesus; Mendes, José João; Botelho, JoãoIntrodução: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram delineados com o propósito de abordar as necessidades dos países tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No âmbito da medicina dentária, os ODS visam integrar princípios de sustentabilidade na promoção da saúde oral e do bem-estar. A monitorização contínua do progresso em direção aos ODS revela-se essencial para garantir o cumprimento das metas estipuladas na Agenda 2030 da United Nations (UN). Objetivo: O presente estudo pretende avaliar o nível de implementação dos ODS no mestrado integrado em medicina dentária (MIMD) através da análise das dissertações do projeto final de curso da Egas Moniz School of Health and Science (EMSHS). Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 1090 dissertações elaboradas entre março de 2014 e dezembro de 2021. A avaliação dos ODS seguiu o protocolo da plataforma Scopus®, com auxílio do software PURE® e consulta do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) em articulação com a plataforma RENATES. Resultados: Os resultados indicaram que os ODS mais frequentemente aplicados foram os ODS 3 (n = 1090), 4 (n = 1090), 5 (n = 220), 9 (n = 144) e 17 (n = 386). Em contraste, os ODS 2, 7, 8, 13 e 14 não foram abordados em nenhuma das dissertações analisadas. Observou-se que as dissertações sob a forma de investigação tendem a incorporar um número superior de ODS, especialmente em contextos clínicos e laboratoriais. A área da dentisteria operatória emergiu como um exemplo notável de aplicação de ODS, com a utilização predominante de 3 ODS (n = 96). Conclusão: O estudo evidencia a relevância dos ODS em medicina dentária, demonstrando que a maioria está alinhada com as diretrizes da Fédération Dentaire Internationale (FDI) e da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), focando-se nos ODS 3 e 4. Outros ODS foram abordados de forma limitada, indicando a necessidade de melhorias na sua integração. A participação de stakeholders é crucial, e as Instituições de Ensino Superior (IES) devem procurar inovar para enfrentar os desafios globais contemporâneos.
- Relação entre a postura craniocervical e a má oclusão esquelética em doentes ortodônticosPublication . Santos, Maria Miguel Teixeira; Delgado, Ana Sintra; Botelho, JoãoObjetivos: Investigar a associação entre a anatomia craniocervical e a má oclusão esquelética na população portuguesa contribuindo assim para uma melhor compreensão do diagnóstico e tratamento ortodôntico. Materiais e Métodos: Para este estudo observacional e retrospetivo, foram analisadas 1309 telerradiografias de perfil digitais de indivíduos que procuraram a Consulta Assistencial de Ortodontia na Clínica Universitária Egas Moniz, entre 2012 e 2023. Após serem aplicados os critérios de exclusão e seleção aleatória obteve-se uma amostra de 108 telerradiografias. Foi realizada a calibração inter e intra-operador. A amostra foi subdividida pela classe esquelética e a sua respetiva severidade, determinada pelo ângulo ANB, o que resultou em 36 indivíduos por classe, igualmente distribuídos. De seguida foram realizadas as análises cefalométricas de Solow & Tallgren e de Rocabado para analisar a postura craniocervical. A análise estatística foi realizada através IBM SPSS Statistics versão 24.0 for Windows (Armonk, NY: IBM Corp.). Foram calculadas estatísticas descritivas como média e desvio padrão para as medidas cefalométricas. As médias populacionais foram estimadas calculando-se 95% de confiança nos intervalos (IC 95%). Foi utilizada a ANOVA para comparar as médias entre grupos e, para identificar quais os grupos que apresentam diferenças significativas, foi aplicado o teste de Tukey. Resultados: A amostra é composta por 63 indivíduos do sexo feminino e 45 indivíduos do sexo masculino, com uma média de idades de 29,12 ± 10,81. Foram obtidas diferenças estatisticamente significativas ao nível da rotação do ramo mandibular e na postura craniocervical em indivíduos de Classe II esquelética. Consoante a severidade das classes esqueléticas foram demonstrados resultados significativos ao nível da rotação do ramo mandibular e na postura craniocervical na Classe II esquelética severa. Conclusões: A divergência esquelética sagital está associada à divergência esquelética da postura craniocervical na população portuguesa.
- Otimização das dimensões de bobines para lotes de produção numa área de estampagem a frioPublication . Leite, Tiago Filipe Aleixo; Farinha, José Manuel Torres; Mendes, Mateus Daniel AlmeidaEste relatório apresenta o projeto desenvolvido numa empresa do ramo automóvel, cujo objetivo passa pela otimização do processo de estampagem a frio, que consequentemente proporciona uma redução nos custos operacionais, uma maior disponibilidade das máquinas, e um processo mais eficiente. O cerne deste projeto baseia-se na otimização das bobines de aço utlizadas no processo estampagem, calculando as dimensões ideais para os lotes de produção definidos, de forma a reduzir o número de bobines utilizadas. Sendo o propósito deste relatório a conclusão do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, foi descrito neste documento todo o processo seguido, tentando sempre ser o mais elucidativo e objetivo possível de forma a entender-se com clareza todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto. O projeto desenvolvido passa pela redução do tempo despendido nas mudanças de bobines ao longo das produções calculando a bobine ideal para cada lote. Em grande parte das produções é necessário utilizar várias bobines devido à incorreta dimensão das mesmas, o que obriga a paragens recorrentes da produção. Sendo possível reduzir o número de bobines utilizadas por lote, o número de trocas irá, logicamente, ser inferior, o que leva a que seja necessário um espaço de tempo menor para produzir o mesmo número de peças. Nesta atividade é ainda abordado o fluxo logístico desde a produção da bobine na siderurgia até à chegada da mesma à prensa de estampagem, de forma a avaliar o seu percurso e tentar eliminar movimentações que não acrescentem valor ao produto e, consequentemente, diminuir os custos associados ao transporte. Em suma, o projeto desenvolvido atua diretamente na disponibilidade das máquinas de estampagem sendo o seu principal objetivo aumentá-la, de forma a que a empresa seja capaz de corresponder ao número elevado de encomendas.
- Variação da rugosidade de superfície e tempo de aplicação na preparação cavitária em dentina e o seu efeito nas características interfaciais e adesão de resinas compostas auto-adesivasPublication . Miranda, Inês Neves; Delgado, António SalesObjetivos: Avaliar a resistência adesiva ao microcisalhamento de duas resinas compostas auto-adesivas comerciais, variando o seu tempo de aplicação (0, 1 e 5 min) e a rugosidade de superfície na dentina. Comparar de forma qualitativa, com recurso à microscopia eletrónica de varrimento (MEV), a topografia da superfície. Materiais e Métodos: Setenta molares humanos hígidos foram aleatoriamente distribuídos por 12 grupos de estudo, de acordo com 3 tempos de aplicação, 2 granulometrias de broca e 2 resinas compostas auto-adesivas comerciais (Vertise Flow e Constic). Foram ainda adicionados grupos de controlo com resina composta e sistema adesivo, para fins comparativos. Cada dente foi seccionado em discos de dentina média coronária, de 2 mm de espessura (Accutom-50 a 0.350 mm/s, Struers, Dinamarca), preparados com uma broca troncocónica diamantada (risca preta ou amarela), de forma a simular a smear layer e rugosidade. Utilizou-se um molde CAD/CAM cilíndrico de forma a padronizar 3 cilindros de resina composta em cada disco, seguindo um tempo de aplicação de 0, 1 ou 5 minutos antes da fotopolimerização (20 s, a 0 distância; 950 mW/cm2, LED alta intensidade). Após 24 h em água destilada (37ºC), os cilindros foram sujeitos ao teste de microcisalhamento (1 mm/min, Shimadzu AGS-X, Japão). Uma amostra aleatória de cada grupo foi analisada no MEV. Estatística inferencial contemplou ANOVA three-way, com teste Tukey post-hoc, a um nível de significância de 5%. Resultados: O teste ANOVA three-way confirmou que a resina composta auto-adesiva (p<0,05) e o tempo de aplicação (p<0,0001) influenciaram a resistência adesiva. Contudo, a rugosidade de superfície não foi significativa (p=0,97). O tempo de aplicação, foi de facto altamente significativo, sendo os 5 min, onde se obtiveram melhores resultados para ambas as resinas compostas testadas. Conclusões: As resinas compostas auto-adesivas beneficiaram de um tempo de aplicação mais longo de 5 minutos, enquanto que as diferenças na rugosidade de superfície testada não influenciou a resistência adesiva. Estes resultados confirmam que o fraco desempenho das resinas auto-adesivas poderá estar relacionada com a limitada interação dos monómeros com o substrato.
- As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º e 10º anos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação físicaPublication . Martins, João; Rodriguez, Ana CarolinaA Prática de Ensino Supervisionada apresenta-se como um processo educativo para a finalização da formação inicial para desempenhar a função de docente. Esta é uma aventura caracterizada por recuos e avanços, não só no que diz respeito à lecionação das sessões, mas também em tudo o que o ensino envolve, contribuindo para a formação da entidade profissional. O documento apresentado espelha a riqueza da experiência e a reflexão inerente a toda a ação pedagógica. O relatório está dividido em quatro dimensões. A primeira dimensão está relacionada com o enquadramento Profissional, Social e Ético, na qual são descritos os locais de Estágio, a sua missão, a sua organização e caracterização das turmas do Estagiário. A segunda dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, onde é relatada a importância do Planeamento na Educação Física no currículo escolar para uma educação integral, o processo de avaliação e os desafios que a EF enfrenta na atualidade. Já, a terceira dimensão consiste no enquadramento da Participação na Escola e na relação com a comunidade, referindo, ponto onde são abordadas as atividades e o Desporto Escolar. A quarta dimensão, e última, abrange a área de Desenvolvimento Profissional ao longo da vida, onde estará presente todo o desenvolvimento do tema de estudo “As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º e 10º anos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF”, desenvolvido pelo Estagiário.
- Inteligência artificial aplicada à medicina: responsabilidade na perspetiva do direito europeu e da bioéticaPublication . Oliveira, Renata Guilardi de; Caldeira, CristinaA Inteligência Artificial (IA) atingiu um nível de desenvolvimento cuja implementação nas várias áreas em que pode ser aplicada, irá mudar a sociedade global de forma tão intensa, que será um marco, tal como foi a implementação da internet. Essa perspetiva está a preocupar o mundo porque pode alterar a forma como a humanidade será vista no futuro, principalmente pelo facto de alguns sistemas da IA terem a aptidão de aprender “sozinhos” e tomarem decisões relativamente autónomas, o que traz à mente alguns factos da ficção, como robôs inteligentes capazes de subjugar a espécie humana. A incerteza e a opacidade da IA, promove questionamentos jurídicos e éticos. Do ponto de vista normativo, a União Europeia criou recentemente o Regulamento Inteligência Artificial, baseado no risco e nas garantias dos direitos fundamentais sedimentados, enquanto continua a incentivar a investigação e a inovação, de modo a se manter na vanguarda da tecnologia à escala mundial. Já no ramo da bioética, as aplicações das novas tecnologias na área da saúde têm motivado debates em torno da ética. Nesse contexto, o risco da IA aplicada à medicina e o consequente apuramento da responsabilidade, é objeto de estudo na presente dissertação, desenvolvida ao longo de quatro capítulos: 1. enquadramento teórico da bioética e da deontologia médica; 2. considerações sobre a IA e os sistemas machine learning e deep learning, com destaque para a autonomia e a opacidade que os caracterizam; 3. análise de instrumentos jurídicos de Direito europeu relativos à IA, com o intuito de averiguar se convergem com os princípios da bioética e da deontologia médica; 4. responsabilidade decorrente do uso da IA, nomeadamente a responsabilidade do médico. Mediante investigação bibliográfica, exploratória, com recurso a livros, artigos, normas e outros documentos relevantes, por meio do emprego do método hipotético-dedutivo, foi possível concluir que, diante do desfasamento temporal entre a aplicação efetiva das normas e a realidade, o melhor caminho para proteger a dignidade da pessoa humana e os valores da União é a assunção da responsabilidade ética e o repensar dos valores, no sentido de compatibilizar os benefícios decorrentes do uso da IA com a humanização das relações, em especial na medicina.
- Análise da habilidade motora andar de bicicleta dos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas André de Gouveia, ÉvoraPublication . Pedro, Tiago; Rodriguez, Ana CarolinaA Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), proporciona aos alunos uma imersão no ambiente escolar. Esta componente curricular permite colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, superando situações reais da prática pedagógica. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores, preparando-os de forma abrangente e eficaz para os desafios do ensino e aprendizagem. Além disso, este relatório também aborda a integração com a equipa docente, a interação com os alunos e a participação em projetos e atividades extracurriculares da escola, ao longo do estágio, foi possível observar e participar ativamente do ambiente escolar, contribuindo para o meu crescimento profissional e pessoal. Espera-se que este relatório seja uma ferramenta útil para futuros estagiários, bem como para os profissionais da área da educação interessados em conhecer as práticas e desafios enfrentados no contexto escolar. Por fim, agradeço a todos os envolvidos no processo de estágio e na elaboração deste relatório, pois sem o apoio e orientação deles, não seria possível atingir os objetivos propostos. Este relatório aborda as quatro áreas do perfil de desempenho docente: Dimensão Profissional, Social e Ética, Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento ao Longo da Vida. Destaca-se o papel do professor estagiário de Educação Física (EF) no processo de ensino-aprendizagem, planeamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas, participação no Desporto Escolar e trabalho com a comunidade, além de um estudo científico realizado sobre a habilidade motora de andar de bicicleta de alunos do 1º ciclo. Essas áreas constituem um conjunto de competências e responsabilidades que guiaram minha atuação como estagiário e futuro profissional da EF.