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Análise dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas dissertações do Repositório Aberto da Egas Moniz School of Health and Science

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Abstract(s)

Introdução: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram delineados com o propósito de abordar as necessidades dos países tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No âmbito da medicina dentária, os ODS visam integrar princípios de sustentabilidade na promoção da saúde oral e do bem-estar. A monitorização contínua do progresso em direção aos ODS revela-se essencial para garantir o cumprimento das metas estipuladas na Agenda 2030 da United Nations (UN). Objetivo: O presente estudo pretende avaliar o nível de implementação dos ODS no mestrado integrado em medicina dentária (MIMD) através da análise das dissertações do projeto final de curso da Egas Moniz School of Health and Science (EMSHS). Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 1090 dissertações elaboradas entre março de 2014 e dezembro de 2021. A avaliação dos ODS seguiu o protocolo da plataforma Scopus®, com auxílio do software PURE® e consulta do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) em articulação com a plataforma RENATES. Resultados: Os resultados indicaram que os ODS mais frequentemente aplicados foram os ODS 3 (n = 1090), 4 (n = 1090), 5 (n = 220), 9 (n = 144) e 17 (n = 386). Em contraste, os ODS 2, 7, 8, 13 e 14 não foram abordados em nenhuma das dissertações analisadas. Observou-se que as dissertações sob a forma de investigação tendem a incorporar um número superior de ODS, especialmente em contextos clínicos e laboratoriais. A área da dentisteria operatória emergiu como um exemplo notável de aplicação de ODS, com a utilização predominante de 3 ODS (n = 96). Conclusão: O estudo evidencia a relevância dos ODS em medicina dentária, demonstrando que a maioria está alinhada com as diretrizes da Fédération Dentaire Internationale (FDI) e da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), focando-se nos ODS 3 e 4. Outros ODS foram abordados de forma limitada, indicando a necessidade de melhorias na sua integração. A participação de stakeholders é crucial, e as Instituições de Ensino Superior (IES) devem procurar inovar para enfrentar os desafios globais contemporâneos.
Introduction: The 17 Sustainable Development Goals (SDGs) were established with the purpose of addressing the needs of both developed and developing countries. In the field of dentistry, the SDGs aim to integrate sustainability principles into the promotion of oral health and well-being. Continuous monitoring of progress towards the SDGs is essential to ensure the achievement of the targets set out in the UN’s Agenda 2030. Objective: The present study aims to evaluate the level of implementation of the SDGs in the integrated master’s programme in dental medicine (MIMD) through the analysis of the final project dissertations from the Egas Moniz School of Health and Science (EMSHS). Material and Methods: The sample comprised 1,090 dissertations produced between March 2014 and December 2021. The evaluation of the SDGs followed the protocol of the Scopus® platform, assisted by the PURE® software and consultation of the Scientific Open Access Repository of Portugal (RCAAP) in conjunction with the RENATES platform. Results: The results indicated that the most frequently applied SDGs were SDG 3 (n = 1,090), SDG 4 (n = 1,090), SDG 5 (n = 220), SDG 9 (n = 144), and SDG 17 (n = 386). In contrast, SDGs 2, 7, 8, 13, and 14 were not addressed in any of the dissertations analysed. It was observed that dissertations in the form of research tend to incorporate a greater number of SDGs, especially in clinical and laboratory contexts. The area of operative dentistry emerged as a notable example of SDG application, predominantly utilising 3 SDGs (n = 96). Conclusion: The study highlights the relevance of the SDGs in dentistry, demonstrating that the majority align with the guidelines of the Fédération Dentaire Internationale (FDI) and the Order of Dentists (OMD), with a focus on SDGs 3 and 4. Other SDGs were addressed in a limited manner, indicating the need for improvements in their integration. The involvement of stakeholders is crucial, and higher education institutions (HEIs) must seek to innovate in order to tackle contemporary global challenges.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) Medicina dentária Sustentabilidade Educação de qualidade

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