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- Valorização e renovação do convento de São Francisco do MontePublication . Torres Monteiro Afonso, Miguel; Ferreira de Sousa, Maria Goreti; Lima Guerreiro, Paulo AlexandreA presente investigação está inserida na realização de um projeto de arquitetura que visa a Valorização e Renovação do Convento de São Francisco do Monte em Viana do Castelo, fundado em 1392, pelos Franciscanos Observantes. Constitui-se como o primeiro convento a existir na, então, Vila de Viana, localizado num local isolado, rodeado por terras de cultivo, pomares e com água abundante. Com a extinção das ordens religiosas em 1834, manteve-se mais ou menos intacto até meados do século XX, encontrando-se atualmente arruinado. Porém, ainda se mantêm vários elementos artísticos e arquitetónicos, de reconhecido relevo, que documentam as sucessivas fases pelas quais passou. Com a intenção de manter vivas as memórias e os valores deste edifício, e preencher um vazio na preservação e conservação do património, a presente Dissertação aborda este conjunto arquitetónico, identificando os seus variados valores e analisa estratégias de intervenção no património religioso, que possibilitem definir uma estratégia de intervenção no Convento de S. Francisco. O método de investigação que se pretende utilizar, recorre à análise documental, coleta de dados existentes e trabalho de campo, fotografias, croquis, notas de campo e diagnóstico, permitindo um conhecimento do objeto de estudo partindo de uma análise contextual geral ao caso particular – o edifício. Também através do estudo de multicasos, pretende-se analisar quatro casos de estudo de intervenções no património conventual, numa situação equivalente. Os temas aqui abordados contribuem para o conhecimento do local de intervenção, da sua história e problemática específica que caracteriza o contexto particular em que o projeto se desenvolve. A informação recolhida, suas conclusões e resultados finais, são as bases e os princípios aplicados nas opções de projeto.
- Dificuldades alimentares nas crianças em Portugal Continental: relação entre a perceção dos cuidadores e a avaliação do terapeuta da falaPublication . Correia, Patrícia; Lopes, Ana Cláudia
- O Contributo do Educador para o Desenvolvimento Linguístico das Crianças do Pré-EscolarPublication . Xavier, Natacha; Tavares, SandraEste trabalho insere-se na tese de Mestrado para a Qualificação da Docência em Educação Pré-Escolar. Neste caso, procurámos analisar documentação bibliográfica e outras leituras consideradas importantes para a sua explicação. Assim, numa primeira etapa o trabalho reflete a pesquisa bibliográfica que fizemos, isto é, permitiu-nos selecionar a informação mais importante, proceder à sua leitura, organizá-la por tópicos de influência, avaliar e registar de acordo com os objetivos do tema escolhido. Durante a realização do trabalho, a pesquisa recaiu sobre a bibliografia de autores como Sim-Sim, Formosinho, Vasconcelos e outros, que nos explicam o estudo que realizaram sobre a linguagem oral e escrita, e a função dos formadores no âmbito das ações desenvolvidas na Educação Pré-Escolar; o trabalho descreve ainda algumas teorias relacionadas com o fenómeno educativo em estudo que nos ajudam a compreender as diferentes capacidades linguísticas desenvolvidas pelo Homem . Com este trabalho percebemos a importância que a iniciação da linguagem oral e escrita tem na educação das crianças em idade Pré-Escolar para estes autores, sobretudo face ao investimento tecnológico (computadores, televisão, áudio e outros), assim como da importância que a diversificação de tarefas em contexto de sala de aula tem no sucesso educativo e social das crianças.
- Análise da velocidade em contexto escolarPublication . Morgado, Manuel; Vieira, PauloNeste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade.
- A Utilização de Aviões de Médio Curso Em Rota TransatlânticasPublication . D'Oliveira, Rodrigo; Abrantes, JorgeA evolução do mercado de transporte aéreo comercial tem sido caraterizado pela inovação e constante desenvolvimento tecnológico. O aumento do alcance e da disponibilidade de carga dos aviões e a redução no consumo de combustível, emissão de ruído e de gases poluentes, são alguns dos sucessos que a procura incessante do homem em ultrapassar os limites do conhecimento aeronáutico permitiu alcançar. No mercado de transporte aéreo a pergunta não deve ser “é possível?”, mas sim, “quando será possível?”, uma vez que, conforme demonstra a história, é uma questão de tempo até que o dito “impossível” seja superado. Aquilo que não passava de uma ideia ou suposição é concretizado pela introdução de uma tecnologia pioneira, desenvolvimento de um novo modelo de aeronave e melhoria dos conceitos de operação. Nesta investigação analisam-se as inovações que possibilitaram chegar ao patamar tecnológico em que estamos, referindo as aeronaves que dominam o mercado e a forma como este as tem recebido e usado. Consciente das limitações inerentes, relacionadas com as múltiplas variáveis de operação, meteorologia, sazonalidade e, em especial, a escassez de informação técnica sobre o Airbus A321neoLR, que ainda não se encontra em operação, investigam-se os limites da capacidade, alcance e autonomia desta aeronave em operação de longo curso transatlântica. Comparam-se os modelos de aeronaves que operam rotas transatlânticas de longo curso e coloca-se a questão: chegou a hora de operar essas mesmas rotas, a partir de Lisboa, com modelos narrowbody que, até ao presente, por constrangimentos de autonomia e capacidade estavam limitadas um tipo de operação que não incluísse atravessar o Oceano Atlântico? Conclui-se no final que, sendo a operação transatlântica do A321neoLR viável a partir de Lisboa, está limitada em alcance a um número reduzido de destinos. O propósito desta conclusão pode ser melhorado se houver adequação dos fatores e variáveis que limitaram o desempenho da aeronave durante a investigação.