Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
642.88 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O documento que a seguir se transcreve tem como finalidade refletir e descrever
dinâmicas associadas e desenvolvidas durante o processo de estágio pedagógico, no ano
letivo 2021/2022, numa escola secundária em Lagos – Algarve. Estarão registados neste
documento todos os fundamentos do processo, todas as opções metodológicas e didáticas,
propostas e/ou aplicadas no decorrer do ano letivo. O trabalho prático desenvolveu-se
numa turma de terceiro ciclo – 9ºano - onde se aplicaram as orientações curriculares que
são consideradas nas Aprendizagens Essenciais que visam promover o desenvolvimento
das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória.
A praticidade do trabalho desenvolvido está registada num portfólio, elaborado com a
finalidade de reunir documentos relativos à organização interna do agrupamento, do
departamento, do grupo de Educação Física e construídos/personalizados para a turma.
Este relatório pretende descrever e refletir sobre o impacto da prática letiva e sobre a
análise do percurso enquanto estagiário, na vertente holística e metodológica, com
enfoque nas quatro áreas de formação do Professor; Área I – Profissional, Social e Ética;
Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na
Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo
da Vida.
Na área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida - foi desenvolvido um
estudo de investigação científica que dá título ao próprio relatório – “Análise da
oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos).”
Description
Keywords
Áreas de formação Estágio pedagógico Planeamento