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- A importância das plataformas SIEM, na deteção e mitigação de ciberameaças, em contexto threat hunting nas PMEPublication . Matos, João Carlos Rito deNos últimos anos, o número e complexidade das ameaças cibernéticas dirigidas às pequenas e médias empresas (PME) aumentaram de forma sistemática, tornando essencial uma abordagem e resposta cada vez mais proativas. Uma abordagem que tem sido cada vez mais evidenciada é a caça às ameaças (Threat Hunting), tendo como característica intrínseca a procura ativa e a identificação de potenciais perigos antes que possam causar danos aos sistemas ou dados de uma organização. A caça às ameaças exige que as organizações tenham acesso a ferramentas de segurança sofisticadas, como por exemplo plataformas de Gestão de Informação e Eventos de Segurança (SIEM), ajudando na identificação e investigação de potenciais ameaças, recolhendo e analisando dados de várias fontes, incluindo tráfego de rede, registos de sistema e dados de dispositivos, para identificar potenciais incidentes de segurança e fornecer alertas em tempo real. Nesta dissertação, iremos explorar a importância das plataformas SIEM na deteção e atenuação de ameaças cibernéticas, no contexto da caça às ameaças, abordando os conceitos-chave da caça à ameaça, incluindo indicadores de ataque e os tipos de perigos que as PME enfrentam, face ao panorama atual das ciberameaças, discutindo também a importância da inteligência da ameaça e o papel que desempenha na procura eficaz por este tipo de problema. Para realçar a importância das plataformas SIEM, será desenvolvido um protótipo, baseado no Graylog, uma plataforma SIEM de código aberto, que irá demonstrar se este tipo de tecnologia pode ser eficaz na identificação e investigação de potenciais ameaças, fornecendo alertas em tempo real, permitindo a tomada de medidas proactivas para mitigar os riscos cibernéticos. Esta dissertação tem como objetivo fornecer uma visão global da função que as plataformas SIEM desempenham na procura por ameaças, destacando a sua importância em ajudar as PME a protegerem-se contra as ameaças cibernéticas, num contexto prático real, recolhendo e correlacionando informação em tempo real relativamente às suas redes e sistemas informáticos, que servirão de base para sustentar e desencadear ações de mitigação, baseados em evidencias do seu contexto real.
- Enteropatias Crónicas Em Gatos: Abordagem Diagnóstica Na Diferenciação Entre Enterite Linfoplasmocitária E Linfoma De Baixo GrauPublication . Ficara, Charlène Sylvie Anne-Rose; Bento, Maria Carolina Rocha de MedeirosA enterite linfoplasmocitária e o linfoma intestinal de baixo grau são doenças frequentemente encontradas na população felina, apresentando várias semelhanças clínicas, analíticas e imagiológicas. No entanto, o tratamento e o prognóstico podem, em alguns casos, diferir. Nesse sentido, um diagnóstico definitivo destas doenças é essencial. Para isso, é necessária uma análise histopatológica, com amostras recolhidas por biópsias intestinais transparietais (envolvendo toda a espessura da parede), mais fiáveis em comparação com as amostras recolhidas por endoscopia. A análise histopatológica convencional pode ser complementada com exames adicionais, incluindo imunocitoquímica, imunohistoquímica e testes de clonalidade, para um diagnóstico mais preciso. Estudos mais recentes descobriram outras abordagens no diagnóstico, como a utilidade da espectrometria de massa guiada por histologia ou ainda a identificação de um biomarcador do linfoma, que se revelaram promissoras. Uma terapia nutricional envolvendo dietas de fácil assimilação, monoprotéicas ou com alimentos hidrolisados pode melhorar os sinais clínicos das enterites linfoplasmocitárias, mas em muitos casos é necessário recorrer à corticoterapia para manter o paciente em remissão. No caso de linfoma, de acordo com as suas características, a quimioterapia é o tratamento de eleição, embora possam ocorrer recidivas.
- Gestão Hídrica na Pessoa em Situação Crítica com Insuficiência Cardíaca:Publication . Figueiredo, Catarina Vieira; Sá, Florinda Laura Ferreira Rodrigues Galinha deA restrição hídrica para a pessoa com Insuficiência Cardíaca (IC) é uma das recomendações mais conhecida histórica e bibliograficamente nos cuidados de saúde. Todavia, as diretivas e guidelines atuais sobre o tratamento e gestão da IC contestam esta recomendação. O enfermeiro, enquanto elemento dinamizador de cuidados, tem um papel fundamental no controlo da administração e eliminação de fluidos durante a prestação de cuidados à pessoa com IC. Esta gestão hídrica tem ainda maior preponderância quando a pessoa alvo de cuidados é uma Pessoa em Situação Crítica (PSC), pois permite ao enfermeiro conhecer o estado hidroeletrolítico, detetar sinais de deterioração e identificar focos de instabilidade, proporcionando um leque de intervenções, além do mero registo do balanço hídrico (BH). Assim, impera sob os enfermeiros a necessidade de um domínio amplo de conhecimentos à luz duma prática baseada na evidência. A elaboração deste Relatório de Estágio abordará a Gestão hídrica na Pessoa em Situação Crítica com Insuficiência Cardíaca: Intervenção Especializada em Enfermagem. E, para estruturar o meu percurso de aquisição e desenvolvimento de competências, a minha linha orientadora foi baseada nos referenciais teóricos de Dreyfus de aquisição de competências, adaptado por Benner (2001) para a prática de Enfermagem - “Excelência e Poder na Prática Clínica de Enfermagem” e na teoria de Meyer & Lavin (2005) – “Vigilance: The Essence of Nursing”. Estruturado sobre a metodologia de projeto, o principal objetivo deste Relatório de Estágio é demonstrar, reflexiva e criticamente, a aquisição e desenvolvimento de competências adquiridas como mestre em Enfermagem, enfermeira especialista (EE) na área de especialização pessoa em situação crítica; assim como, evidenciar a vigilância e perícia obtidas na temática da Gestão hídrica na PSC com IC, conquistadas durante a realização do estágio em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e Serviço de Urgência (SU).
- Análise comparativa da aptidão física dos alunos dos diferentes cursos do ensino secundárioPublication . Veiga, Pedro; Willig, RenataO presente relatório tem por base uma análise reflexiva relativamente ao estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O estágio decorreu em duas escolas deste agrupamento: na Escola Secundária de Santo André e na Escola Básica 2º e 3º Ciclos da Quinta da Lomba, no ano letivo 2022/2023, com duas turmas uma do 10ºano, do curso de Ciências Socioeconómicas e outra do 8º ano de escolaridade. Este relatório está dividido em quatro áreas, na primeira é destacada a importância da Prática de Ensino Supervisionada e caraterizada a instituição onde o estágio foi realizado. Na segunda área é relatado como decorreu o planeamento, o ensino e a avaliação. Na terceira área é descrito o envolvimento do estagiário na comunidade escolar. Na quarta área, apresenta-se uma investigação relacionada com a temática da aptidão física, com o objetivo de comparar a aptidão física de alunos de uma escola secundária tendo em conta os diferentes cursos cientifico-humanísticos, bem como realizar uma subanálise pelo sexo. Por último, enunciam-se as conclusões de todo o processo através de uma reflexão final.
- Estratégias de marketing em contexto empresarial no mercado da moda infantil – caso ATIVOKIDSPublication . Freitas, Hugo; Pedrosa, RaquelEste documento tem como objetivo registar a experiência de estágio realizada na empresa AtivoKids, com a duração de 400 horas, que decorreu entre o dia 11 de Setembro de 2023 e o dia 8 de Dezembro de 2023. Inicialmente é feito um enquadramento teórico da temática do marketing, onde se enquadra maioritariamente o estágio realizado, especificando-se subtemas como, Marketing Digital, estratégias de marketing, o mercado em que a marca está inserida e os respetivos clientes. Posteriormente, é feita uma breve caraterização da empresa, com informações da marca, da sua história e atividade ao longo do tempo. Fruto de um diagnóstico realizado em contexto das atividades do departamento de marketing é identificada uma problemática, relativa ao investimento nas redes sociais para a qual se realiza um estudo, através de uma amostra representativa, no sentido de recolher informações e apresentar propostas para uma possível solução ao problema identificado. Neste estudo procura-se compreender a influência das redes sociais no processo de compra no setor da moda infantil. De seguida, são identificadas as atividades realizadas durante o estágio, qual a minha intervenção nas mesmas e de que forma me enriqueceram a nível pessoal, social e profissional.
- Digital marketing plan for ASSETFLOOW STARTUPPublication . Filipe, Joana Soares de La Cerda; Pacheco, NatáliaThe main aim of this project is to draw up a proposal for a digital marketing plan for a B2B market for AssetFloow, a company operating in the retail sector. The need for this digital marketing plan arises from the absence of an active digital marketing strategy which is a critical gap recognising the role of digital presence in contemporary organisational success. This study emphasizes the necessity for AssetFloow to leverage digital tools. The business and software industry are witnessing a growing trend towards digitalization, and companies like AssetFloow need to strategically adopt digital tools to differentiate themselves from competitors. In order to develop a comprehensive digital marketing plan, it was essential to collect data. This entailed conducting three semi-structured interviews as the primary data source with two potential clients of AssetFloow and one with a marketing specialist, and as a secondary data source, conducting online research. After collecting and analysing this information, it was possible to understand the importance of a digital marketing plan and which communication channels are most efficient to B2B audience. Subsequently, the digital marketing plan was planned, starting with an analysis of the current situation, defining objectives, strategy, and the plan's areas of focus, and ending with the definition of tactics to be applied in each area, along with action scheduling, and methods of evaluation and control. Through the implementation of this plan, the aim is to increase AssetFloow brand awareness and establish the company as a specialist in the area.
- Consultoria em Alojamento LocalPublication . Fernandes, Rosália Soares; Schwab, LuísO negócio de Alojamento Local (AL) tem-se expandido rapidamente, com desafios únicos para proprietários e gestores. Com isto, surge a proposta da oferta de um serviço de Consultoria em Alojamento Local, para melhorar a gestão e a operação destes estabelecimentos de AL, com o objetivo de melhorar a experiência, tanto do hóspede quanto do proprietário. Foi utilizado uma abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada, identificou-se as dificuldades dos proprietários e encontraram-se as soluções. A pesquisa feita, veio confirmar a importância do serviço de Consultoria em AL, para a evolução e sustentabilidade do negócio. Em relação à viabilidade do Projeto, realizou-se uma avaliação económica e financeira, evidenciado uma resposta positiva. São recomendadas futuras investigações sobre a satisfação dos hóspedes que procuram o AL, em comparação com hotéis tradicionais, também é aconselhada uma pesquisa de mercado sobre os tipos de AL predominantes e os respetivos perfis dos hóspedes, principalmente em zonas turísticas populares, como a área metropolitana de Lisboa.
- Aplicação prática da SCM na Bosch Car Multimédia de BragaPublication . Cruz, Ana; Oliveira, AntónioO presente relatório surge no âmbito da realização de um estágio profissional, desenvolvido na Bosch Car Multimédia S.A., em Braga. A gestão da cadeia de abastecimento surge como uma rede interconectada de organizações e processos, que colaboram para fornecer produtos ou serviços. Essa rede cria uma relação de interdependência entre os agentes da cadeia, onde o desempenho de um afeta diretamente o desempenho de outros. A interdependência na cadeia de abastecimento sublinha a importância da eficiência operacional e da cooperação. Com este estudo, pretendemos compreender esta conexão, estabelecida na cadeia de abastecimento. Adotou-se uma perspetiva positivista como conceito filosófico estrutural. A partir deste, implementou-se uma metodologia quantitativa de investigação. Os principais resultados deste estudo atestam uma relação de interdependência, em que a análise de dados serve de suporte para a tomada de decisão. Consequentemente, a partilha de informações contribui para um clima de confiança e transparência, fomentando a credibilidade.
- Plano de marketing para a empresa JAVR inspeções automóvelPublication . Gonçalves, Rui; Tavares, VictorEste plano de marketing tem o propósito de formular estratégias para a JAVR Lda., empresa que gere Centros de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) em Paredes e Viana do Castelo. O objetivo será melhorar a satisfação, retenção e expansão da base de clientes. Foi adotada uma abordagem mista, que incluiu a análise do ambiente em que opera, através de pesquisa de mercado e feedback de clientes, bem como a aplicação de uma análise SWOT para avaliar a posição da empresa no setor. Identificou-se que a qualidade dos serviços e a formação contínua dos colaboradores são fundamentais para a eficiência operacional e satisfação do cliente, sendo a comunicação eficaz, um elemento crucial para influenciar positivamente a perceção do cliente e a competitividade da empresa. A implementação de práticas de Customer Relationship Management (CRM) e investimento em tecnologia emergiram como elementos críticos para o sucesso, pelo que a adoção pela empresa de um marketing-mix focado na qualidade e inovação é essencial para que se distinga num mercado competitivo. Este trabalho tem como principal objetivo propor estratégias, centradas no cliente e na inovação tecnológica e que incrementem o volume de negócios, pretendendo, ainda, que as suas recomendações tenham relevância direta para a gestão estratégica da empresa.
- A influência do marketing digital e do "destination brand" na intenção de visitar e recomendar um destino turísticoPublication . Paiva, Henrique Figueiredo; Martin D'Ávila, MiguelA ascensão das tecnologias digitais, particularmente o marketing digital e redes sociais, transformou profundamente a indústria do turismo, uma área historicamente dependente de informações ricas e detalhadas para atrair visitantes. Este estudo investiga o impacto comparativo do marketing digital e do "Destination branding" nas decisões dos turistas de visitar e recomendar destinos. Com a proliferação das redes sociais, a interação entre turistas e destinos tornou-se mais direta e pessoal, possibilitando uma nova forma de relacionamento que transcende as abordagens tradicionais de marketing. Adicionalmente, a sustentabilidade emergiu como um tema central, desafiando os destinos a adaptarem as suas práticas para garantir não apenas vantagens competitivas, mas também uma sustentabilidade de longo prazo para os seus recursos turísticos. Utilizando uma metodologia quantitativa, baseada na análise de dados recolhidos através de questionários, este estudo avalia como o "Destination branding" e o marketing digital influenciam as intenções de visita e recomendação, refletindo sobre como estes podem ser otimizados para melhorar a competitividade e a atratividade dos destinos. Os resultados indicam que o marketing digital exerce uma influência significativa na intenção de visita, enquanto ambos, marketing digital e "Destination branding", são eficazes na geração de recomendações. Este estudo sublinha a necessidade de uma abordagem integrada, que não combine apenas as técnicas de marketing digital com uma estratégia de branding robusta, mas também que alinhe essas estratégias com as crescentes procuras por práticas sustentáveis. Os destinos turísticos devem, portanto, considerar as redes sociais não apenas como plataformas de promoção, mas como ferramentas essenciais para o relacionamento 7 Henrique Paiva direto e autêntico com o público, potencializando o branding e fomentando a lealdade do consumidor. A integração dessas estratégias promete não apenas aumentar a visibilidade e o apelo dos destinos, mas também fortalecer a perceção de responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade.