Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-25"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Questionnaire Results (QEP) and the socio-economic problems of students in Higher Education in the time COVID-19Publication . Sá, Susana Oliveira; Gomes, Carlos Alberto; Sousa, Carlos MenesesThe gender and economic conditions of students from Higher Education Institutions attending the 1st year, after the COVID-19 pandemic, acquires great importance, especially in terms of study conditions and their emotions. The study, with an international scope and on two continents, aims to use the pandemic questionnaire for students (QEP), with five dimensions under study: conditions for study, emotions, academic performance, teaching strategies and sociability. The QEP was answered by 101 students from a private higher education institution in northern Portugal. The QEP questionnaire is part of a research project that aims to guide specific institutional policies to support students' permanence and completion of courses in Higher Education Institutions, allowing the early identification of intentions to drop out or students at risk. As well as to understand how e-learning teaching influenced teaching, learning and the permanence of students in higher education institutions.
- Os seguros privados de saúde como alternativa ao subsistema de assistência na doença da PSP : um estudo comparativoPublication . Cunha, João Gonçalves daAtualmente, levantam-se diversas questões sobre qual a melhor opção entre os subsistemas públicos de saúde e os seguros privados de saúde, em termos financeiros, coberturas de cuidados de saúde e efeitos das condições contratuais a longo prazo. Considerando que se afigura pertinente analisar as novas vertentes do mercado privado na área dos seguros de saúde, este estudo focou-se fundamentalmente na comparação entre as ofertas destes com as regras do Subsistema de Saúde e Assistência na Doença da Polícia de Segurança Pública. Nos dias de hoje, as seguradoras oferecem um vasto mercado de produtos e serviços. Estes encontram-se disponíveis mediante várias opções a preços variáveis em função das coberturas contratualizadas, da idade e do risco de doença do subscritor, os quais podem consistir em seguros de saúde de natureza individual, familiar e coletiva, sendo este último vocacionado para as empresas. Perante um hipotético cenário de renúncia ao subsistema de saúde, o que de momento não é uma realidade possível para os beneficiários titulares, esta linha geral de comparação teve como principal objetivo ajudarnos a melhor compreender qual a modalidade mais vantajosa a curto, médio e longo prazo.
- Os Problemas Fitossanitários das Pomóideas e a Sustentabilidade da Cultura na Região CentroPublication . Silva, Érica Alexandra Monteiro da; Cunha, Maria José Moreno daEste relatório resulta do estudo realizado durante o estágio curricular do mestrado em Agricultura Biológica da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este estudo decorreu entre 06 de abril de 2020 e 10 de março de 2022. O objetivo principal foi identificar os principais inimigos da cultura da macieira e da pereira na região centro, tendo por base do estudo os Avisos Agrícolas Nacionais emitidos pelas Estações de Avisos Nacionais desta região (Bairrada, Castelo Branco, Dão, Leiria e Viseu).As pomóideas são as principais culturas em produção na região centro e desta forma existe uma importância em estudá-las e analisar os problemas circundantes destas duas culturas.
- Do desenvolvimento de um processo de capacitação física na PSP: Pressupostos e expectativas para uma integração no contexto organizacionalPublication . Silva, Jerónimo Manuel Vilela da
- O Emprego da Inteligência Artificial na Prossecução da Segurança PúblicaPublication . Marques, Daniel João Lopes
- Utilização operacional de viaturas apreendidas em processo crimePublication . Antunes, André Francisco DiasA atividade de investigação criminal contempla um sem número de diligências e ações de inquérito que, além dos contextos processuais formais, poderá implicar a necessidade de utilização de meios operacionais, de que são exemplo paradigmático as viaturas descaracterizadas. O Sistema de Investigação Criminal na PSP está oficialmente dotado de um parque de viaturas que serve os seus propósitos habituais, mas a exigência da realidade prática muitas vezes ultrapassa a capacidade dos meios auto existentes. Havendo uma tramitação adequada dos inquéritos crime em que seja passível a apreensão de viaturas, quer por terem sido utilizadas quer por se considerarem lucro da atividade criminosa, poderá vir a despoletar-se o procedimento com vista à sua utilização operacional. Esta modalidade, que se irá examinar, além de permitir um aumento do parque de viaturas disponíveis para a missão policial, opera numa ótica de recuperação de ativos e também de demonstração aos criminosos que, mais que a condenação penal que lhes caiba, poderão sentir o abalo económico do instituto da perda em favor do Estado, pois os bens utilizados ou os lucros ilegítimos que obtiveram, provocaram certamente lesões à sociedade materializadas na consumação do crime investigado.
- Prova testemunhal : reflexão sobre o depoimento indireto, utilidade e limites à valoração probatóriaPublication . Canado, Reinaldo Manuel SilvaO tema deste artigo insere-se num dos institutos mais relevantes dos meios de prova - a testemunhal. Em inúmeras investigações o depoimento indireto, é a “pedra de toque” com a qual os Órgãos de Polícia Criminal (OPC) obtêm a notícia do crime de difícil perceção, como por exemplo a violência doméstica, ou em tipos de criminalidade mais “organizada e profissionalizada” como o lenocínio ou qualquer uma das modalidades de tráfico com alguma dimensão. Considerando a controvérsia que o tema tem gerado, é objetivo deste trabalho fazer uma análise do instituto do Depoimento Indireto, por forma a aferir da sua admissibilidade e limites, independentemente da sua fonte e do momento em que se “ouviu-dizer”. Terminaremos com uma breve alusão aos depoimentos indiretos por parte dos OPC, legalmente tratados como Conversas Informais. Para este efeito, o presente estudo de natureza teórica incidirá essencialmente na revisão bibliográfica, análise de legislação, doutrina e também jurisprudência, por forma a corroborar o conhecimento relativo a esta prova e ao seu regime, pelo que é intenção do autor apresentar os diversos focos que incidem sobre um único, ou mesmo problema, o “que se ouviu dizer” ou vulgarmente designado o “diz-que- disse”.
- Museu da Policia: conceito desafios e oportunidadesPublication . Moura, João Humberto VieiraEste trabalho teve como propósito responder ao problema teórico: quais os desafios que enfrenta e através de que formas pode o Museu da Polícia gerar sinergias positivas em benefício da instituição Polícia de Segurança Pública? Este objetivo macro procurou complementar-se com outros objetivos e reflexões parcelares tais como procurar discernir sobre o contributo do Museu da Polícia para a instituição, a sua comunicação para o público externo, bem como os seus potenciais efeitos positivos na construção de uma corporação sólida, coesa, com auto-estima e sentimento de pertença para o público interno. O conceito do museu, localizado em pleno Chiado, deve refletir a longevidade e importância histórica da instituição policial na sociedade portuguesa desde 1867, mas deve também ser, com a comunicação e experiência no local adequadas, uma plataforma de entendimento do passado, proximidade para o presente e tecnologia para o futuro, fruto da diversidade e exigência do público heterogéneo do qual irá ser anfitrião.
- Motivação na Polícia de Segurança Pública: desafios de um sistema de recompensas pósteroPublication . Fernandes, Bruno Miguel MaldonadoAs organizações enfrentam atualmente complexos desafios na gestão de pessoas, procurando encontrar práticas eficientes na motivação dos seus trabalhadores. A motivação das pessoas é um processo fundamental e necessário nas organizações bem-sucedidas, permitindo potenciar o seu desempenho, preparando-as para a mudança, inovação, aumento dos parâmetros de qualidade e produtividade, criando uma cultura de comprometimento organizacional com os seus trabalhadores. Os Sistemas de Recompensas facilitam a concretização destes objetivos organizacionais, procuram motivar as pessoas, reter talento, mas também influenciam os processos de agregação de novos trabalhadores, mantendo as organizações dinâmicas e enriquecidas de conhecimento. A Polícia de Segurança Pública não se pode abstrair desta emergente dinâmica organizacional, e este estudo teórico, com base na análise de literatura, procura equacionar sobre o atual sistema de recompensas da Polícia de Segurança Pública. Se pode, ou não, ser entendido como um real fator motivacional, e se está estruturado e preparado para responder à satisfação das necessidades das próximas gerações de polícias. Como resultado, verificou-se que o atual sistema de recompensas da Polícia de Segurança Pública se encontra debilitado, ainda assente numa tradicional visão do trabalhador, que não cumpre a sua principal função motivadora dos polícias, e que necessita de ser repensado, adaptando-se às necessidades das novas gerações, mais exigentes, participativas e competitivas.
- A segurança energética em PortugalPublication . Antunes, Carlos Manuel CatalãoNuma sociedade altamente tecnologizada e necessitada de um fluxo constante e ininterrupto de energia, um bloco económico como a União Europeia, que integra Portugal, um grande consumidor mas onde rareiam as fontes energéticas primárias, encontra-se numa posição de enorme vulnerabilidade. Esta fragilidade, que tem vindo a ser equilibrada com o estabelecimento de uma diplomacia energética baseada na diversificação de fontes e fornecedores, comporta também riscos securitários evidentes. Num mundo onde cidadãos, empresas e Estados se interconectam como nunca, um conjunto de novas ameaças, mais perigosas e com maior potencial destrutivo aparente que as anteriores, resultantes da operação universal no ciberespaço, emergem no horizonte. Como as consequências antecipáveis resultantes de um ciberataque a uma infraestrutura crítica energética seriam potencialmente devastadoras, refletiu-se sobre a necessidade de Portugal adaptar a sua arquitetura de segurança às novas exigências. Considerando, simultaneamente, a urgência em dar resposta aos novos desafios do ciberespaço, a escassez de recursos e a necessidade de formular uma definição clara, global e holística dos interesses vitais do país; examinou-se uma proposta de reforma baseada na criação de um conceito estratégico de segurança nacional que, coerentemente, alinhasse, reunindo ao invés de segregar, segurança, defesa, economia/finanças, proteção civil, informações, diplomacia e cultura.
