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Authors
Abstract(s)
O presente relatório oferece uma visão abrangente e detalhada do percurso da estudante estagiária
ao longo do estágio pedagógico. Com uma abordagem reflexiva e crítica, o documento explora todos
os aspetos da Prática de Ensino Supervisionada, incluindo estratégias de planeamento, guia das aulas,
avaliação, direção de turma e atividades de desporto escolar. A estrutura do relatório está dividida em
quatro partes principais. A primeira seção descreve os objetivos e expetativas da formanda para o
estágio, bem como o contexto e a caraterização da instituição de acolhimento, nomeadamente o
Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António. É ainda destacada a caraterização das turmas
acompanhadas ao longo do ano letivo. A segunda parte foca os processos de planeamento, ensino e
avaliação utilizados. A terceira seção analisa os documentos orientadores da escola e relata as
experiências vivenciadas nas atividades de desporto escolar, direção de turma e projetos
desenvolvidos. Por fim, a quarta fase apresenta um estudo de investigação realizado na instituição de
estágio, intitulado “As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo
António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física”. Este estudo teve como
objetivo principal comparar as atitudes dos alunos do Ensino Básico (6º e 7º ano) e Secundário (10º
ano) face à inclusão de alunos com deficiência antes e depois da implementação de uma aula com uma
modalidade paradesportiva, o voleibol sentado. O estudo também investigou possíveis diferenças nas
atitudes dos alunos com base em variáveis sociodemográficas, como sexo, idade e ano de escolaridade.
Este relatório reflete um trabalho rigoroso e comprometido, visando aprimorar as habilidades
pedagógicas da estagiária e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.
