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- Between the Mirror and the Screen: Predictors of Body Image in Middle- Aged MenPublication . Cruz, Maria Eduarda Araújo Carvalho da; Leitão, Mafalda; Santos, TeresaO construto imagem corporal (IC) em homens de meia-idade reflete a interseção entre diversos fatores, como envelhecimento biológico e ideais socioculturais de juventude e desempenho físico, tornando este grupo vulnerável, porém pouco explorado na literatura científica. Este estudo investigou preditores da IC nesta população, incluindo fatores sociodemográficos, de estilo de vida, psicológicos, perceções do envelhecimento e uso de redes sociais. Uma amostra de conveniência de 181 homens brasileiros (87,8%), portugueses (9,9%) e com dupla nacionalidade (2,3%) completou medidas validadas de IC (satisfação e importância atribuída à aparência), perceções do envelhecimento e uso de redes sociais. Foram realizadas análises descritivas, análises fatoriais confirmatórias e modelação por equações estruturais. O modelo preditivo apresentou bom ajustamento (RMSEA=.059;CFI=.892; TLI=.880;SRMR=.107). A satisfação com a aparência foi negativamente predita pela perceção cíclica do envelhecimento (β=−.300;p=.002), pelo IMC (β=−.179;p=.004) e uso do WhatsApp (β=−.130;p=.023), e positivamente pela satisfação com a gordura abdominal (β=.366;p=.014), controlo negativo (β=.257;p=.010) e consequências positivas do envelhecimento (β=.159;p=.022). A importância atribuída à aparência associou-se positivamente às representações emocionais do envelhecimento (β=.514;p=.000), ao controlo negativo (β=.292;p=.018), à preocupação com a gordura (β=.185;p=.014), ao uso do YouTube (β=.245;p=.000) e ao uso geral da internet (β=.198; p=.006), e negativamente ao uso do Instagram (β=−.213;p=.004) e do TikTok (β=−.172;p=.015). Estes resultados questionam a adequação de intervenções simplistas para lidar com as especificidades biopsicossociais da IC neste grupo, destacando percursos passíveis de intervenção clínica. Ademais, evidenciam a natureza multidimensional da imagem corporal e apoiam empiricamente a aplicabilidade do modelo integrativo proposto por Matsumoto e Rodgers (2020) nesta população.
- Envelhecer em Cabo Verde: desafios e oportunidades. Um estudo com a população mais velha da ilha de SantiagoPublication . Moreno, Ângela da Conceição de Barros Correia; Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-O envelhecimento é um fenómeno mundial e envelhecer de forma ativa e saudável é essencial durante este processo. A complexidade do envelhecimento e a forma como os adultos mais velhos vivenciam esse processo implica desmistificar alguns conceitos relacionados à desconstrução de crenças, preconceitos e estereótipos que cercam a velhice e o modo de envelhecer. A perceção do envelhecimento está intrinsecamente ligada a crenças sobre a experiência desse processo, atitudes e reações emocionais (Barker et al., 2007). O principal objetivo deste estudo foi identificar os desafios e as oportunidades de envelhecer em Cabo Verde e a perceção dos adultos mais velhos sobre o envelhecimento. Além disso, este estudo procura avaliar a qualidade de vida dos participantes e verificar a influência que existe na perceção dos adultos mais velhos sobre os desafios e oportunidades de envelhecer no país. A amostra é constituída por 250 participantes da ilha de Santiago, Cabo Verde, com idades compreendidas entre 60 e 98 anos. A recolha dos dados foi efetuada através de dois questionários, o questionário sobre a perceção dos desafios e oportunidades do envelhecimento e o questionário de qualidade de vida - versão traduzida, validada e adaptada para a população mais velha cabo-verdiana (Semedo, 2017). Os dados foram tratados e analisados com recurso ao SPSS versão 28.0. Os resultados deste estudo mostraram a existência de fatores que influenciam a perceção dos adultos mais velhos acerca dos desafios e oportunidades de envelhecer, bem como a sua qualidade de vida. A análise permitiu ainda verificar que a qualidade de vida influencia a forma como são identificados os desafios e oportunidades de envelhecer em Cabo Verde.
