ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
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- Competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica: Intervenções preventivas nos Maus-Tratos Infantis a Crianças dos 0 até aos 5 anos de idadePublication . Pereira, Diana Raquel Ribeiro; Fernandes, Rita; Barcelos, OlíviaIntrodução: O percurso da prática clínica percorrido para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica é fulcral para garantir o crescimento pessoal, profissional e aquisição de competências técnicas e cognitivas. Os maus-tratosinfantissão considerados um problema de saúde pública com efeitos nefastos no desenvolvimento biopsicossocial da criança, especialmente nos primeiros cinco anos de idade, e que podem perdurar durante todo o seu ciclo de vida e este enfermeiro especialista encontra-se numa posição privilegiada para implementar estratégias de intervenções preventivas. Objetivos: Realizar uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas/adquiridas no decorrer do percurso formativo nos diversos contextos de estágio e identificar intervenções preventivas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nos maus-tratos infantis a crianças dos 0 até aos 5 anos de idade com consequente desenvolvimento de uma proposta de intervenção de forma a colmatar a necessidade identificada. Metodologia: Descritiva e Crítico-reflexiva no primeiro capítulo e posteriormente, uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a seis bases de dados, utilizando os descritores MeSH com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Nos diversos contextos do exercício da prática clínica foram desenvolvidas e adquiridas Competências Específicas do Enfermeiro Especialista e através da Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar intervenções preventivas nos maus-tratos infantis em crianças até à idade pré-escolar, nomeadamente na identificação dos fatores de risco e no aumento dos fatores protetores, elaborando uma proposta de intervenção. Conclusão: Dada a complexa interação entre o individuo, a família, a comunidade e a estrutura sociopolítica mais ampla, o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner fornece uma estrutura conceptual para orientar estratégias e intervenções preventivas de maus tratos infantis nesta faixa etária, contribuindo para uma excelência na qualidade dos cuidados prestados por este especialista.
- Contributos do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: sono na população pediátricaPublication . Pinto, Rita Vilalobos Nascimento Tavares; Fernandes, Rita; Silva, SofiaO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que a primeira pretende descrever e refletir de forma crítica e fundamentada em evidência científica acerca do percurso formativo desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente nos estágios, onde foi possível observar e compreender qual o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nas mais variadas vertentes, sendo o objetivo final a aquisição e desenvolvimento de competências, de forma a prestar cuidados especializados à criança/jovem em parceria com a família/cuidadores em diferentes contextos. Na segunda parte, é aprofundada a temática “Sono na População Pediátrica”, através da realização de uma revisão integrativa da literatura. A temática surge da lacuna identificada nos diferentes contextos assistenciais, relativa à adoção de hábitos saudáveis de sono nas crianças/jovens de diferentes faixas etárias. Os resultados obtidos foram enquadrados nos Cuidados Centrados na Família pela necessidade de desenvolver conhecimentos e capacidades em toda a família para intervir no sono infantil, neste sentido, foram definidas cinco categorias: Distúrbios/problemas de sono; Impacto da privação de sono na criança/jovem e família; Papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Intervenções direcionadas aos pais/família/comunidade e Intervenções direcionadas à criança/jovem. Os resultados sugerem o impacto negativo da privação do sono na criança/jovem e família e a importância da intervenção por parte do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica que, pela sua proximidade com a criança/jovem e família, se encontra numa posição privilegiada à realização de ensinos, com vista à melhoria da qualidade do sono e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida das crianças/jovens e famílias.
- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica : promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição.
- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: influências culturais no ser e tornar-se mãe em um contexto angolanoPublication . Rodrigues, Susana América Neves; Fernandes, Rita; Marques, GoretiCom a diversidade cultural cada vez mais presente, o cuidar de clientes provenientes de qualquer parte do mundo é uma realidade e que apresenta inúmeros desafios para a enfermagem. Neste contexto, surge a necessidade de que os cuidados prestados sejam culturalmente competentes, tendo sempre como objetivo contribuir para o bem-estar e maximização da saúde, respeitando a identidade de cada indivíduo, família, grupo, comunidade e/ou instituição. O presente relatório de estágio tem como objetivo geral relatar as atividades que, depois de refletidas e analisadas, conduziram à aquisição e/ou ao desenvolvimento de competências na área de especialização de Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica, em Portugal e em Luanda, com especial enfoque nas influências culturais no ser e tornar se mãe em um contexto angolano. Este relatório é constituído por dois capítulos: no primeiro capítulo, pretende-se refletir criticamente no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica nos diferentes campos de estágio, realizados em Portugal e Angola, com suporte na evidência científica, nas tomadas de decisão e em particular no cuidar culturalmente competente à criança, ao jovem e à família. Posteriormente, no segundo capítulo, desenvolveu-se um estudo qualitativo para compreender as influências culturais no ser e tornar-se mãe em um contexto angolano, que resultou numa proposta de intervenção neste domínio, permitindo caraterizar a importância da criança para a família, identificar as formas de parentalidade existentes e compreender como a cultura interfere no processo de relação entre mãe e filho(a). As competências desenvolvidas ocorreram principalmente ao nível do domínio da prestação de cuidados específicos, para dar resposta às necessidades ao longo do ciclo de vida e desenvolvimento da criança, do jovem e da família. O percurso percorrido permitiu-nos compreender como é que as influências culturais interferem no processo de ser mãe.
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: prevenção de lesões acidentais no domicílio, em crianças dos 0 aos 5 anosPublication . Alves, Celina Ferreira; Fernandes, Rita; Silva, SofiaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tendo como objetivo central apresentar o percurso realizado no âmbito do desenvolvimento e aquisição de competências para a obtenção do grau de Mestre e título de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. No primeiro capítulo, recorre-se a uma metodologia crítico-reflexiva fundamentada na evidência, onde se faz a apresentação, organização e reflexão das atividades realizadas durante os estágios e que permitiram o desenvolvimento e a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Para além de todas as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desenvolvidas, observou-se no decorrer dos estágios a necessidade de intervir quer na capacitação dos pais para lidar com situações emergentes, quer na prevenção de acidentes. Assim, aprofunda-se uma área de atuação dos mesmos Enfermeiros Especialistas, considerando que as lesões acidentais nas crianças se assumem como um verdadeiro problema de saúde pública, devido à gravidade associada, acarretando custos significativos ao nível da saúde e bem-estar das crianças, jovens e das suas famílias. Apesar da sua incidência ter diminuído consideravelmente ao longo dos anos devido a um esforço consertado no caminho da sua prevenção, esta continua a ser uma área que necessita de uma atenção e intervenção especializada. Nesse sentido, assumiu-se como um tema fulcral e aprofundado na realização de uma Revisão Integrativa da Literatura, apresentada no segundo capítulo, de forma a identificar quais as intervenções do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção de lesões acidentais no domicílio em crianças dos 0 aos 5 anos de idade. As bases de dados utilizadas foram a MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e Cochrane Database of Systematic Reviews, através de termos MESH com recurso ao modelo PICO. Dos 390 artigos obtidos foram selecionados 22 segundo os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Os resultados demonstraram que as principais intervenções incluem ações educacionais junto dos pais e outros cuidadores significativos relativos à segurança em casa, nos comportamentos de risco de lesão e também sobre supervisão parental; à intervenção junto das próprias crianças através de sessões de educação com recurso a alguns instrumentos específicos, como é o caso dos livros de histórias; ao desenvolvimento de tecnologias, especialmente aplicações para smartphones, com o objetivo de prevenir lesões não intencionais e capacitar os pais no que concerne à supervisão de crianças, assim como, serviços de mensagens de texto e voz com esse fim. Com base nestes resultados apresenta-se uma proposta de intervenção que permita aumentar o conhecimento e capacitação na prevenção de lesões acidentais, através do recurso a tecnologias e visitas domiciliárias para permitir o levantamento de situações de risco das famílias. Ficou bem patente a importância que o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica tem na capacitação dos pais em diversos domínios da parentalidade, quer em âmbito hospitalar, quer no âmbito dos cuidados de saúde primários, com destaque na promoção de segurança infantil e na prevenção de acidentes que ocorrem no domicílio, através de intervenções adequadas em cooperação com as famílias, as próprias crianças/jovens e outros profissionais de saúde.
- Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: promoção de atividade física na criança dos 0 aos 2 anos de idadePublication . Martins, Carlos Oliveira; Marques, Goreti Filipa Santos; Rodrigues, Tânia Marisa PintoIntrodução: A reflexão sobre o percurso formativo para a aquisição de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica revela-se essencial para o desenvolvimento profissional assim como para o pessoal. A inclusão de intervenções no plano de cuidados relativo à promoção da atividade física na criança até dois anos de idade surge como prioridade pois implica conhecimentos e competências de profissionais de saúde e dos seus pais/cuidadores, em associação a um meio social promotor e a intervenções efetivas. Este processo implica um papel complexo do enfermeiro especialista contribuindo para a efetividade do papel parental e para a saúde da criança, promovendo hábitos de vida saudável através de estratégias preventivas. Objetivo: Analisar as competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, adquiridas e desenvolvidas ao longo dos contextos da prática clínica; identificar a evidência científica baseada nas intervenções do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica para a promoção de atividade física em crianças até dois anos de idade, desenvolvendo uma proposta de intervenção que permita dar resposta às necessidades detetadas. Metodologia: No primeiro capítulo foi adotada uma metodologia descritiva que irá permitir a análise critico reflexiva das competências adquiridas nos diferentes contextos de estágio. No segundo capítulo foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura recorrendo a bases de dados científicas e utilizando os descritores MeSH, após definição de critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Desenvolveram-se Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Juvenil, permitindo a optimização da intervenção de enfermagem, ao longo dos contextos de prática clínica. A Revisão Integrativa da Literatura permitiu a identificação de intervenções do Enfermeiro Especialista na promoção da actividade física em crianças até dois anos de idade. A pesquisa produziu um total de 322 publicações com 21 publicações a integrar a revisão, cumprindo os critérios de elegibilidade. Os resultados da revisão categorizaram se em programas de atividade física para crianças até dois anos de idade, englobando barreiras e facilitadores, formação e treino de enfermeiros e cuidadores, importância da participação dos pais, das visitas domiciliárias e dos grupos sociais de apoio, e finalmente os recursos necessários para concretizar as diferentes intervenções. Identificaram-se intervenções realizadas em ambiente de cuidados de saúde diferenciados, cuidados de saúde primários, domiciliar e social. As estratégias utilizadas dividem-se em várias opções que são complementares, incluindo recursos materiais, audiovisuais/tecnológicos, escritos, partilha de experiências e aquisição/aperfeiçoamento de competências /habilidades. Conclusões: O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel preponderante na promoção dos programas de atividade física nos diferentes contextos de atuação. Fica ainda demonstrado nesta revisão que a sua atuação sistematizada, orientando intervenções e respectivas estratégias, desde o nascimento, se traduz na otimização de prestação de cuidados especializados e em ganhos para a saúde da criança e da sua família
- Intervenções de um enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: contributos para a promoção da parceria de cuidados nos diferentes contextos da prática clínicaPublication . Sampaio, Catarina Saldanha; Marques, Goreti Filipa Santos; Silva, SofiaIntrodução: No culminar do percurso formativo do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica emerge a pertinência de realizar uma reflexão sobre as competências desenvolvidas no decorrer deste percurso, com a finalidade de analisar criticamente e perceber se os objetivos previamente delineados foram alcançados com sucesso. A Parceria de Cuidados surge como uma importante competência do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, despertando interesse no percurso prático pelo seu impacto positivo na prestação de cuidados, pela inserção da família nos cuidados e pela diferenciação que atribui a esta especialidade. Objetivos: Realizar uma descrição crítica e reflexiva das experiências vividas e as intervenções realizadas com base na evidencia científica; Elaborar uma Revisão Integrativa da Literatura a fim de aumentar os conhecimentos na temática da Parceria de Cuidados; Desenvolver uma proposta de intervenção que possibilite a resolução das necessidades levantadas. Metodologia: Numa primeira fase, utilizou-se uma metodologia critico-reflexiva, seguindo-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. Resultados: O desenvolvimento e aquisição de competências do EESIP decorreu de forma positiva e enriquecedora, demonstrando-o através de evidencia científica para a reflexão e justificação sustentada da prática. Relativamente à Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar particularidades na implementação da Parceria de Cuidados com potenciais melhorias como a negociação, a comunicação, o estabelecimento de papeis, a capacitação dos pais e as barreiras à parceria. Conclusões: O desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica demonstra-se fundamental para uma prestação de cuidados de qualidade e de acordo com as necessidades específicas de cada criança e família, sendo que os Cuidados Centrados na Família e a Parceria de Cuidados devem nortear toda a prática. É notória a necessidade de investimento em conhecimentos sobre esta temática, bem como a definição precisa e protocolada da sua implementação. Desta forma, foi apresentada uma proposta de intervenção com vista a colmatar as lacunas neste contexto.
- Intervenções de um enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: eficácia da música no controlo da dor em recém-nascidos e lactentesPublication . Pacheco, Adriana Isabel Alves; Marques, Goreti Filipa Santos; Fernandes, Sandra Rita PereiraTema: O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica é dotado de um vasto leque de competências desenvolvidas ao longo da prática clínica e analisadas neste relatório. Destas vivências observámos que a gestão da dor nos recémnascidos e lactentes ainda é um processo complexo e desafiante, pelo que serviu de mote para a realização de uma revisão integrativa da literatura. Objetivos: Analisar as competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica adquiridas e desenvolvidas ao longo dos estágios na prática clínica e ainda proceder a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo é identificar a eficácia da música no controlo da dor, em recém-nascidos e lactentes, em procedimentos invasivos. Material e Métodos: A metodologia adotada no capítulo I é uma metodologia do tipo descritiva em que se irá proceder a uma análise crítico reflexiva das vivências e dos conhecimentos adquiridos ao longo dos vários ensinos clínicos, já a metodologia do capítulo II assenta numa revisão integrativa da literatura. Resultados: Os vários contextos clínicos permitiram a aquisição e desenvolvimento de várias competências, sendo de salientar a prestação de cuidados centrados na família, a promoção do desenvolvimento infantil e juvenil, a prestação de cuidados a crianças/ jovens com necessidades de saúde especiais e em risco, a prestação de cuidados em situações de instabilidade vital e ainda a gestão de todo o processo de dor e promoção do bem-estar da criança/jovem. A revisão integrativa da literatura permitiu inferir que a música é eficaz no controlo da dor dos recém-nascidos prematuros e de termo quando submetidos a procedimentos invasivos, contudo não é possível afirmar o mesmo para os lactentes devido à reduzida amostra. Conclusão: O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica presta cuidados de nível avançado e especializados, sendo uma mais valia em qualquer serviço que englobe a prestação de cuidados a crianças e jovens.
- Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem da saúde infantil e pediátrica: alterações associadas ao padrão alimentar vegetariano/veganoPublication . Gomes, Inês Catarina da Silva; Marques, Goreti Filipa Santos; Teixeira, AbílioCom o desenvolvimento da nossa prática profissional de enfermagem, surgiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos na área da saúde infantil e pediátrica. Os objetivos principais deste documento são, numa primeira parte, apresentar o percurso realizado ao longo do Mestrado, demonstrando as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Numa segunda parte, pretendeu-se mapear a evidência de possíveis alterações resultantes da exposição de crianças dos zero aos dois anos a dietas vegetarianas e veganas. Para tal, foi desenvolvida uma revisão integrativa sobre possíveis variações antropométricas e nutricionais destas crianças sob estas dietas ou cuja dieta da mãe seja vegetariana ou vegan durante a gestação/aleitamento materno. Este documento tem, ainda, como objetivo possibilitar o desenvolvimento de intervenções, que o EESIP deve realizar a famílias que adotem este padrão alimentar. Foram incluídos estudos referentes a este tema, com recurso a bases de dados disponíveis no motor de pesquisa EBSCO, sendo elas: CINAHL, MEDLINE, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Central Register Of Controlled Trials, Cochrane Database Of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Library, Information Science & Technology Abstracts, MedicLatina, Cochrane Clinical Answers. Foram selecionados artigos publicados desde 2017; artigos cuja população em estudo sejam crianças dos zero aos dois anos; artigos que não se foquem em alterações no desenvolvimento cognitivo/ intelectual/ emocional. A evidência encontrada reforça a ingestão insuficiente de vários nutrientes em crianças vegetarianas/veganas, bem como alterações na antropometria, onde foi constatada uma diminuição no crescimento em relação às referências. Contudo, foi verificada a escassez de estudos nesta área, bem como heterogenia na população-alvo e nos resultados dos estudos. Apesar da necessidade de desenvolvimento de estudos sobre este tema, mostrou se essencial a orientação e transmissão de conhecimentos às famílias que providenciem este padrão alimentar aos seus filhos, de modo a promover o seu desenvolvimento adequado.