Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-10"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A Lei de Segurança Interna de 2008 - avaliação ex ante a implementação do atual modelo policial portuguêsPublication . Almeida, Pedro Filipe VieiraA segurança é, em Portugal, assumida como uma tarefa fundamental do Estado nas suas vertentes pública e armada. Neste contexto, as instituições responsáveis por ela enquadram-se na administração direta do Estado. O presente trabalho trata do processo de desenvolvimento efetivo do modelo de segurança interna vigente, como política de segurança pública e como reforma setorial da Administração em relação ao sistema policial e entidades constituintes. Fez-se uma revisão da literatura existente no domínio da análise de políticas públicas em Portugal identificando os fatores que suportaram a revisão legislativa, de modo a perceber que alternativas foram identificadas, quais as alternativas escolhidas e respetivos fatores que fundamentaram a decisão política. Na Polícia de Segurança Pública ocorreram mudanças, sendo então formuladas propostas de reforma. Traduzindo as recomendações em planeamento interno para regularizar os fluxos internos, reduzindo o número de unidades com maior autonomia e menor complexidade; eliminando escalões hierárquicos nos processos organizacionais; estabelecendo documentos de governação e prestação de contas; maior proximidade com os cidadãos através de programas especiais de policiamento e canalizando para a atividade central recursos anteriormente afetos a atividades facilmente assumidas pelo método de outsourcing, priorizando o aspeto primordial e policial da organização.
- Contributos do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: sono na população pediátricaPublication . Pinto, Rita Vilalobos Nascimento Tavares; Fernandes, Rita; Silva, SofiaO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que a primeira pretende descrever e refletir de forma crítica e fundamentada em evidência científica acerca do percurso formativo desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente nos estágios, onde foi possível observar e compreender qual o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nas mais variadas vertentes, sendo o objetivo final a aquisição e desenvolvimento de competências, de forma a prestar cuidados especializados à criança/jovem em parceria com a família/cuidadores em diferentes contextos. Na segunda parte, é aprofundada a temática “Sono na População Pediátrica”, através da realização de uma revisão integrativa da literatura. A temática surge da lacuna identificada nos diferentes contextos assistenciais, relativa à adoção de hábitos saudáveis de sono nas crianças/jovens de diferentes faixas etárias. Os resultados obtidos foram enquadrados nos Cuidados Centrados na Família pela necessidade de desenvolver conhecimentos e capacidades em toda a família para intervir no sono infantil, neste sentido, foram definidas cinco categorias: Distúrbios/problemas de sono; Impacto da privação de sono na criança/jovem e família; Papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Intervenções direcionadas aos pais/família/comunidade e Intervenções direcionadas à criança/jovem. Os resultados sugerem o impacto negativo da privação do sono na criança/jovem e família e a importância da intervenção por parte do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica que, pela sua proximidade com a criança/jovem e família, se encontra numa posição privilegiada à realização de ensinos, com vista à melhoria da qualidade do sono e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida das crianças/jovens e famílias.
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: referenciação da criança em cuidados paliativosPublication . Couto, Ana Rute; Marques, Goreti Filipa Santos; Silva, SofiaO cuidado à criança/jovem e família é dotado de extrema complexidade e carece de atualização constante do conhecimento. Cuidar de crianças com doença crónica complexa, limitante ou ameaçadora de vida, é um processo complexo e exigente. É uma área especializada de cuidados, que tem o seu foco de atenção na vida da criança/jovem doente e da sua família, procurando colmatar todas as necessidades do ponto de vista psicossocial, espiritual e físico, devendo estar a todos os que necessitem. O propósito deste trabalho surge da preocupação, enquanto profissional de saúde e cidadã, em respeitar o direito de todos a viver com dignidade e qualidade até ao fim. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de dar resposta à questão de investigação: “Qual a intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na referenciação da criança/jovem e família para cuidados paliativos pediátricos?”. A literatura mais recente mostra-nos que vários são os fatores que influenciam negativamente o acesso e referenciação para estes cuidados, nomeadamente a ideia enviesada e preconceituosa de que cuidados paliativos só são necessários quando nada mais há a fazer pela criança. Muitos profissionais de saúde sentem-se pouco confortáveis no acompanhamento de crianças em situação de doença progressiva ou terminal e a sua formação nesta área é, ainda, muito escassa. Pretendemos dar resposta a esta questão com uma proposta de intervenção para a referenciação de crianças em cuidados paliativos pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil.
- A noturnidade nas cidades suas repercussões nos residentes e na atuação policialPublication . Reis, Ana Paula Cadete SantosEsta investigação teve como mote, a vida noturna no cais do sodré e bairro alto e as suas implicações no descanso dos residentes, analisando dados estatísticos semanais de denuncias recebidas, de ruído de estabelecimentos, pela Policia Municipal de Lisboa, em semanas e meses diferentes do ano de 2022 e inicio de 2023, os dados estatísticos da Linha Ruído, implementada em setembro de 2022, relacionando a quantidade de denuncias destas zonas com a totalidade recebida da cidade. Foi ainda relacionado a legislação que está em vigor, com a legislação que vigorava à data, que despoletou este boom , relativa ao funcionamento dos estabelecimentos, especialmente os de diversão noturna, sendo um dos aspetos que contribui para a abertura de tanto estabelecimento tão rapidamente. Os bares surgem como cogumelos, fazendo agitando a parte residencial dessa zona e que se numa primeira fase gostaram de ter tanta gente na rua, animação, dando-lhes uma sensação de segurança, posteriormente começaram a sentir os efeitos negativos. Tudo aquilo que era típico no bairro alto e no cais do sodré, rapidamente encerra para dar lugar a um bar ou a um pequeníssimo restaurante de tapas e tremoços e copos de sangria e cerveja. O desregrado de consumo de bebidas alcoólicas, leva a comportamentos dispares, como urinar nas paredes dos prédios, gritos, era a ruído da musica amplifica a entranhar-se pelas casas adentro, o descanso dos residentes torna-se incompatível com atividade comercial.
- A Lei de Segurança Interna de 2008: avaliação ex ante a implementação do atual modelo policial portuguêsPublication . Almeida, Nuno Miguel AnastácioA segurança é, em Portugal, assumida como uma tarefa fundamental do Estado nas suas vertentes pública e armada. Neste contexto, as instituições responsáveis por ela enquadram-se na administração direta do Estado. O presente trabalho trata do processo de desenvolvimento efetivo do modelo de segurança interna vigente, como política de segurança pública e como reforma setorial da Administração em relação ao sistema policial e entidades constituintes. Fez-se uma revisão da literatura existente no domínio da análise de políticas públicas em Portugal identificando os fatores que suportaram a revisão legislativa, de modo a perceber que alternativas foram identificadas, quais as alternativas escolhidas e respetivos fatores que fundamentaram a decisão política. Na Polícia de Segurança Pública ocorreram mudanças, sendo então formuladas propostas de reforma. Traduzindo as recomendações em planeamento interno para regularizar os fluxos internos, reduzindo o número de unidades com maior autonomia e menor complexidade; eliminando escalões hierárquicos nos processos organizacionais; estabelecendo documentos de governação e prestação de contas; maior proximidade com os cidadãos através de programas especiais de policiamento e canalizando para a atividade central recursos anteriormente afetos a atividades facilmente assumidas pelo método de outsourcing, priorizando o aspeto primordial e policial da organização.
- Gestão da manutenção de equipamentos e infraestruturas portuáriasPublication . Ávila, Diogo VitorinoO presente relatório tem como objetivo descrever as tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica, lecionado pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra. O estágio foi efetuado na empresa Portos dos Açores S.A, enquadrando-se na área da gestão e manutenção de equipamentos e infraestruturas portuárias. Foi realizado na área administrativa DGPTO, referente às ilhas do triângulo, que incluem São Jorge, Pico e Faial e ao grupo ocidental, Flores e Corvo, sendo que o estágio teve início na ilha de São Jorge. Recentemente a empresa Portos dos Açores S.A adquiriu uma nova versão do software de manutenção ManWinWin, havendo uma considerável falta de informação e formação, principalmente em portos de ilhas com menor dimensão. Por este facto, um dos objetivos deste estágio foi o levantamento e aquisição de informação de equipamentos e infraestruturas portuárias para complementar ao máximo a informação em falta no software. O estágio decorreu, principalmente, na ilha de São Jorge, no Porto de Velas, onde havia uma grande quantidade de informação a introduzir e a atualizar, mas também por se tratar da ilha de residência do aluno. O plano de estágio englobou ainda a deslocação às outras ilhas do triângulo para complementação do software e uma deslocação à ilha Terceira para melhor conhecer a empresa e poder observar os métodos de trabalho no porto da Praia da Vitoria. Este corresponde ao segundo porto no arquipélago com maior atividade portuária. Esta visita englobou ainda uma formação no software ManWinWin e no software PHC. De forma a garantir a eficácia dos equipamentos portuários é necessário efetuar diversas manutenções ao longo da sua vida útil. Tais ações visam não apenas corrigir anomalias, mas também implementar medidas preventivas de redução do desgaste e da corrosão devido ao ambiente de trabalho. Ao longo deste relatório de estágio, serão apresentados diversos conceitos teóricos fundamentais à compreensão do funcionamento dos equipamentos mais representativos da empresa, bem como efetuado o levantamento e inserção dos seus códigos no software. Serão também apresentados alguns tipos de manutenções efetuadas em equipamentos da empresa no decorrer do estágio curricular, sendo que as referidas manutenções foram realizadas pelos técnicos da empresa com apoio do estagiário. Numa fase final do relatório serão apresentadas várias propostas de inovação a adotar pela empresa.
- Estratégia de Internacionalização da Empresa InetumPublication . Gamboa Gonçalves, Tiago Miguel; Morais, HenriquePretendemos com esta dissertação analisar os fatores que levaram ao sucesso da internacionalização da empresa Inetum, um gigante tecnológico a operar também em Portugal. Neste contexto, definimos como objetivo principal o estudo de modelos de internacionalização através dos quais a empresa pode criar valor e tornar-se mais eficiente. Partimos de uma revisão da literatura em que se pretendeu avaliar as teorias da internacionalização e as formas como esses processos se concretizam. Optámos, no essencial, por uma abordagem maioritariamente qualitativa, no sentido de procurar compreender o contexto e as diversas formas de internacionalização, em Portugal. Tentámos, em paralelo, contextualizar o processo de internacionalização em Portugal, exemplificando com dois casos de sucesso em setores e mercados completamente distintos, o que configura, em certa medida, um contraponto ao nosso estudo de caso. Concluímos que a definição do modelo de internacionalização, aliada a uma forte capacidade de adaptação e às sinergias criadas entre parceiros, é fundamental para o sucesso dos processos de internacionalização.
- Proteção Civil, "Teatro de Operações" das Forças Armadas?Publication . Simas, Lígia; Ribeiro, ManuelNos termos da Constituição da República, as Forças Armadas, incumbidas institucionalmente da defesa militar do país, podem colaborar em missões de Proteção Civil. De acordo com o quadro concetual e doutrinal da Proteção Civil, tratando-se de uma atividade de “todos para todos”, onde coexistem entidades públicas e privadas, é, também, expectável, e mesmo exigível, a alteração do paradigma da ação do cidadão, com vista a uma maior intervenção enquanto primeiro agente de Proteção Civil. Contudo, devido a uma variedade de circunstâncias que se procurará identificar neste trabalho, ao nível das representações públicas, tende-se a considerar essa participação como uma das falhas mais graves do sistema de Proteção Civil. Assim, emergem neste panorama perceções sociais diferenciadas que, devido às respetivas idiossincrasias culturais, definem as caraterísticas e a organização das Forças Armadas com um espírito de corpo, disciplina e sentido de dever, preparação e treino, doutrina, meios, prontidão e resiliência operacional, que as habilitam a uma maior, e melhor, capacidade de resposta célere e eficaz, colmatando as “insuficiências” e os “deficits” usualmente atribuídos nesta matéria às organizações civis e às populações, em particular atendendo à emergência de novos perigos e ameaças. Com este trabalho, pretende-se fazer uma reflexão sobre as implicações, vantagens e inconvenientes que resultariam de um maior empenhamento das Forças Armadas na Proteção Civil, com maior responsabilidade ao nível do comando e controlo e da coordenação, e com a necessária alteração e consolidação da sua estrutura para responder a situações de emergência no dia-a-dia e em ocorrências catastróficas. Foi realizado inquérito a elementos das Forças Armadas e outros agentes e personalidades com ligação à Proteção Civil, e questionário aos alunos do ISEC Lisboa. Finalmente foram apresentadas conclusões. Este estudo permitiu realçar a importância desta temática, particularmente face às alterações do paradigma nas sociedades hodiernas, e abrir linhas de ação para a sua compreensão e possível desenvolvimento.
- Instrumentos de Inclusão Financeira em MoçambiquePublication . Inguane, Moisés Salvador; Moreira de Carvalho, RuiEsta tese sobre, “Instrumentos de Inclusão Financeira em Moçambique”, intenta observar a evolução dos resultados da implantação do dinheiro móvel. Apesar da maioria dos moçambicanos não terem acesso ao sistema financeiro formal, assiste-se uma elevada quantidade de cidadãos que procuram oportunidades de colocar os seus serviços ou produtos no mercado por ausência de disponibilidade de moeda fiduciária (ausência de algo como o “troco”). No entanto as regras de compliance dos sistemas financeiros suportam-se em protocolos que apenas as sociedades dos denominados países desenvolvidos têm capacidade de cumprir (designadamente a identificação formal do cidadão). Moçambique tem operadores de dinheiro móvel. A Interoperabilidade dos serviços financeiros entre operadoras moveis, após um elaborado processo de licenciamento e regulamentação por parte do Banco de Moçambique nesta década, impulsionou o nível de transações e melhorou o ambiente de negócio entre as populações de baixa renda e estimulou o serviço de remessas. Os modelos de negócio que usam o dinheiro móvel tendem acelerar a inclusão financeira e social por via da criação de massa monetária em comunidades agrícolas carentes de moeda fiduciária com vista à otimização das trocas comerciais e da criação de valor através do mercado. O advento das tecnologias e a criação de um ambiente para o aparecimento e operacionalização das Fintechs e Insurtechs tem melhorado o nível de transações no sistema financeiro e na melhoria de serviços de seguros sobre tudo da penetração do micro seguro nas zonas mais remotas, servindo as populações de baixa renda e melhorando a produtividade.
- Impacto dos determinantes da Inteligência Emocional na Gestão de Conflitos e no Desempenho e ProdutividadePublication . Galrão Pereira, Mariana Clara; Ramos, CasimiroO presente trabalho tinha como objetivo observar quais são os fatores da Inteligência Emocional que podem ser determinantes na perceção dos colaboradores para resolver conflitos e qual a sua relação com o desempenho e produtividade. Desenvolveu-se um estudo em que foi aplicado um questionário. A amostra recolhida foi de 343 pessoas que desempenham funções tanto no setor privado como no setor público e cujas idades variam entre os 20 e os 66 anos. Tendo-se concluído que é importante estar consciente das nossas emoções e atento às emoções dos outros, pois assim é possível evitar conflitos e desentendimentos nas relações ou fazer com que seja mais fácil lidar com essas questões quando surgirem, contribuindo para um aumento da produtividade e para um mesmo objetivo no grupo.
