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Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica : promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1

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Abstract(s)

Introdução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição.
Introduction: This report is divided into two central chapters. The first chapter focuses on the development of skills in Nursing Specialized in Child and Pediatric Health Nursing, in its various aspects, from skills common to all Specialists, up to Masters in the specificities of said specialization. In the second chapter, we recognize the role of the Nurse Specialist in Child and Pediatric Health (EESIP) in promoting the transition of care from parents to children in Diabetes Mellitus, for better control of the disease, promoting quality of life and a healthy transition, in maximizing adolescent autonomy. Objectives: Demonstrate the development of critical reflective capabilities regarding the process of acquiring EESIP skills in experiences in different internship contexts and identify what scientific production says about nursing interventions that promote parenting in managing the therapeutic regime and coping in parents of adolescents with type 1 Diabetes Mellitus. Methodology: In the first chapter, a critical reflective methodology was used in the EESIP competencies. In the second chapter, an integrative literature review was carried out in the CINAHL, MEDLINE, and MedicLatina databases, in articles published between 2018 and 2022, with previously defined inclusion and exclusion criteria. Results: In the critical reflection carried out on the various skills developed, the need for recursive analysis of experiences and decision-making in the search for scientific knowledge, constantly based on critical thinking, was noted. From the review carried out, of the 396 articles, 17 were selected that allowed recognizing interventions to promote parenting in support of self-care in adolescents with Diabetes Mellitus Identification of hindering factors, in Training in strategies, and in Supervision. Conclusion: The skills development process was evidenced by the challenging nature resulting from unique and complex experiences. The process of adapting to type 1 Diabetes Mellitus interferes with family dynamics, in which EESIP constitutes an ally, intervening to help overcome difficulties, training and articulating the need for parental supervision and the autonomy of adolescents in their inherent self-care to the transition process.

Description

Curso de Mestrado ministrado em parceria com a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny

Keywords

Parentalidade Adolescentes Gestão terapêutica Coping Diabetes Mellitus tipo 1 Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica Parenting Adolescent Management of the therapeutic regimen Coping Diabetes Mellitus type 1 Pediatric nursing

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