Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição
- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica : promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição.
- Recital de Canto e Piano - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Vieira, Margarida; Bento, Duarte; Santos, Filipa; Barros, Mateus; Martins, Gonçalo; Bryant-Jorge, Tomás; Barbosa, Daniela; Lencart, José Kercadio; Silva, Giulia EsterBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 11 de janeiro de 2024 na Casa dos Bicos, Fundação José Saramago em Lisboa no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. Este concerto foi realizado em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e a Escola do Teatro Musical - Primeiro Acto. O programa do concerto foi preenchido com obras de Bach, Schubert, Fauré, Mozart, Scarlatti, Wolf, Mendelssohn, Liszt, Händel, Strauss II e Adams / Vallance. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Utilidade da Informação Financeira na Gestão PME Cabo VerdianasPublication . Monteiro, Adilsa Teixeira Mendes; Borrego, AnaA importância da informação financeira (IF) nas organizações é inegável, especialmente como suporte à tomada de decisões dos gestores. A presente investigação visa conhecer a utilidade/ importância que os gestores das PME que fazem parte da AJEC em Cabo Verde atribuem à IF, bem como identificar variáveis que os possam influenciar. Para o desenvolvimento da investigação foi utilizado a metodologia quantitativa suportada num questionário aplicado aos gestores pertencentes àquela associação. Os resultados da análise estatística aos dados recolhidos permitiram concluir que embora os gestores comecem por afirmar que consideram a IF de muito ou de extremamente importância/utilidade para as decisões de gestão, a maioria acaba por admitir que no processo decisório, embora utilizem a IF, valorizam mais a sua intuição e experiência, a maioria também acaba por admitir que utiliza a IF mais para cumprimento de obrigações fiscais e financiamento, do que para decisões de gestão. Foi, ainda, possível verificar que os gestores com maior nível de escolaridade, aqueles que possuem formação na área de contabilidade, gestão e áreas relacionadas, bem como os gestores contratados atribuem maior importância/utilidade à IF. Acresce que se verificou que os gestores com formação nas áreas referidas e os gestores contratados têm menor tendência a utilizar a intuição nas tomadas de decisão de gestão em prejuízo do uso das IF.
- Satisfação com a imagem corporal e a prática de educação física:Publication . Batalha, Sofia; Vieira, FernandoO presente relatório baseia-se numa compilação de trabalhos teórico-práticos desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, fazendo parte integrante no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário englobando todo o trabalho desenvolvido durante o estágio profissional bem como a pesquisa e fundamento do estudo científico desenvolvido proposto a realizar. Pretende-se ao longo do documento descrever todas as fases da PES nomeadamente a caracterização das turmas, do processo de ensino-aprendizagem, de avaliação, da instituição, dos seus recursos, da comunidade escolar e por fim a parte científica com a apresentação do estudo científico. Está estruturado com a apresentação de quatro dimensões: I - profissional, social e ética: nesta dimensão irá ser descrito o contexto socioeducativo; II - desenvolvimento do ensino e da aprendizagem: irá ser descrito as fases referentes ao processo de ensino-aprendizagem; III - participação na escola e relação com a comunidade: nesta dimensão irão ser descritas todas as atividades desenvolvidas em contexto escolar; IV - desenvolvimento profissional ao longo da vida: nesta dimensão irá ser apresentado o estudo científico elaborado em formato de artigo na Revista Científica do Instituto Piaget intitulado por, satisfação com a imagem corporal e a prática de Educação Física: estudo exploratório numa amostra de adolescentes do sexo feminino. Por fim, irá ser apresentada uma reflexão final com os pontos positivos e negativos sentidos no decorrer da PES bem como uma conclusão geral do trabalho desenvolvido enquanto professora-estagiária.