Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica: Intervenções preventivas nos Maus-Tratos Infantis a Crianças dos 0 até aos 5 anos de idade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20020036_DM_DRRP.pdf2.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: O percurso da prática clínica percorrido para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica é fulcral para garantir o crescimento pessoal, profissional e aquisição de competências técnicas e cognitivas. Os maus-tratosinfantissão considerados um problema de saúde pública com efeitos nefastos no desenvolvimento biopsicossocial da criança, especialmente nos primeiros cinco anos de idade, e que podem perdurar durante todo o seu ciclo de vida e este enfermeiro especialista encontra-se numa posição privilegiada para implementar estratégias de intervenções preventivas. Objetivos: Realizar uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas/adquiridas no decorrer do percurso formativo nos diversos contextos de estágio e identificar intervenções preventivas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nos maus-tratos infantis a crianças dos 0 até aos 5 anos de idade com consequente desenvolvimento de uma proposta de intervenção de forma a colmatar a necessidade identificada. Metodologia: Descritiva e Crítico-reflexiva no primeiro capítulo e posteriormente, uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a seis bases de dados, utilizando os descritores MeSH com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Nos diversos contextos do exercício da prática clínica foram desenvolvidas e adquiridas Competências Específicas do Enfermeiro Especialista e através da Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar intervenções preventivas nos maus-tratos infantis em crianças até à idade pré-escolar, nomeadamente na identificação dos fatores de risco e no aumento dos fatores protetores, elaborando uma proposta de intervenção. Conclusão: Dada a complexa interação entre o individuo, a família, a comunidade e a estrutura sociopolítica mais ampla, o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner fornece uma estrutura conceptual para orientar estratégias e intervenções preventivas de maus tratos infantis nesta faixa etária, contribuindo para uma excelência na qualidade dos cuidados prestados por este especialista.
Introduction: The course of the clinical practice taken for the acquisition and development of Common and Specific Skills of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing is essential to ensure personal and professional growth and the acquisition of technical and cognitive skills. Child abuse is considered a public health problem with harmful effects on the biopsychosocial development of the child, especially in the first five years of age, and which can last throughout their life cycle and this specialist nurse is in a privileged position to implement interventions strategies. Objectives: Perform a critical-reflective analysis of the developed/acquired skills during the training course in the different internship contexts and identify preventive interventions by Specialist Nurse in Child and Pediatric Health in child abuse in children since 0 to 5 years old, with a development of a proposal intervention to respond the identified need. Methodology: Descriptive and Critical-Reflexive in the first chapter and after, an Integrative Literature Review using six databases, with MeSH descriptors and previously defined inclusion and exclusion criteria. Results: In the different contexts of clinical practice Specific Skills of the Specialist Nurse were developed and acquired and through the Integrative Literature Review it was possible to identify preventive interventions in child abuse in children up to pre-school age, such as the identification of risk factors and the increase of protective factors, elaborating an intervention proposal. Conclusion: The interaction between the individual, the family, the community and the broader socio-political structure is complex, and Bronfenbrenner's Bioecological Model provides a conceptual framework to guide strategies and preventive interventions for child maltreatment in this age group, contributing to an excellence the quality of care provided by this specialist.

Description

Curso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny

Keywords

Prevenção Maus-tratos infantis Recém-Nascidos Lactentes Crianças em idade pré-escolar Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue