Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A investigação do crime de tráfico de estupefacientes através da internet pela Polícia de Segurança PúblicaPublication . Cruz, Rui Miguel da Rocha Rodrigues Lopes da; Elias, Luís Manuel AndréA criminalidade organizada cometida através do ciberespaço, em especial o tráfico de substâncias estupefacientes, com utilização de plataformas online e diversas ferramentas tecnológicas, é um flagelo reconhecido ao nível nacional e internacional. Em face do sobredito, considerando o derrube de fronteiras tecnológicas pelos grupos organizados de criminosos transnacionais, exige-se um esforço robusto por parte das Autoridades nacionais e internacionais em ordem a melhor prevenir e combater as novas formas de cibercriminalidade, pois as tendências mostram-nos que atualmente inexiste criminalidade organizada sem utilização de plataformas online e ferramentas tecnológicas. No que concerne ao cibertráfico consideramos pertinente expandir o âmbito de aplicação da Lei do Cibercrime, com utilização tout court por parte dos OPC dos meios processuais ali previstos e, por outro lado, rever a LOIC, por forma a que a repartição formal de competências não seja um óbice no combate ao crime de tráfico de estupefacientes online. Do mesmo modo, consideramos mister que a Polícia de Segurança Pública acompanhe a evolução tecnológica, com olhares digitais, de forma a conseguir acompanhar a grande evolução tecnológica, sempre bem aproveitada pelos grupos organizados de criminosos, ao mesmo tempo que se impõe uma atualização de atribuições e competências à Polícia, de forma a acompanhar outras polícias modernas e evoluídas que operam no sistema de segurança interna nacional. Colhendo os argumentos avançados neste trabalho, concatenados com uma melhor coordenação policial interna e, subsequentemente, internacional, a Polícia ficará em condições de melhor prevenir e investigar o tráfico de substâncias ilícitas com recurso a ferramentas tecnológicas, indo de encontro aos anseios demonstrados nos diversos relatórios nacionais e internacionais emitidos pelas Autoridades competentes na matéria.
- Intervenções de um enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: contributos para a promoção da parceria de cuidados nos diferentes contextos da prática clínicaPublication . Sampaio, Catarina Saldanha; Marques, Goreti Filipa Santos; Silva, SofiaIntrodução: No culminar do percurso formativo do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica emerge a pertinência de realizar uma reflexão sobre as competências desenvolvidas no decorrer deste percurso, com a finalidade de analisar criticamente e perceber se os objetivos previamente delineados foram alcançados com sucesso. A Parceria de Cuidados surge como uma importante competência do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, despertando interesse no percurso prático pelo seu impacto positivo na prestação de cuidados, pela inserção da família nos cuidados e pela diferenciação que atribui a esta especialidade. Objetivos: Realizar uma descrição crítica e reflexiva das experiências vividas e as intervenções realizadas com base na evidencia científica; Elaborar uma Revisão Integrativa da Literatura a fim de aumentar os conhecimentos na temática da Parceria de Cuidados; Desenvolver uma proposta de intervenção que possibilite a resolução das necessidades levantadas. Metodologia: Numa primeira fase, utilizou-se uma metodologia critico-reflexiva, seguindo-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. Resultados: O desenvolvimento e aquisição de competências do EESIP decorreu de forma positiva e enriquecedora, demonstrando-o através de evidencia científica para a reflexão e justificação sustentada da prática. Relativamente à Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar particularidades na implementação da Parceria de Cuidados com potenciais melhorias como a negociação, a comunicação, o estabelecimento de papeis, a capacitação dos pais e as barreiras à parceria. Conclusões: O desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica demonstra-se fundamental para uma prestação de cuidados de qualidade e de acordo com as necessidades específicas de cada criança e família, sendo que os Cuidados Centrados na Família e a Parceria de Cuidados devem nortear toda a prática. É notória a necessidade de investimento em conhecimentos sobre esta temática, bem como a definição precisa e protocolada da sua implementação. Desta forma, foi apresentada uma proposta de intervenção com vista a colmatar as lacunas neste contexto.
- Communicating the Urban Experience through Biosensing: A Participatory ApproachPublication . Paiva, Daniel; Gonçalves, Ana; Ferreira, Daniela; Pedro, Tomás; Portugal, Inês BoavidaAdvances in biosensing technologies have led to the commercialization of novel lightweight wearable devices, which have been praised by urban scholars for offering the possibility to quantify emotions in real-world settings, something that had proven to be very challenging until now. Although many studies mix biosensing with qualitative methods to provide a clearer picture of what physiological data might mean in terms of emotions, there has been little exploration of how people interpret their own biodata. Following calls for greater attention to participation in biosensing studies, this article explores the nuances of the interpretation of biodata by research participants. Drawing on the findings of a study in which participants were invited to reflect on and discuss their own biodata during and after a walk in a high street in Lisbon, we show how exposing participants to biodata creates moments of bounded interference that foster in-depth reflection about the urban experience. With this in mind, we discuss how bounded interference can be a generative driver for more detailed discussions about spatial experiences.
- Kiddie Fest - identidade visual para festival infanto-juvenilPublication . Rocha, Catarina; Lemos, JoãoKiddie Fest é um projeto que explora a interdisciplinaridade entre comunicação visual e ilustração, na conceptualização de uma identidade gráfica para um festival internacional destinado ao público infanto- -juvenil, com idade compreendida entre os 8 e os 12 anos, a partir dos elementos da natureza — terra, ar, água e fogo. Este projeto visa destacar o modo como a identidade visual do evento propicia a construção de narrativas visuais e concetuais a partir das cores, dos elementos gráficos e das ilustrações, permitindo que as crianças criem vínculos afetivos com o festival e idealizem novos imaginários. Este estudo concentra-se na definição dos elementos visuais da identidade visual como letras, cores, formas, e ilustrações para construir uma visão global do evento. A interação e comunicação com outras crianças, de contextos e realidades distintas que o festival propicia, promove a autonomia e a socialização, fatores fundamentais para um desenvolvimento cognitivo equilibrado.
