Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-21"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Comportamento do consumidor na aquisição de produtos de segunda mão no mercado da modaPublication . Bonfin, Thalita Maria; Silva, José Pedro Cerdeira Coelho eA indústria da moda tem vindo a reinventar-se dentro do mercado atual, onde a promoção dos valores da reponsabilidade ambiental e da sustentabilidade nas opções de consumo e a preferência pela reutilização de produtos já adquiridos por outros vem ganhando cada vez mais força. Este trabalho tem como objetivo central a avaliação da importância do mercado dos produtos em segunda mão, nomeadamente no que diz respeito à promoção dos valores da sustentabilidade, da redução do desperdício, do combate ao hiperconsumismo, do comércio justo. e a percepção dos consumidores frente a essa questão entre brasileiros e portugueses. Através do recurso a uma metodologia de recolha de dados, baseada no uso de questionários, pretende-se avaliar as motivações para o consumo de roupa em segunda mão (Guiot et al., 2010, ) e as atitudes dos consumidores em relação à reciclagem (Sarmaniotis e Tilikidou, 2000), numa amostra de consumidores portugueses e outra brasileiros, com o propósito de avaliar semelhanças e diferenças nas motivações e nas atitudes para o consumo de produtos em segunda mão e, sobretudo, para avaliar a influência destas variáveis motivacionais e atitudinais na intenção de adquirir roupa em segunda mão. Pesquisas recentes destacam que os consumidores buscam novas formas de consumo e cada vez mais a reutilização daquilo que foi utilizado anteriormente torna-se uma necessidade premente na construção de novas experiências de consumo, principalmente no mundo fashion. Logo, esse projeto de pesquisa busca traçar ideias preliminares a respeito do que a versão final da presente dissertação discutirá, destacando pontos que devem ser discutidos e levados em consideração na construção de uma perspectiva sustentável para o consumo de produtos de moda de segunda mão.
- Evolução da Paisagem e Serviços dos Ecossistemas no concelho da ChamuscaPublication . Soares, Elisabete Sofia Morgado; Fidalgo, Maria Beatriz MachadoAo longo da evolução humana e paisagística foi-se percebendo que a floresta temum papel muito importante no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano, todavia,esta evolução teve consequências devastadoras para o planeta terra, tais como oaquecimento global. Posto isto, as questões ambientais começaram a ser pontualmenteabordadas e começou-se a dar significância ao conceito de serviços de ecossistemas.Os serviços do ecossistema florestal são os benefícios que a sociedade em geral obtém da floresta e incluem serviços de produção, regulação, suporte e culturais. O uso do solo e as alterações do uso/ocupação do solo afetam diretamente estes serviços de ecossistema. Um dos exemplos é que as alterações do uso do solo são muitas vezes associadas a alterações da ocupação do solo e consequentemente a alterações dos stocks de carbono (serviço de ecossistema florestal de regulação). Deste modo os principais objetivos deste trabalho passaram pelo estudo da evolução da paisagem no concelho da Chamusca, através da observação da evolução dos usos/ocupação do solo ao longo dos anos 1995 e 2018 e posteriormente estimou-se o valor do sequestro de carbono na floresta, com base nos valores do carbono armazenado presentes no relatório do IFN6.
- Contributo para a avaliação dos serviços dos ecossistemas: Avaliação do fluxo potencial de material lenhoso e carbono acumulado na região do PROF Centro LitoralPublication . Ferreira, Diana Viegas; Fidalgo, Maria Beatriz MachadoO presente relatório diz respeito à dissertação para conclusão do Mestrado em Recursos Florestais (MRF) da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).O foco desta dissertação centrou-se no estudo dos serviços de produção de material lenhoso e sequestro de carbono nos espaços florestais da região do PROF Centro Litoral entre 1995 e 2018. Os serviços dos ecossistemas têm vindo a receber atenção crescente por parte dos meios científico e político, uma vez que se encontram hoje em profunda ameaça. São definidos como sendo os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas e que podem incluir bens materiais e/ou serviços imateriais. São bastante interdependentes e podem-se sobrepor muitas das vezes e genericamente são divididos em quatro categorias: produção, regulação, suporte e culturais.Neste contexto, esta dissertação pretendeu estudar a composição e estrutura da paisagem em 1995 e 2018 e, calcular o fluxo potencial de material lenhoso e carbono e também o stock de material lenhoso e stock de carbono. Este estudo permitiu concluir que entre 1995 e 2018 existiram alterações importantes no padrão da paisagem, e por consequência, valores diferentes nos serviços prestados pelos ecossistemas.As principais alterações a registar na ocupação do solo no período em estudo foram a diminuição da área agrícola e o aumento da área florestal e de matos. Dentro da área florestal, destaca-se o grande aumento do eucalipto e a grande redução da área pinheiro-bravo. Quanto aos serviços dos ecossistemas, os fluxos potenciais de material lenhoso e de carbono aumentaram, uma vez que a área florestal aumentou. Já os stocks de material lenhoso e de carbono diminuíram, pois, apesar da área florestal ter aumentado, a área de pinheiro-bravo teve uma grande redução, bem como o seu volume médio em pé.Esta dissertação aponta para a importância das áreas florestais no contexto dos serviços dos ecossistemas, pois para além dos produtos mais imediatos que produzem, nomeadamente, a madeira, também contribuem para a regulação climática, a preservação do solo e da água e outros serviços de suporte.
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: estratégias para a humanização dos cuidados à criançaPublication . Tomás, Sara Garcia; Marques, Goreti Filipa Santos; Silva, SofiaIntrodução: A hospitalização confere vulnerabilidade quer à criança doente quer à família, desencadeando sentimentos como o medo e insegurança. Ambos são colocados num ambiente desconhecido, com novas rotinas, equipamentos, regras, estímulos, pessoas, procedimentos dos quais poderá resultar dor. Perante esta problemática, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve procurar intervir humanizando os seus cuidados, de forma a colmatar os sentimentos negativos resultantes do impacto da hospitalização, Objetivos: Desenvolver capacidade crítica e reflexiva relativa a todo o processo de aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nos diferentes contextos da prática clínica; realizar uma Revisão Integrativa da Literatura relativa à temática da Humanização dos cuidados à criança e desenvolver uma proposta de intervenção que dê resposta às necessidades identificadas. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia crítico-reflexiva e no segundo capítulo uma Revisão Integrativa da Literatura. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados disponíveis do motor de busca EBSCO (CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials e MedicLatina) com a expressão de pesquisa: child, hospitalized AND nurs* OR pediatric care AND (humanization OR health facility environment OR culturaly competent care). Resultados: Da pesquisa efetuada, obteve-se uma mostra final de 6 artigos, publicados entre 2012 e 2022, de acordo com os critérios de pesquisa previamente definidos. Verifica-se que a maioria dos estudos fazem referência à ludoterapia como uma intervenção que deve ser utilizada pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na humanização dos cuidados, seguida do cuidado centrado na família e a estrutura e ambientes organizacionais. Conclusão: Este trabalho pretende fundamentar para intervenções que favoreçam a humanização, de forma a melhorar a qualidade dos cuidados e potenciar um crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças. Será importante, para isso, promover a formação dos profissionais, para que a ludoterapia seja um fator preponderante, pensando nas estruturas e ambientes adaptados a cada etapa de desenvolvimento, sendo estes cuidados centrados nas famílias.
- Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem da saúde infantil e pediátrica: alterações associadas ao padrão alimentar vegetariano/veganoPublication . Gomes, Inês Catarina da Silva; Marques, Goreti Filipa Santos; Teixeira, AbílioCom o desenvolvimento da nossa prática profissional de enfermagem, surgiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos na área da saúde infantil e pediátrica. Os objetivos principais deste documento são, numa primeira parte, apresentar o percurso realizado ao longo do Mestrado, demonstrando as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Numa segunda parte, pretendeu-se mapear a evidência de possíveis alterações resultantes da exposição de crianças dos zero aos dois anos a dietas vegetarianas e veganas. Para tal, foi desenvolvida uma revisão integrativa sobre possíveis variações antropométricas e nutricionais destas crianças sob estas dietas ou cuja dieta da mãe seja vegetariana ou vegan durante a gestação/aleitamento materno. Este documento tem, ainda, como objetivo possibilitar o desenvolvimento de intervenções, que o EESIP deve realizar a famílias que adotem este padrão alimentar. Foram incluídos estudos referentes a este tema, com recurso a bases de dados disponíveis no motor de pesquisa EBSCO, sendo elas: CINAHL, MEDLINE, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Central Register Of Controlled Trials, Cochrane Database Of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Library, Information Science & Technology Abstracts, MedicLatina, Cochrane Clinical Answers. Foram selecionados artigos publicados desde 2017; artigos cuja população em estudo sejam crianças dos zero aos dois anos; artigos que não se foquem em alterações no desenvolvimento cognitivo/ intelectual/ emocional. A evidência encontrada reforça a ingestão insuficiente de vários nutrientes em crianças vegetarianas/veganas, bem como alterações na antropometria, onde foi constatada uma diminuição no crescimento em relação às referências. Contudo, foi verificada a escassez de estudos nesta área, bem como heterogenia na população-alvo e nos resultados dos estudos. Apesar da necessidade de desenvolvimento de estudos sobre este tema, mostrou se essencial a orientação e transmissão de conhecimentos às famílias que providenciem este padrão alimentar aos seus filhos, de modo a promover o seu desenvolvimento adequado.
- ENSEMBLES ANSO - Três SinfoniasPublication . Wakabayashi, Paul; Dias, Vera; Guerreiro, ReinaldoBrochura de sala do concerto realizado pelas Ensembles da Academia Nacional Superior de Orquestra a 21 de Abril de 2023 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Mendelssohn, Gounod e Ewazen. O concerto foi dirigido pelos docentes da ANSO Paul Wakabayashi, Vera Dias e Reinaldo Guerreiro e pelos alunos de Direção de Orquestra da Licenciatura em Música da ANSO. O surgimento de três novas formações de dimensão alargada (Ensemble de Metais, Ensemble de Sopros e Camerata de Cordas) com uma temporada própria, supervisionadas pelo diretor artístico da OAM, maestro Jean-Marc Burfin, e orientação técnica e musical de um docente da especialidade, revela-se como uma mais-valia na diversificação das práticas artísticas no curriculum dos alunos da ANSO e um reforço da importância da dimensão prática da música colaborativa no programa de Licenciatura em Música da ANSO.
- Memórias fotográficas: um contributo de design social para uma organização humanitáriaPublication . Freitas, Beatriz; Lemos, MargaridaO presente estudo visa organizar e classificar o espólio fotográfico da Cruz Vermelha Internacional elencando datas e momentos históricos organizando-os numa linha temporal dinâmica e interativa. A organização e catalogação do vasto arquivo fotográfico que este organismo possui, permitiu a criação de um projeto editorial intitulado de “Red Cross Memories” em formato de photobook, revista, cartazes interativos com a utilização de realidade aumentada e de um website que apresenta e disponibiliza o arquivo fotográfico da instituição à comunidade civil e académica, recorrendo dos princípios de UX/UI Design. Estes suportes de comunicação permitem (re)descobrir, (re)visitar, (re)valorizar o património histórico-fotográfico/ museológico/antropológico da Cruz Vermelha. A catalogação de fotografias dispersas da Cruz Vermelha numa plataforma digital de fotografia documental, permite recuperar a dimensão histórica e social desta instituição de cariz social e humanitário. O projeto constituído por um conjunto de propostas analógicas e digitais que valorizam e promovem o património desta instituição permanece em construção, apelando à colaboração da comunidade neste legado que lhe pertence. O presente projeto identifica as responsabilidades inerentes à relação do design com a sociedade e delimita a responsabilidade social, política e cultural do design de comunicação. As tecnologias digitais utilizadas neste projeto permitem projetar a ação humanitária realizada pelo movimento e estabelecem uma triangulação entre a instituição, a comunidade, e as intervenções de design.