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A indústria da moda tem vindo a reinventar-se dentro do mercado atual, onde a promoção dos valores da reponsabilidade ambiental e da sustentabilidade nas opções de consumo e a preferência pela reutilização de produtos já adquiridos por outros vem ganhando cada vez mais força. Este trabalho tem como objetivo central a avaliação da importância do mercado dos produtos em segunda mão, nomeadamente no que diz respeito à promoção dos valores da sustentabilidade, da redução do desperdício, do combate ao hiperconsumismo, do comércio justo. e a percepção dos consumidores frente a essa questão entre brasileiros e portugueses. Através do recurso a uma metodologia de recolha de dados, baseada no uso de questionários, pretende-se avaliar as motivações para o consumo de roupa em segunda mão (Guiot et al., 2010, ) e as atitudes dos consumidores em relação à reciclagem (Sarmaniotis e Tilikidou, 2000), numa amostra de consumidores portugueses e outra brasileiros, com o propósito de avaliar semelhanças e diferenças nas motivações e nas atitudes para o consumo de produtos em segunda mão e, sobretudo, para avaliar a influência destas variáveis motivacionais e atitudinais na intenção de adquirir roupa em segunda mão. Pesquisas recentes destacam que os consumidores buscam novas formas de consumo e cada vez mais a reutilização daquilo que foi utilizado anteriormente torna-se uma necessidade premente na construção de novas experiências de consumo, principalmente no mundo fashion. Logo, esse projeto de pesquisa busca traçar ideias preliminares a respeito do que a versão final da presente dissertação discutirá, destacando pontos que devem ser discutidos e levados em consideração na construção de uma perspectiva sustentável para o consumo de produtos de moda de segunda mão.
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Keywords
Moda Segunda-Mão Atitude Consumidor Brasil e Portugal