Repository logo
 
Publication

Comportamento do consumidor na aquisição de produtos de segunda mão no mercado da moda

dc.contributor.advisorSilva, José Pedro Cerdeira Coelho e
dc.contributor.authorBonfin, Thalita Maria
dc.date.accessioned2024-01-30T12:45:39Z
dc.date.available2024-01-30T12:45:39Z
dc.date.issued2023-04-21
dc.date.submitted2022-05-08
dc.description.abstractA indústria da moda tem vindo a reinventar-se dentro do mercado atual, onde a promoção dos valores da reponsabilidade ambiental e da sustentabilidade nas opções de consumo e a preferência pela reutilização de produtos já adquiridos por outros vem ganhando cada vez mais força. Este trabalho tem como objetivo central a avaliação da importância do mercado dos produtos em segunda mão, nomeadamente no que diz respeito à promoção dos valores da sustentabilidade, da redução do desperdício, do combate ao hiperconsumismo, do comércio justo. e a percepção dos consumidores frente a essa questão entre brasileiros e portugueses. Através do recurso a uma metodologia de recolha de dados, baseada no uso de questionários, pretende-se avaliar as motivações para o consumo de roupa em segunda mão (Guiot et al., 2010, ) e as atitudes dos consumidores em relação à reciclagem (Sarmaniotis e Tilikidou, 2000), numa amostra de consumidores portugueses e outra brasileiros, com o propósito de avaliar semelhanças e diferenças nas motivações e nas atitudes para o consumo de produtos em segunda mão e, sobretudo, para avaliar a influência destas variáveis motivacionais e atitudinais na intenção de adquirir roupa em segunda mão. Pesquisas recentes destacam que os consumidores buscam novas formas de consumo e cada vez mais a reutilização daquilo que foi utilizado anteriormente torna-se uma necessidade premente na construção de novas experiências de consumo, principalmente no mundo fashion. Logo, esse projeto de pesquisa busca traçar ideias preliminares a respeito do que a versão final da presente dissertação discutirá, destacando pontos que devem ser discutidos e levados em consideração na construção de uma perspectiva sustentável para o consumo de produtos de moda de segunda mão.pt_PT
dc.identifier.tid203494326
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49459
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectSegunda-Mãopt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectBrasil e Portugalpt_PT
dc.titleComportamento do consumidor na aquisição de produtos de segunda mão no mercado da modapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertação Thalita Bonfin27.03.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: